Educação
Número de aprovados pelo SISU cresce 6,9% na Bahia e coloca estado entre os três primeiros do país
Estado mantém posição no ranking nacional; MEC registra aumento de inscritos e recorde de instituições participantes no SISU 2026
Informações divulgadas pelo Ministério da Educação (MEC) apontam um crescimento de 6,9% no número de estudantes aprovados para universidades públicas pelo Sistema de Seleção Unificada (SISU) na comparação entre 2025 e 2026. No ano passado, foram 21.963 aprovados, número que subiu para 23.477 na edição deste ano. Para ser aprovado no SISU, o estudante utiliza a nota obtida no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).
A Bahia foi o terceiro estado com o maior número de aprovações, ficando atrás de Minas Gerais (33.778) e do Rio de Janeiro (30.533). O quarto colocado foi o estado da Paraíba (21.863), seguido por Pernambuco (16.850). Minas, Rio de Janeiro e Bahia repetiram as mesmas posições no ranking do ano anterior.
Ao analisar os dados do MEC, a secretária da Educação do Estado, Rowenna Brito, relacionou o crescimento no número de baianos aprovados ao trabalho desenvolvido pelo Governo da Bahia, que intensificou ações para fortalecer a preparação dos estudantes que fariam o ENEM. Ela acrescentou: “O desempenho é também fruto da dedicação desses meninos e meninas, de seus professores, diretores e coordenadores escolares, além das políticas do governo de incentivo ao protagonismo estudantil e dos investimentos em novos colégios de tempo integral”.
Vagas preenchidas
Ainda segundo o MEC, o SISU 2026 contabilizou 271.789 candidatos aprovados, sendo 129.386 na ampla concorrência, 124.064 pela modalidade de cotas e 18.339 por meio de ações afirmativas das próprias instituições de ensino superior. Assim, 99,14% das mais de 274 mil vagas disponibilizadas foram preenchidas na chamada regular.
Esta edição também foi a maior da história em número de instituições públicas participantes: 136 ao todo. O resultado individual foi divulgado na quinta-feira (29) e pode ser acessado no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. Mais de 1,8 milhão de candidatos se inscreveram para disputar aproximadamente 274 mil vagas em 7,3 mil cursos distribuídos em 587 municípios. O número de inscritos cresceu 39% em relação a 2025, quando pouco mais de 1,3 milhão de pessoas participaram da seleção.
Educação
Estudantes do CPM Lobato transformam sentimentos em exposição no Pelourinho
Mostra “Um Olhar Sobre Nós” reúne 63 obras produzidas por alunos do Colégio da Polícia Militar da Bahia e destaca reflexões sobre autoestima, sonhos, experiências e diferentes perspectivas de mundo
Sentimentos, sonhos, dúvidas e diferentes formas de enxergar o mundo ganharam cores, traços e formas nas obras produzidas por estudantes do Colégio da Polícia Militar da Bahia (CPM), unidade Lobato, no Subúrbio Ferroviário de Salvador. A partir desta terça-feira (6), a produção de 63 alunos dos ensinos Fundamental e Médio pode ser conferida na exposição “Um Olhar Sobre Nós”, em cartaz no Museu Eugênio Teixeira Leal, no Pelourinho. A mostra permanece aberta à visitação até 30 de outubro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, com entrada gratuita.
A exposição reúne pinturas, desenhos, colagens e trabalhos em técnicas mistas produzidos pelos jovens durante as aulas de Arte. A proposta é utilizar a expressão artística como ferramenta de reflexão, estimulando os estudantes a transformar em imagens sentimentos, pensamentos, descobertas e experiências que nem sempre encontram espaço para ser expressos em palavras.
O projeto chega à sua nona edição. Iniciado em 2016, teve as atividades interrompidas durante a pandemia e foi retomado posteriormente. Neste ano, os estudantes desenvolveram os trabalhos ao longo do período letivo a partir de uma proposta inicialmente voltada para as perspectivas de futuro. A cada edição, a escola define uma temática diferente. Entre os temas já abordados estão os 40 anos do Axé Music e o centenário da Semana de Arte Moderna.
Aprendizado e integração
De acordo com o professor de Arte Paulo André, a construção das obras ocorre de forma gradual. Segundo ele, muitos estudantes demonstram resistência no início do processo, mas passam a se envolver à medida que acompanham a evolução dos trabalhos dos colegas. Além de desenvolver habilidades manuais, os alunos aprimoram técnicas artísticas e exercitam o senso crítico.
“Eles começam a contemplar o próprio trabalho, desenvolvem o senso crítico e passam a se questionar sobre o resultado daquilo que produziram”, destaca o professor.
A diretora pedagógica do colégio, Isa Barbosa, explica que a seleção das obras é realizada após o desenvolvimento dos trabalhos em sala de aula. As produções escolhidas passam por uma etapa de acabamento antes de serem expostas. Ela ressalta ainda que o projeto fortalece a convivência entre estudantes de diferentes séries e dialoga com atividades de produção textual.
