Economia
Afrocolab abre inscrições para empreendedores negros e indígenas da Bahia
Seleção contempla cerca de 50 negócios e oferece espaço de exposição e vendas no Shopping Paralela, em Salvador
Empreendedores negros e indígenas da Bahia têm uma nova oportunidade de ampliar a visibilidade de seus negócios e alcançar novos públicos. Estão abertas, até o dia 23 de abril de 2026, as inscrições para o processo seletivo da Loja Colaborativa do Empreendedorismo Negro – Afrocolab, iniciativa da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial e dos Povos e Comunidades Tradicionais da Bahia (Sepromi). O espaço está instalado no piso L2 do Shopping Paralela, em Salvador.
A ação tem como objetivo fomentar o empreendedorismo negro e indígena por meio da oferta de um espaço coletivo de exposição e comercialização de produtos e serviços. A proposta busca ampliar o alcance da loja, garantindo diversidade de segmentos e qualidade dos itens ofertados. Podem participar empreendedores individuais (MEI), microempresas (ME) e empresas de pequeno porte (EPP) dos segmentos de moda, acessórios, artesanato, cosméticos, decoração e utensílios.
As inscrições devem ser realizadas por meio do link disponibilizado pela Sepromi. Entre os requisitos estão ter mais de 18 anos, residir na Bahia, possuir CNPJ — com exceção de artesãos e artesãs portadores da Carteira Nacional do Artesão — e apresentar produção autoral. Ao todo, cerca de 50 empreendedores serão selecionados. O cronograma prevê a etapa de curadoria entre os dias 27 de abril e 8 de maio.
A secretária da Sepromi, Ângela Guimarães, destaca a importância da iniciativa como política pública de inclusão produtiva e valorização cultural. “A Afrocolab é um espaço estratégico que promove geração de renda e visibilidade para produções que carregam identidade, história e inovação. Um trabalho impulsionado por políticas públicas do Governo da Bahia, por meio de editais e recursos do Fundo de Combate à Pobreza, que garantem tanto a manutenção desse espaço quanto ações de qualificação continuada, como o CrediAfro e as feiras Afro Bahia”, afirmou.
Valorização cultural
Para quem já integra a iniciativa, os resultados são concretos. A empreendedora Olghi Domingos, da marca Bayô, ressalta a relevância de participar de um espaço coletivo voltado à valorização da produção negra. “A Bayô existe há cerca de dez anos e ganhou grande impulso após participar da Afrocolab pela segunda vez. Essa iniciativa ampliou significativamente a visibilidade do negócio, atraiu novos clientes em busca de peças com identidade e ancestralidade, além de contribuir para o crescimento da equipe e do faturamento”, afirmou.
Olghi destacou ainda que cada coleção leva, em média, três meses para ser produzida e que pretende se inscrever novamente no edital.
O artesão Tiago Porto também ressalta o impacto da oportunidade. Segundo ele, ocupar individualmente um espaço em um shopping de grande circulação seria inviável. “É uma visibilidade gigantesca. Para nós, artesãos e pequenos empreendedores, é muito difícil ocupar um espaço como esse. A Afrocolab traz a oportunidade de mostrar nosso trabalho para um público diferenciado, inclusive turistas, já que o shopping está localizado em uma rota de acesso importante da cidade”, afirmou.
Tiago desenvolve um trabalho com proposta sustentável e inovadora, produzindo quadros e esculturas a partir de casca de ovo. “É um trabalho totalmente natural, que valoriza o reaproveitamento e a criatividade”, explicou.
Afrocolab
Inaugurada em novembro de 2023, a Afrocolab é uma experiência já consolidada. O Shopping Paralela é o quarto centro comercial de Salvador a firmar parceria com a iniciativa. Atualmente, mais de 50 empreendedores e empreendedoras ocupam o espaço.
Serviço
Inscrições para a Afrocolab
- Prazo: até 23 de abril de 2026
- Link: https://encurtador.com.br/gCqT
- Público-alvo: empreendedores negros e indígenas da Bahia
- Local da loja: Shopping Paralela, Salvador
Economia
Notas fiscais ajudam a manter projetos sociais da Cidade da Luz em Salvador
Instituição beneficente de Pituaçu já acumulou mais de 3,8 milhões de notas compartilhadas por participantes da Nota Premiada Bahia e transforma recursos em ações sociais, de saúde e acolhimento
Localizada no bairro de Pituaçu, em Salvador, a Cidade da Luz é uma das 544 entidades filantrópicas beneficiadas pelo programa Sua Nota é um Show de Solidariedade, iniciativa do Governo da Bahia, por meio da Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz-Ba). Desde 2018, a instituição acumulou 3.883.544 notas fiscais eletrônicas compartilhadas por participantes da campanha Nota Premiada Bahia, convertidas em pontos e, posteriormente, em recursos financeiros para manutenção e ampliação dos serviços prestados à comunidade.
Fundada em 1996 pelo médium José Medrado, a entidade atua em diversas áreas sociais, culturais e de saúde, atendendo pessoas em situação de vulnerabilidade social.
