SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS

Meio Ambiente

Recuperação dos Recifes de Corais ganha destaque internacional

A atividade teve como objetivo registrar as ações do ‘Projeto Mares’, que busca recuperar recifes de corais na região

Publicado

em

ações do 'Projeto Mares', que busca recuperar recifes de corais na região. A expedição foi acompanhada por uma equipe da assessoria de
Fotos: Ludmille Nazaré/Ascom Sema

Em uma ação voltada para a conservação dos recifes de coral, a Secretaria do Meio Ambiente (Sema) e o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) participaram, neste sábado (26), de uma expedição na Ilha Itaparica, em Mar Grande, no município de Vera Cruz, em parceria com o Consulado Francês e a ONG PRÓ-MAR. A atividade teve como objetivo registrar as ações do ‘Projeto Mares’, que busca recuperar recifes de corais na região. A expedição foi acompanhada por uma equipe da assessoria de comunicação da Embaixada da França, vinda de Recife, que registrou imagens e depoimentos para apresentar os resultados do projeto na primeira Conferência da ONU sobre Oceanos, que acontecerá em Nice, na França, em junho deste ano. 

O Projeto Mares se destaca por utilizar corais invasores da espécie coral-sol como base para a regeneração de corais nativos da costa baiana, promovendo a restauração ecológica de maneira criativa e sustentável. 

Presente na ação, o diretor de Políticas e Planejamento Ambiental da Sema, Tiago Porto, destacou que, desde 2024, a Secretaria e o Inema vêm fortalecendo a parceria com a ONG PRÓ-MAR. 

“A ONG desenvolveu uma experiência inovadora de restauração de corais, removendo o coral-sol, uma espécie invasora, e utilizando seu cimento para criar blocos onde plantam corais nativos. Essa ação tem gerado uma “fazenda de corais”, promovendo a formação de um novo ecossistema. A Sema e o Inema acompanham essa iniciativa para avaliar seus resultados e, futuramente, expandi-la para outras regiões. Além disso, buscamos capacitar nossos servidores para fortalecer o gerenciamento costeiro na Bahia, reconhecendo sua importância estratégica”, reiterou Porto. 

O assessor técnico da Diretoria de Sustentabilidade e Conservação (DISUC) do Inema, Túlio Rego, comentou sobre a importância desse projeto para o estado e reforçou a relevância de apoiar iniciativas voltadas à conservação dos oceanos. 

ANÚNCIO

“É uma honra participar desta campanha promovida pelo Consulado Francês, que valoriza a cooperação entre França e Brasil em prol da preservação marinha. A nossa Coordenação de Gestão de Unidades de Conservação tem acompanhado de perto esse projeto, inclusive autorizando pesquisas em unidades de conservação administradas pelo Inema, como a que trata da restauração do coral-de-fogo e do combate ao coral-sol. Além disso, esse projeto oferece a oportunidade de envolver as comunidades do entorno, promovendo a capacitação local e podendo ser integrado a outros programas de governo, como o Pagamento por Serviços Ambientais, fortalecendo ainda mais a proteção dos nossos ecossistemas marinhos”, afirmou Túlio. 

Importância do Projeto Mares 

Zé Pescador, um dos fundadores e coordenador de projetos da PRÓ-MAR, salientou o quanto o projeto é fundamental para a recuperação dos recifes de corais. 

“O que estamos fazendo aqui é restaurar o ecossistema, criando um ambiente mais saudável para atrair seus moradores naturais — peixes, crustáceos, moluscos. Esse trabalho gera impactos positivos não apenas na região, mas para o planeta como um todo, ajudamos a capturar carbono da atmosfera, promovemos a biodiversidade, beneficiamos a pesca, impulsionamos o turismo regenerativo, e fortalecemos a conexão das pessoas com a natureza”. 

Zé também destacou que o projeto se integra com outras iniciativas, levando educação e conscientização para as comunidades locais sobre a importância dos recifes focando no desenvolvimento social, ambiental e econômico — o verdadeiro tripé da sustentabilidade. “É uma grande felicidade ver que, com soluções simples e inovadoras, conseguimos recuperar, de forma prática e eficaz, ambientes que vêm sendo degradados há séculos”, acrescentou. 

Iniciativa baiana sendo referência mundial em preservação ambiental 

“Os pescadores daqui são verdadeiros pioneiros na proteção dos recifes de corais da Baía de Todos-os-Santos (BTS)”, ressaltou o Consul Honoraire de France à Salvador, Bernard Greck. Ele também destacou que em outubro de 2024 o embaixador Olivier Poivre d’Arvor, representante da França na ONU, esteve aqui para conhecer o Projeto Mares. 

