SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS
Anúncios

Segurança

Maio Laranja conscientiza sobre violação de direitos de crianças e adolescentes

A Estação de Metrô da Rodoviária, em Salvador, foi palco, nesta quinta- (15), de uma série de ações educativas e de sensibilização

Publicado

em

Como parte da mobilização nacional do Maio Laranja, mês de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes,
Foto: Amanda Ercilia/GOVBA

Como parte da mobilização nacional do Maio Laranja, mês de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes, a Estação de Metrô da Rodoviária, em Salvador, foi palco, nesta quinta-feira (15), de uma série de ações educativas e de sensibilização voltadas à conscientização do público. A iniciativa é fruto de uma parceria entre a CCR Metrô Bahia e a Secretaria Estadual de Assistência e Desenvolvimento Social (Seades).

A ação incluiu distribuição de materiais informativos, contação de histórias com temática de proteção à infância, além da participação das mascotes Lulu Alerta e Ursinho Atento, símbolos da campanha estadual de defesa dos direitos das crianças e adolescentes. A mobilização continua nesta sexta-feira (16), na Estação Acesso Norte, ampliando o alcance da mensagem de prevenção e proteção.

De acordo com a superintendente de Assistência Social da Seades, Leísa Mendes, o Maio Laranja tem papel essencial na ampliação do debate e no fortalecimento da rede de proteção. “Mais do que uma data, o mês de maio é um chamado à sociedade para estar atenta e atuante. As ações educativas como esta contribuem para romper o silêncio e gerar conhecimento sobre os sinais de violência e como denunciar”, afirmou. Ela destaca ainda que ações presenciais em espaços públicos, como o metrô, tornam o tema mais acessível à população, incentivando o diálogo e o engajamento.

Além das ações nas estações, o Maio Laranja seguirá com programações em outras localidades do estado, com ações nas redes sociais, eventos presenciais, agendas no interior e o envolvimento de prefeituras, conselhos de direitos e equipamentos da rede socioassistencial. A mobilização estadual busca garantir maior visibilidade ao tema, fortalecer o enfrentamento à violação de direitos e promover uma cultura de cuidado e responsabilidade coletiva com as crianças e adolescentes baianos.

A presença das ações no ambiente de transporte público tem impactado os usuários. A dona de casa, Maria das Dores, comentou: “Achei muito importante. Nunca tinha parado para pensar sobre o quanto esse tipo de violência acontece perto da gente. A presença das mascotes, o material explicativo, tudo isso me fez refletir”. Já o professor Carlos Henrique completou: “Eu estava só indo pro trabalho e fui surpreendido por essa ação. Acho essencial. Muita gente não sabe nem como denunciar. Agora eu sei”.

ANÚNCIO
Anúncios

Segurança

Mais de 50 aves silvestres são resgatadas em ações da Coppa

As espécies apreendidas foram encaminhadas ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS)

Publicado

em

No último fim de semana, dias 14 e 15 de junho, mais de 50 aves silvestres foram resgatados durante ações realizadas por
Foto: Ascom Inema

No último fim de semana, dias 14 e 15 de junho, mais de 50 aves silvestres foram resgatados durante ações realizadas por policiais militares da Companhia de Polícia de Proteção Ambiental (Coppa), em Feira de Santana e Salvador. As aves estavam sendo comercializadas ilegalmente na chamada Feira do Rolo, em Feira de Santana, um dos principais pontos de comércio clandestino da região. 

As espécies apreendidas foram encaminhadas ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS), equipamento administrado pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), onde passam por avaliação clínica. 

O veterinário do Inema, Caio Vinícius, explicou que cada ave passa por uma avaliação individual. “Elas precisam de um tempo para se recuperar, tanto física quanto comportamentalmente. Após esse período, são encaminhadas para viveiros de ambientação e, quando consideradas aptas, são devolvidas ao seu habitat natural, sempre em locais seguros e com monitoramento adequado”. 

