SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS

Política

Robinson Almeida rebate Bruno Reis e destaca investimentos do Governo do Estado na saúde de Salvador

Segundo o parlamentar, a fala do prefeito a construção e entrega de diversas unidades de saúde ao município

Publicado

em

O deputado estadual Robinson Almeida (PT) rebateu as declarações do prefeito de Salvador, Bruno Reis (União Brasil),
Foto: Joá Souza/GOVBA

O deputado estadual Robinson Almeida (PT) rebateu as declarações do prefeito de Salvador, Bruno Reis (União Brasil), que afirmou que o Governo do Estado não realiza repasses voluntários para a saúde da capital. Segundo o parlamentar, a fala do prefeito omite os investimentos diretos da gestão estadual, que garantiram a construção e entrega de diversas unidades de saúde ao município, além da ampliação de leitos hospitalares e da oferta de serviços essenciais para a população soteropolitana.

“Ao invés de criar uma narrativa distorcida, Bruno Reis deveria reconhecer o trabalho do Governo do Estado no fortalecimento da rede de saúde de Salvador. Apenas em equipamentos construídos, equipados e entregues à Prefeitura, o governo estadual investiu mais de R$ 20,8 milhões. O prefeito recebeu essas unidades prontas, mas agora parece querer apagar da história essa contribuição fundamental para o atendimento da população”, afirmou Robinson.

Entre os equipamentos entregues pela gestão estadual estão o CAPS III de Armação e as Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Cajazeiras, IAPI, Imbuí e Itapuã, além das UBS III com Academias de Saúde de Pirajá e San Martin. Esses equipamentos foram construídos e equipados pelo Estado e posteriormente transferidos ao município, reforçando a atenção primária, que é de responsabilidade da Prefeitura.

Além dessas entregas, o deputado destacou que o Governo da Bahia tem feito investimentos expressivos na ampliação da rede hospitalar da capital. Somente nos últimos dois anos, foram abertos 781 novos leitos, distribuídos entre os hospitais Ortopédico, da Mulher, do Subúrbio, 2 de Julho, Estadual Mont Serrat, Manoel Victorino e Ana Nery.

A expansão dos serviços também inclui a criação do primeiro Centro de Referência para Doença Falciforme do Brasil, a implantação de uma nova UTI Neonatal e um Centro de Parto Normal na Maternidade Albert Sabin, além da construção de policlínicas nos bairros de Escada e Narandiba. Obras estratégicas, como a modernização do Hospital Especializado Octávio Mangabeira e a Unidade de Emergência do Curuzu, seguem em andamento.

ANÚNCIO

Robinson Almeida também criticou a incapacidade da gestão municipal em garantir o atendimento básico à população. Ele citou como exemplo a baixa cobertura da atenção primária em Salvador, que atinge apenas 51,8% da população, deixando metade dos moradores sem assistência médica regular. Além disso, 60% dos soteropolitanos não têm acesso regular a um dentista, reflexo da baixa cobertura do serviço de saúde bucal no município.

Outro ponto destacado pelo parlamentar é a falta de transparência no Sistema Vida, plataforma da Prefeitura responsável pelo agendamento de exames e consultas. Segundo ele, há relatos frequentes de pacientes que esperam meses para conseguir procedimentos básicos, enquanto a gestão municipal não apresenta dados claros sobre a demanda e o tempo de espera.

“O prefeito Bruno Reis se esquece de que a Prefeitura de Salvador é responsável por gerir 44% dos recursos da alta complexidade da cidade, o que representa R$ 724 milhões anuais, mas só quer empurrar as responsabilidades para o Estado”, criticou Robinson. Ele questionou a aplicação desses valores pela administração municipal e lembrou que 80% das transferências de pacientes da Prefeitura de Salvador são encaminhadas para hospitais estaduais, o que sobrecarrega a rede estadual diante da insuficiência dos serviços municipais.

O deputado concluiu afirmando que, ao invés de atacar o Governo do Estado, o prefeito deveria prestar contas sobre sua própria gestão na saúde. “Bruno Reis tem a oportunidade de explicar à população por que, em 475 anos de Salvador, nunca foi construída uma maternidade municipal. Ele precisa responder por que 70% das gestantes da capital não conseguem realizar as sete consultas de pré-natal recomendadas pelo Ministério da Saúde. Antes de criticar o Governo do Estado, que segue investindo e ampliando os serviços, o prefeito deveria olhar para a realidade da sua gestão e se preocupar em entregar aquilo que prometeu à população”, finalizou Robinson Almeida.

