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Turismo

Setur-BA leva capacitação turística para o Centro de Abastecimento de Paripe

o Subúrbio Ferroviário de Salvador é uma boa opção para turistas que buscam fugir dos roteiros convencionais da cidade

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cidade. Para estimular a procura de visitantes pela região, a Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA) tem apoiado manifestações artísticas
Foto: Mário Marques (Ascom/SDE)

Com praias tranquilas, área de Mata Atlântica preservada e cultura autêntica, o Subúrbio Ferroviário de Salvador é uma boa opção para turistas que buscam fugir dos roteiros convencionais da cidade. Para estimular a procura de visitantes pela região, a Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA) tem apoiado manifestações artísticas no Centro de Abastecimento de Paripe. Agora, comerciantes e trabalhadores do mercado estão sendo capacitados pelo órgão, para qualificar o atendimento no espaço. 

O curso teve início, na segunda-feira (31), e segue até maio, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). A primeira turma é formada por 30 alunos, que terão aulas sobre gestão de negócios, marketing digital, exposição de produtos, merchandising, culinária baiana e empratamento, a técnica de dispor os alimentos no prato de forma harmoniosa e atrativa. 

“Os mercados populares de Salvador são equipamentos gastronômicos, culturais e turísticos, que apresentam o jeito peculiar do baiano e suas tradições. Por isso, temos investido na qualificação desses espaços. Depois de atuarmos na Feira de São Joaquim, chegou a vez do Centro de Abastecimento de Paripe, e estaremos, ainda, no Mercado do Rio Vermelho”, explicou a diretora de Qualificação da Setur-BA, Juliana Araújo. 

Proprietária de uma loja de moda feminina, Gabriela Santos, 29 anos, está motivada para a capacitação. “Quero aprimorar o atendimento e conhecer mais de marketing, para atrair novos clientes e ampliar a rentabilidade do meu negócio, aproveitando o potencial turístico do Subúrbio”, relatou. 

“Tenho um restaurante e vou me reciclar sobre técnicas de manuseio de alimentos e apresentação dos pratos. Quanto melhor atendemos, mais clientes atraímos”, completou a comerciante Ângela Marques, 65 anos. 

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“Sempre recebemos turistas interessados em conhecer o potencial da região. Por isso, o curso veio em boa hora e deixou os permissionários animados”, finalizou o coordenador do mercado, Jorge Luís Pessoa. 

Roteiro 

O Centro de Abastecimento de Paripe integra o roteiro turístico Sabores e Vivências do Subúrbio Ferroviário de Salvador, lançado em 2022, por meio de parceria entre turismólogos especialistas na região e técnicos da Setur-BA. Fazem parte da rota, também, o Parque São Bartolomeu, o Santuário Santa Dulce dos Pobres, o terreiro Ilê Asé Ajunsun Benoy, o Mirante de Plataforma, a Associação Acervo da Laje, o Mosteiro do Salvador, a praia de Paripe e a Área de Preservação Ambiental (APA) Bacia do Cobre.  

Turismo

Congresso de Direito movimenta o turismo na capital baiana

O encontro no Hotel Deville Prime, Salvador, tratou de temas como segurança jurídica, reforma tributária e inovação na gestão pública

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O XVII Congresso Brasileiro de Direito do Estado foi aberto, nesta quarta-feira (21), no Hotel Deville Prime, Salvador, para
Foto: Tatiana Azeviche/Ascom SeturBA

O XVII Congresso Brasileiro de Direito do Estado foi aberto, nesta quarta-feira (21), no Hotel Deville Prime, Salvador, para três dias de debates em torno de temas como segurança jurídica, reforma tributária e inovação na gestão pública. Entre os palestrantes estão os ministros Luís Roberto Barroso, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), e Carmen Lúcia, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).  O evento, que atrai participantes de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Distrito Federal, tem patrocínio da Secretaria de Turismo da Bahia (Setur-BA), como estratégia para impulsionar o turismo de negócios, reduzindo os impactos da sazonalidade. 

