Cerimônia de Posse
Rui Costa assume a Casa Civil no governo Lula
A cantora Margareth Menezes também foi empossada no Ministério da Cultura

Após transmitir o cargo de governador da Bahia para Jerônimo Rodrigues, Rui Costa embarcou para Brasília para acompanhar a posse do presidente Lula e assumir a chefia da Casa Civil do novo governo federal. A cantora Margareth Menezes também foi empossada no Ministério da Cultura
Nas redes sociais, Rui Costa falou do novo desafio de participar da reconstrução do Brasil. “Quando aceitei o convite do presidente Lula para ajudar na reconstrução do país, já sabia da minha responsabilidade e compromisso com a nação e o povo brasileiro. Agora, efetivamente no cargo de ministro-chefe da Casa Civil, trabalharei incansavelmente para devolver a hegemonia do nosso Brasil. Que Deus nos abençoe!”
A posse de ministros ocorreu no Salão Nobre do Palácio do Planalto. Durante o rito, cada ministro da equipe de Lula era chamado para assinar o respectivo termo de posse.
As cerimônias de transmissão de cargo de cada ministro serão realizadas ao longo desta semana. O novo presidente também assinou decretos e medidas provisórias, como a MP que mantém a desoneração de combustíveis por 60 dias.
Ministério do novo governo Lula
- Fernando Haddad (PT) – Ministério da Fazenda
- Flávio Dino (PSB) – Ministério da Justiça
- José Múcio Monteiro – Ministério da Defesa
- Mauro Vieira – Ministério das Relações Exteriores
- Rui Costa (PT) – Casa Civil
- Alexandre Padilha (PT) – Secretaria de Relações Institucionais
- Márcio Macedo (PT) – Secretaria-Geral da Presidência da República
- Jorge Messias – Advocacia-Geral da União
- Nísia Trindade – Ministério da Saúde
- Camilo Santana (PT) – Ministério da Educação
- Esther Dweck – Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos
- Márcio França (PSB) – Ministério de Portos e Aeroportos
- Luciana Santos (PCdoB) – Ministério da Ciência e Tecnologia
- Cida Gonçalves – Ministério das Mulheres
- Wellington Dias (PT) – Ministério do Desenvolvimento Social
- Margareth Menezes – Ministério da Cultura
- Luiz Marinho (PT) – Ministério do Trabalho
- Anielle Franco – Ministério da Igualdade Racial
- Silvio Almeida – Ministério dos Direitos Humanos
- Geraldo Alckmin (PSB) – Ministério da Indústria e Comércio
- Vinícius Carvalho – Controladoria-Geral da União
- Gonçalves Dias – Gabinete de Segurança Institucional
- Paulo Pimenta (PT) – Secretaria de Comunicação
- Carlos Fávaro (PSD) – Ministério da Agricultura
- Waldez Góes (PDT) – Ministério da Integração
- André de Paula (PSD) – Ministério da Pesca
- Carlos Lupi (PDT) – Ministério da Previdência
- Jader Filho (MDB) – Ministério das Cidades
- Juscelino Filho (União Brasil) – Ministério das Comunicações
- Alexandre Silveira (PSD) – Ministério de Minas e Energia
- Paulo Teixeira (PT) – Ministério do Desenvolvimento Agrário
- Ana Moser – Ministério do Esporte
- Marina Silva (Rede) – Ministério do Meio Ambiente
- Simone Tebet (MDB) – Ministério do Planejamento
- Daniela Souza Carneiro (União Brasil) – Ministério do Turismo
- Sonia Guajajara (PSOL) – Ministério dos Povos Originários
- Renan Filho (MDB) – Ministério dos Transportes
Cerimônia de Posse
Secretariado de Jerônimo é empossado
A cerimônia foi realizada nesta terça (3), na área verde da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba)

Secretários e secretárias da atual gestão estadual foram empossados na manhã desta terça-feira (3), pelo governador Jerônimo Rodrigues e pelo vice, Geraldo Júnior, durante cerimônia realizada na área verde da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba). Assumiram os cargos os secretários e a Procuradora Geral do Estado, além de coordenadores de programas voltados para o combate à fome e às políticas para a juventude.