ANÚNCIO

“No início de junho, haverá um evento da ONU em Nice, no sul da França, e o embaixador Olivier Poivre d’Arvor convidou o Projeto do Zé Pescador e representantes da Bahia para apresentar essa importante iniciativa de preservação do meio ambiente marinho da BTS. Hoje estamos aqui com a equipe do Consulado da França de Recife, realizando filmagens das atividades deste Projeto, para divulgar essa ação, fortalecer essa parceria franco-brasileira e reforçar o compromisso com a preservação dos oceanos, um desafio global frente ao aquecimento climático”. 

No Brasil, algumas iniciativas são pioneiras no cultivo de corais, como o Projeto Mares, na Ilha de Itaparica, que iniciou seu cultivo e pretende restaurar uma aérea de 1,5km2 do Recifes das Pinaúnas. 

Meio Ambiente

Inema mantém estado de atenção para 25 municípios do sul da Bahia devido à continuidade das chuvas

Aviso segue válido até terça-feira (4) e inclui cidades do Litoral Sul, Baixo Sul e Extremo Sul; órgão alerta para risco de alagamentos e pequenos transtornos

Publicado

em

O Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) manteve, na tarde desta segunda-feira (3), o estado de atenção para 2å5 municípios
Foto: Matheus Lemos/ASCOM

O Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) manteve, na tarde desta segunda-feira (3), o estado de atenção para 25 municípios do Litoral Sul, Baixo Sul e Extremo Sul da Bahia. O aviso, emitido pela Sala de Situação do órgão e válido até terça-feira (4), foi mantido em razão da continuidade das condições meteorológicas adversas associadas à atuação de uma frente fria sobre a costa sul do estado. 

Segundo o boletim meteorológico, a previsão indica a persistência das chuvas sobre o litoral baiano, acompanhadas por ventos fortes e mar agitado. Diante desse cenário, o instituto decidiu manter o nível de atenção para as áreas monitoradas. 

Além da permanência das instabilidades atmosféricas, o Inema destaca que o solo já se encontra saturado em diversas localidades devido aos volumes de chuva registrados durante o último fim de semana. A combinação desses fatores aumenta o risco de alagamentos em áreas urbanas e de pequenos transtornos à população. 

Nas últimas 24 horas, entre as 9h de domingo (2) e as 9h desta segunda-feira (3), os maiores acumulados de chuva registrados pela rede de monitoramento do instituto foram: 

  • Porto Seguro: 43,8 mm 
  • Santa Cruz Cabrália: 29,1 mm 
  • Pau Brasil: 24,4 mm 
  • Mascote: 22,2 mm 
  • Uruçuca: 20,4 mm 
O que significa o estado de atenção? 

O estado de Atenção é adotado para regiões que registraram chuvas frequentes nas últimas 24 horas e onde há previsão de continuidade das precipitações, com potencial para provocar alagamentos pontuais e transtornos de pequena intensidade durante o período de validade do boletim. 

Atualmente, o aviso abrange os seguintes municípios: 

ANÚNCIO

Alcobaça, Belmonte, Buerarema, Cairu, Camamu, Canavieiras, Ilhéus, Igrapiúna, Itabela, Itabuna, Itacaré, Itamaraju, Ituberá, Jaguaripe, Maraú, Nilo Peçanha, Porto Seguro, Prado, Santa Cruz Cabrália, Santa Luzia, Taperoá, Una, Uruçuca, Valença e Vereda. 

O Inema explica que o nível de Alerta é utilizado quando há acumulados significativos de chuva nas últimas 48 horas, elevação dos níveis dos rios e possibilidade de intensificação do cenário, incluindo chuvas intensas e rajadas de vento. 

Já o nível de Alerta Máximo é destinado a regiões com elevados acumulados de chuva nas últimas 72 horas, ocorrência de transtornos associados às precipitações, aumento dos níveis dos rios e previsão de continuidade ou agravamento das condições meteorológicas. 

Previsão para terça-feira 

Para esta terça-feira (4), a atuação de um cavado em baixos níveis da atmosfera manterá o tempo instável sobre o litoral baiano. 

A previsão aponta aumento da nebulosidade e ocorrência de chuvas intercaladas por períodos de abertura de sol no Litoral Sul, Baixo Sul, Recôncavo, Região Metropolitana de Salvador e na capital baiana. 

