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Meio Ambiente

Recuperação dos Recifes de Corais ganha destaque internacional

A atividade teve como objetivo registrar as ações do ‘Projeto Mares’, que busca recuperar recifes de corais na região

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ações do 'Projeto Mares', que busca recuperar recifes de corais na região. A expedição foi acompanhada por uma equipe da assessoria de
Fotos: Ludmille Nazaré/Ascom Sema

Em uma ação voltada para a conservação dos recifes de coral, a Secretaria do Meio Ambiente (Sema) e o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) participaram, neste sábado (26), de uma expedição na Ilha Itaparica, em Mar Grande, no município de Vera Cruz, em parceria com o Consulado Francês e a ONG PRÓ-MAR. A atividade teve como objetivo registrar as ações do ‘Projeto Mares’, que busca recuperar recifes de corais na região. A expedição foi acompanhada por uma equipe da assessoria de comunicação da Embaixada da França, vinda de Recife, que registrou imagens e depoimentos para apresentar os resultados do projeto na primeira Conferência da ONU sobre Oceanos, que acontecerá em Nice, na França, em junho deste ano. 

O Projeto Mares se destaca por utilizar corais invasores da espécie coral-sol como base para a regeneração de corais nativos da costa baiana, promovendo a restauração ecológica de maneira criativa e sustentável. 

Presente na ação, o diretor de Políticas e Planejamento Ambiental da Sema, Tiago Porto, destacou que, desde 2024, a Secretaria e o Inema vêm fortalecendo a parceria com a ONG PRÓ-MAR. 

“A ONG desenvolveu uma experiência inovadora de restauração de corais, removendo o coral-sol, uma espécie invasora, e utilizando seu cimento para criar blocos onde plantam corais nativos. Essa ação tem gerado uma “fazenda de corais”, promovendo a formação de um novo ecossistema. A Sema e o Inema acompanham essa iniciativa para avaliar seus resultados e, futuramente, expandi-la para outras regiões. Além disso, buscamos capacitar nossos servidores para fortalecer o gerenciamento costeiro na Bahia, reconhecendo sua importância estratégica”, reiterou Porto. 

O assessor técnico da Diretoria de Sustentabilidade e Conservação (DISUC) do Inema, Túlio Rego, comentou sobre a importância desse projeto para o estado e reforçou a relevância de apoiar iniciativas voltadas à conservação dos oceanos. 

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“É uma honra participar desta campanha promovida pelo Consulado Francês, que valoriza a cooperação entre França e Brasil em prol da preservação marinha. A nossa Coordenação de Gestão de Unidades de Conservação tem acompanhado de perto esse projeto, inclusive autorizando pesquisas em unidades de conservação administradas pelo Inema, como a que trata da restauração do coral-de-fogo e do combate ao coral-sol. Além disso, esse projeto oferece a oportunidade de envolver as comunidades do entorno, promovendo a capacitação local e podendo ser integrado a outros programas de governo, como o Pagamento por Serviços Ambientais, fortalecendo ainda mais a proteção dos nossos ecossistemas marinhos”, afirmou Túlio. 

Importância do Projeto Mares 

Zé Pescador, um dos fundadores e coordenador de projetos da PRÓ-MAR, salientou o quanto o projeto é fundamental para a recuperação dos recifes de corais. 

“O que estamos fazendo aqui é restaurar o ecossistema, criando um ambiente mais saudável para atrair seus moradores naturais — peixes, crustáceos, moluscos. Esse trabalho gera impactos positivos não apenas na região, mas para o planeta como um todo, ajudamos a capturar carbono da atmosfera, promovemos a biodiversidade, beneficiamos a pesca, impulsionamos o turismo regenerativo, e fortalecemos a conexão das pessoas com a natureza”. 

Zé também destacou que o projeto se integra com outras iniciativas, levando educação e conscientização para as comunidades locais sobre a importância dos recifes focando no desenvolvimento social, ambiental e econômico — o verdadeiro tripé da sustentabilidade. “É uma grande felicidade ver que, com soluções simples e inovadoras, conseguimos recuperar, de forma prática e eficaz, ambientes que vêm sendo degradados há séculos”, acrescentou. 

Iniciativa baiana sendo referência mundial em preservação ambiental 

“Os pescadores daqui são verdadeiros pioneiros na proteção dos recifes de corais da Baía de Todos-os-Santos (BTS)”, ressaltou o Consul Honoraire de France à Salvador, Bernard Greck. Ele também destacou que em outubro de 2024 o embaixador Olivier Poivre d’Arvor, representante da França na ONU, esteve aqui para conhecer o Projeto Mares. 

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“No início de junho, haverá um evento da ONU em Nice, no sul da França, e o embaixador Olivier Poivre d’Arvor convidou o Projeto do Zé Pescador e representantes da Bahia para apresentar essa importante iniciativa de preservação do meio ambiente marinho da BTS. Hoje estamos aqui com a equipe do Consulado da França de Recife, realizando filmagens das atividades deste Projeto, para divulgar essa ação, fortalecer essa parceria franco-brasileira e reforçar o compromisso com a preservação dos oceanos, um desafio global frente ao aquecimento climático”. 