Na ocasião, durante coletiva de imprensa, o governador Jerônimo Rodrigues destacou a importância da reforma administrativa para dinamizar e melhorar a gestão pública, considerando as necessidades e a dimensão da Bahia. “Quando a gente modifica a estrutura de controle dos gastos, de captação de recursos, temos que considerar o tamanho do estado e todas as complexidades. E nós vamos interiorizar ainda mais as políticas públicas, por isso, apresentamos um corpo de secretariado com este perfil inovador. Por conta da evolução histórica, temos o objetivo de garantir mais mulheres no nosso secretariado, e trazer mais jovens”, detalhou.
Dentre as mudanças apresentadas está a extinção da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social, que passa a ser atendida por duas pastas: Justiça e Direitos Humanos (SJDH), sob a gestão do secretário Felipe Freitas, e a Secretaria da Assistência e Desenvolvimento Social (Seades), que tem à frente a titular Fabya Reis. Já a Secretaria de Promoção da Igualdade Racial, foi transformada em Secretaria da Igualdade Racial e dos Povos e Comunidades Tradicionais (Sepromi), que passa a ter como gestora Ângela Guimarães.
Também tomaram posse o secretário da Casa Civil, Afonso Florence, a Procuradora Geral do Estado, Bárbara Camardelli, a Superintendente de Políticas para os Povos Indígenas, Patrícia Pataxó e os titulares de duas novas coordenações gerais, a do Programa Bahia sem Fome, que será comandada por Tiago Pereira Costa, e a de Políticas para a Juventude, que terá à frente Nivaldo Millet. A cerimônia de posse da secretária de Desenvolvimento Urbano, Jusmari Oliveira, se dará assim que ela for licenciada do cargo de Deputada Federal.
Educação e Saúde
A secretária da Educação Adélia Pinheiro falou sobre as ações para estabelecer estratégias para o desenvolvimento das estruturas educacionais do Estado de forma integrada. “Seguimos com o fortalecimento da educação básica e da relação entre a Secretaria e os municípios, para que possamos ter uma rede estadual fortalecida, recebendo as crianças e os jovens que vêm das redes municipais, seguindo com o ensino médio, o profissional e tecnológico e também com a educação superior, fortalecendo as nossas estaduais. Mas também sempre muito próximos com todas as universidades, institutos federais que compõem a educação superior no nosso estado”, frisou.
Na pasta da Saúde, a secretária Roberta Santana destaca a importância das políticas públicas para extinção da miséria como essenciais para a conquista de melhores índices na saúde. “O governador nos faz um grande chamamento, com o desenho da reforma do combate à fome, à pobreza e à desigualdade. Dentro dessa perspectiva a saúde se alinha. Óbvio que quando a gente trabalha no combate à pobreza e à fome, também trabalhamos numa população mais saudável. Temos outras ações em andamento, como a qualificação do acesso. Nos últimos anos tivemos um grande investimento na área, e trabalhamos agora para avançar nos modelos de gestão, no aprimoramento dos processos e dos fluxos”, explicou.
Cerimônia de Posse
Jerônimo participa da posse de Margareth na Cultura
A solenidade foi realizada no Museu Nacional da República e contou com a presença de artistas e de outras autoridades

O governador Jerônimo Rodrigues cumpriu agenda em Brasília, ao longo desta segunda-feira (2), onde participou, no início da noite, da cerimônia de posse da ministra baiana Margareth Menezes no Ministério da Cultura (Minc). A solenidade foi realizada no Museu Nacional da República e contou com a presença de artistas e de outras autoridades. Entre elas a historiadora Lilia Schwarcz, a escritora Elisa Lucinda e a primeira dama do Brasil, Janja Lula.
