Internacional
Tiroteio no desfile de 4 de julho no subúrbio de Chicago, EUA
O desfile foi subitamente interrompido, depois que os tiros foram disparados. Pelo menos cinco pessoas morreram

Pelo menos seis pessoas morreram e 31 foram levadas para hospitais após um tiroteio em um desfile de 4 de julho, dia da independência dos Estados Unidos, em um subúrbio de Chicago, disse a polícia.
O tiroteio em Highland Park interrompeu o desfile anual logo após o início às 10h. A polícia de Highland Park disse em comunicado que cinco pessoas foram mortas e 19 pessoas foram levadas para hospitais. Não ficou claro se os seis mortos estavam entre os 31 hospitalizados.
A polícia disse que as autoridades ainda estão procurando o suspeito e chamaram de incidente ativo.
O desfile foi subitamente interrompido 10 minutos depois de começar mais tarde, depois que os tiros foram disparados. Centenas de paradeiros – alguns visivelmente ensanguentados – fugiram da rota do desfile, deixando para trás cadeiras, carrinhos de bebê e cobertores. Um repórter do Sun-Times viu cobertores colocados sobre três corpos ensanguentados.
Debbie Glickman, moradora de Highland Park, disse que estava em um carro alegórico com colegas de trabalho e que o grupo estava preparado para entrar na rota principal quando viu pessoas fugindo da área.
“As pessoas começaram a dizer ‘Tem um atirador, tem um atirador, tem um atirador’”, disse Glickman à Associated Press. “Então nós apenas corremos. Nós apenas corremos. É como um caos em massa lá embaixo.”
Ela não ouviu nenhum barulho ou viu alguém que parecia estar ferido.
“Estou tão assustada”, disse ela. “É tão triste.”
Massacre em Chicago: Momento em que o assassino, ainda foragido, começou a atirar, supostamente do topo de uma loja. Número de mortos sobe para 6 e há 31 feridos. Arma encontrada é um rifle. pic.twitter.com/lRJ2Y38bJp
— Lúcia Guimarães (@luciaguimaraes) July 4, 2022
O governador de Illinois, JB Pritzker, disse em um comunicado: “Minha equipe e eu estamos monitorando de perto a situação em Highland Park. A polícia estadual está no local e colocamos todos os recursos do estado à disposição da comunidade. Continuaremos trabalhando com as autoridades locais para ajudar os afetados”.
Enquanto isso, um congressista local, Brad Schneider, que estava no desfile, disse: “Minha equipe de campanha e eu estávamos nos reunindo no início do desfile quando o tiroteio começou. Minha equipe e eu estamos seguros e protegidos.”
Schneider acrescentou: “Houve perda de vidas e outros feridos. Minhas condolências à família e entes queridos; minhas orações pelos feridos e pela minha comunidade; e meu compromisso de fazer tudo o que puder para tornar nossas crianças, nossas cidades, nossa nação mais seguras. Já é suficiente!”
O escritório do xerife do condado de Lake disse no Twitter que está ajudando a polícia de Highland Park “com um tiroteio na área da rota do desfile do Dia da Independência”.
Os líderes da cidade disseram no Twitter: “A polícia está respondendo a um incidente no centro de Highland Park. A Quarta Festa foi cancelada. Por favor, evite o centro de Highland Park. Mais informações serão compartilhadas assim que estiverem disponíveis.”
Internacional
Morre Pepe Mujica, ex-presidente do Uruguai
Ele enfrentava um câncer de esôfago e estava recolhido em seu sítio, nos arredores de Montevidéu

Morreu nesta terça-feira (13), no Uruguai, o ex-guerrilheiro, ex-presidente e ícone da esquerda latino-americana José Alberto “Pepe” Mujica Cordano, aos 89 anos. Mujica enfrentava um câncer de esôfago e estava recolhido em seu sítio, nos arredores de Montevidéu, onde cultivava flores e hortaliças.
Conhecido como “presidente mais pobre do mundo” por seu estilo de vida simples, por dirigir um fusca dos anos 1970, doar parte do salário para projetos sociais e pelas reflexões políticas com forte teor filosófico, Mujica presidiu o Uruguai de 2010 a 2015.
Defensor da integração dos países latino-americanos e caribenhos, Pepe se tornou referência da esquerda do continente durante uma época em que representantes da esquerda e centro-esquerda assumiram diversos governos da região, como Venezuela, Argentina, Equador, Bolívia e Brasil.
Internacional
Leão XIV é o novo papa
O novo pontífice iniciou seu primeiro discurso, na janela central da basilica de São Pedro, no Vaticano

