Turismo
Temporada das Baleias será aberta no mês de junho, em Ilhéus
As jubarte migram, todos os anos, das águas frias da Antártida para as águas quentes do litoral brasileiro

Ilhéus, no sul da Bahia, recebe o “Bem-vindas Baleias”, 4ª edição do evento de Abertura da Temporada das Baleias, no dia 8 de junho, das 9h às 17h, que será sediado no Jardim Atlântico Beach Resort, parceiro desde a segunda edição, com seu compromisso com a educação ambiental e turismo sustentável. O evento é realizado pela Ecosul Turismo, em co-organização com o Projeto Baleias na Serra. “Ilhéus é um dos pontos onde melhor se observam as baleias-jubarte, pois devido à sua geografia excepcional, elas passam muito perto da costa, permitindo uma experiência inesquecível de avistamento”, conta Thomas Foucart, da Ecosul Turismo.
As jubarte migram, todos os anos, das águas frias da Antártida para as águas quentes do litoral brasileiro, onde acasalam, dão à luz e amamentam seus filhotes. “Será um dia para se divertir, aprender e aproveitar muito com a família e amigos. A temporada das baleias é muito simbólica para nós e iniciá-la com esse evento, justamente no Dia Mundial dos Oceanos, é ainda mais especial”, comenta Maria Isabel Gonçalves, coordenadora geral do Projeto Baleias na Serra, co-realizadora do “Bem-vindas Baleias”.
O dia 8 de junho será um dia voltado para a celebração dessa impressionante jornada das baleias, além de promover atividades de educação ambiental e o turismo responsável. Com entrada gratuita, o evento convida turistas e moradores para celebrar a chegada das baleias-jubarte à região sul do estado, e aprender sobre a biodiversidade marinha regional, contando com uma programação diversificada, que promete encantar o público e trazer uma experiência multissensorial única, mostrando o universo das baleias.
A Ecosul Turismo, que co-realiza o “Bem-vindas Baleias”, 4ª edição do evento de Abertura da Temporada das Baleias, é uma empresa de ecoturismo náutico especializada na observação de baleias, golfinhos, aves e pesca (https://www.instagram.com/ecosulturismo.ilheus.bahia/). O evento também é co-realizado pelo Projeto Baleias na Serra, projeto de pesquisa e conservação executado pelo Parque Científico e Tecnológico do Sul da Bahia – PCTSul e pelo Laboratório de Ecologia Aplicada à Conservação da Universidade Estadual de Santa Cruz – LAEC/UESC. (https://www.instagram.com/projetobaleiasnaserra/?hl=pt).
Turismo
Articulações do Governo do Estado amplia turismo estrangeiro na Bahia
Pesquisa da Embratur divulgou a chegada de quase 100 mil visitantes estrangeiros no estado, durante o primeiro semestre de 2025

“A conectividade aérea tem importância fundamental no desenvolvimento da atividade turística”, pontuou o secretário de Turismo, Maurício Bacelar, na ocasião da reativação da rota partindo da capital panamenha para Salvador. O trabalho constante do Governo do Estado na atração de voos internacionais para a Bahia se fortalece com a divulgação de pesquisa pela Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), sobre a chegada de quase 100 mil visitantes estrangeiros no estado, durante o primeiro semestre de 2025.
Negociada com a Copa Airlines, por meio da Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA), em parceria com o Salvador Bahia AirPort (Rede Vinci) e a Embratur, a retomada do voo Panamá-Salvador, passa a operar em quatro voos por semana (segundas, quartas, sextas e domingos). Interrompida desde a pandemia da Covid-19, desta vez, os dois destinos serão ligados a partir de 7 de janeiro de 2026, em aeronave Boeing 737-800, com capacidade para 166 passageiros.
“Na semana passada, anunciamos a retomada do voo direto Salvador-Panamá, uma ligação muito importante entre a Bahia e um grande hub internacional operado pela Copa Airlines, que vai nos conectar diretamente ao norte da América do Sul, ao Caribe, à América Central e à América do Norte”, anunciou o secretário Bacelar. Em cerimônia realizada no aeroporto de Salvador, na quinta-feira (3), a Copa Airlines oficializou a retomada do voo da Cidade do Panamá (América Central) para a capital baiana.
Expansão da malha aérea
A Bahia possui uma ligação importante com os principais mercados emissores da América do Sul, com voos diretos para Buenos Aires, Montevideo e também para Santiago, que se somam à ligação estratégica na Europa, seja na ligação direta com Lisboa, Madri e Paris, onde também há conexão com 187 destinos da própria Europa, Ásia e África. Essa conectividade estratégica montada pelo Governo da Bahia tem transformado o estado em um destino global.
Destino Bahia
O estado também ocupa no período, o terceiro maior crescimento percentual entre as unidades da Federação, com 62% entradas a mais que nos seis primeiros meses de 2024, quando a marca foi de 61.669. Os dados também foram comemorados pela Secretaria do Turismo da Bahia (Setur-BA) que tem atuado constantemente na promoção do destino Bahia para o Brasil e outros países. Na apresentação do destino, a Bahia ganha ênfase pela mistura vibrante da cultura afro-brasileira, história colonial, paisagens naturais e uma culinária cheia de sabores marcantes, além do povo acolhedor e festas populares únicas.
A francesa Marina Nicolas, 52, revelou o lugar que mais gostou de visitar. “Ficamos por apenas dois dias e adoramos conhecer o Pelourinho”, revelou. Opinião semelhante a da croata Ivana, que recomendou o Centro Histórico da capital baiana, além da Ilha de Boipeba, no Litoral Sul do estado. Ambas foram enfáticas ao afirmar que voltarão à Bahia em outra oportunidade.
Período junino
Ainda de acordo com a Embratur, no último mês de junho, os destinos baianos receberam 8.334 turistas internacionais, 54,5% a mais que no sexto mês de 2024, quando o número de chegadas ficou em 5.393. “O São João se transformou numa grande festa global. Através de nossas pesquisas, detectamos a presença de turistas estrangeiros nas 13 zonas turísticas do estado, conhecendo as características e as especificidades do nosso São João. Antes, estivemos em São Paulo, no Rio de Janeiro, em Minas Gerais e em Brasília, mostrando também a estes públicos as características que só a Bahia tem durante os festejos juninos”, reforçou Bacelar.
Turismo
Setur-BA requalifica Rota dos Cafés Especiais do Planalto da Conquista
A iniciativa reúne 22 fazendas e empreendimentos afins, em Barra do Choça e outras seis cidades próximas

A Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA) deu início, nesta semana, em Barra do Choça, na zona turística Caminhos do Sudoeste, à elaboração de um diagnóstico para mapear a infraestrutura e os atrativos do município. A iniciativa integra as ações da requalificação da Rota dos Cafés Especiais do Planalto da Conquista, que reúne 22 fazendas e empreendimentos afins, em Barra do Choça e outras seis cidades próximas, com vocação para o turismo rural.
“Viemos conhecer e identificar as potencialidades do município, quais as experiências que podem ser oferecidas e se o destino está estruturado para receber turistas. Posteriormente, vamos fazer capacitações, produzir material de divulgação e implantar sinalização turística, entre outras ações”, explicou a coordenadora-técnica da Setur-BA, Lúcia Bichara.
Durante a visita, a equipe da secretaria se reuniu com autoridades, produtores rurais e representantes do trade turístico, além de conferir o trabalho desenvolvido pela Cooperativa Mista dos Pequenos Cafeicultores de Barra do Choça e Região (Coorperbac). A entidade atua na torrefação, seleção e armazenamento de grãos, incluindo laboratórios de degustação, abertos à visitação.
“Nossos cafés especiais são vendidos para diversos países, e agora estamos nos preparando para vender a experiência de conhecer de perto como esses cafés são produzidos. O foco é explorar o turismo rural, valorizando as tradições locais. Essa parceria com a Setur-BA é importante para avançarmos na estruturação do segmento”, ressaltou a secretária municipal de Meio Ambiente e Turismo, Alessandra Santana.
“O café é o nosso principal atrativo turístico, além de ser o maior gerador de desenvolvimento econômico e social. Temos fazendas que reúnem história e cultura, onde os turistas podem conhecer todo o processo do cultivo. É uma rota que passa por belas paisagens naturais e inclui elementos do Ciclo do Café. Essa potencialidade precisa ser mais explorada”, completou a presidente da Cooperbac, Joara Oliveira.
Turismo
Turismo náutico movimenta Salvador, Itaparica e Simões Filho
As marinas da Penha (Salvador) e de Itaparica foram bases para o 3º Festival Náutico Maria Felipa

Dois eventos esportivos movimentaram a zona turística Baía de Todos-os-Santos, no último sábado (12), com o apoio da Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA). A iniciativa integrou as ações da pasta para o incremento das atividades náuticas no litoral baiano, para movimentar a economia, atraindo atletas e seus acompanhantes de diversas regiões brasileiras.
As marinas da Penha (Salvador) e de Itaparica foram bases para o 3º Festival Náutico Maria Felipa, em homenagem à heroína itaparicana que lutou na consolidação da Independência do Brasil na Bahia. O evento teve palestras, regata, manifestações culturais e passou a usar o selo Lixo Zero, por práticas de sustentabilidade, com a participação de 200 velejadores baianos, do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais. O festival foi uma promoção da Federação de Esportes Náuticos da Bahia e da Flotilha de Vela Oceânica.
“Viemos participar da regata com o objetivo maior de confraternizar, para depois ficar alguns dias em Itaparica. A infraestrutura náutica da Bahia é, sem dúvida, uma das melhores do Brasil”, elogiou o velejador Armando de Oliveira, de São Paulo.
“A experiência de navegar na Baía de Todos-os-Santos é sensacional. Achei os equipamentos náuticos bonitos e bem-feitos, oferecendo segurança e conforto”, completou a velejadora Isabela Garcia, do Rio de Janeiro.
Ainda no sábado, a travessia entre as marinas da Penha e de Aratu, até a Orla da Capadócia, em Simões Filho, foi o percurso da 3ª Copa Z6, um dos mais importantes eventos do segmento no Brasil, atraindo atletas de diversos estados. Ela reuniu três competições: Circuito Baiano de Downwind (canoagem), Campeonato Baiano de SUP (stand up paddle) e o Circuito de Vela. Realizada pela Z6 Náutica e Ella Produções, a Copa teve, também, ações do projeto ambiental Maré Sem Plástico e programação cultural.
Licitação de marinas
No dia 29 de julho, às 10h, a Setur-BA irá realizar, pela internet, a licitação de quatro marinas construídas pelo Governo do Estado (Penha, Itaparica, Cacha-Pregos e Salinas da Margarida), para concessão à iniciativa privada, por um período de 30 anos. O edital está disponível no site www.setur.ba.gov.br. Após a entrega dos equipamentos, uma zeladoria foi contratada pela secretaria para garantir a conservação deles, enquanto não acontece o resultado do certame.
-
Políticahá 2 dias
Aracatu tem reforço na segurança, educação, água e produção rural
-
Economiahá 23 horas
Governo da Bahia e FIEB discutem impactos da taxação de Trump
-
Esportehá 1 dia
Seleção Brasileira vence o Ceará e conquista a Copa 2 de Julho
-
Turismohá 1 dia
Turismo náutico movimenta Salvador, Itaparica e Simões Filho