O trade turístico de Salvador projeta uma média de ocupação hoteleira de até 90% entre os meses de dezembro e fevereiro, período de alta estação na capital baiana. A expectativa é que a rede chegue a picos de 100% de ocupação durante o Réveillon e o Carnaval na maioria dos hotéis, de acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis da Bahia (ABIH-BA). Já a Federação Baiana de Hospedagem e Alimentação (FeBHA) projeta média de 85% para o período, também com picos de 100% durante os grandes eventos.
O presidente da entidade, Luciano Lopes, destaca que o crescimento na ocupação já vem sendo registrado ao longo deste ano. Ele reforça ainda que os hotéis de Salvador atingiram, no período de janeiro a outubro de 2023 uma taxa de ocupação de 60%. No ano anterior, neste mesmo período, esse número era em torno de 55%.
“Verifica-se um crescimento de cinco pontos percentuais em relação a 2022. Isso significa que há um incremento no fluxo de turistas na cidade. Em decorrência das festividades de fim de ano, da chegada da alta estação e do Carnaval, a expectativa do setor hoteleiro na Bahia é de se aproximar dos níveis de ocupação observados antes da pandemia. O verão é o período mais aguardado pelos hoteleiros, já que além das nossas praias temos diversos outros atrativos. De dezembro a fevereiro, espera-se uma média de 80% a 90% de ocupação, com picos de 100% na noite do Réveillon e no Carnaval na maioria dos hotéis”, afirmou.
Incentivo
Luciano Lopes lembra também que os principais motivos deste otimismo é o forte trabalho de comunicação do destino Salvador, a exemplo da realização Road Show que a ABIH-BA realiza em parceria com a Prefeitura de Salvador. “Este projeto capacita agentes e operadores de viagens para estarem aptos a ‘vender’ Salvador para os clientes finais. Destaca-se também a diversidade e múltiplas opções que a cidade oferece aos turistas: gastronomia, turismo religioso, praias, Baía de Todos os Santos, shows, eventos etc”, afirma.
Presidente da Federação Baiana de Hospedagem e Alimentação (FeBHA), Silvio Pessoa pontua que o fechamento do mês de outubro nos hotéis que participam das pesquisas disponibilizadas pelo trade mostra que, em 2019, antes da pandemia, o setor fechou com ocupação média de 70%, tendo como diária média de R$ 220. Já em outubro de 2022, o número foi de 62% com diária média de R$ 308. Em outubro de 2023, com 76%, a diária média foi de R$ 360. Dos 13 hotéis que permanecem na pesquisa, 6 tiveram ocupação acima de 80%.
“O mês de outubro já apresentou registros muito bons, assim como vem acontecendo em novembro, que somou 80% já no primeiro final de semana. Para a próxima quinzena, a expectativa é muito boa, visto que a proximidade do feriado da Consciência Negra em cidades como Rio de Janeiro e São Paulo já garantiu lotação máxima para o fim de semana que vem. Para a alta estação, o único entrave ainda está nos preços das passagens aéreas, que em dois meses já subiram 37%, mas ainda assim, eventos como o Réveillon e o Carnaval de Salvador, e claro, muito sol, devem garantir bons números, com uma média de 85% de lotação, e picos de 100% de ocupação nas grandes datas”, completa Pessoa.
Socorro Alcoforado, gerente comercial do Catussaba Hotéis & Resorts, afirma que os resultados de 2023 são satisfatórios, principalmente no segundo semestre. “Já acreditávamos no crescimento de buscas e consequente conversão de reservas para o presente ano, mas nossas expectativas foram ainda superadas. Por exemplo, para o Réveillon, nossos números são superiores se compararmos com o mesmo período de 2022. E continuamos muito otimistas para 2024, pois temos tudo para continuarmos ampliando estes números, com as festas do verão de Salvador e o singular Carnaval da cidade”, declarou.