Saúde
Bahia acelera regulação em saúde e fecha 2025 com 71% dos atendimentos realizados em até 24 horas
A regulação da saúde na Bahia fechou 2025 com um indicador que sintetiza a melhora no ritmo da assistência: 71% dos pacientes regulados foram atendidos em até 24 horas. Em 2022, esse percentual era de 49%. Os números foram apresentados nesta quarta-feira (4), durante reunião da secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana, com gestores de hospitais estaduais, quando foram definidas novas estratégias para tornar o fluxo ainda mais ágil e previsível diante do crescimento da demanda.
O desempenho também evoluiu nas demais faixas de tempo. Em 2022, 72% dos pacientes eram atendidos em até 48 horas e 81% em até 72 horas. Em 2025, os percentuais chegaram a 81% em até 48 horas e 86% em até 72 horas, consolidando o avanço do sistema.
“Isso demonstra o trabalho coordenado para atender cada vez mais, em menos tempo, os pacientes de todo o estado. Nos três primeiros anos do governo Jerônimo Rodrigues, abrimos 1.875 novos leitos na rede estadual e contratamos 3.706 leitos na rede privada, filantrópica e municipal, superando 5.500 leitos no total. Além disso, realizamos, só em 2025, nove mutirões para acelerar demandas de urgência e emergência”, afirmou Roberta Santana, ao destacar que, no último ano, mais de 320 mil regulações foram concluídas.
Na atenção primária, o Estado mantém investimentos em obras, custeio e programas voltados à prevenção e ao controle de doenças crônicas, com volume superior a R$ 2,2 bilhões destinados à construção de novas unidades, fortalecimento da atenção básica e suporte a hospitais municipais. Há ainda obras em andamento em diferentes regiões, incluindo Paulo Afonso, Alagoinhas, Jacobina, Valença e Serrinha.
Para a diretora da Central Estadual de Regulação, Rita Santos, o alinhamento com as unidades é essencial para reduzir o tempo de espera. “Considerando que a maior parte das regulações ainda é absorvida pela rede própria do Estado, realizamos essa reunião com os diretores para intensificar estratégias, reduzir o tempo de espera do paciente e melhorar a resposta do atendimento”, afirmou.
“Este é um momento importante, em que temos clareza dos avanços na saúde pública da Bahia, principalmente no que se refere à regulação. É mais um ajuste de rota para que possamos atender muito mais baianos, com método e colaboração entre as unidades”, disse o diretor do Hospital Ortopédico do Estado da Bahia (HOEB), Roger Monteiro.
Regulação em 2025
A regulação de pacientes é um instrumento de organização do acesso no Sistema Único de Saúde (SUS), voltado à gestão de vagas hospitalares e de outras necessidades assistenciais, com base em critérios clínicos. Na Bahia, a Central Integrada de Comando e Controle da Saúde do Estado atua com apoio de tecnologia para agilizar a regulação de leitos e procedimentos, contando com 524 profissionais, sendo 213 médicos.
Entre as demandas, a remoção de pacientes é um dos destaques. Em 2025, foram registradas 925 remoções por UTI aérea, com média de três por dia. O HOEB se destacou pelo volume assistencial e, segundo dados do Ministério da Saúde, até o final de janeiro de 2026, contabilizou 20 mil cirurgias, reduzindo em até 85% o tempo de espera por procedimentos, especialmente fraturas de fêmur e quadril em idosos. A unidade também ampliou a oferta de vagas para a Central Estadual de Regulação.
O Hospital 2 de Julho foi a unidade que mais recebeu pacientes via regulação em 2025, totalizando 10.104 encaminhamentos. Com 89 leitos de UTI — 60 destinados a adultos e 29 a pacientes pediátricos — o hospital segue como referência na assistência intensiva no estado.
