Cultura
Jerônimo desfila no Zero Hora ao lado de profissionais da imprensa
O governador prestigiou, na noite desta quarta (30), a saída do bloco, no Centro Cultural Amélio Amorim

Um dia antes da abertura oficial da Micareta de Feira de Santana, no Portal do Sertão, o governador Jerônimo Rodrigues prestigiou, na noite desta quarta (30), a saída do bloco Zero Hora, no Centro Cultural Amélio Amorim, ao lado de profissionais da imprensa, convidados e representantes da cultura feirense.
“Esse é um bloco histórico de jornalistas, da comunicação. Então é muito importante estar aqui prestando uma homenagem a esses profissionais que vão se divertir hoje e vão pegar pesado nos próximos quatro dias. Desejo uma ótima cobertura e de muita paz”, declarou o governador.
O bloco, que tem apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura (Secult), desfilou ao som do minitrio Rixô Elétrico, pelo circuito Maneca Ferreira, com encerramento na esquina da agência dos Correios, onde se encontram as avenidas João Durval e Presidente Dutra.
O jornalista Fabrício Almeida, 49, pertence à nova geração do Bloco Zero Hora, mas há pelo menos 20 anos prestigia a festa. “Foi um bloco que deu certo, que valoriza a cultura da cidade. Atrai muita gente. É o momento de conhecer e encontrar aquele que você acompanha no rádio, na TV, e de confraternização dos profissionais também”, disse.
Para o secretário de Cultura do Estado, Bruno Monteiro, o bloco é o abre-alas da celebração dos 88 anos de tradição da Micareta de Feira de Santana. “É o momento em que os profissionais da imprensa se reúnem para mostrar todo o o potencial da festa, com leveza, entretenimento, mas também com desenvolvimento econômico, geração de emprego e renda. O Governo do Estado firma a sua participação na micareta apoiando o bloco, com o Ouro Negro e os blocos afro, a diversidade de atrações, entendendo a cultura cada vez mais como um vetor de desenvolvimento para o estado da Bahia”, pontuou.
A gestão estadual ainda garantiu para a Micareta de Feira de Santana, uma rica programação cultural. Entre as ações, estão o financiamento do desfile de 14 entidades de matriz africana, através do programa Ouro Negro, a criação de um palco especial para apresentações de artistas locais, o apoio ao tradicional bloco Zero Hora, ao bloco da Polícia Militar com show da banda Parangolé e ao Bloco dos Trabalhadores. Além disso, atrações locais animarão o Palco Bel da Bonita (pranchão), reforçando a diversidade artística.
Sobre o bloco
O Zero Hora foi criado na década de 80 pelo empresário Edson Felzemburgh, amigo de muitos jornalistas. Uma carroça puxada por um jegue serviu de “trio elétrico” e foi animada por ninguém menos que a banda Chiclete com Banana, que estava começando a carreira.
O objetivo era permitir que os jornalistas, que trabalham muito durante a folia, brincassem um pouco antes da maratona de trabalho que enfrentam nos dias de festa. Com a inauguração da TV Subaé, um grupo de jornalistas, formado por Edson Borges, Neire Matos, Reginaldo Pereira e Soraya Mesquita, recriou o bloco dentro dos mesmos moldes. Saindo na quarta, zero hora, com jornalistas e seus convidados.
Agronegócio
Expoagro Canavieiras destaca produção agropecuária da região
A feira, iniciada na última quinta-feira (11), movimenta a cidade até domingo (14), com uma vasta programação

Canavieiras vive dias de festa e oportunidades com a realização da 1ª Expoagro, que movimenta a cidade até o próximo domingo (14). A feira, iniciada na última quinta-feira (11), no Areal, na Avenida Himério Cavalcante, conta com o apoio do Governo da Bahia, por meio da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (Seagri), e reúne em um só espaço a força da agricultura, pecuária, turismo e comércio local.
No próximo sábado (13), o secretário da Agricultura da Bahia, Pablo Barrozo, estará na exposição, representando o governador Jerônimo Rodrigues, quando visitará os expositores e acompanhará a programação do evento, que marca uma nova trajetória da agropecuária realizada na região.
Na ocasião, produtores, comerciantes, entidades do setor e representantes da sociedade civil de toda a Bahia e de outros estados têm a oportunidade de fortalecer o intercâmbio de experiências e a valorização da cultura e economia, que se destaca na produção de cacau, frutas e na pecuária bovina.
Programação
O público confere atrações como rodeio, exposição de maquinário agrícola, concurso de marcha, feira de agricultura familiar, cavalgada, palestras e cursos, leilão, rodeio, shows musicais, espaço gastronômico, apresentações culturais, feiras de artesanato e de negócios, além de desfiles de comitivas e da Rainha da ExpoAgro.
Agricultura
Cidadania Rural traz dignidade para famílias de quatro municípios baianos
A iniciativa registrou 1.304 atendimentos em Palmas de Monte Alto, Paratinga, Pedrão e Cícero Dantas

