Cidade
Importância da segunda dose da vacina contra Covid-19
Mais de 100 mil pessoas ainda não foram completar o esquema vacinal
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Salvador vem realizando mutirões para aplicação da segunda dose da vacina contra a Covid-19. Atualmente, mais de 970 mil pessoas já estão imunes com a dose de reforço ou com a dose única. Porém, o número de pessoas que não estão procurando os pontos de vacinação para completar a imunização ainda é alto: mais de 100 mil pessoas ainda não foram tomar a segunda dose.
Durante a assinatura da ordem de serviço para início das obras do Morar Melhor na comunidade do Alto do Gantois, na Federação, nesta quinta-feira (9), o prefeito Bruno Reis fez novamente um apelo para que as pessoas possam comparecer aos postos de vacinação. “É muito importante que todos que fazem parte deste público compareçam para se vacinar para que possamos, o mais rápido possível, sair dessa crise sanitária que estamos”, declarou.
Os cidadãos que têm comparecido aos locais de imunização ressaltam a importância da ação para proteger a si mesmo e ao próximo. Ao chegar a data para receber a segunda dose contra o coronavírus, Gildon Oliveira, de 58 anos, procurou o Centro de Saúde Ramiro de Azevedo, em Nazaré. “Eu ainda reforço aqui a importância não somente de tomar a vacina, mas também em continuar tomando todas as medidas de segurança, como o uso de máscara e álcool em gel”, destacou.
Demonstrando alívio em um dos pontos de vacinação, a auxiliar de serviços gerais Janice de Jesus estava bastante feliz por ter tomado a segunda dose. Ela disse que, mesmo tendo completado o ciclo de imunização nesse momento, o desinteresse de pessoas como familiares e vizinhos em tomar até mesmo a primeira dose a deixava triste.
“Já falei diversas vezes. Hoje mesmo eu falei alto para todos ouvirem que eu já estava indo tomar a minha segunda dose, e eles deveriam tomar também para não pegar o vírus e transmitir para outras pessoas”, declarou.
Bastante emocionado, o agente de portaria Jorge Pinheiro, de 57 anos, que também estava na fila para tomar a segunda dose, fez um apelo: “Por favor, venham se proteger, só com a segunda dose a gente completa a imunização”, pontuou.
Imunização completa
A infectologista da Secretaria Municipal da Saúde, Adielma Nizarala, explicou a necessidade de a população seguir o ciclo vacinal corretamente. “As pessoas precisam tomar a segunda dose também para prolongar ainda mais essa proteção, principalmente os adultos que estão com um alto índice na baixa procura pela segunda dose do imunizante”.
A infectologista ainda lembrou que as pessoas que não completam todo o esquema vacinal ficam mais vulneráveis à infecção pelo vírus do que uma pessoa que recebeu as duas doses. “É preciso deixar claro que, além de se contaminar em um grau elevado sem a segunda dose da vacina, o indivíduo que não toma a segunda dose não ajuda a controlar o vírus, que pode sofrer mutação rapidamente”, finalizou.
Para o indivíduo que perdeu ou esqueceu o prazo de retorno para tomar a segunda dose, é preciso procurar um dos pontos estratégicos da vacinação montados pela Prefeitura. Há locais específicos de aplicação para os imunizantes Oxford, CoronaVac e Pfizer, que são divulgados pelo site e redes sociais oficiais da Prefeitura, além dos veículos de comunicação. Quem perdeu o cartão de vacinação, pode conferir se está habilitado para receber a segunda dose no site da SMS.
Terceira dose
A capital baiana também iniciou o mutirão da aplicação da terceira dose de reforço da vacina contra a Covid-19 em idosos com 80 anos ou mais, com pelo menos seis meses do recebimento da segunda dose da vacina. Os idosos que são acamados ou têm dificuldade de locomoção e não podem comparecer a um ponto de vacina, podem acessar o site da Vacina Express e solicitar à equipe da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) a aplicação da terceira dose na própria residência.
Quem já foi beneficiado pelo serviço não precisa fazer novo agendamento, pois o retorno da equipe é automático. Até o momento, mais de seis mil idosos já tomaram a terceira dose da vacina.
Cidade
Tarifas do metrô e transporte metropolitano terão reajuste zero
O governador anunciou que o Governo do Estado vai assumir o custo. O projeto de lei será enviado para a Alba
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“Não haverá aumento na tarifa para quem vai usar o metrô e o ônibus da região metropolitana”, anunciou o governador Jerônimo Rodrigues, nesta quinta-feira (20). Durante uma reunião, que contou com a presença de secretários estaduais envolvidos com o tema, vereadores de Salvador, deputados estaduais e do vice-governador, Geraldo Júnior, ficou estabelecido que o Governo do Estado vai assumir o custo. O projeto de lei será enviado para a Assembleia Legislativa da Bahia (Alba).
“Se o Estado não bancasse esse custo do metrô e do ônibus metropolitano, o trabalhador que usa um transporte coletivo em Salvador ficaria pagando R$ 11, então, por aí você tem a dimensão da importância do papel do Estado”, explicou o governador.
