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Turismo

Setur-BA leva capacitação turística para o Centro de Abastecimento de Paripe

o Subúrbio Ferroviário de Salvador é uma boa opção para turistas que buscam fugir dos roteiros convencionais da cidade

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cidade. Para estimular a procura de visitantes pela região, a Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA) tem apoiado manifestações artísticas
Foto: Mário Marques (Ascom/SDE)

Com praias tranquilas, área de Mata Atlântica preservada e cultura autêntica, o Subúrbio Ferroviário de Salvador é uma boa opção para turistas que buscam fugir dos roteiros convencionais da cidade. Para estimular a procura de visitantes pela região, a Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA) tem apoiado manifestações artísticas no Centro de Abastecimento de Paripe. Agora, comerciantes e trabalhadores do mercado estão sendo capacitados pelo órgão, para qualificar o atendimento no espaço. 

O curso teve início, na segunda-feira (31), e segue até maio, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). A primeira turma é formada por 30 alunos, que terão aulas sobre gestão de negócios, marketing digital, exposição de produtos, merchandising, culinária baiana e empratamento, a técnica de dispor os alimentos no prato de forma harmoniosa e atrativa. 

“Os mercados populares de Salvador são equipamentos gastronômicos, culturais e turísticos, que apresentam o jeito peculiar do baiano e suas tradições. Por isso, temos investido na qualificação desses espaços. Depois de atuarmos na Feira de São Joaquim, chegou a vez do Centro de Abastecimento de Paripe, e estaremos, ainda, no Mercado do Rio Vermelho”, explicou a diretora de Qualificação da Setur-BA, Juliana Araújo. 

Proprietária de uma loja de moda feminina, Gabriela Santos, 29 anos, está motivada para a capacitação. “Quero aprimorar o atendimento e conhecer mais de marketing, para atrair novos clientes e ampliar a rentabilidade do meu negócio, aproveitando o potencial turístico do Subúrbio”, relatou. 

“Tenho um restaurante e vou me reciclar sobre técnicas de manuseio de alimentos e apresentação dos pratos. Quanto melhor atendemos, mais clientes atraímos”, completou a comerciante Ângela Marques, 65 anos. 

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“Sempre recebemos turistas interessados em conhecer o potencial da região. Por isso, o curso veio em boa hora e deixou os permissionários animados”, finalizou o coordenador do mercado, Jorge Luís Pessoa. 

Roteiro 

O Centro de Abastecimento de Paripe integra o roteiro turístico Sabores e Vivências do Subúrbio Ferroviário de Salvador, lançado em 2022, por meio de parceria entre turismólogos especialistas na região e técnicos da Setur-BA. Fazem parte da rota, também, o Parque São Bartolomeu, o Santuário Santa Dulce dos Pobres, o terreiro Ilê Asé Ajunsun Benoy, o Mirante de Plataforma, a Associação Acervo da Laje, o Mosteiro do Salvador, a praia de Paripe e a Área de Preservação Ambiental (APA) Bacia do Cobre.  

Turismo

Avistamento de jubartes movimenta turismo na Bahia

Para marcar o início do período, a Setur-BA realizou, um passeio de familiarização com agências e imprensa na Baía de Todos-os-Santos

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Com a chegada das baleias-jubarte à costa baiana entre julho e outubro, a temporada de avistamento de 2025 já impulsiona o turismo
Foto: Manu Dias/GOVBA

Com a chegada das baleias-jubarte à costa baiana entre julho e outubro, a temporada de avistamento de 2025 já impulsiona o turismo de natureza no estado. Para marcar o início do período, a Secretaria de Turismo (Setur-BA) realizou, nesta quinta-feira (24), um passeio de familiarização com agências e imprensa na Baía de Todos-os-Santos. A iniciativa integra um conjunto de ações voltadas à estruturação do segmento e à promoção da Bahia como destino sustentável. 

A Setur-BA promoveu uma capacitação online para agências e condutores de embarcação, abordando aspectos biológicos, legislação ambiental e boas práticas para garantir segurança e bem-estar durante os passeios. O curso preparou os profissionais para que os avistamentos ocorram com responsabilidade e respeito aos animais, tratando temas como comportamento das jubartes, protocolos de distância segura, controle de ruídos e formas de minimizar o impacto das embarcações no habitat marinho. 

“A capacitação é uma ferramenta fundamental para que o turismo de observação aconteça de forma segura e sustentável, beneficiando tanto os visitantes quanto as comunidades locais. Preparamos os profissionais com informações técnicas e práticas que ajudam a garantir o bem-estar dos animais e a qualidade da experiência para os turistas. Isso fortalece o segmento, valoriza os destinos baianos e posiciona a Bahia como referência em turismo responsável”, afirma o superintendente de promoção e serviços turísticos da Setur-BA, Celso Duarte. 

A bióloga Carina Pimentel explica que as baleias começam a chegar à Bahia entre o fim de junho e o início de julho, e permanecem até outubro. “Elas vêm das águas geladas da Antártida para se reproduzir e cuidar dos filhotes nas águas quentes do Atlântico Sul, especialmente nas proximidades do Banco dos Abrolhos. Por isso, é comum vê-las mais próximas da costa durante esse período”, afirma. 

