SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS

Política

Prefeito aliado de ACM Neto garante apoio a Jerônimo Rodrigues 

O chefe do executivo de Santa Maria da Vitória sinalizou caminhar ao lado do petista nas eleições de 2026 

Publicado

em

água no interior da Bahia, o governador Jerônimo Rodrigues (PT) recebeu a declaração de apoio do prefeito de Santa Maria da Vitória,
Foto: Feijão Almeida/GOVBA

Durante reunião com prefeitos de diferentes partidos para autorizar um conjunto de licitações para o abastecimento de água no interior da Bahia, o governador Jerônimo Rodrigues (PT) recebeu a declaração de apoio do prefeito de Santa Maria da Vitória, Tonho de Zé de Agdônio (UB). 

O gestor, que em 2022 apoiou ACM Neto na disputa pelo Executivo, não escondeu a emoção diante do ato assinado pelo governador e sinalizou caminhar ao lado do petista nas eleições 2026. “Estou muito feliz. Fiz muito no meu primeiro mandato, fui reeleito com quase 70% dos votos, mas agora ao seu lado, governador, eu quero fazer muito mais por Santa Maria da Vitória. Pode contar comigo. Estivemos em lados opostos, nós estamos juntos nesse novo projeto do senhor e com a Santa Maria cada vez mais forte e melhor”, disse. 

A declaração do prefeito foi dada durante reunião de autorizo para licitação para construção de nove sistemas de abastecimento de água, beneficiando 108 localidades rurais de nove municípios baianos, tornando a Bahia o primeiro estado a publicar a licitação do Novo PAC Saneamento Rural. 

Articulada pela Secretaria de Relações Institucionais (Serin), a reunião contou também com a presença dos prefeitos de Bom Jesus da Lapa, Carinhanha, Dom Basílio, Entre Rios, Feira da Mata, Jaguararí, Juazeiro e Livramento de Nossa Senhora. Além do vice-governador, Geraldo Júnior; a secretária de infraestrutura Hídrica, Larissa Moraes; o secretário de Relações institucionais, Adolfo Loyola; o presidente da CERB, Jayme Vieira Lima; e demais secretários estaduais. 

Política

Senado aprova na CCJ fim da escala 6×1 

Proposta diminui a carga semanal de 44 para 40 horas, garante dois dias de descanso remunerado e segue agora para votação no Plenário da Casa

Publicado

em

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou, nesta quarta-feira (2), a Proposta de Emenda à Constituição
Presidente da CCJ, senador Otto Alencar (PSD-BA); senador Omar Aziz (PSD-AM). Foto: Geraldo Magela/Agência Senado

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou, nesta quarta-feira (2), a Proposta de Emenda à Constituição (PEC 221/2019) que reduz a jornada máxima de trabalho de 44 para 40 horas semanais e extingue a escala 6×1, modelo em que o trabalhador tem apenas um dia de descanso após seis dias consecutivos de trabalho. 

Relatada pelo senador Omar Aziz (PSD-AM), a proposta estabelece jornada de até oito horas diárias, com possibilidade de compensação de horários por meio de acordo ou convenção coletiva. O texto também garante dois dias de repouso semanal remunerado, sendo um deles preferencialmente aos domingos, sem redução salarial. 

A matéria foi aprovada em votação simbólica na CCJ e segue agora para análise do Plenário do Senado. Para ser aprovada definitivamente, a PEC precisará do apoio de, pelo menos, 49 dos 81 senadores em dois turnos de votação. 

A proposta já havia sido aprovada pela Câmara dos Deputados em maio deste ano e tem como primeiro signatário o deputado federal Reginaldo Lopes (PT-MG). Das 36 emendas apresentadas na CCJ do Senado, nenhuma foi acatada pelo relator. 

Durante o debate, parlamentares favoráveis defenderam que a mudança representa avanço nas condições de trabalho, melhoria da qualidade de vida e aumento da produtividade. Omar Aziz destacou que a jornada de 44 horas permanece inalterada desde a Constituição de 1988 e afirmou que a atualização acompanha transformações ocorridas no mercado de trabalho nas últimas décadas. 

ANÚNCIO

Segundo estimativas apresentadas durante a discussão, mais de 37 milhões de trabalhadores poderão ser beneficiados, incluindo um grande contingente de mulheres que acumulam jornadas profissionais e domésticas. 

Por outro lado, senadores da oposição e representantes de setores empresariais manifestaram preocupação com possíveis impactos econômicos, como aumento dos custos operacionais, inflação de serviços e dificuldades para micro e pequenas empresas. 

Pela proposta, a transição ocorrerá em duas etapas: dois meses após a promulgação da emenda, a jornada passará para 42 horas semanais; um ano depois, será reduzida para 40 horas. O texto também prevê regras específicas para contratos da administração pública e possibilidade de regulamentação diferenciada para microempreendedores individuais (MEIs), microempresas e pequenas empresas. 

