Turismo
Ocupação hoteleira em Salvador deve chegar a 90%
A projeção do trade turístico é que a capital baiana chegue a esse número na alta estação, entre dezembro e fevereiro

O trade turístico de Salvador projeta uma média de ocupação hoteleira de até 90% entre os meses de dezembro e fevereiro, período de alta estação na capital baiana. A expectativa é que a rede chegue a picos de 100% de ocupação durante o Réveillon e o Carnaval na maioria dos hotéis, de acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis da Bahia (ABIH-BA). Já a Federação Baiana de Hospedagem e Alimentação (FeBHA) projeta média de 85% para o período, também com picos de 100% durante os grandes eventos.
O presidente da entidade, Luciano Lopes, destaca que o crescimento na ocupação já vem sendo registrado ao longo deste ano. Ele reforça ainda que os hotéis de Salvador atingiram, no período de janeiro a outubro de 2023 uma taxa de ocupação de 60%. No ano anterior, neste mesmo período, esse número era em torno de 55%.
“Verifica-se um crescimento de cinco pontos percentuais em relação a 2022. Isso significa que há um incremento no fluxo de turistas na cidade. Em decorrência das festividades de fim de ano, da chegada da alta estação e do Carnaval, a expectativa do setor hoteleiro na Bahia é de se aproximar dos níveis de ocupação observados antes da pandemia. O verão é o período mais aguardado pelos hoteleiros, já que além das nossas praias temos diversos outros atrativos. De dezembro a fevereiro, espera-se uma média de 80% a 90% de ocupação, com picos de 100% na noite do Réveillon e no Carnaval na maioria dos hotéis”, afirmou.
Incentivo
Luciano Lopes lembra também que os principais motivos deste otimismo é o forte trabalho de comunicação do destino Salvador, a exemplo da realização Road Show que a ABIH-BA realiza em parceria com a Prefeitura de Salvador. “Este projeto capacita agentes e operadores de viagens para estarem aptos a ‘vender’ Salvador para os clientes finais. Destaca-se também a diversidade e múltiplas opções que a cidade oferece aos turistas: gastronomia, turismo religioso, praias, Baía de Todos os Santos, shows, eventos etc”, afirma.
Presidente da Federação Baiana de Hospedagem e Alimentação (FeBHA), Silvio Pessoa pontua que o fechamento do mês de outubro nos hotéis que participam das pesquisas disponibilizadas pelo trade mostra que, em 2019, antes da pandemia, o setor fechou com ocupação média de 70%, tendo como diária média de R$ 220. Já em outubro de 2022, o número foi de 62% com diária média de R$ 308. Em outubro de 2023, com 76%, a diária média foi de R$ 360. Dos 13 hotéis que permanecem na pesquisa, 6 tiveram ocupação acima de 80%.
“O mês de outubro já apresentou registros muito bons, assim como vem acontecendo em novembro, que somou 80% já no primeiro final de semana. Para a próxima quinzena, a expectativa é muito boa, visto que a proximidade do feriado da Consciência Negra em cidades como Rio de Janeiro e São Paulo já garantiu lotação máxima para o fim de semana que vem. Para a alta estação, o único entrave ainda está nos preços das passagens aéreas, que em dois meses já subiram 37%, mas ainda assim, eventos como o Réveillon e o Carnaval de Salvador, e claro, muito sol, devem garantir bons números, com uma média de 85% de lotação, e picos de 100% de ocupação nas grandes datas”, completa Pessoa.
Socorro Alcoforado, gerente comercial do Catussaba Hotéis & Resorts, afirma que os resultados de 2023 são satisfatórios, principalmente no segundo semestre. “Já acreditávamos no crescimento de buscas e consequente conversão de reservas para o presente ano, mas nossas expectativas foram ainda superadas. Por exemplo, para o Réveillon, nossos números são superiores se compararmos com o mesmo período de 2022. E continuamos muito otimistas para 2024, pois temos tudo para continuarmos ampliando estes números, com as festas do verão de Salvador e o singular Carnaval da cidade”, declarou.
Turismo
Avistamento de jubartes movimenta turismo na Bahia
Para marcar o início do período, a Setur-BA realizou, um passeio de familiarização com agências e imprensa na Baía de Todos-os-Santos

Com a chegada das baleias-jubarte à costa baiana entre julho e outubro, a temporada de avistamento de 2025 já impulsiona o turismo de natureza no estado. Para marcar o início do período, a Secretaria de Turismo (Setur-BA) realizou, nesta quinta-feira (24), um passeio de familiarização com agências e imprensa na Baía de Todos-os-Santos. A iniciativa integra um conjunto de ações voltadas à estruturação do segmento e à promoção da Bahia como destino sustentável.
A Setur-BA promoveu uma capacitação online para agências e condutores de embarcação, abordando aspectos biológicos, legislação ambiental e boas práticas para garantir segurança e bem-estar durante os passeios. O curso preparou os profissionais para que os avistamentos ocorram com responsabilidade e respeito aos animais, tratando temas como comportamento das jubartes, protocolos de distância segura, controle de ruídos e formas de minimizar o impacto das embarcações no habitat marinho.
“A capacitação é uma ferramenta fundamental para que o turismo de observação aconteça de forma segura e sustentável, beneficiando tanto os visitantes quanto as comunidades locais. Preparamos os profissionais com informações técnicas e práticas que ajudam a garantir o bem-estar dos animais e a qualidade da experiência para os turistas. Isso fortalece o segmento, valoriza os destinos baianos e posiciona a Bahia como referência em turismo responsável”, afirma o superintendente de promoção e serviços turísticos da Setur-BA, Celso Duarte.
A bióloga Carina Pimentel explica que as baleias começam a chegar à Bahia entre o fim de junho e o início de julho, e permanecem até outubro. “Elas vêm das águas geladas da Antártida para se reproduzir e cuidar dos filhotes nas águas quentes do Atlântico Sul, especialmente nas proximidades do Banco dos Abrolhos. Por isso, é comum vê-las mais próximas da costa durante esse período”, afirma.
O passeio dessa quinta-feira, permitiu que agentes e comunicadores vivenciassem, em alto-mar, o impacto emocional e o potencial turístico do fenômeno. “Foi uma oportunidade de conhecer de perto esse atrativo e entender como oferecê-lo aos nossos clientes com informação e segurança”, conta a agente de viagens Cleise Sousa, que atua com roteiros personalizados em Salvador. Segundo ela, os destinos mais procurados na temporada das jubartes são Caravelas, onde está a base do Projeto Baleia Jubarte, além de Prado, Ilhéus, Itacaré e Salvador, com saídas regulares de barco.
Com expectativa de receber até 30 mil baleias neste ano, o litoral baiano se firma como referência nacional no turismo de observação, unindo preservação ambiental e desenvolvimento econômico para centenas de comunidades costeiras.
Turismo
Jubileu do Senhor do Bonfim aquece turismo religioso em Salvador
Até o dia 10 de agosto, os fiéis poderão contemplar e venerar a imagem original do Senhor do Bonfim mais de perto