O passeio dessa quinta-feira, permitiu que agentes e comunicadores vivenciassem, em alto-mar, o impacto emocional e o potencial turístico do fenômeno. “Foi uma oportunidade de conhecer de perto esse atrativo e entender como oferecê-lo aos nossos clientes com informação e segurança”, conta a agente de viagens Cleise Sousa, que atua com roteiros personalizados em Salvador. Segundo ela, os destinos mais procurados na temporada das jubartes são Caravelas, onde está a base do Projeto Baleia Jubarte, além de Prado, Ilhéus, Itacaré e Salvador, com saídas regulares de barco. 

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Com expectativa de receber até 30 mil baleias neste ano, o litoral baiano se firma como referência nacional no turismo de observação, unindo preservação ambiental e desenvolvimento econômico para centenas de comunidades costeiras. 

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Turismo

Jubileu do Senhor do Bonfim aquece turismo religioso em Salvador

Até o dia 10 de agosto, os fiéis poderão contemplar e venerar a imagem original do Senhor do Bonfim mais de perto

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A imagem original do Senhor do Bonfim, trazida de Portugal ao Brasil há 280 anos, está exposta na basílica que leva o nome do santo,
Foto: Ascom/Setur

A imagem original do Senhor do Bonfim, trazida de Portugal ao Brasil há 280 anos, está exposta na basílica que leva o nome do santo, na Cidade Baixa, em Salvador, até o dia 10 de agosto. Ela foi transferida do altar-mor para um espaço mais próximo ao público, atraindo a atenção de baianos e turistas nacionais e estrangeiros que visitam diariamente a Colina Sagrada. 

“Já tinha vindo à Bahia, mas é primeira vez no Bonfim. É uma igreja muito bonita, e estou aproveitando para conhecer a imagem original do santo”, relatou o programador de informática Lucas Klein, 22 anos, dos Estados Unidos. 

“Vim no grupo com um guia do turismo religioso, que nos contou a história da construção da igreja, e achei superinteressante. Faz parte do passeio conhecer a religiosidade e a cultura que envolvem a Bahia, além, é claro, das praias e da gastronomia”, completou a aposentada Sandra Regina Olijnyk, 70 anos, de Santa Catarina. 

A ideia de descer a imagem para que as pessoas possam contemplá-la e venerá-la mais de perto deu certo. “As missas estão mais cheias, com filas e mais filas, e os fiéis estão felizes com essa experiência”, explicou o reitor da basílica, padre Edson Menezes. 

A presença de fiéis deve aumentar a partir de 1º de agosto, quando terão início as comemorações do Jubileu dos 280 anos da chegada da imagem à capital baiana, que têm o apoio da Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA). Trazida de Setúbal, em Portugal, pelo capitão de mar-e-guerra Teodósio Rodrigues de Faria, que fundou a Irmandade do Nosso Senhor do Bonfim da Bahia, a escultura de Jesus crucificado é esculpida em madeira de pinho de riga. Ela está em exposição, de segunda-feira a domingo, das 7h30 às 18h. 

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“A devoção ao Senhor do Bonfim está diretamente ligada à identidade da Bahia, no Brasil e no exterior. É uma das maiores manifestações do turismo religioso católico do país, que tem no governo baiano, um parceiro em diversas ações para fortalecer ainda mais o segmento”, pontuou o titular da Setur-BA, Maurício Bacelar. 

Programação do Jubileu do Bonfim, em agosto: 

  • Dia 1º 
    17h30 – Desembarque da imagem peregrina do santo (réplica), na Praia da Penha (Ribeira), vinda em um navio da Marinha;
    18h – Procissão de velas, repetindo o trajeto feito pela imagem em 1754, da Praia da Penha à Colina Sagrada. 
  • Dia 8
    18h – Apresentação do Núcleo de Músicas Antigas da Orquestra Sinfônica da Bahia (Osba), na Igreja do Bonfim. 
  • Dia 9
    9h – Seminário “280 Anos da Chegada da Imagem do Nosso Senhor do Bonfim à Bahia”, na Cúria Arquidiocesana (Garcia). 
  • Dia 10
    7h30 – Missa campal, na Colina Sagrada. 
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Turismo

Crescimento do turismo baiano volta a superar média nacional

Segundo o IBGE, de janeiro a maio deste ano, o volume das atividades turísticas na Bahia cresceu 10,7%, enquanto no Brasil houve um aumento de 7% 

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mensal de serviços, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), é comemorada pela Secretaria de Turismo
Fonte: Ascom/Setur-BA 

A última pesquisa mensal de serviços, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), é comemorada pela Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA) por colocar, novamente, o turismo baiano com desempenho acima da média nacional no setor. De janeiro a maio deste ano, o volume das atividades turísticas na Bahia cresceu 10,7%, na comparação com o mesmo período do ano passado, enquanto no Brasil houve um aumento de 7%. No recorte de maio de 2025 com o mesmo mês de 2024, o turismo baiano cresceu 12,5%, outra vez à frente da média no país, que ficou em 9,5%. 

Já de acordo com a Superintendência de Estudos Sociais e Econômicos da Bahia (SEI), somente no primeiro trimestre de 2025, o estado arrecadou no turismo mais de R$ 1,5 bilhão em Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), um aumento de 20,5%, no comparativo com o mesmo trimestre de 2024. 

Os resultados superaram as expectativas da Setur-BA. “Em paralelo à pesquisa do IBGE, o Governo do Estado faz o acompanhamento da movimentação nas 13 zonas turísticas baianas, e comemora os resultados do instituto, que superaram as nossas estimativas para os cinco primeiros meses do ano. Por isso, celebramos e seguimos firmes no trabalho, para manter a liderança dos baianos na indústria brasileira de viagens”, pontua o titular da pasta, Maurício Bacelar. 

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