No Brasil, algumas iniciativas são pioneiras no cultivo de corais, como o Projeto Mares, na Ilha de Itaparica, que iniciou seu cultivo e pretende restaurar uma aérea de 1,5km2 do Recifes das Pinaúnas. 

Meio Ambiente

Sema articula pesquisa para controle da medusa invasora na Ilha de Itaparica 

A espécie, considerada exótica invasora, tem se proliferado na região e causado preocupação ambiental

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A Secretaria do Meio Ambiente (Sema), em parceria com pesquisadores, articula nesta quinta-feira (24) uma ação com foco no
Foto: Ascom/Sema

A Secretaria do Meio Ambiente (Sema), em parceria com pesquisadores, articula nesta quinta-feira (24) uma ação com foco no monitoramento e controle da medusa invertida (Cassiopea andromeda) em uma área estuarina da Ilha de Itaparica 

A espécie, considerada exótica invasora, tem se proliferado na região e causado preocupação ambiental. Estudos apontam que sua reprodução ocorre por meio de pólipos microscópicos, o que dificulta o controle natural da população. 

A área afetada é limitada e quase totalmente cercada por terra, o que favorece a adoção de medidas de contenção. A estratégia inclui o desenvolvimento de uma pesquisa científica para acompanhar a dinâmica populacional da medusa, com ações de quantificação, medição e remoção progressiva ao longo de 90 dias. 

Com a pesquisa, o intuito da Sema é reduzir a proliferação da espécie e buscar sua erradicação local, por meio de uma solução conjunta entre ciência e gestão ambiental. 

Serviço 
  • O quê: Sema inicia pesquisa para controle da medusa invasora na Ilha de Itaparica 
  • Quando: 24 de julho de 2025 
  • Onde: Ilha de Itaparica 
  • Contato: André Reis (71) 99618-2470 
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Meio Ambiente

“Cabelinhos” no pneu é sinal de qualidade? 

Dunlop desvenda os motivos que levam à remoção dos “cabelinhos”. Essa prática protege tanto o desempenho quanto o meio ambiente

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Eles despertam curiosidade e até geram uma falsa sensação de segurança entre consumidores. Os famosos "cabelinhos" presentes
Foto: Pixabay

Eles despertam curiosidade e até geram uma falsa sensação de segurança entre consumidores. Os famosos “cabelinhos” presentes nos pneus novos são frequentemente associados à ideia de pneu novo, como um “sinal de garantia” de que o pneu nunca tocou o chão. Porém, essa percepção está equivocada. Na verdade, esses “cabelinhos” são apenas resíduos naturais do processo produtivo e podem gerar impactos negativos quando não removidos adequadamente. 

A ciência por trás dos “cabelinhos” 

Durante a vulcanização – etapa crucial em que o pneu “verde” ganha forma definitiva sob alta temperatura (cerca de 150°C) e pressão -, o ar preso entre o material e o molde metálico precisa escapar. Para isso, o molde possui pequenos furos de ventilação, tecnicamente chamados de “spews” ou respiros. 

Quando o pneu “verde” é pressionado contra o molde quente, uma pequena quantidade da borracha entra nesses microfuros, formando os famosos cabelinhos ao redor da peça. É um processo natural e necessário para a produção convencional de pneus. 

Os três problemas dos cabelinhos não removidos 

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A Dunlop adota a remoção sistemática desses filamentos desde 2013, baseada em evidências técnicas e ambientais que demonstram os benefícios da prática: 

1) Controle de qualidade superior: A Dunlop submete 100% de sua produção a testes rigorosos de força radial, força lateral, conicidade e balanceamento dinâmico e estático. Os cabelinhos, com tamanhos e posições irregulares, podem interferir nos sensores de precisão, comprometendo a confiabilidade dos dados. 

2) Redução de ruído: Ao entrarem em contato com o asfalto, especialmente em superfícies lisas, os filamentos geram ruídos e pequenas vibrações que podem incomodar os ocupantes do veículo. 

3) Impacto ambiental silencioso: Quando não removidos, os cabelinhos se desprendem gradualmente durante o uso normal dos pneus. Essas micropartículas de borracha são arrastadas pela chuva para sistemas de esgoto e, eventualmente, chegam a rios e lagos. 

“Para um único pneu, a quantidade liberada pode parecer insignificante”, explica Alex Rodrigues, Gerente de Processos da Dunlop. “Mas quando consideramos os milhões de pneus em circulação no Brasil, essas micropartículas representam uma fonte significativa de micropoluição que pode afetar a vida aquática.” 

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Ameaça aos ecossistemas aquáticos 

As micropartículas de borracha podem ser confundidas com alimento por peixes e outros organismos aquáticos, causando problemas digestivos e comprometendo a cadeia alimentar. Esse tipo de micropoluição tem ganhado atenção crescente da comunidade científica mundial como um dos fatores que contribuem para a degradação de ecossistemas aquáticos. 