Administrador voluntário da instituição há 26 anos, Renato Correia Gomes destaca a importância do programa para o fortalecimento das atividades desenvolvidas pela entidade.
“Nós participamos desde a primeira etapa e tivemos, por exemplo, um prédio inteiro construído exclusivamente com o valor das premiações”, afirma.
O prédio citado é o Pavilhão Francisco de Assis, onde funciona o Ambulatório Dr. Bezerra de Menezes, que oferece atendimento médico e odontológico gratuito à população. O espaço também abriga uma farmácia mantida por meio de doações de medicamentos.
Renato reforça a importância de os consumidores escolherem uma instituição filantrópica ao realizar o cadastro na Nota Premiada Bahia.
“Continuem pedindo suas notas fiscais todas as vezes que forem fazer suas compras e, se possível, escolham a Cidade da Luz no ato do cadastramento para que aquele ponto venha para a gente e se reverta em benefício da nossa área social.”
Segundo ele, a regularidade dos repasses é um dos diferenciais do programa.
“É muito importante não só ganhar, mas também saber quando vamos ganhar.”
Os recursos recebidos são utilizados na manutenção da estrutura física da instituição, pagamento de contas e apoio a projetos sociais.
Busão da Solidariedade atende população em situação de rua
Entre as iniciativas apoiadas pelos recursos do programa está o Busão da Solidariedade, projeto itinerante voltado ao acolhimento da população em situação de rua.
O veículo adaptado conta com cinco boxes de banho privativos e espaço para corte de cabelo. Duas vezes por semana, a equipe oferece banho, produtos de higiene pessoal, roupas limpas, alimentação e atendimento humanizado a pessoas em vulnerabilidade social.
Como participar
A adesão à campanha Nota Premiada Bahia é gratuita e pode ser feita uma única vez pelo portal da iniciativa. Além de concorrer a sorteios em dinheiro, o participante pode escolher até duas instituições filantrópicas para apoiar.
Sempre que informar o CPF na nota fiscal em compras realizadas na Bahia, os pontos são automaticamente destinados às entidades selecionadas.
A cada quatro meses, o valor total de R$ 5 milhões é distribuído entre as instituições participantes, de acordo com o volume de notas compartilhadas por seus apoiadores.
Estrutura e serviços
A Cidade da Luz funciona como um complexo multidisciplinar formado pelo Centro Espírita Cavaleiros da Luz e por uma ampla rede de serviços sociais e de saúde.
O espaço reúne quatro prédios principais:
- Centro de Cultura e Arte Pai João;
- Pavilhão Francisco de Assis;
- Centro Espírita Cavaleiros da Luz;
- Escola Municipal Carlos Murion.
Entre as atividades oferecidas estão aulas de balé, capoeira, hip-hop, oficinas de costura, além de atendimentos em fisioterapia, psicologia, odontologia e consultas médicas especializadas.
A instituição é mantida por doações de pessoas físicas e jurídicas e conta com o trabalho de mais de 400 voluntários e 22 funcionários contratados.
Economia
Ribeira do Pombal inaugura Empório da Agricultura Familiar e amplia mercado para produtores baianos
Novo espaço reúne produtos de cooperativas de diferentes regiões do estado e fortalece a comercialização, a geração de renda e o cooperativismo rural
Ribeira do Pombal passou a contar, nesta sexta-feira (16), com um novo espaço dedicado à valorização e à comercialização da produção da agricultura familiar. Administrado pela Cooperativa dos Apicultores de Ribeira do Pombal (Cooarp), o Empório da Agricultura Familiar foi implantado com apoio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), e da União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes).
A iniciativa integra a estratégia do Governo da Bahia de fortalecer a produção rural e ampliar os canais de comercialização para agricultores familiares e cooperativas. Com a inauguração da unidade, Ribeira do Pombal passa a integrar a rede de espaços voltados à comercialização de produtos da agricultura familiar, que já soma 30 empreendimentos apoiados pelo Estado.
O novo empório reúne produtos de diversas regiões baianas, oferecendo ao consumidor uma variedade de itens como flocão de milho, chocolates, cafés, licuri, castanhas, mel e outros alimentos produzidos por cooperativas e associações da agricultura familiar.
Segundo o diretor-presidente da CAR, Jeandro Ribeiro, o empreendimento representa mais um passo na ampliação dos mercados para os produtores rurais.
“Esse Empório representa mais um avanço na ampliação dos espaços de comercialização da agricultura familiar na Bahia. Além de valorizar a produção de Ribeira do Pombal e da região, o empreendimento abre espaço para produtos de cooperativas de diferentes territórios. É uma forma de fortalecer o cooperativismo, gerar renda no campo e aproximar cada vez mais os consumidores da produção da agricultura familiar”, destacou.
O coordenador do projeto Bahia que Produz e Alimenta, Ivan Fontes, ressaltou a importância da iniciativa para aproximar produtores e consumidores e ampliar o acesso da população a alimentos saudáveis e de qualidade.
