Pelo menos seis pessoas morreram e 31 foram levadas para hospitais após um tiroteio em um desfile de 4 de julho, dia da independência dos Estados Unidos, em um subúrbio de Chicago, disse a polícia.
O tiroteio em Highland Park interrompeu o desfile anual logo após o início às 10h. A polícia de Highland Park disse em comunicado que cinco pessoas foram mortas e 19 pessoas foram levadas para hospitais. Não ficou claro se os seis mortos estavam entre os 31 hospitalizados.
A polícia disse que as autoridades ainda estão procurando o suspeito e chamaram de incidente ativo.
O desfile foi subitamente interrompido 10 minutos depois de começar mais tarde, depois que os tiros foram disparados. Centenas de paradeiros – alguns visivelmente ensanguentados – fugiram da rota do desfile, deixando para trás cadeiras, carrinhos de bebê e cobertores. Um repórter do Sun-Times viu cobertores colocados sobre três corpos ensanguentados.
Debbie Glickman, moradora de Highland Park, disse que estava em um carro alegórico com colegas de trabalho e que o grupo estava preparado para entrar na rota principal quando viu pessoas fugindo da área.
“As pessoas começaram a dizer ‘Tem um atirador, tem um atirador, tem um atirador’”, disse Glickman à Associated Press. “Então nós apenas corremos. Nós apenas corremos. É como um caos em massa lá embaixo.”
Ela não ouviu nenhum barulho ou viu alguém que parecia estar ferido.
“Estou tão assustada”, disse ela. “É tão triste.”
Massacre em Chicago: Momento em que o assassino, ainda foragido, começou a atirar, supostamente do topo de uma loja. Número de mortos sobe para 6 e há 31 feridos. Arma encontrada é um rifle. pic.twitter.com/lRJ2Y38bJp
— Lúcia Guimarães (@luciaguimaraes) July 4, 2022
O governador de Illinois, JB Pritzker, disse em um comunicado: “Minha equipe e eu estamos monitorando de perto a situação em Highland Park. A polícia estadual está no local e colocamos todos os recursos do estado à disposição da comunidade. Continuaremos trabalhando com as autoridades locais para ajudar os afetados”.
Enquanto isso, um congressista local, Brad Schneider, que estava no desfile, disse: “Minha equipe de campanha e eu estávamos nos reunindo no início do desfile quando o tiroteio começou. Minha equipe e eu estamos seguros e protegidos.”
Schneider acrescentou: “Houve perda de vidas e outros feridos. Minhas condolências à família e entes queridos; minhas orações pelos feridos e pela minha comunidade; e meu compromisso de fazer tudo o que puder para tornar nossas crianças, nossas cidades, nossa nação mais seguras. Já é suficiente!”
O escritório do xerife do condado de Lake disse no Twitter que está ajudando a polícia de Highland Park “com um tiroteio na área da rota do desfile do Dia da Independência”.
Os líderes da cidade disseram no Twitter: “A polícia está respondendo a um incidente no centro de Highland Park. A Quarta Festa foi cancelada. Por favor, evite o centro de Highland Park. Mais informações serão compartilhadas assim que estiverem disponíveis.”