Continue Lendo

Política

Bahia amplia serviços de saúde, segurança e inclusão digital no interior

Investimentos em Maracás, Guanambi e Malhada de Pedras incluem a construção de um hospital, a implantação de atendimento especializado para vítimas de violência, novas unidades policiais e expansão da internet gratuita

Publicado

em

O Governo da Bahia realizou, nesta terça-feira (1º), uma série de entregas e autorizações voltadas ao fortalecimento dos serviços de saúde
Foto: Flávia Vieira/SSP

O Governo da Bahia realizou, nesta terça-feira (1º), uma série de entregas e autorizações voltadas ao fortalecimento dos serviços de saúde, segurança pública e inclusão digital nos municípios de Maracás, Guanambi e Malhada de Pedras. 

Hospital de Maracás 

Em Maracás, foi assinada a ordem de serviço para a construção do novo Hospital Municipal, com investimento estimado em R$ 56 milhões. A unidade terá 73 leitos, sendo 51 destinados à internação, e prazo de conclusão previsto para um ano e meio. 

O equipamento contará com atendimentos em clínica médica, clínica cirúrgica, pediatria e obstetrícia, além de urgência e emergência 24 horas, centro cirúrgico, Centro de Parto Normal (CPN), serviços de diagnóstico por imagem e apoio terapêutico. O hospital será integrado à Central Estadual de Regulação. 

Sala Lilás em Guanambi 

No município de Guanambi, foi inaugurada uma Sala Lilás destinada ao atendimento pericial especializado de mulheres e crianças vítimas de violência doméstica, familiar ou sexual. 

Instalada na Coordenadoria Regional de Polícia Técnica, no bairro Paraíso, a estrutura atenderá moradores de 18 municípios da região, oferecendo acolhimento e suporte especializado para apuração dos casos. 

ANÚNCIO
Segurança e conectividade em Malhada de Pedras 

Em Malhada de Pedras, foram entregues uma nova Delegacia Territorial da Polícia Civil e um Pelotão da Polícia Militar, ampliando a estrutura de segurança pública e reforçando as ações de investigação e policiamento na região. 

O município também recebeu três novos pontos de acesso gratuito à internet, instalados nas praças Monsenhor Antônio Fagundes, Nely Aparecida e Evangelho Quadrangular. 

Com as novas implantações, o programa de internet gratuita do Estado alcança 389 municípios baianos, somando 980 pontos de acesso distribuídos em áreas urbanas, comunidades quilombolas, aldeias indígenas e localidades rurais. 

Continue Lendo

Política

Bahia articula ações para enfrentar possíveis impactos do El Niño em 2026/2027

Estado, União e municípios discutem medidas preventivas para reduzir os efeitos da estiagem, fortalecer a segurança hídrica e ampliar a capacidade de resposta a emergências climáticas

Publicado

em

de uma reunião em Salvador para alinhar estratégias de preparação diante dos possíveis impactos do fenômeno El Niño no ciclo 2026/2027.
Foto: Jeane Abreu/GOVBA

Representantes do Governo da Bahia, da União dos Municípios da Bahia (UPB) e da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República (SRI/PR) participaram, nesta terça-feira (1º), de uma reunião em Salvador para alinhar estratégias de preparação diante dos possíveis impactos do fenômeno El Niño no ciclo 2026/2027.

O encontro, que contou com a presença do governador Jerônimo Rodrigues, reuniu representantes dos governos federal, estadual e municipal para discutir ações preventivas voltadas à mitigação dos efeitos da seca, da estiagem e do aumento do risco de incêndios, fenômenos que podem ser intensificados pelas alterações nos padrões de chuva e temperatura.

Para coordenar as ações, o Estado instituiu um comitê responsável pela elaboração do Plano Estadual de Ações de Enfrentamento aos Impactos do El Niño 2026/2027. O documento reúne medidas emergenciais e estruturantes nas áreas de segurança hídrica, agricultura familiar, saúde, alimentação, defesa civil e prevenção e combate a incêndios florestais.

Entre as iniciativas previstas estão ações para enfrentamento da escassez hídrica, que poderão ser executadas pela Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (SIHS), conforme a necessidade dos municípios atingidos.

O plano também contempla o fortalecimento de políticas voltadas à agricultura familiar, incluindo programas como o Garantia-Safra e o Projeto Sertão Vivo, além da ampliação das estratégias de monitoramento, prevenção e combate aos incêndios.

ANÚNCIO

Os municípios terão papel fundamental na execução das medidas, com a definição prévia de protocolos de atuação em situações de emergência. A proposta é estabelecer responsabilidades e mecanismos de cooperação entre as diferentes esferas de governo para garantir respostas mais rápidas e eficazes.

Segundo o superintendente de Proteção e Defesa Civil da Bahia, Osny Bonfim, o planejamento antecipado é essencial para minimizar impactos e agilizar as ações em cenários climáticos adversos.

“Quando trabalhamos previamente na definição dos protocolos, conseguimos identificar as necessidades de cada município e estabelecer como será a atuação conjunta em uma situação de emergência. Isso permite uma resposta mais rápida e organizada”, afirmou.

Continue Lendo

Mais Lidas