SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS
Anúncios

Segurança

Mortes violentas na Bahia registram menor número nos últimos 12 anos

De janeiro a maio de 2024, na comparação com o mesmo período do ano passado, os homicídios recuaram 10,8%

Publicado

em

O mês de maio de 2024 terminou com o menor número de mortes violentas registrado pela Polícia Civil nos últimos 12 anos, na Bahia.
Foto: Rafael Martins/GOVBA

O mês de maio de 2024 terminou com o menor número de mortes violentas registrado pela Polícia Civil nos últimos 12 anos, na Bahia. Os índices criminais do período de janeiro a maio deste ano foram apresentados na manhã desta segunda-feira (10), no Centro de Operações e Inteligência (COI).

Com 347 casos, maio apresentou o menor número contabilizado para um mês nos últimos 12 anos, superando junho de 2020, quando foram computadas 348 ocorrências. No balanço dos cinco meses de 2024, a Polícia Civil registrou 1.928 casos este ano, contra 2.162 mortes em 2023, representando uma redução de 10,8%.

“A integração das Forças da Segurança, o investimento em efetivos e equipamentos, além da ampliação das ações de inteligência resultaram na redução das mortes. Fechamos 2023 com diminuição de 6% das mortes e, este ano, com muito trabalho e dedicação dos policiais e bombeiros, chegamos a 10,8% de queda dos índices”, destacou o secretário da Segurança Pública, Marcelo Werner.

Número de prisões

Com uma média de 51 prisões realizadas por dia na Bahia, o número total de capturados chegou a 7.749, nos cinco primeiros meses de 2024. Na comparação com o mesmo período do ano passado, quando foram presas 7.482, o aumento é de 3,6%. Apenas no mês de maio, operações realizadas pelas Forças Estaduais e Federais localizaram mais de 100 criminosos.

Entre os localizados, este ano, 47 são lideranças de facções criminosas e 11 integravam o Baralho do Crime da Secretaria de Segurança Pública (SSP). Algumas, inclusive, capturadas em outros estados do país. Na cidade de Entre Rios, no último domingo (9), um traficante que liderava uma facção acabou localizado pela FICCO e PM. Um fuzil, carregador e munições foram apreendidos.

ANÚNCIO
Anúncios

O Sistema de Reconhecimento Facial ajudou na localização de 354 foragidos da Justiça em 2024, totalizando 1.621 pessoas presas desde o lançamento da ferramenta em 2018.

Segurança

Mais de 50 aves silvestres são resgatadas em ações da Coppa

As espécies apreendidas foram encaminhadas ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS)

Publicado

em

No último fim de semana, dias 14 e 15 de junho, mais de 50 aves silvestres foram resgatados durante ações realizadas por
Foto: Ascom Inema

No último fim de semana, dias 14 e 15 de junho, mais de 50 aves silvestres foram resgatados durante ações realizadas por policiais militares da Companhia de Polícia de Proteção Ambiental (Coppa), em Feira de Santana e Salvador. As aves estavam sendo comercializadas ilegalmente na chamada Feira do Rolo, em Feira de Santana, um dos principais pontos de comércio clandestino da região. 

As espécies apreendidas foram encaminhadas ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS), equipamento administrado pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), onde passam por avaliação clínica. 

O veterinário do Inema, Caio Vinícius, explicou que cada ave passa por uma avaliação individual. “Elas precisam de um tempo para se recuperar, tanto física quanto comportamentalmente. Após esse período, são encaminhadas para viveiros de ambientação e, quando consideradas aptas, são devolvidas ao seu habitat natural, sempre em locais seguros e com monitoramento adequado”. 

Entre as aves resgatadas estavam espécies como papagaios, tuins, canários-da-terra, azulões, sanhaçus-de-coqueiro, chupins, trinca-ferros, golinhos, papa-capins (incluindo o de costa cinza), curiós, bigodinhos, sabiás-barranco, sabiás-laranjeira, cardeais-do-nordeste, tico-ticos, tico-tico-rei, guriatãs e pássaros-pretos. 

Disque Resgate 

Encontrou animal silvestre ferido, longe de seu habitat natural, ou pretende fazer uma entrega voluntária? Solicite imediatamente o resgate através do WhatsApp do CETAS (71) 99661-3998. 

ANÚNCIO
Anúncios

Com unidades em Salvador e Cruz das Almas, o CETAS/Inema é responsável pelo acolhimento, tratamento e reabilitação de animais silvestres, garantindo que estejam aptos para a reintegração ao meio ambiente. 

Continue Lendo

Segurança

PM resgata 51 aves silvestres em Feira de Santana

Os pássaros estavam prestes a serem comercializadas na Feira do Rolo, na manhã deste sábado (14)

Publicado

em

Policiais militares da Companhia de Polícia e Proteção Ambiental (Coppa) resgataram 51 aves silvestres que estavam prestes a serem
Imagens: Coppa

Policiais militares da Companhia de Polícia e Proteção Ambiental (Coppa) resgataram 51 aves silvestres que estavam prestes a serem comercializadas na Feira do Rolo do município de Feira de Santana, na manhã deste sábado (14).

Durante intensificação das ações de fiscalização ambiental, os militares, durante diligências na região, visualizaram indivíduos em uma feira local que, ao perceberem a aproximação policial, fugiram abandonando diversas gaiolas e armadilhas de caça ilegal.

De acordo com o artigo 3º da lei nº 5.197/67, é proibido o comércio de espécimes da fauna silvestre e de produtos e objetos que impliquem na sua caça, perseguição, destruição ou apanha.

Ao todo, 51 aves silvestres foram resgatados e encaminhados ao Centro de Triagem do Inema.

Continue Lendo

Segurança

Rondesps comemoram 16º aniversário na Vila Policial Militar do Bonfim

Publicado

em

Companhias Independentes de Policiamento Tático (CIPTs)/Rondesps. O evento ocorreu na Vila Policial Militar do Bomfim, na capital baiana.
Foto: Sargento PM RR/C Barros

A Polícia Militar da Bahia realizou, no final da tarde desta sexta-feira (13), uma solenidade especial alusiva ao 16º aniversário das Companhias Independentes de Policiamento Tático (CIPTs)/Rondesps. O evento ocorreu na Vila Policial Militar do Bomfim, na capital baiana.

A solenidade foi precedida por um minuto de silêncio em memória dos policiais militares que, com o sacrifício das próprias vidas, marcaram a dedicação e a entrega irrestrita deles à segurança da sociedade baiana. Em seguida, o major Cláudio Garcia, comandante da Rondesp BTS e representando os demais comandantes presentes, deu as boas-vindas a oficiais, praças e convidados.

Durante o evento, os coronéis Valter Menezes, Eduardo Costa Ferreira, Humberto Sturaro e Sérgio Freire, primeiros comandantes das quatro Rondesps da capital baiana e da RMS foram homenageados. As praças fundadoras das referidas unidades também foram lembradas.

Atualmente, as CIPTs/Rondesps ampliam as ações operacionais da Polícia Militar da Bahia e de patrulhamento tático em todo o estado. Além das quatro unidades de Salvador e da RMS, as Rondesps também estão sediadas em: Barreiras (Oeste), Bom Jesus da Lapa (Meio-Oeste), Feira de Santana (Leste), Ilhéus (Sul), Itaberaba (Chapada), Juazeiro (Norte), Paulo Afonso (Nordeste), Santo Antônio de Jesus (Recôncavo), Teixeira de Freitas (Extremo Sul) e Vitória da Conquista (Sudoeste).

Continue Lendo

Mais Lidas