O Cidadania Rural registrou, entre os dias 27 de agosto e 05 de setembro, 1.304 atendimentos em quatro municípios baianos, ampliando o acesso a serviços de documentação e inclusão social no meio rural. A iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), coordenada pela Superintendência de Agricultura Familiar (SUAF/SDR), aconteceu em Palmas de Monte Alto, Paratinga, Pedrão e Cícero Dantas.
Entre os dias 27 e 30 de agosto, a ação foi realizada em Paratinga, na Comunidade Lavadeira, e em Palmas de Monte Alto, na Associação de Pequenos Produtos Rurais de Sisnandes. Foram registrados 902 atendimentos, entre emissão e regularização de CPF, Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF) e Carteira de Identidade Nacional (CIN), além de orientações sobre o Selo da Agricultura Familiar (SIPAF) e crédito rural.
Além desses serviços, o mutirão também contou com consultas e fornecimento de cópia de Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural (ITR), e emissão e desbloqueio de Contrato de Concessão de Uso (CCU). Para Vitaline, moradora de Paratinga, o projeto foi “de suma importância para nós, trabalhadoras rurais. Agradecemos por não precisar estar nos deslocando da nossa cidade, para poder estar retirando nossos documentos”.
Em Paratinga e Palmas de Monte Alto, a ação foi realizada em parceria com a Receita Federal, o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), o Instituto de Identificação Pedro Mello, o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) e os bancos Nordeste, Brasil e a Caixa Econômica Federal.
Já entre os dias 01 e 05 de setembro, o Cidadania também passou pelos municípios de Pedrão e Cícero Dantas, com emissão de CIN, CAF e ID Jovem, e apoio da Secretaria de Segurança Pública (SSP) e do programa Bahia Sem Fome.
A atividade em Pedrão aconteceu na Associação Rural Cultural dos Remanescentes de Quilombo, enquanto, em Cícero Dantas, o projeto vou realizado durante a 5ª Feira Territorial da Agricultura Familiar, no Centro de Comercialização de Produtos Típicos, com programação voltada à agricultura familiar, à agroecologia e ao fortalecimento das redes regionais. Respectivamente, foram registrados 153 e 249 atendimentos, garantindo documentos essenciais para a população rural e quilombola.
“O Cidadania Rural está se consolidando como instrumento de geração de oportunidades para a população rural da Bahia. Descentralizar o acesso à documentação básica fora do eixo urbano é estratégico, é transversal, é exercitar fortemente a cidadania, é garantia de direitos para quem mais precisa”, destacou o superintendente de Agricultura Familiar, Euzimar Carneiro.
O programa reforça o compromisso do Governo da Bahia em promover inclusão social e cidadania, fortalecendo a agricultura familiar e ampliando o acesso a serviços essenciais nos territórios rurais do estado.
Agricultura
Abertas inscrições para a 16ª Feira Baiana da Agricultura Familiar
O evento acontecerá no Parque Costa Azul, em Salvador, entre os dias 10 e 14 de dezembro de 2025

Estão abertas, até 10 de outubro de 2025, as inscrições para a participação de organizações produtivas da Bahia na 16ª Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária (FEBAFES), que acontecerá no Parque Costa Azul, em Salvador, entre os dias 10 e 14 de dezembro de 2025.
O edital pode ser acessado em www.sdr.ba.gov.br ou www.car.ba.gov.br. As inscrições são destinadas a Entidades Proponentes que representarão o conjunto de empreendimentos, coletivos ou individuais, pertencentes a agricultores familiares, assentados de programas de reforma agrária, povos e comunidades tradicionais e economia solidária, dos 27 Territórios de Identidade da Bahia.
Já consagrado no calendário baiano, o evento, em sua 16ª edição, vai contar com duas praças gastronômicas, feira agroecológica, Tendas Indígena, Quilombola e de Artesanato, shows, uma área temática com tema “Caminhos da Roça” e muito mais. Ele reúne e sintetiza os resultados da agricultura familiar e economia solidária no Estado, proporcionados principalmente pelos investimentos do Governo, através da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).
A feira é organizada pela SDR, por meio da Superintendência de Agricultura Familiar (SUAF) e da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), em parceria com a União das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária do Estado da Bahia (Unicafes-BA) e com o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA).
-
Serviçoshá 2 dias
Vagas de emprego na Bahia para esta quinta-feira (11)
-
Turismohá 2 dias
Encontro nacional de Enfermagem reúne 10 mil participantes em Salvador
-
Infraestruturahá 2 dias
Obra do VLT do Subúrbio garante participação popular e geração de oportunidades
-
Serviçoshá 1 dia
Vagas de emprego na Bahia para esta sexta-feira (12)