“Eles começam a interagir e a criar laços a partir do projeto. Isso, para nós, é muito importante”, afirma a diretora.
Arte, autoestima e representatividade
Entre os destaques da exposição está a obra “Retrato de Mim”, da estudante e artista Raíssa Evangelista dos Santos. Inspirada no expressionismo, a jovem optou por representar a própria imagem por meio de um autorretrato marcado por cores intensas e traços expressivos.
Na obra, Raíssa aborda a relação com a própria aparência e o processo de aceitação do cabelo, que, segundo ela, foi motivo de insegurança durante a infância.
“É uma forma de mostrar como eu me vejo e, acima de tudo, de representar esse processo de aceitação. Também é uma maneira de expressar minha autoestima e minha identidade, além de retratar que meu cabelo é algo bonito e que eu não deveria sentir vergonha dele. Por isso escolhi me autorretratar com traços inspirados no movimento expressionista”, explica.
Educação
UFBA conquista pódio inédito em Olimpíada Nacional de Direito Administrativo
Após sete anos afastada da competição, Faculdade de Direito da UFBA retorna à ONDA 2026 e garante o terceiro lugar, tornando-se a primeira equipe baiana a alcançar o pódio do torneio
A Faculdade de Direito da Universidade Federal da Bahia (UFBA) tem um motivo especial para celebrar. Após sete anos sem participar da Olimpíada Nacional de Direito Administrativo (ONDA), a instituição retornou à competição e conquistou o terceiro lugar na edição de 2026, tornando-se a primeira equipe baiana a subir ao pódio da disputa.
O resultado ganha ainda mais relevância diante da dimensão do evento, que reuniu 31 instituições de ensino superior de dez estados brasileiros e do Distrito Federal.
A conquista foi construída ao longo de uma competição marcada por desafios de elevado nível técnico. Os estudantes enfrentaram provas que incluíram a elaboração de pareceres jurídicos, sustentações orais de casos práticos e debates perante bancas formadas por renomados especialistas em Direito Administrativo.
Sob a orientação da professora Madiane Miguez, servidora do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE-BA) e egressa da própria UFBA, a equipe demonstrou sólido conhecimento jurídico, capacidade argumentativa, dedicação e maturidade acadêmica.
Mais do que a conquista de uma medalha, o terceiro lugar representa o reconhecimento da excelência da universidade pública e do talento dos estudantes baianos. Ao representar a Bahia na competição realizada no Rio de Janeiro, os jovens alcançaram um feito inédito para o estado e reafirmaram o papel transformador da educação na formação de profissionais de destaque.
O resultado coloca a UFBA entre as principais referências do país na área do Direito Administrativo e celebra uma conquista que ultrapassa os limites da instituição, fortalecendo o protagonismo da Bahia no cenário acadêmico nacional.
Educação
Educação integral fortalece aprendizagem e cidadania em escola de Cajazeiras
Estudantes do Colégio Estadual Deputado Naomar Alcântara participaram de oficinas educativas que aproximam famílias da rotina escolar e ampliam oportunidades de desenvolvimento
Estudantes do Colégio Estadual Deputado Naomar Alcântara, localizado no bairro de Cajazeiras V, em Salvador, participaram, neste sábado (26), das oficinas educativas do programa Dia do Educa Mais com as Famílias. Promovida pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia, a iniciativa tem como objetivo aproximar a comunidade escolar da rotina dos estudantes, fortalecendo a proposta do ensino em tempo integral.
As atividades são conduzidas por voluntários com formação específica e contemplam diversas áreas do conhecimento e do desenvolvimento humano, como esportes, educação corporal, cultura, linguagens artísticas, fanfarras e reforço das aprendizagens.
Na unidade escolar, são ofertadas oficinas de Dança, Artesanato, Mídias Digitais, Coral e Banda Naomar, Capoeira, Jiu-Jitsu, Informática e Saúde Mental. As ações contribuem para a formação integral dos estudantes, estimulando habilidades acadêmicas, culturais, sociais e emocionais.
O modelo de ensino em tempo integral busca ampliar a construção de uma consciência cidadã, crítica e humanitária. Além de permanecerem mais tempo em um ambiente de aprendizagem e convivência, os estudantes concluem o ensino médio com uma visão mais ampla sobre o papel da educação e a importância do espaço escolar em suas trajetórias de vida.
-
Esportehá 3 diasBahia leva jovens talentos do nado artístico ao Campeonato Brasileiro em São Paulo
-
Serviçoshá 3 diasSimm oferece 315 vagas de emprego em Salvador nesta quinta-feira (8)
-
Serviçoshá 3 diasVagas de emprego na Bahia para esta quinta-feira (8)
-
Segurançahá 3 diasBahia reduz focos de calor em 29% e reforça combate aos incêndios florestais