Durante a cerimônia, o governador falou sobre o simbolismo de ter um dos grandes nomes da música baiana como maior representante nacional da cultura. “Trazer para essa pasta uma artista, uma cantora, uma mulher, uma negra e uma empreendedora social. Margareth tem um projeto muito bonito e faz gestão e articulação entre a cultura e a inclusão. Eu conheço muito bem o projeto de Margareth e tenho certeza que a presença dela no ministério fortalece o papel da cultura brasileira”, frisa
Em sua fala, a ministra destacou o papel social do Ministério da Cultura para o país e para os artistas e “fazedores de cultura”. Ela afirmou que “o Minc é uma conquista da cultura brasileira e dos trabalhadores e trabalhadoras dessa área, que, desde a sua fundação, vêm buscando ter o seu lugar, seu ministério, pelo que ele representa em termos de reconhecimento da sua identidade”.
Durante a tarde, o governador Jerônimo Rodrigues esteve presente nas solenidades de posse dos ministros de Relações Institucionais da Presidência da República, Alexandre Padilha; de Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos; do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias; Além das cerimônias nas quais foram empossados os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Fazenda, Fernando Hadadd, ocorridas pela manhã.
Cerimônia de Posse
Jerônimo dá posse aos novos secretários nesta terça (3)

Nesta terça-feira (dia 3), às 9h, os secretários e secretárias da próxima gestão estadual serão empossados pelo governador Jerônimo Rodrigues. A cerimônia vai acontecer na tenda instalada na área verde da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), mesmo local onde aconteceu, no domingo (1º), a transmissão de cargo de Rui Costa para Jerônimo.
Pontualmente, às 7h30, antes da posse dos secretários, o governador Jerônimo Rodrigues, o vice-governador Geraldo Júnior e os secretários e secretárias de Estado participam de um café da manhã com a imprensa e concedem entrevista coletiva. O encontro com os jornalistas será em um espaço climatizado ao lado da tenda onde ocorrerá a posse, na área verde da Alba.
Secretariado do governador Jerônimo Rodrigues
- Secretaria da Administração: Edelvino Góes
- Secretaria do Planejamento: Cláudio Peixoto
- Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação: André Joazeiro
- Secretaria de Segurança Pública: Marcelo Werner
- Chefia de Gabinete do Governador: Adolpho Loyola
- Casa Civil: Afonso Florence
- Secretaria de Relações Institucionais: Luiz Caetano
- Secretaria de Comunicação Social: André Curvello
- Secretaria de Saúde: Roberta Santana
- Secretaria de Educação: Adélia Pinheiro
- Secretaria de Justiça e Direitos Humanos: Felipe Freitas
- Secretaria da Assistência e Desenvolvimento Social: Fabya Reis
- Secretaria de Infraestrutura: Sérgio Brito
- Secretaria da Fazenda: Manoel Vitório
- Secretaria da Agricultura: Wallison Oliveira (Tum)
- Secretaria do Turismo: Maurício Bacelar
- Secretaria de Promoção da Igualdade Racial: Ângela Guimarães
- Secretaria do Meio Ambiente: Eduardo Sodré Martins
- Secretaria de Desenvolvimento Rural: Osni Cardoso
- Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento: Larissa Gomes Moraes
- Secretaria de Administração Penitenciária: José Antônio Maia Gonçalves
- Procuradoria Geral do Estado: Bárbara Camardelli Loi
- Secretaria de Desenvolvimento Urbano: Jusmari Oliveira
- Secretaria de Cultura: Bruno Monteiro
- Secretaria de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte: Davidson Magalhães
- Secretaria de Desenvolvimento Econômico: Ângelo Almeida
- Secretaria de Políticas para as Mulheres: Elisângela Santos Araújo
-
Agriculturahá 3 dias
Agricultura Familiar ganha espaço na Páscoa com produtos artesanais e sustentáveis
-
Culturahá 2 dias
Procissão do Fogaréu atrai multidão de fiéis em Serrinha
-
Segurançahá 3 dias
Baralho do Crime é atualizado com novos foragidos da Justiça
-
Turismohá 3 dias
Cerca de 200 mil pessoas devem deixar Salvador no feriado