Saúde
HGRS lança primeira residência multiprofissional em Cuidados Paliativos da Bahia
Programa pioneiro consolida o Hospital Geral Roberto Santos como referência na formação de profissionais para uma assistência humanizada no SUS
O Programa de Residência Multiprofissional do Hospital Geral Roberto Santos (HGRS) dá mais um passo importante com o lançamento da primeira residência em Cuidados Paliativos da Bahia, consolidando a unidade como referência na qualificação de profissionais voltados para uma assistência humanizada.
A turma é composta por profissionais de diferentes áreas da saúde: enfermagem, psicologia, terapia ocupacional, serviço social e fisioterapia. Ao longo da formação, os residentes desenvolverão atividades teóricas e práticas voltadas ao cuidado integral de pacientes com doenças crônicas ou em fase avançada, além do apoio às famílias e às equipes assistenciais.
A preceptora do curso, Jucilene Pitágoras, explica que a residência multiprofissional em Cuidados Paliativos tem como objetivo capacitar especialistas para atuar na promoção da qualidade de vida de pacientes que enfrentam condições graves de saúde, priorizando o alívio da dor e de outros sintomas físicos, emocionais, sociais e espirituais. A proposta do programa também enfatiza o trabalho interdisciplinar, reunindo diferentes saberes para oferecer um cuidado mais completo e humanizado.
Durante a formação, os residentes acompanharão atendimentos em diversas áreas do hospital, participando de discussões clínicas, da elaboração de planos terapêuticos e de atividades educativas. A experiência possibilita o contato direto com pacientes e familiares, fortalecendo a compreensão sobre a importância da escuta qualificada, da empatia e do suporte multidisciplinar.
De acordo com a diretora-geral do HGRS, Lucrécia Savernini, com o início da primeira turma, o hospital dá um passo importante para ampliar a rede de cuidados paliativos no Sistema Único de Saúde (SUS) na Bahia. A expectativa é que os novos especialistas contribuam para difundir essa abordagem em diferentes serviços de saúde, fortalecendo uma assistência centrada na dignidade, no conforto e no respeito às necessidades dos pacientes.
As expectativas entre os profissionais são altas. A enfermeira Ana Carolaine Souza, recém-ingressa no curso, destaca a oportunidade de aprimorar, na prática, os conhecimentos adquiridos na universidade. “É uma área que sempre busquei, seja em congressos, seja na iniciação científica e nas minhas pesquisas”, afirmou. Ela acrescenta que, ao escolher a residência, teve a “grata surpresa de descobrir que o Roberto Santos acabava de abrir uma turma de Residência em Cuidados Paliativos”, concluiu.
Saúde
Hospital Estadual do Litoral Norte entra na fase final de obras em Alagoinhas
Unidade da rede estadual de saúde avança para a etapa de implantação tecnológica e deve ampliar a oferta de atendimento de alta complexidade na região
As obras do Hospital Estadual do Litoral Norte, nova unidade da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) em implantação no município de Alagoinhas, entraram na reta final e se aproximam de 100% da conclusão da estrutura física. Com o avanço do cronograma, os trabalhos se concentram agora na instalação do parque tecnológico e do mobiliário hospitalar, etapas fundamentais para a preparação da unidade para o início das atividades.
Durante visita técnica ao canteiro de obras, a secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana, acompanhou o andamento das intervenções e percorreu áreas como alas de internação, centro cirúrgico e setores de diagnóstico, onde estão sendo instalados equipamentos de última geração. Segundo a gestora, a fase atual envolve ajustes técnicos, montagem de aparelhos e a organização dos fluxos operacionais, garantindo que o hospital inicie o atendimento com segurança e qualidade assistencial.
Com investimento superior a R$ 187 milhões, provenientes de recursos do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal e do tesouro estadual, o hospital está sendo construído em um terreno de 82 mil metros quadrados, às margens da BR‑101, nas proximidades da entrada da cidade. A unidade contará com 180 leitos, sendo 30 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), o que permitirá cerca de 1.800 internações mensais, com atendimento adulto e pediátrico.
