Segurança
Forças Estaduais da Segurança deflagram Dia D da Operação Caminhos Seguros
Mandados judiciais são cumpridos contra investigados por crimes sexuais contra crianças e adolescentes

As Forças Estaduais da Segurança Pública deflagraram na manhã desta quinta-feira (15) o Dia D da Operação Caminhos Seguros, ação nacional promovida pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública de combate à exploração sexual de crianças e adolescentes.
Mandados de prisão são cumpridos em diversos bairros de Salvador. Na capital, a ação é resultado de investigações conduzidas pela Delegacia Especializada de Repressão a Crimes Contra a Criança e ao Adolescente (Dercca).
A operação integra uma mobilização nacional com a participação das forças de segurança de todas as unidades federativas. Os alvos dos mandados são investigados por crimes de exploração e violência sexual contra crianças e adolescentes.
Em Salvador, a ação conta com o trabalho de mais de 50 policiais civis, com apoio de unidades especializadas do Departamento de Proteção à Mulher, Cidadania e Pessoas Vulneráveis (DPMVC).
Guarnições da Polícia Militar realizam patrulhamento ostensivo em diversos pontos da capital baiana e em cidades do interior do estado. O Departamento de Polícia Técnica e o Corpo de Bombeiros estão com equipes reforçadas em prontidão em cumprimento ao Dia D.
Segurança
PM resgata 51 aves silvestres em Feira de Santana
Os pássaros estavam prestes a serem comercializadas na Feira do Rolo, na manhã deste sábado (14)

Policiais militares da Companhia de Polícia e Proteção Ambiental (Coppa) resgataram 51 aves silvestres que estavam prestes a serem comercializadas na Feira do Rolo do município de Feira de Santana, na manhã deste sábado (14).
Durante intensificação das ações de fiscalização ambiental, os militares, durante diligências na região, visualizaram indivíduos em uma feira local que, ao perceberem a aproximação policial, fugiram abandonando diversas gaiolas e armadilhas de caça ilegal.
De acordo com o artigo 3º da lei nº 5.197/67, é proibido o comércio de espécimes da fauna silvestre e de produtos e objetos que impliquem na sua caça, perseguição, destruição ou apanha.
Ao todo, 51 aves silvestres foram resgatados e encaminhados ao Centro de Triagem do Inema.
Segurança
Rondesps comemoram 16º aniversário na Vila Policial Militar do Bonfim

A Polícia Militar da Bahia realizou, no final da tarde desta sexta-feira (13), uma solenidade especial alusiva ao 16º aniversário das Companhias Independentes de Policiamento Tático (CIPTs)/Rondesps. O evento ocorreu na Vila Policial Militar do Bomfim, na capital baiana.
A solenidade foi precedida por um minuto de silêncio em memória dos policiais militares que, com o sacrifício das próprias vidas, marcaram a dedicação e a entrega irrestrita deles à segurança da sociedade baiana. Em seguida, o major Cláudio Garcia, comandante da Rondesp BTS e representando os demais comandantes presentes, deu as boas-vindas a oficiais, praças e convidados.
Durante o evento, os coronéis Valter Menezes, Eduardo Costa Ferreira, Humberto Sturaro e Sérgio Freire, primeiros comandantes das quatro Rondesps da capital baiana e da RMS foram homenageados. As praças fundadoras das referidas unidades também foram lembradas.
Atualmente, as CIPTs/Rondesps ampliam as ações operacionais da Polícia Militar da Bahia e de patrulhamento tático em todo o estado. Além das quatro unidades de Salvador e da RMS, as Rondesps também estão sediadas em: Barreiras (Oeste), Bom Jesus da Lapa (Meio-Oeste), Feira de Santana (Leste), Ilhéus (Sul), Itaberaba (Chapada), Juazeiro (Norte), Paulo Afonso (Nordeste), Santo Antônio de Jesus (Recôncavo), Teixeira de Freitas (Extremo Sul) e Vitória da Conquista (Sudoeste).
Segurança
Defesa Civil testa novo sistema nacional de alertas por SMS na Bahia
Salvador, Vitória da Conquista, Ilhéus e Santa Cruz Cabrália participam, simultaneamente, da ação do Governo Federal no dia 14 de junho

A Defesa Civil da Bahia realiza, neste sábado (14), às 12h, um teste do novo sistema nacional de alertas por SMS, o ‘Defesa Civil Alerta’, desenvolvido pelo Governo Federal para reforçar as estratégias de prevenção e resposta a desastres. A ação ocorrerá simultaneamente para moradores em Salvador, Vitória da Conquista, Ilhéus, Santa Cruz Cabrália e outros 32 municípios do Nordeste, incluindo todas as capitais da região, que vão receber uma mensagem de alerta de demonstração diretamente em seus celulares.
A mensagem será disparada a partir do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), localizado em Brasília, e marca o início da fase de implantação do novo sistema, que utiliza a rede de telefonia celular para enviar avisos gratuitos e em tempo real à população. O sistema já está em operação nas regiões Sul e Sudeste e, na Bahia, entrará em funcionamento definitivo a partir do dia 18 de junho.
Para o superintendente da Defesa Civil da Bahia, Heber Santana, a ferramenta representa um avanço essencial na prevenção de desastres. “É uma ação concreta de proteção à população, que vai permitir avisos rápidos e orientações diretas em situações de risco”, afirma. “A informação chega a tempo de salvar vidas e fortalecer a capacidade de resposta das comunidades”, completa.
Durante o teste, os moradores receberão a seguinte mensagem de demonstração: “ALERTA EXTREMO – Defesa Civil: ALERTA DE DEMONSTRAÇÃO do novo sistema de alerta de emergência no estado.
A ferramenta foi desenvolvida com o objetivo de informar e proteger a população em casos de desastres naturais ou provocados por ações humanas, conforme a Classificação e Codificação Brasileira de Desastres (Cobrade).
O novo sistema Defesa Civil Alerta envia mensagens de texto à população em áreas de risco, com diferentes níveis de urgência: extremo, severo e demonstração. No alerta extremo, um som semelhante a sirene será emitido, mesmo com o celular no modo silencioso. Já no severo, o aviso será mais discreto. Os alertas fornecem orientações claras sobre como agir diante de riscos como alagamentos, deslizamentos de terra, enxurradas, vendavais, entre outros eventos.
A definição do conteúdo e o momento de envio dos alertas são de responsabilidade das Defesas Civis municipais e estaduais, que atuam com base em monitoramento técnico e em protocolos de segurança. Durante a fase de implantação, além dos alertas reais, também poderão ser enviados comunicados de demonstração para familiarizar a população com a nova ferramenta. A tecnologia funciona automaticamente, sem necessidade de cadastro ou CEP.
Informações detalhadas sobre o uso da ferramenta estão no https://www.gov.br/mdr/pt-br/assuntos/protecao-e-defesa-civil/defesa-civil-alerta
-
São João 2025há 2 dias
Shopping Piedade funciona em horário especial no mês de junho
-
Agronegóciohá 3 dias
Seagri fortalece agenda com setores produtivos da soja e do algodão
-
Serviçoshá 2 dias
Vagas de emprego na Bahia para esta sexta-feira (13)
-
Cidadehá 2 dias
Salvamar alerta para riscos com avanço de frente fria em Salvador