ANÚNCIO

Política

Líder do governo critica ACM Neto por torcer contra avanço da ponte Salvador-Itaparica

Rosemberg Pinto acusa postura eleitoral e destaca progresso do projeto com chegada de equipamentos

Publicado

em

O líder do governo na Assembleia Legislativa da Bahia, deputado estadual Rosemberg Pinto (PT), reagiu à manifestação
Foto: Joá Souza/GOVBA

O líder do governo na Assembleia Legislativa da Bahia, deputado estadual Rosemberg Pinto (PT), reagiu à manifestação de ACM Neto nas redes sociais contra a divulgação dos avanços da Ponte Salvador-Itaparica. O parlamentar classificou a postura do ex-prefeito de Salvador como uma tentativa de transformar uma conquista para o estado em disputa eleitoral.

Para Rosemberg, o incômodo da oposição revela uma contradição: durante anos, a ponte foi tratada como promessa; agora, com o projeto em fase concreta, com cronograma definido, mobilização e chegada de equipamentos, surgem críticas que tentam minimizar a importância da iniciativa.

“Parece que, para alguns, o problema não é a ponte atrasar. O problema é a ponte acontecer”, ironizou o deputado.

O parlamentar lembrou que o projeto é uma Parceria Público-Privada (PPP), e não uma obra tradicional financiada exclusivamente pelo Estado. O Sistema Rodoviário Ponte Salvador-Itaparica prevê a construção de uma estrutura de 12,4 quilômetros sobre a Baía de Todos-os-Santos, além de acessos viários, nova ligação na Ilha de Itaparica e intervenções complementares. A expectativa é ampliar a integração logística, estimular investimentos, impulsionar o turismo, fortalecer o setor de serviços e gerar empregos em diversas regiões da Bahia.

Rosemberg também rebateu o que chamou de “narrativa equivocada” de que não haveria avanços no projeto. “De onde o ex-prefeito de Salvador tirou que o governo já gastou um bilhão? Fica chutando, sem vergonha de mentir, porque irresponsavelmente nem parou para estudar o projeto”, afirmou.

ANÚNCIO

Segundo o líder do governo, a chegada de equipamentos vindos da China para as etapas iniciais da obra desmonta o discurso de quem insiste em negar os fatos. A carga, com mais de 800 toneladas de materiais, chegou ao estado para a implantação de estruturas provisórias necessárias ao início das atividades em campo.

“O debate político é legítimo, mas negar uma realidade visível para tentar obter vantagem eleitoral é outra coisa. A Bahia espera por desenvolvimento, não por torcida contra”, declarou.

Na avaliação do parlamentar, ACM Neto escolhe atacar uma obra estratégica por ela representar uma perspectiva de futuro para o estado e fortalecer a imagem de um governo que apresenta resultados. “Quem não tem proposta para o amanhã tenta desqualificar quem está construindo”, disse.

Para Rosemberg, a Bahia não pode ficar refém de disputas políticas diante de um projeto com potencial de transformar a dinâmica econômica e social do estado. “A ponte não é de um governo ou de um partido. É da Bahia e dos baianos”, concluiu.

ANÚNCIO
Continue Lendo

Política

Bahia entrega agroindústria e centro ambiental em Barreiras

Iniciativas fortalecem agricultura familiar, pesca artesanal e preservação ambiental no Oeste do estado

Publicado

em

Barreiras, a reforma da Unidade Agroindustrial de Beneficiamento de Pescados da Cooperativa Mista dos Agricultores Familiares
Foto: Amanda Ercília/GOVBA

Com investimentos voltados ao fortalecimento da agricultura familiar, da pesca artesanal e da preservação ambiental, o Governo do Estado entregou, nesta sexta-feira (26), em Barreiras, a reforma da Unidade Agroindustrial de Beneficiamento de Pescados da Cooperativa Mista dos Agricultores Familiares (Coomaf) e inaugurou o Centro de Triagem de Animais Silvestres do Oeste (Cetas/Oeste). Juntas, as iniciativas somam mais de R$ 12,4 milhões em investimentos, ampliam oportunidades de geração de renda e reforçam a proteção da biodiversidade na região Oeste.

Durante a agenda, o governador Jerônimo Rodrigues destacou o caráter integrado das ações. “São medidas que unem preservação ambiental e desenvolvimento sustentável. Ao mesmo tempo em que fortalecemos a proteção da nossa fauna, criamos oportunidades para quem vive da produção local, gerando renda e impulsionando a economia regional”, afirmou.