Com essa decisão, as tarifas vão permanecer nos mesmos valores, R$ 4,10 no metrô, e nos ônibus, as que são praticadas atualmente, a depender da localidade atendida. O impacto aos cofres públicos está estimado em R$ 70 milhões ao ano, sendo R$ 39 milhões com o sistema metroviário, e R$ 30,4 milhões com a frota da região metropolitana.
Um estudo realizado pela Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia (Sefaz-BA) indicou que com o custeio do Estado, a tarifa está estabelecida em R$ 4,10. Já sem o aporte, o valor seria de R$ 9,21.
O Governo da Bahia aplicou R$ 8,1 bilhões no sistema metroviário, sendo R$ 4,4 bilhões na construção e R$ 3,7 bilhões na operação. O modal é responsável pelo transporte mensal de 9,4 milhões de pessoas. Somente em 2024 foram realizadas 118 milhões de viagens, sendo necessário um aporte de R$686 milhões para cobrir a operação.
Cidade
Linha B5 do BRT iniciará operação integral a partir deste sábado (8)
A linha está operando de forma assistida desde o dia 21/12/2024, quando iniciou em horário reduzido, das 10h às 15h
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A linha B5 do BRT, que liga as estações Rodoviária à Lapa, iniciará a operação em horário integral a partir deste sábado (8), das 5h às 23h10. A linha B5 está operando de forma assistida desde o dia 21 de dezembro de 2024, quando iniciou em horário reduzido, das 10h às 15h, com ampliação no último sábado (1º), das 9h às 23h.
De acordo com o diretor de Planejamento de Transportes, Diogo Pires, a operação assistida funcionou como um período de testes da nova linha, uma das mais aguardadas do sistema. “Durante este período pudemos fazer os ajustes operacionais necessários para que a linha pudesse operar em sua plenitude. Como a operação tem ocorrido de forma satisfatória desde a última ampliação de horário, temos segurança que ela irá atender os usuários adequadamente”, explicou.
Atualmente o sistema BRT opera com cinco linhas e 14 estações – Rodoviária, Hiper, Cidadela, Parque da Cidade, Itaigara, Pituba, Cidade Jardim, Pedrinhas, Rio Vermelho, HGE, Ogunjá, Vasco da Gama, Barris e Lapa. Em média, 65 mil pessoas utilizam o sistema BRT diariamente.
Cidade
Patinetes elétricos são alternativa eficiente de mobilidade em Salvador
Desde o início da operação, em 3 de janeiro já são quase 70 mil viagens e quase 30 mil usuários
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Em apenas 30 dias de operação, os patinetes elétricos da Jet já se consolidam como uma alternativa eficiente para a mobilidade urbana em Salvador. Desde o lançamento no dia 3 de janeiro deste ano até o dia 3 de fevereiro, foram realizadas 66,9 mil viagens, com a adesão de 29.800 usuários, percorrendo um total de 247 mil quilômetros e acumulando mais de 1,94 milhão de minutos de deslocamento. Se compararmos os números, a distância total percorrida pelos usuários equivale a mais de seis voltas na Terra.
O sucesso do modal levou à ampliação da área de operação nesta semana, incluindo novas regiões estratégicas da cidade. Agora, os patinetes também podem ser utilizados no Caminho das Árvores (até a região do Salvador Shopping), na Pituba (até a Praça Ana Lúcia Magalhães) e no Centro, até o Campo Grande. Além disso, a frota de patinetes dobrou saindo dos atuais 300 para 628 equipamentos.
Tecnologia e segurança
Os patinetes são equipados com GPS para rastreamento, placa de identificação, sistema de freios, campainha e faróis de LED integrados, garantindo maior segurança aos usuários. Além disso, a velocidade máxima permitida é de 20 km/h, oferecendo um equilíbrio entre agilidade e proteção no trânsito.
O serviço é mantido pela empresa Jet e habilitado pela Prefeitura de Salvador, através da Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob). Os equipamentos passam por um período de testes que dura 90 dias. Ao final dos testes, os dados coletados durante essa fase serão utilizados para subsidiar a Semob na realização de um credenciamento futuro, onde outras empresas que forneçam o mesmo serviço poderão operar na cidade. Além disso, será realizada uma regulamentação municipal para a operação dos equipamentos nas ruas da cidade.
“A JET está entusiasmada com a parceria junto da Prefeitura em estimular a micromobilidade urbana. Com mais de 300 km de malha cicloviária, a cidade já conhecida por sua generosidade tão bem nos acolheu e é um verdadeiro polo de intercâmbio cultural”, destaca a gerente de relações governamentais da JET, Natalya Barbosa.
Funcionamento e custos
O serviço pode ser acessado através do aplicativo da JET (https://jetshr.com/br/), com pagamentos via cartão de crédito ou Pix. O custo inicial de desbloqueio é de R$1,99, seguido por uma tarifa de R$0,59 por minuto de uso. Usuários que optarem pela assinatura não pagam a taxa de desbloqueio, e o custo por minuto pode variar de R$0,25 a R$0,99, dependendo do horário e dia da semana. Todas as viagens incluem seguro contra acidentes.
Os patinetes têm autonomia de até quatro horas e reduzem automaticamente a velocidade para 5 km/h se o usuário sair da área de cobertura. Caso o veículo seja deixado fora da área de estacionamento indicada no aplicativo, uma equipe da JET será acionada para devolvê-lo ao local apropriado.