ANÚNCIO

Nas regiões do Vale do São Francisco, Oeste, Centro-Oeste e Sudoeste, o tempo deverá permanecer seco, com baixos índices de umidade relativa do ar durante as horas mais quentes do dia. 

As temperaturas previstas são: 

  • Salvador: entre 22°C e 27°C 
  • Feira de Santana: entre 18°C e 30°C 
  • Conde: entre 19°C e 30°C 
  • Ilhéus: entre 18°C e 30°C 
  • Eunápolis: entre 17°C e 27°C 
  • Teixeira de Freitas: entre 17°C e 27°C 

No interior do estado, a menor temperatura prevista é para Piatã, com mínima de 12°C, enquanto Ibotirama poderá registrar a maior máxima da Bahia, chegando aos 34°C. 

Chuva continua na quarta-feira 

Para quarta-feira (5), as instabilidades seguem atuando sobre a faixa litorânea da Bahia devido à permanência do cavado em baixos níveis da atmosfera. 

A previsão mantém condições favoráveis para chuvas isoladas ao longo do litoral, principalmente no Litoral Sul. Em Salvador, na Região Metropolitana e no Recôncavo Baiano, pode chover a qualquer hora do dia. 

Já as regiões Centro-Oeste e Sudoeste continuam sob influência de baixos índices de umidade relativa do ar, sobretudo nos períodos mais quentes. 

ANÚNCIO

A Sala de Situação do Inema segue monitorando as condições meteorológicas e hidrológicas em todo o estado e poderá emitir novos comunicados caso haja alterações no cenário previsto. Em situações de emergência, a orientação é acionar a Defesa Civil pelo telefone 199 ou o Corpo de Bombeiros Militar da Bahia pelo telefone 193. 

Continue Lendo

Meio Ambiente

Chuvas colocam praias tradicionais de Salvador em alerta para banho

Boletim do Inema mostra piora temporária da qualidade da água em pontos turísticos da capital, enquanto maior parte do litoral baiano segue liberada para os banhistas

Publicado

em

reflexo do período de chuvas que atinge o litoral do estado. Ao mesmo tempo, a maior parte dos 147 pontos monitorados continua
Foto: Matheus Lemos/ASCOM 

Quem pretende aproveitar o fim de semana nas praias baianas deve ficar atento às condições do mar. O mais recente boletim de balneabilidade divulgado pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) aponta que trechos de algumas das praias mais conhecidas de Salvador estão impróprios para banho, reflexo do período de chuvas que atinge o litoral do estado. Ao mesmo tempo, a maior parte dos 147 pontos monitorados continua apresentando condições satisfatórias para os banhistas.

Entre os locais que receberam recomendação negativa nesta semana estão Porto da Barra, Farol da Barra, Forte de Santa Maria, Bonfim e Pedra Furada, áreas que costumam concentrar grande fluxo de moradores e turistas. Em contrapartida, praias como Ondina, Rio Vermelho, Itapuã, Stella Maris e Flamengo permanecem liberadas.

De acordo com o Inema, a mudança na qualidade da água está associada à atuação de um sistema frontal sobre o litoral baiano. Durante períodos de chuva, a água escoada pelas galerias pluviais pode carregar resíduos e outros poluentes até o mar, aumentando os níveis de contaminação microbiológica e comprometendo temporariamente a balneabilidade das praias.

Fora da capital, o cenário é mais favorável. Na Costa dos Coqueiros, destinos turísticos como Praia do Forte, Guarajuba, Imbassaí e Costa do Sauípe seguem aptos para banho, reforçando o bom desempenho ambiental de parte significativa do litoral norte baiano. Já os pontos de Buraquinho, Busca Vida, Jauá e Interlagos aparecem na lista de restrições.

Na Baía de Todos-os-Santos, o monitoramento indica resultados distintos entre os municípios. Enquanto praias de Itaparica, Salinas da Margarida e Vera Cruz permanecem próprias para recreação, todos os pontos analisados em Madre de Deus foram considerados impróprios. A classificação também alcança algumas praias tradicionalmente frequentadas por visitantes em localidades vizinhas.

ANÚNCIO

O levantamento mostra ainda uma situação predominantemente positiva no sul e extremo sul do estado. Destinos procurados durante todo o ano, como Morro de São Paulo, Guaibim, Porto Seguro, Arraial d’Ajuda, Trancoso, Prado e Cumuruxatiba, seguem sem restrições para banho, assim como a maior parte das praias monitoradas em Ilhéus, Itacaré e Canavieiras.