“O congresso é da área de direito, mas tem tudo a ver com turismo porque atrai pessoas de outros estados para conhecer o rico patrimônio cultural, histórico e natural da Bahia, contribuindo para movimentar os equipamentos turísticos”, declarou o titular do órgão, Maurício Bacelar, durante a abertura. No evento, a Setur-BA divulga os atrativos de Salvador e de cidades das 13 zonas turísticas, estimulando os participantes a viajarem pela Bahia. Uma tradicional baiana posa para fotos com os visitantes e distribui fitinhas do Senhor do Bonfim. 

De janeiro deste ano até o momento atual, a Setur-BA já deu apoio a 12 grandes eventos em Salvador, entre congressos, seminários e encontros, que deram impulso à indústria do turismo baiano. Segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis – Seção Bahia (Abih-BA), em abril, mês considerado de baixa estação, a ocupação dos meios de hospedagem em Salvador atingiu o índice recorde de 64,5%, superando em 10% a marca do mesmo período em 2014. 

“Temos aqui servidores públicos e professores de vários estados conhecendo a bela Bahia. A Setur-BA teve um papel fundamental nos dando um suporte, o que nos motivou a realizar o encontro”, afirmou o organizador, Paulo Modesto. 

Congressistas e palestrantes aproveitam o tempo livre para visitar atrativos turísticos da cidade. “Adoro vir a Salvador, já perdi a conta de quantas vezes vim. A cidade é maravilhosa e o povo é muito acolhedor”, elogiou a professora aposentada e ex-procuradora do Estado de São Paulo, Maria Sylvia Zanella di Pietro, responsável pela palestra sobre Direito Administrativo da Inovação. 

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“Já conhecia Porto Seguro e Santa Cruz Cabrália, mas nunca tinha vindo a Salvador. À noite pretendo passear e conhecer lugares como o Centro Histórico”, pontuou Alessandro Bertinato, de São Paulo. 

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Turismo

Bahia divulga turismo de observação de aves, em São Paulo 

O potencial do estado para esse segmento foi apresentado no Avistar Brasil 2025

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Na Bahia, a atividade atrai visitantes do mundo todo e pode ser feita em 12 das 13 zonas turísticas, onde centenas de espécies
Foto: Setur-BA

Na Bahia, a atividade atrai visitantes do mundo todo e pode ser feita em 12 das 13 zonas turísticas, onde centenas de espécies estão catalogadas, sendo oito nativas. O potencial do estado para esse segmento foi apresentado no Avistar Brasil 2025, que uniu feira e congresso técnico, em três dias de programação, no Jardim Botânico de São Paulo, com encerramento no domingo (18). 

O Avistar Brasil é considerado o mais importante encontro de observação da natureza da América Latina, reunindo 10 mil visitantes. No evento, a Setur-BA contou com estande próprio, onde divulgou um roteiro especializado, recebeu parceiros que promovem a prática em território baiano e incentivou a participação nas rodadas de negócios com empresas de turismo internacionais, a fim de atrair mais turistas interessados no segmento. 

“O turismo de experiência está em alta. Turistas visitam territórios naturais baianos para apreciar e registrar imagens dos pássaros em seu habitat. Além disso, aproveitam para conhecer a história, a cultura, a gastronomia e o povo da Bahia, tornando a viagem completa. Neste evento, além do nosso roteiro de birdwatching, divulgamos os atrativos e a infraestrutura turística do estado”, destacou a gerente de Mercado Nacional da Setur-BA, Tatiana Harfush. 

O guia de observação de aves, Luiz Trinchão, que atua no município de São Desidério, nos Caminhos do Oeste, elogiou o roteiro. “Ele reúne informações sobre esta prática em cada zona turística e o visitante pode escolher uma região para ir em cada época do ano, o que é maravilhoso”, elogiou o baiano, que já catalogou 378 espécies. 

O roteiro também foi tema de palestra da turismóloga e assessora técnica da Setur-BA, Aidê Argolo, em parceria com a observadora Ester Ramirez, proprietária do Lajedo dos Beija-flores. O empreendimento, localizado no município de Boa Nova, nos Caminhos do Sudoeste, é sede do encontro Ave Nova, que tem a terceira edição marcada para o período de 20 a 23 de novembro. 