“É uma importante iniciativa da Cooarp abrir mais um espaço de comercialização da agricultura familiar, ampliando as possibilidades de acesso da população a produtos saudáveis e de qualidade”, afirmou.
Cooperativismo e desenvolvimento rural
Com 299 cooperados, a Cooarp amplia sua atuação ao se tornar também uma vitrine para produtos de organizações de diferentes territórios baianos. A proposta é fortalecer as redes de cooperação, diversificar a oferta de produtos e gerar novas oportunidades de renda para famílias do campo.
Para o diretor financeiro da cooperativa, Paulo Almeida, o novo espaço representa uma conquista construída por meio da parceria entre produtores rurais, cooperativas e o poder público.
“Estamos dando início a um projeto que é resultado da parceria entre cooperativas, associados e Governo do Estado. Vamos poder ampliar nossa comercialização, não apenas dos nossos produtos, mas também dos produtos de toda a Bahia, além de desenvolver ações de incentivo a novas cadeias produtivas”, ressaltou.
A expectativa é que o Empório da Agricultura Familiar fortaleça a economia local, incentive o consumo de produtos da agricultura familiar e contribua para ampliar a visibilidade da produção rural baiana em diferentes mercados.
Economia
FMI projeta Brasil como 8ª maior economia do mundo em 2027
Segundo projeção do Fundo Monetário Internacional, o Brasil deve ultrapassar Itália e Rússia no ranking global do PIB e retomar posição que ocupou pela última vez em 2017
O Brasil deve retornar ao posto de oitava maior economia do mundo em 2027, ultrapassando Itália e Rússia no ranking global do Produto Interno Bruto (PIB). A projeção consta no relatório Perspectivas da Economia Mundial, divulgado pelo Fundo Monetário Internacional (FMI).
De acordo com o estudo, o PIB brasileiro deverá alcançar US$ 2,80 trilhões (cerca de R$ 14,65 trilhões) em 2027. Em 2026, o país deve encerrar o ano na décima posição, com um PIB estimado em US$ 2,655 trilhões.
A projeção mantém os Estados Unidos como a maior economia do mundo, seguidos pela China. O Brasil aparece à frente da Itália e da Rússia no ranking previsto para o próximo ano.
As 10 maiores economias do mundo em 2027, segundo o FMI
- Estados Unidos: US$ 34,44 trilhões
- China: US$ 22,94 trilhões
- Alemanha: US$ 5,66 trilhões
- Índia: US$ 4,52 trilhões
- Reino Unido: US$ 4,49 trilhões
- Japão: US$ 4,47 trilhões
- França: US$ 3,65 trilhões
- Brasil: US$ 2,80 trilhões
- Itália: US$ 2,77 trilhões
- Rússia: US$ 2,68 trilhões
A última vez que o Brasil ocupou a oitava posição no ranking das maiores economias do planeta foi em 2017. Segundo as estimativas do FMI, o país deverá permanecer nesse patamar até 2031, último ano contemplado nas projeções atuais.
A melhor colocação histórica do Brasil foi o sétimo lugar, alcançado em 1995 e mantido entre 2010 e 2014.
Índia ganha protagonismo
Um dos principais destaques do levantamento é o avanço da Índia. A economia indiana deve subir da sexta para a quarta posição em 2027, ultrapassando Reino Unido e Japão.
As projeções indicam ainda que, até 2031, a Índia deverá assumir o terceiro lugar, hoje ocupado pela Alemanha. Estados Unidos e China devem permanecer, respectivamente, na primeira e segunda posições durante todo o período analisado.
O que é o PIB
O Produto Interno Bruto (PIB) representa o valor de todos os bens e serviços finais produzidos em um país, estado ou município durante determinado período. O indicador é utilizado para medir o desempenho da economia e possibilitar comparações entre diferentes regiões e países.
O cálculo do PIB leva em consideração informações de diversos setores, como indústria, comércio e serviços. Para evitar dupla contagem, são considerados apenas os bens e serviços finais.
Por exemplo, se um país produz trigo, farinha e pão, o valor contabilizado no PIB corresponde apenas ao produto final vendido ao consumidor, já que os insumos utilizados no processo produtivo estão incorporados ao preço final.
O indicador também considera os impostos incidentes sobre bens e serviços. Apesar de ser uma importante referência para avaliar a atividade econômica, o PIB não mede aspectos como distribuição de renda, desigualdade social ou qualidade de vida da população.
Por isso, países com economias robustas podem apresentar desafios sociais relevantes, enquanto nações com PIB menor podem registrar elevados índices de bem-estar e desenvolvimento humano.
Fonte: Agência Brasil
-
Serviçoshá 3 diasVagas de emprego na Bahia para esta quarta-feira (21)
-
Esportehá 3 diasCagiba abre 275 vagas gratuitas para aulas de ginástica artística e rítmica
-
Serviçoshá 2 diasSimm oferece 474 vagas de emprego em Salvador nesta quinta-feira (22)
-
Saúdehá 3 diasSUS passa a ofertar nove novos medicamentos para tratamento do câncer