A imagem original do Senhor do Bonfim, trazida de Portugal ao Brasil há 280 anos, está exposta na basílica que leva o nome do santo, na Cidade Baixa, em Salvador, até o dia 10 de agosto. Ela foi transferida do altar-mor para um espaço mais próximo ao público, atraindo a atenção de baianos e turistas nacionais e estrangeiros que visitam diariamente a Colina Sagrada.
“Já tinha vindo à Bahia, mas é primeira vez no Bonfim. É uma igreja muito bonita, e estou aproveitando para conhecer a imagem original do santo”, relatou o programador de informática Lucas Klein, 22 anos, dos Estados Unidos.
“Vim no grupo com um guia do turismo religioso, que nos contou a história da construção da igreja, e achei superinteressante. Faz parte do passeio conhecer a religiosidade e a cultura que envolvem a Bahia, além, é claro, das praias e da gastronomia”, completou a aposentada Sandra Regina Olijnyk, 70 anos, de Santa Catarina.
A ideia de descer a imagem para que as pessoas possam contemplá-la e venerá-la mais de perto deu certo. “As missas estão mais cheias, com filas e mais filas, e os fiéis estão felizes com essa experiência”, explicou o reitor da basílica, padre Edson Menezes.
A presença de fiéis deve aumentar a partir de 1º de agosto, quando terão início as comemorações do Jubileu dos 280 anos da chegada da imagem à capital baiana, que têm o apoio da Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA). Trazida de Setúbal, em Portugal, pelo capitão de mar-e-guerra Teodósio Rodrigues de Faria, que fundou a Irmandade do Nosso Senhor do Bonfim da Bahia, a escultura de Jesus crucificado é esculpida em madeira de pinho de riga. Ela está em exposição, de segunda-feira a domingo, das 7h30 às 18h.
“A devoção ao Senhor do Bonfim está diretamente ligada à identidade da Bahia, no Brasil e no exterior. É uma das maiores manifestações do turismo religioso católico do país, que tem no governo baiano, um parceiro em diversas ações para fortalecer ainda mais o segmento”, pontuou o titular da Setur-BA, Maurício Bacelar.
Programação do Jubileu do Bonfim, em agosto:
- Dia 1º
17h30 – Desembarque da imagem peregrina do santo (réplica), na Praia da Penha (Ribeira), vinda em um navio da Marinha;
18h – Procissão de velas, repetindo o trajeto feito pela imagem em 1754, da Praia da Penha à Colina Sagrada. - Dia 8
18h – Apresentação do Núcleo de Músicas Antigas da Orquestra Sinfônica da Bahia (Osba), na Igreja do Bonfim. - Dia 9
9h – Seminário “280 Anos da Chegada da Imagem do Nosso Senhor do Bonfim à Bahia”, na Cúria Arquidiocesana (Garcia). - Dia 10
7h30 – Missa campal, na Colina Sagrada.
Turismo
Crescimento do turismo baiano volta a superar média nacional
Segundo o IBGE, de janeiro a maio deste ano, o volume das atividades turísticas na Bahia cresceu 10,7%, enquanto no Brasil houve um aumento de 7%

A última pesquisa mensal de serviços, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), é comemorada pela Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA) por colocar, novamente, o turismo baiano com desempenho acima da média nacional no setor. De janeiro a maio deste ano, o volume das atividades turísticas na Bahia cresceu 10,7%, na comparação com o mesmo período do ano passado, enquanto no Brasil houve um aumento de 7%. No recorte de maio de 2025 com o mesmo mês de 2024, o turismo baiano cresceu 12,5%, outra vez à frente da média no país, que ficou em 9,5%.
Já de acordo com a Superintendência de Estudos Sociais e Econômicos da Bahia (SEI), somente no primeiro trimestre de 2025, o estado arrecadou no turismo mais de R$ 1,5 bilhão em Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), um aumento de 20,5%, no comparativo com o mesmo trimestre de 2024.
Os resultados superaram as expectativas da Setur-BA. “Em paralelo à pesquisa do IBGE, o Governo do Estado faz o acompanhamento da movimentação nas 13 zonas turísticas baianas, e comemora os resultados do instituto, que superaram as nossas estimativas para os cinco primeiros meses do ano. Por isso, celebramos e seguimos firmes no trabalho, para manter a liderança dos baianos na indústria brasileira de viagens”, pontua o titular da pasta, Maurício Bacelar.