“A paz esteja convosco”. Foi com essas palavras que o cardeal norte-americano Robert Francis Prevost, recém-eleito papa, iniciou seu primeiro discurso, na janela central da basilica de São Pedro, no Vaticano. O novo pontífice, que escolheu usar o nome Leão XIV, ainda homenageou seu antecessor, Francisco.
“Nos ajudem a construir pontes vocês também, com diálogos, com encontro, para sermos um único povo, sempre em paz. Obrigado, papa Francisco”, disse Leão XIV.
“Ainda mantemos, nos nossos ouvidos, aquela voz fraca, mas sempre corajosa, do papa Francisco, que abençoava Roma”, disse.
“Permitam-me dar seguimento àquela mesma benção. Deus nos ama, Deus ama a todos e o mal não vai prevalecer. Estamos todos nas mãos de Deus. Juntos, sem medo, de mãos dadas com Deus, que está entre nós, vamos seguir”, completou.
Em seguida, Leão XIV fez um agradecimento a todos os cardeais que participaram do conclave que o elegeu “para ser o sucessor de Pedro e caminhar com vocês, como Igreja unida, sempre em busca da paz e da justiça, buscando trabalhar como homens e mulheres fiéis a Jesus Cristo, sem medo, para proclamar o Evangelho e sermos missionários”.
“Sou um filho de Santo Agostinho. Sou agostiniano. Santo Agostinho disse: ‘Para vós, sou bispo; convosco, sou cristão’. Neste sentido, podemos todos caminhar juntos, na direção da pátria que Deus nos preparou”, disse. “Necessitamos ser, juntos, uma Igreja missionária, uma Igreja que constrói pontes e diálogos. Que mantém o diálogo sempre aberto, pronta para receber todos que precisam.”
Em meio ao discurso, Leão XIV deixou de falar italiano e falou à multidão reunida na Praça São Pedro em espanhol, para agradecer à diocese peruana de Chiclayo, onde foi administrador apostólico. “Povo leal e fiel, que acompanha o bispo e o ajuda”, destacou.
Ao final, o novo pontífice lembrou que a data de hoje marca a prática devocional de súplica à Nossa Senhora de Pompeia.
“Nossa bendita Mãe Maria quer sempre caminhar conosco, estar perto de nós. Quer nos ajudar com sua intercessão e seu amor. Rezemos juntos por esta missão, por toda a Igreja e pela paz no mundo”, disse, encerrando seu discurso com a oração da Ave Maria.
Internacional
Cardeais escolhem o 267° Papa
A fumaça branca começou a sair da chaminé no telhado da Capela Sistina pouco depois das 18 horas (hora local) desta quinta (8)

Na votação na tarde desta quinta-feira, 8 de maio de 2025, os cardeais reunidos em Conclave chegaram a um consenso sobre o nome do 267º Sucessor de Pedro. Eram 18 horas e 07 minutos (hora local) quando a fumaça branca começou a sair da chaminé instalada no telhado da Capela Sistina, provocando uma verdadeira comoção e gritos de júbilo entre os milhares de presentes na Praça São Pedro e Via da Conciliação, testemunhas oculares de um dia histórico para a Igreja e para o mundo. O badalar dos sinos da Basílica de São Pedro que se seguiu foi uma confirmação de que “Habemus Papam”.
Tendo aceito sua eleição à Cátedra de Pedro, o novo Pontífice deixa a Capela Sistina e dirige-se à chamada “Sala das Lágrimas”. Ali, com a ajuda do Mestre das Celebrações Litúrgicas Pontifícias, dom Diego Giovanni Ravelli, ele veste uma das três roupas papais preparadas, para então se dirigir até a Sacada Central da Basílica, de onde o protodiácono, cardeal Dominique Mamberti, anunciará ao mundo o nome do novo Papa com a fórmula do Habemus Papam em latim.
A eleição do novo Pontífice ocorreu no dia da Súplica de Nossa Senhora de Pompéia.
João Paulo I, em 1978, e Bento XVI, em 2005, também foram eleitos no quarto escrutínio.
-
Políticahá 2 dias
Governo do Estado amplia investimentos em Vitória da Conquista
-
Políticahá 2 dias
Jaguaquara recebe série de obras que impulsionam educação e infraestrutura local
-
Serviçoshá 2 dias
Bahia Norte reajusta tarifas em suas rodovias a partir deste sábado (7)
-
Culturahá 3 dias
Casa do Benin apresenta “70 Anos Neguinho do Samba – Trajetória e Legado”