Entre as aves resgatadas estavam espécies como papagaios, tuins, canários-da-terra, azulões, sanhaçus-de-coqueiro, chupins, trinca-ferros, golinhos, papa-capins (incluindo o de costa cinza), curiós, bigodinhos, sabiás-barranco, sabiás-laranjeira, cardeais-do-nordeste, tico-ticos, tico-tico-rei, guriatãs e pássaros-pretos. 

Disque Resgate 

Encontrou animal silvestre ferido, longe de seu habitat natural, ou pretende fazer uma entrega voluntária? Solicite imediatamente o resgate através do WhatsApp do CETAS (71) 99661-3998. 

ANÚNCIO
Anúncios

Com unidades em Salvador e Cruz das Almas, o CETAS/Inema é responsável pelo acolhimento, tratamento e reabilitação de animais silvestres, garantindo que estejam aptos para a reintegração ao meio ambiente. 

Continue Lendo

Segurança

PM resgata 51 aves silvestres em Feira de Santana

Os pássaros estavam prestes a serem comercializadas na Feira do Rolo, na manhã deste sábado (14)

Publicado

em

Policiais militares da Companhia de Polícia e Proteção Ambiental (Coppa) resgataram 51 aves silvestres que estavam prestes a serem
Imagens: Coppa

Policiais militares da Companhia de Polícia e Proteção Ambiental (Coppa) resgataram 51 aves silvestres que estavam prestes a serem comercializadas na Feira do Rolo do município de Feira de Santana, na manhã deste sábado (14).

Durante intensificação das ações de fiscalização ambiental, os militares, durante diligências na região, visualizaram indivíduos em uma feira local que, ao perceberem a aproximação policial, fugiram abandonando diversas gaiolas e armadilhas de caça ilegal.

De acordo com o artigo 3º da lei nº 5.197/67, é proibido o comércio de espécimes da fauna silvestre e de produtos e objetos que impliquem na sua caça, perseguição, destruição ou apanha.

Ao todo, 51 aves silvestres foram resgatados e encaminhados ao Centro de Triagem do Inema.

Continue Lendo

Segurança

Rondesps comemoram 16º aniversário na Vila Policial Militar do Bonfim

Publicado

em

Companhias Independentes de Policiamento Tático (CIPTs)/Rondesps. O evento ocorreu na Vila Policial Militar do Bomfim, na capital baiana.
Foto: Sargento PM RR/C Barros

A Polícia Militar da Bahia realizou, no final da tarde desta sexta-feira (13), uma solenidade especial alusiva ao 16º aniversário das Companhias Independentes de Policiamento Tático (CIPTs)/Rondesps. O evento ocorreu na Vila Policial Militar do Bomfim, na capital baiana.

A solenidade foi precedida por um minuto de silêncio em memória dos policiais militares que, com o sacrifício das próprias vidas, marcaram a dedicação e a entrega irrestrita deles à segurança da sociedade baiana. Em seguida, o major Cláudio Garcia, comandante da Rondesp BTS e representando os demais comandantes presentes, deu as boas-vindas a oficiais, praças e convidados.

Durante o evento, os coronéis Valter Menezes, Eduardo Costa Ferreira, Humberto Sturaro e Sérgio Freire, primeiros comandantes das quatro Rondesps da capital baiana e da RMS foram homenageados. As praças fundadoras das referidas unidades também foram lembradas.

Atualmente, as CIPTs/Rondesps ampliam as ações operacionais da Polícia Militar da Bahia e de patrulhamento tático em todo o estado. Além das quatro unidades de Salvador e da RMS, as Rondesps também estão sediadas em: Barreiras (Oeste), Bom Jesus da Lapa (Meio-Oeste), Feira de Santana (Leste), Ilhéus (Sul), Itaberaba (Chapada), Juazeiro (Norte), Paulo Afonso (Nordeste), Santo Antônio de Jesus (Recôncavo), Teixeira de Freitas (Extremo Sul) e Vitória da Conquista (Sudoeste).

Continue Lendo

Mais Lidas