A reforma da Unidade Agroindustrial de Beneficiamento de Pescados recebeu investimento total de R$ 5,1 milhões, sendo R$ 4,2 milhões provenientes do Governo do Estado. A intervenção incluiu a modernização da estrutura física e a aquisição de máquinas e equipamentos para produção e comercialização de peixes, especialmente tilápias, fortalecendo a cadeia produtiva sob gestão da agricultura familiar.

Atualmente em fase de testes de beneficiamento, a agroindústria passa a agregar valor à produção local, ampliar a capacidade de processamento e abrir novos mercados para pescadores e agricultores familiares da região.

Para a diretora-presidente da Coomaf, Carmélia Silva, a modernização da unidade representa um avanço significativo para o setor. “Uma estrutura mais moderna significa mais qualidade no beneficiamento, maior valor agregado à produção e melhores oportunidades de comercialização. Esse investimento fortalece o trabalho das cooperativas e amplia as possibilidades de geração de renda para as famílias que vivem da pesca e da agricultura familiar”, destacou.

ANÚNCIO

Na área ambiental, foi inaugurado o Centro de Triagem de Animais Silvestres do Oeste (Cetas/Oeste), equipamento que recebeu investimento de R$ 7,3 milhões e amplia a capacidade do Estado para acolher, tratar e reabilitar animais silvestres resgatados em acidentes, situações de tráfico ou outras ocorrências. O principal objetivo é possibilitar a recuperação dos animais e o retorno ao habitat natural, sempre que houver condições para a reintegração à vida silvestre.

A iniciativa fortalece as ações de conservação da biodiversidade e amplia a rede de proteção da fauna no Oeste baiano. A estrutura foi projetada para garantir segurança, bem-estar animal e condições adequadas de manejo, com espaços específicos para diferentes espécies, incluindo cervídeos, felinos e répteis. As instalações contam com áreas sombreadas e ventiladas, além de sistemas de segurança que permitem o atendimento especializado sem contato direto entre cuidadores e animais.

Continue Lendo

Política

Jerônimo discute obras estratégicas com setor produtivo no Oeste da Bahia 

Encontro em Barreiras reuniu lideranças empresariais e instituições locais, que apresentaram demandas de infraestrutura e desenvolvimento regional 

Publicado

em

O governador Jerônimo Rodrigues reuniu-se, na quinta-feira (25), em Barreiras, com representantes do setor produtivo
Foto: Amanda Ercília/GOVBA

O governador Jerônimo Rodrigues reuniu-se, na quinta-feira (25), em Barreiras, com representantes do setor produtivo, entidades empresariais e lideranças da região Oeste para discutir projetos considerados estratégicos para o desenvolvimento regional. O encontro contou com a participação de integrantes da Comissão Voluntária pela Segurança e Paz de Barreiras, que apresentou ao Governo do Estado um conjunto de demandas voltadas à infraestrutura e ao fortalecimento da economia local. 

Entre as pautas debatidas estiveram a duplicação da BR-242, no trecho entre Barreiras e Luís Eduardo Magalhães; a construção do trecho sudoeste do Anel Viário de Barreiras; a conclusão da BR-135, no trecho entre Barreiras e Correntina; a duplicação da ponte sobre o Rio Grande, na BR-135; e a implantação de uma Arena Multiuso no município. 

Também foram apresentadas avaliações sobre os impactos dessas intervenções na mobilidade, na atração de investimentos e na geração de oportunidades na região. Ao final do encontro, um documento com as prioridades definidas pela comissão foi entregue ao governador. 

“Momentos como este são fundamentais para fortalecer o diálogo entre o poder público e os diferentes segmentos da sociedade. Ouvir as demandas, construir soluções em conjunto e manter esse canal de interlocução permanente são ações essenciais para promover o desenvolvimento de todas as regiões da Bahia”, afirmou Jerônimo Rodrigues. 

Para o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Barreiras, Ricardo Scartazzini, a reunião representou um importante espaço de diálogo entre os diversos setores envolvidos. “A oportunidade de reunir representantes da sociedade civil, do setor produtivo e do poder público fortalece a construção de uma agenda conjunta e contribui para o avanço de iniciativas importantes para a região”, destacou. 

ANÚNCIO

A agenda também contou com a participação de integrantes da Associação das Indústrias do Distrito Industrial de Barreiras (ADIB), da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) subseção Barreiras e da Prefeitura de Barreiras. 

Continue Lendo

Mais Lidas