Segurança
Scanner corporal reforça combate ao tráfico internacional no Aeroporto de Salvador
Equipamento doado pela polícia francesa amplia segurança e agiliza fiscalização em voos internacionais
A Polícia Federal passou a contar, desde quinta-feira (13), com um scanner corporal portátil para intensificar o combate ao tráfico internacional de drogas por via aérea. O equipamento, doado pelo Serviço de Segurança Interior da Polícia Nacional francesa, será utilizado no Aeroporto Internacional de Salvador, aumentando a segurança aeroportuária e agilizando a vistoria de passageiros, especialmente em voos internacionais.
O scanner, baseado em tecnologia de ultrassom, é capaz de detectar armas, explosivos e drogas ocultadas no corpo, inclusive cápsulas ingeridas. A medida busca não apenas coibir o crime, mas também proteger pessoas vulneráveis aliciadas por organizações criminosas. Em casos de rompimento das cápsulas, a chance de sobrevivência é mínima, já que não existe antídoto imediato para overdose de cocaína.
Até 12 de novembro, 14 pessoas foram presas em flagrante por tráfico internacional no aeroporto, com apreensão de cerca de 52 kg de drogas — número que já supera as apreensões de 2024, quando foram registrados 50 kg e 12 prisões. A principal forma de ocultação continua sendo a ingestão ou inserção em cavidades corporais, prática que expõe mulheres jovens, cis e trans, socialmente vulneráveis, ao risco extremo.
Segurança
Polícia Civil capacita agentes para uso de drones em operações na Bahia
Curso COARP prepara 24 servidores para ampliar monitoramento aéreo e investigações com tecnologia avançada
O uso de drones para reforçar o monitoramento aéreo e apoiar ações investigativas é o foco do Curso de Operações com Aeronaves Remotamente Pilotadas (COARP), iniciado nesta segunda-feira (5), na sede da Coordenação de Operações e Recursos Especiais (Core), em Salvador. A capacitação, com carga horária de 56 horas, segue até domingo (11) e conta com 24 servidores de diversas regiões do estado.
Durante a abertura, o governador Jerônimo Rodrigues destacou a importância da tecnologia para modernizar a segurança pública: “O uso de drones amplia nossa capacidade de resposta, qualifica as investigações e contribui para operações mais seguras e eficientes”, afirmou.
O curso, ministrado por cinco instrutores especializados, segue normas da Anac, Decea e Anatel, e integra investimentos do Governo do Estado que já ultrapassam R$ 1,5 milhão, incluindo a estruturação do Núcleo de Operações com Aeronaves Remotamente Pilotadas (NOARP).
Segundo o secretário da Segurança Pública, Marcelo Werner, a iniciativa fortalece o enfrentamento à criminalidade: “A capacitação garante uso técnico e responsável dos drones, aumentando a eficiência das operações e reduzindo riscos”, disse.
Participam do COARP policiais civis de 18 municípios, além de dois policiais penais da Seap, reforçando a integração entre forças de segurança.
Nova sede da Acadepol
Na mesma agenda, o governador visitou as obras da nova sede da Academia da Polícia Civil da Bahia (Acadepol), prevista para conclusão ainda este ano, com estrutura moderna para formação e capacitação dos servidores.
Segurança
Reconhecimento Facial auxilia na captura de 17 foragidos na Bahia em cinco dias
Sistema da SSP já ajudou a prender mais de 4,4 mil fugitivos desde 2019; tecnologia está presente em 82 municípios
Nos primeiros cinco dias de 2026, o Sistema de Reconhecimento Facial da Secretaria da Segurança Pública (SSP) contribuiu para a captura de 17 foragidos da Justiça. Os presos eram procurados por crimes como homicídio, tráfico de drogas, roubo e dívida de pensão alimentícia, e foram localizados em Itabuna, Ilhéus, Cruz das Almas, Feira de Santana, Irecê, Santo Antônio de Jesus, Dias D’Ávila, Cairú e Salvador.
As prisões foram realizadas por equipes da Polícia Militar, após alertas emitidos pelo Centro Integrado de Comunicação (CICOM). A captura mais recente ocorreu nesta segunda-feira (5), em Cairú, onde um homem procurado por homicídio foi detido pelo 31º BPM.
Presente em 82 municípios baianos, o sistema é uma das principais ferramentas tecnológicas da SSP. Desde sua implementação, em 2019, já auxiliou na prisão de 4.461 foragidos.
Segurança
Operação da PM apreende 900 munições e drogas em Vera Cruz
Ação da Cipe Recôncavo ocorreu após denúncia de roubo na praia de Cacha Pregos; material foi apresentado à Polícia Civil
Na madrugada desta segunda-feira (5), policiais militares da Cipe Recôncavo, durante a Operação Dominus Areae, apreenderam cerca de 900 munições, carregadores e grande quantidade de drogas na localidade de Berlinque, em Vera Cruz.
As guarnições intensificavam o patrulhamento quando foram acionadas após denúncias de roubo de celulares na praia de Cacha Pregos. As vítimas indicaram a possível localização dos aparelhos pelo GPS. Ao chegar ao local, os militares avistaram um indivíduo com uma mochila, que fugiu ao perceber a presença da equipe, abandonando o material.
Durante as buscas, foram encontrados:
- 831 munições calibres 7.62, 5.56 e 9mm
- 5 carregadores de fuzil, sendo dois do tipo caracol
- 2 kg de maconha, 1,2 kg e 259 pinos de cocaína
- 317 comprimidos de LSD, 310 g de crack, 278 g de êxtase
- Duas balanças de precisão, três câmeras de monitoramento e R$ 1.213,00
- Todo o material foi apresentado à Polícia Civil para registro da ocorrência.
-
Economiahá 2 diasRegras para aposentadoria mudam em 2026; veja o que fica diferente
-
Culturahá 1 diaPelourinho tem música, arte e diversidade com o projeto Verão na Bahia
-
Segurançahá 3 diasHomem é preso com maconha e notas falsas durante Réveillon em Tanque Novo
-
Serviçoshá 13 horasVagas de emprego na Bahia para esta segunda-feira (5)
