Esporte
Kong Race atrai 450 atletas para corrida no CAB neste domingo (7)
Com apoio da Sudesb, a prova terá 1 km 14 obstáculos nas categorias feminino, masculino e misto

O jardim da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), no Centro Administrativo da Bahia (CAB), será o palco da Kong Race Experience, uma corrida de obstáculos por equipes, neste domingo, 07, das 13h às 17h. Cerca de 450 atletas irão disputar a prova de 1 km com 14 obstáculos ao todo nas categorias feminino, masculino e misto.
A prova contará com quatro obstáculos de cada percurso (velocidade, força ou suspensão), realizada por um competidor, enquanto o trio disputa os obstáculos finais de forma coletiva: o abaixo de zero e o monte kong. A equipe vencedora é aquela que fizer todos os obstáculos em menor tempo. Será realizada a prova individual, sem competição, para atrair novos adeptos à modalidade.
Os obstáculos de velocidade serão o salto kong; a corrida de 580 m; o quebra-peito; e o mini everest. Já os de força serão o herói; o arriba-sacos; os pneus e o pegboard. Para finalizar as disputas individuais, o percurso de suspensão contará com as provas de argolas; preguiça; monkey bar e multigrip.
A entrega dos kits será na sexta-feira, 05, na loja da Oakley, no Salvador Shopping, das 15h às 20h, ou no local da prova no domingo, 07, das 12h às 13h. As inscrições são limitadas e restam poucas vagas através do site http://www.kongrace.com.br/experience . A inscrição também é mediante a doação de 1,2 kg de leite em pó numa ação solidária em prol do Instituto Lar Vida.
A Kong Race Experience é realizada pelo Instituto de Desenvolvimento de Projetos (IDP) e organizada pela Federação Baiana de Corridas de Obstáculos (Bahia OCR), com o apoio da equipe Caatinga Trekkers; do Governo do Estado da Bahia, por meio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb) e da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre); da Oakley; e da Bivolt.
Esporte
Natação em Rede abre inscrições para Lauro de Freitas
Serão 200 para natação e 200 para hidroginástica, no Colégio Estadual de Tempo Integral de Portão

A Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, inicia, nesta quarta-feira (27/08), as inscrições presenciais para o núcleo do projeto social Natação em Rede, em Lauro de Freitas. Serão disponibilizadas 400 vagas gratuitas, sendo 200 para aulas de natação e 200 para hidroginástica, no Colégio Estadual de Tempo Integral de Portão, localizado na Avenida Queira Deus.
O atendimento ocorrerá das 8h às 12h e das 13h às 17, na Av. Queira Deus, endereço da unidade escolar. As inscrições seguirão abertas até preenchimento total das vagas, sendo: natação – 128 vagas, para criança e jovens de 7 a 17 anos; 40 para pessoas com deficiência e 32 vagas destinadas a mulheres e homens de 18 a 59 anos. Já na modalidade de hidroginástica, a distribuição das vagas é: 128 vagas para homens e mulheres a partir de 60 anos; 40 para pessoas com deficiência e 32 para pessoas com idade entre 18 e 59 anos.
Documentação
No momento da inscrição, o candidato deve apresentar, originais e cópias do RG, CPF, comprovante de residência, comprovante de matrícula (para menores de 18 anos) e original de atestado de aptidão física (para maiores de 18 anos) emitido por cardiologista ou clínico geral com validade de no máximo 12 meses da data de apresentação. A falta de entrega de qualquer documento impede a efetivação da matrícula.
Esporte
Clínica do Paradesporto leva capacitação e inclusão a Itabuna
Atividades iniciam às 19h desta sexta (15), no Colégio Estadual Adeum Sauer. Amanhã, entre 8h e 14h, no mesmo local, acontece programação teórica e prática

A Clínica do Paradesporto, com oferta de capacitação teórica e prática feita por profissionais de educação física, chega a Itabuna nesta sexta-feira, 15, com cerimônia de abertura às 19h no Colégio Estadual de Tempo Integral Adeum Sauer. No sábado, 16, a partir das 8h, as atividades são retomadas com palestras e atividades práticas nas modalidades de bocha, goalball, vôlei sentado, futebol de cegos e atletismo paralímpico.
A ação é uma iniciativa da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte. É voltada para profissionais e estudantes de Educação Física, além de agentes esportivos e público em geral interessado na pauta do paradesporto. Na programação, também consta a presença de atletas baianos paralímpicos que levam sua experiência esportiva para o público presente.
“A realização da clínica do paradesporto é sempre um momento importante para nós, da Sudesb, que trabalhamos pela inclusão e valorização do paradesporto em nosso estado. É uma oportunidade de levar conhecimento, mas também de muito aprendizado e troca de experiência. Interiorizar essa capacitação é parte da política da nossa autarquia, que se empenha em promover a inclusão cada vez em maior número de pessoas com deficiência em diferentes modalidades esportivas”, observa Adelmare Júnior, coordenador do Núcleo do Paradesporto da Sudesb e que integra o grupo da clínica.
A execução do projeto, numa parceria firmada com a Associação Baiana de Desporto Adaptado (ABDA) e investimento de 260 mil reais, teve início em maio último e terá calendário até dezembro. Depois de Itabuna, a próxima etapa da Clínica do Paradesporto será na cidade de Irecê de 12 e 13 de setembro.
Esporte
TVE exibe Brasil e Grécia pelo Mundial de Polo Aquático Feminino
A disputa pelas quartas de final acontece a partir das 19h, na piscina olímpica da Arena Aquática de Salvador

O Brasil enfrenta a Grécia pelo Campeonato Mundial Sub-20 de Polo Aquático Feminino nesta quinta-feira (14). A TVE transmite ao vivo, a partir das 19h, as quartas de final do Mundial, que acontece na piscina olímpica da Arena Aquática de Salvador, e integra a competição que, pela primeira vez, é sediada no Brasil.
A Seleção Brasileira feminina sub-20 de Polo Aquático venceu de virada a Nova Zelândia por 10 a 9, nesta quarta-feira (13), e assegurou uma vaga nas quartas de final. O resultado garantiu ao país a melhor colocação da história na competição e a equipe nacional se junta agora às oito melhores seleções do mundo.
A cobertura terá narração de Valter Lima e a jornalista Juliana Lisboa entra ao vivo trazendo informações de bastidores e movimentações da piscina.
A TVE Bahia está disponível gratuitamente pela nova antena parabólica digital (Banda KU), através do canal 222, e leva às casas de 60 milhões de brasileiros conteúdos que informam, educam e entretêm.
Serviço
TVE exibe Brasil e Grécia pelo Campeonato Mundial Sub-20 de Polo Aquático Feminino
- Quando: Quinta-feira (14), às 19h
- Onde: TVE e Canal 222 das novas parabólicas digitais