Realizado semanalmente, o monitoramento do Inema utiliza a presença da bactéria Escherichia coli como indicador da qualidade da água e de possíveis contaminações por esgoto. Com a previsão de continuidade das chuvas nos próximos dias, o órgão reforça a orientação para que a população evite mergulhar no mar logo após temporais e mantenha distância de áreas próximas a canais de drenagem, rios e pontos de lançamento de efluentes.

Mais do que um retrato momentâneo da qualidade das águas, o boletim funciona como um importante instrumento de saúde pública, especialmente em períodos de instabilidade climática, quando as condições das praias podem mudar rapidamente ao longo da costa baiana.

Continue Lendo

Meio Ambiente

INMET emite alerta de temporais na Bahia; Neoenergia Coelba reforça equipes e orienta população

Aviso prevê ventos de até 60 km/h, descargas elétricas e acumulados de chuva de até 50 mm por dia em municípios do litoral, Recôncavo e sul do estado

Publicado

em

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu um alerta de temporais para parte da Bahia, com previsão de ventos intensos
Foto- Tereza Torres

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu um alerta de temporais para parte da Bahia, com previsão de ventos intensos entre 40 km/h e 60 km/h, descargas elétricas e chuvas de até 50 mm por dia. O aviso entrou em vigor nesta quarta-feira (15) e abrange principalmente a faixa litorânea e a região leste do estado. No extremo sul baiano, no entanto, temporais já vêm sendo registrados desde a noite de segunda-feira (13). 

Diante do cenário de instabilidade climática, a Neoenergia Coelba reforçou seu efetivo operacional e alerta a população para os riscos relacionados à rede elétrica durante as tempestades. 

Os ventos fortes podem provocar a queda de árvores de grande porte e o arremesso de objetos, causando danos à rede de distribuição de energia, incluindo fiações e equipamentos. Para garantir maior agilidade no atendimento de possíveis ocorrências, a distribuidora ampliou o número de eletricistas em campo. 

Engenheiros e técnicos que atuam no Centro de Operações Integradas (COI) seguem monitorando, em tempo real, os impactos das condições climáticas sobre o sistema elétrico. Por meio do COI, a Neoenergia Coelba pode realizar manobras automáticas e remotas para recompor o fornecimento de energia em diversos pontos da rede, reduzindo o tempo de restabelecimento do serviço. 

O plano operacional de contingência da companhia também prevê atenção especial à priorização do atendimento de serviços essenciais, como hospitais, unidades de saúde, escolas, órgãos de segurança pública e clientes cadastrados que dependem de equipamentos elétricos para a manutenção da vida. 

ANÚNCIO
Municípios sob alerta 

O aviso tem foco em municípios da Região Metropolitana de Salvador e do Recôncavo Baiano, incluindo: 

  • Salvador 
  • Lauro de Freitas 
  • Camaçari 
  • Simões Filho 
  • Candeias 
  • Itaparica 
  • Vera Cruz 
  • Santo Amaro 
  • Cachoeira 
  • Maragogipe 

Também estão sob atenção cidades do Litoral Sul e Baixo Sul, como: 

  • Ilhéus 
  • Itabuna 
  • Valença 
  • Cairu 
  • Camamu 
  • Itacaré 
  • Porto Seguro 
  • Teixeira de Freitas 
  • Prado 
  • Caravelas 
  • Eunápolis 
Orientações de segurança 

Os cuidados com a eletricidade são fundamentais para evitar acidentes durante temporais. A Neoenergia Coelba reforça as seguintes recomendações: 

Em caso de queda de cabos elétricos, não toque nem se aproxime. Afaste outras pessoas do local e acione a Neoenergia Coelba pelo telefone 116. 

Se a fiação cair sobre um veículo, permaneça dentro do carro e impeça a aproximação de terceiros. Acione a Neoenergia Coelba (116) e o Corpo de Bombeiros (193). 

Procure abrigo seguro durante tempestades com raios, mantendo distância de janelas, portas e estruturas metálicas. 

Não realize reparos nem suba em telhados durante a chuva, incluindo a instalação ou manutenção de antenas. 

ANÚNCIO

Em caso de alagamento em residências, comércios ou indústrias, desligue o disjuntor geral e retire os aparelhos elétricos das tomadas. 

Continue Lendo

Mais Lidas