Economia circular em ação 

A responsabilidade da Dunlop não se limita à remoção dos cabelinhos. Todos os filamentos retirados durante o processo produtivo recebem destinação adequada através do coprocessamento, sendo transformados em matéria-prima para outras aplicações industriais: 

  • Pisos industriais e residenciais: Conferindo maior durabilidade e propriedades antiderrapantes. 
  • Gramados sintéticos: Proporcionando melhor absorção de impacto. 
  • Aditivos para asfalto: Melhorando a resistência e durabilidade do pavimento. 
  • Artefatos de borracha: Diversos produtos que aproveitam as propriedades do material. 

“Transformamos o que poderia ser um resíduo ambiental em recursos valiosos para outras indústrias”, destaca Alex. “É um exemplo prático de como a economia circular pode ser aplicada no setor automotivo.” 

Qualidade que vai além da borracha 

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A remoção dos cabelinhos exemplifica a filosofia de qualidade total da Dunlop, que considera cada detalhe do processo produtivo. Enquanto muitos consumidores nem notam essa diferença, a prática resulta em pneus mais silenciosos desde o primeiro uso e com impacto ambiental reduzido. 

“Cada detalhe na fabricação dos nossos pneus é pensado para entregar não apenas segurança e conforto, mas também responsabilidade ambiental”, conclui Alex Rodrigues. “Acreditamos que produzir um bom pneu vai muito além da borracha: envolve inovação, sustentabilidade e compromisso com o futuro.” 

O verdadeiro sinal de qualidade 

Portanto, ao contrário do que muitos acreditam, a presença de cabelinhos não é indicador de qualidade. O verdadeiro sinal de um pneu bem fabricado está na atenção aos detalhes que garantem desempenho superior, conforto acústico e responsabilidade ambiental – características que, muitas vezes, são invisíveis ao consumidor final, mas fazem toda a diferença na experiência de uso e no impacto ao meio ambiente.

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Meio Ambiente

Zoo recebe 67 mil visitantes no primeiro mês após reabertura

Só no primeiro domingo, o Parque registrou a impressionante marca de 12.260 pessoas

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reabertura ao público, ocorrida no dia 3 de junho. Só no primeiro domingo, o Zoo registrou a impressionante marca de 12.260 pessoas,
Foto: Ascom Inema

O Parque Zoobotânico da Bahia, referência na conservação da fauna silvestre e na educação ambiental, recebeu mais de 67 mil visitantes no primeiro mês após a reabertura ao público, ocorrida no dia 3 de junho. Só no primeiro domingo, o Zoo registrou a impressionante marca de 12.260 pessoas, superando o movimento durante a Semana das Crianças de 2023. 

A bióloga e gestora técnica do Zoo, Ana Celly Lima, comemorou o sucesso da reabertura. “Os números são surpreendentes. Nós tínhamos uma expectativa de receber um número grande de visitantes, pois havia muita curiosidade em conhecer as novas áreas do parque e revisitar espaços revitalizados, como o aviário, que é muito querido pelo público. Mas nossa expectativa foi superada.” 

Entre as novidades que têm encantado os visitantes, está o novo espaço de convivência com uma vista privilegiada. O aviário, um dos equipamentos mais esperados, abriga mais de 200 aves de diferentes espécies, em um recinto de imersão. Nele, os visitantes podem observar o comportamento natural das aves, como voos, banhos, limpeza de penas e outras interações. 

Outro destaque é o felinário, totalmente revitalizado. A nova estrutura com pergolado e iluminação reduzida foi pensada para proporcionar mais conforto e melhor visibilidade dos animais dentro da gruta. 

Entre os novos espaços, o Parque conta com o Sítio Paleontológico, que exibe uma réplica em tamanho real de um Tiranossauro Rex, com quase 10 metros de altura. Segundo Ana Celly, as crianças adoram o local, que também abriga a ossada de uma baleia-jubarte e uma montagem com os esqueletos de uma orca e de um golfinho. O Parque é um dos poucos zoológicos do Brasil a contar com esse tipo de exibição. 

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Durante o primeiro mês de reabertura, a equipe de educação ambiental também teve uma atuação intensa. De acordo com Samantha Grimaldi, bióloga do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) e responsável pelo setor, diversas instituições foram atendidas. “Atendemos escolas estaduais, municipais, particulares, instituições de ensino superior e grupos familiares. Explicamos sobre o papel do parque, os cuidados com o bem-estar dos animais, a conservação das espécies e a rotina do nosso trabalho. O público tem abraçado com entusiasmo essas atividades”. 

O Zoo que está localizado no Alto de Ondina s/nº, no bairro de Ondina, funciona de terça a domingo, das 9h às 17h, e pode ser acessado tanto pela portaria inferior quanto pela superior, facilitando o acesso de quem vem de ônibus ou por aplicativo. 

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