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Também marcaram presença no evento parceiros da secretaria, como a Fundação Biodiversitas, que mantém a Estação Ecológica de Canudos, nos Caminhos do Sertão, e se dedica à preservação da arara-azul-de-lear, ave endêmica da caatinga baiana; a Reserva Florestal Toca do Tatu, localizada em Ibicoara, na Chapada Diamantina; a Aruá Observação de Vida Silvestre, da Praia do Forte (Costa dos Coqueiros); e representantes das aldeias indígenas Gurita e Pé do Monte, de Prado e Porto Seguro, nas costas das Baleias e do Descobrimento, respectivamente. 

“A Bahia, na verdade, são Bahias, pois o estado tem muita diversidade a oferecer aos visitantes e, agora, também divulga a observação de aves, que nós amamos, como mais um potencial, mais uma experiência para o turista. Já estive nos Caminhos do Sertão, onde fiquei maravilhado com as araras-azuis-de-lear, e também fui à Chapada Diamantina e às costas do Cacau, Dendê e Descobrimento”, comemorou Thomas Kunze, que participou do evento e é proprietário do Sítio Piraquara, em São Paulo, voltado para o birdwhatching. 

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Turismo

Embratur lança plano de promoção internacional do Brasil

As ações de promoção devem destacar a diversidade, a identidade e a cultura, visando alavancar a entrada de turistas estrangeiros no país

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apresentado pelo Ministério do Turismo e Embratur na abertura do Visit Brasil Summit. Realizado nesta segunda (19) e terça-feira
Foto: Márcio Menasce/Embratur

O Plano de Marketing Turístico Internacional do Brasil, com as novas diretrizes para a promoção de todos os estados brasileiros no exterior, no período 2025-2027, foi apresentado pelo Ministério do Turismo e Embratur na abertura do Visit Brasil Summit. Realizado nesta segunda (19) e terça-feira (20), no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, em parceria com o Sebrae, o evento teve a participação da Secretaria de Turismo da Bahia (Setur-BA), estado líder do Nordeste na atração de estrangeiros. 

“Em todas as próximas feiras internacionais que o Brasil participar, vamos seguir as diretrizes deste plano. Ele vai nos colocar em outro patamar de comunicação e de apresentação dos atrativos turísticos do país”, projetou o ministro Celso Sabino. As ações de promoção do Brasil devem destacar a diversidade, a identidade e a cultura, visando alavancar a entrada de turistas estrangeiros no país. 

“Arrecadamos, só com turistas estrangeiros que entraram no Brasil em 2024, a receita recorde de US$ 7,3 bilhões, de forma limpa e gerando emprego e renda. Então, o turismo é decisivo para se pensar o futuro. Para isto, precisamos adotar um plano de marketing internacional que coloque o país organizado como um produto, um lugar de alegria, mais democrático, mais inclusivo, mais participativo”, explicou o presidente da Embratur, Marcelo Freixo. 

Presente no evento, a chefe de Gabinete da Setur-BA, Giulliana Brito, destacou a relevância de questões relacionadas ao turismo brasileiro na pauta do encontro, a exemplo do plano de marketing. “Aguardávamos muito por esta ferramenta de planejamento e execução, que vai abranger todos os estados brasileiros. A Bahia, particularmente, já vem fazendo um grande trabalho de promoção das suas 13 zonas turísticas, que valoriza seu povo e os patrimônios natural, cultural e histórico”, pontuou. 

Construído de forma colaborativa, incluindo consulta pública, o novo plano, ou Plano Brasis, é uma atualização do Aquarela, lançado em 2005 e vigente até 2020. Entre metas previstas estão a manutenção e diversificação da promoção brasileira em países da América do Sul, considerados mercados consolidados, e a intensificação da presença em países como Alemanha, Espanha, Portugal, França, Reino Unido e Estados Unidos. 

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A escritora Conceição Evaristo foi responsável pela palestra magna “O Futuro do Turismo é Ancestral”. Em dois dias de programação, o Visit Brasil Summit contou com painéis e palestras com temas como inovação, criatividade, inclusão, empreendedorismo e diversidade, dentre outros. 

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