O Hospital Estadual do Litoral Norte será referência para 34 municípios da região, ofertando serviços de alta complexidade nas áreas de neurologia, neurocirurgia, oncologia e assistência cardiovascular, além de suporte diagnóstico e terapêutico em diversas especialidades.
A nova unidade representa um avanço estratégico na descentralização da assistência em saúde na Bahia, funcionando como um polo regional para Alagoinhas e municípios vizinhos. O objetivo é garantir atendimento especializado mais próximo da população, reduzir deslocamentos para grandes centros e ampliar o acesso a urgência, emergência e cirurgias eletivas.
“Ofertaremos aqui serviço de urgência, unidade de alta complexidade em neurologia e neurocirurgia, assistência cardiovascular e oncológica, pediatria clínica e cirúrgica, unidades de internação clínica e cirúrgica, ambulatório e apoio diagnóstico e terapêutico em especialidades como cardiologia, oncologia, neurologia e traumato‑ortopedia”, destacou Roberta Santana.
A secretária também ressaltou que o hospital contará com as primeiras UTIs pediátricas da região. “É um hospital completo, que se tornará um dos grandes equipamentos de saúde do interior do estado, com papel fundamental na preservação de vidas”, afirmou.
Saúde
Governo da Bahia publica licitações para três Centros de Reabilitação em Camaçari, Juazeiro e Conceição do Coité
Unidades do tipo IV integram o Novo PAC e vão ampliar a oferta de serviços especializados para pessoas com deficiência no estado
O Governo do Estado deu mais um passo na ampliação da rede de assistência à saúde com a publicação, no Diário Oficial do Estado deste sábado (14), dos avisos de licitação para a construção de três Centros Especializados em Reabilitação (CER Tipo IV) nos municípios de Camaçari, Juazeiro e Conceição do Coité. As obras integram o Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC) e reforçam o compromisso do governador Jerônimo Rodrigues com a ampliação da oferta de serviços especializados na Bahia.
A sessão de abertura da licitação para o CER de Camaçari está marcada para o dia 11 de maio, enquanto os certames referentes às unidades de Juazeiro e Conceição do Coité ocorrerão nos dias 13 e 15 de maio, respectivamente.
As novas estruturas serão do Tipo IV, modelo de maior capacidade da rede de reabilitação do Sistema Único de Saúde (SUS). Os centros serão voltados ao atendimento de pessoas com deficiência física, intelectual, auditiva e visual, oferecendo terapias especializadas e acompanhamento multiprofissional.
A publicação das licitações ocorre um dia após agenda do governador Jerônimo Rodrigues em Camaçari, quando foi anunciado um conjunto de investimentos superiores a R$ 39 milhões para o fortalecimento da rede de saúde do município. Entre as ações previstas está, justamente, a implantação do Centro Especializado em Reabilitação, fruto da parceria entre o Governo do Estado e o Governo Federal, por meio do Novo PAC.
Para a secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana, a medida demonstra o compromisso do governo com o planejamento e a execução efetiva das políticas públicas anunciadas. “Os Centros Especializados em Reabilitação representam um avanço fundamental na rede de cuidado às pessoas com deficiência. Estamos ampliando a oferta de serviços especializados e garantindo que milhares de baianos tenham acesso a terapias, acompanhamento e reabilitação perto de onde vivem”, afirmou.
As novas unidades fazem parte da estratégia de regionalização da assistência em saúde e da ampliação da rede de serviços estruturantes do SUS na Bahia, com investimentos articulados entre o Governo do Estado e o Governo Federal no âmbito do Novo PAC.
-
Turismohá 2 diasMuseu do Recôncavo promove encontro náutico-cultural com regata e programação gratuita
-
Serviçoshá 16 horasVagas de emprego na Bahia para esta segunda-feira (16)
-
Saúdehá 2 diasGoverno da Bahia publica licitações para três Centros de Reabilitação em Camaçari, Juazeiro e Conceição do Coité
-
Economiahá 3 diasInstalação da BYD em Camaçari já reúne quase 10 mil trabalhadores, destaca Jerônimo Rodrigues
