Turismo
Governo do Estado e Copa Airlines retomam rota do Panamá para a Bahia
Serão quatro voos por semana (segundas, quartas, sextas e domingos), ligando os dois destinos, a partir de 7 de janeiro de 2026

Em cerimônia realizada no aeroporto de Salvador, nesta quinta-feira (3), a Copa Airlines oficializou a retomada do voo da Cidade do Panamá (América Central) para a capital baiana, que tinha sido suspenso no período da pandemia, quando a companhia oferecia duas frequências semanais.
Desta vez, serão quatro voos por semana (segundas, quartas, sextas e domingos), ligando os dois destinos, a partir de 7 de janeiro de 2026, em aeronave Boeing 737-800, de 166 passageiros. A reativação da rota partindo da capital panamenha foi negociada com a Copa Airlines, pelo Governo do Estado, por meio Secretaria de Turismo (Setur-BA), em parceria com o Salvador Bahia AirPort (Rede Vinci) e a Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur).
Durante o evento, que teve a participação de lideranças do trade turístico, o titular da Setur-BA, Maurício Bacelar, destacou o impacto do restabelecimento da linha. “Não é somente retomar o voo da Cidade do Panamá para Salvador. A Copa mantém um hub no aeroporto da capital panamenha, com conexões para os Estados Unidos, México, Canadá, Caribe e diversos países latino-americanos. Isso significa que reabrimos a Bahia para turistas desses destinos, que terão mais facilidade para visitar o estado. É uma conquista muito relevante, resultado do esforço do governo baiano, em parceria com a companhia aérea, a Embratur e Vinci”, comemorou.
“Salvador nunca saiu do nosso mapa. E essa reconstrução não seria rápida, pois tivemos uma perda significativa de aviões durante a pandemia. O importante é que a nossa operação não representa apenas ligar a Bahia ao Panamá, mas fazer a ligação com o hub que inclui os setores aéreo, empresarial e cultural, que aquele país oferece”, explicou o gerente-geral da Copa Airlines no Brasil, Raphael de Lucca.
Presente na cerimônia, o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, apresentou o resultado atualizado, na movimentação de turistas estrangeiros no país. “O voo do Panamá volta num bom momento. No primeiro semestre deste ano, tivemos 5,3 milhões de turistas internacionais no Brasil, enquanto no ano inteiro de 2024 foram 6,7 milhões. Isso significa que não só chegaremos a 7 milhões, em 2025, uma marca nunca alcançada, como é possível alcançarmos 8 milhões ou mais. Esse crescimento vem sendo puxado pelo Nordeste, onde a Bahia se destaca”.
Turismo
Desfile do 2 de Julho ganha força como atração turística da Bahia
A data vem ganhando força como um dos grandes atrativos turísticos de Salvador

Manifestação histórica e cultural, o tradicional desfile do 2 de Julho, data em que é celebrada a consolidação da Independência do Brasil na Bahia, vem ganhando força como um dos grandes atrativos turísticos de Salvador. Pela manhã, o cortejo com saída da Lapinha, para o percurso até o Pelourinho, foi acompanhado por milhares de baianos e turistas, na festa da libertação dos brasileiros do domínio português, em 1823. Pelo caminho, casas ornamentadas com bandeiras da Bahia e do Brasil e saudações das sacadas aos carros do Caboclo e da Cabocla, símbolos da luta do povo baiano.
No bloco do Governo do Estado, o titular da Secretaria de Turismo (Setur-BA), Maurício Bacelar, ressaltou a importância da festa para o incremento das atividades turísticas na capital baiana. “A cada ano, mais brasileiros redescobrem o significado do 2 de Julho para a conquista definitiva da libertação do colonialismo. Com isso, cresce o interesse em visitar a Bahia, nesta época do ano, que coincide com o encerramento dos festejos juninos. A nossa secretaria tem promovido a festa cívica em feiras de turismo nacionais e internacionais, para atrair um número cada vez maior de visitantes”.
A professora chinesa Boya Li, que veio ensinar mandarim no Instituto Confúcio da Universidade Federal da Bahia (UFBA), ficou encantada com a manifestação popular. “Esse festival de rua tem muita energia, nessa representação da libertação do povo brasileiro”.
Para a pedagoga paulista Mariana Bastos, “no resto do país, a Independência do Brasil é vista como um acordo entre o imperador e Portugal, mas, na Bahia, não. Aqui teve luta de verdade. A festa é linda. Nunca tinha visto nada parecido. O que mais me impressiona é a mobilização popular”.
“Confesso que não conhecia o desfile. Vi uma matéria hoje de manhã no jornal e resolvi participar do evento, que é marcante não só para a Bahia, mas para o Brasil como um todo. O clima está animado e há bastante segurança”, relatou a psicóloga cearense Raquel Lima.
“Gosto dessa diversidade, da cultura rica, da história que a gente vai descobrindo aos poucos. Chama a atenção a mistura das raízes indígenas, dos povos escravizados, que lutaram pela independência do Brasil contra o domínio português. É muito interessante ver tanta gente reunida, celebrando “, destacou o ativista social Basten Poscia, da Suíça.
Turismo
Novo voo da Gol liga Salvador à zona turística Vale do São Francisco
A nova rota vai beneficiar o agronegócio e facilitar o acesso de visitantes à região

A partir de 29 de setembro, a Gol Linhas Aéreas passará a oferecer o voo entre Salvador e Petrolina, em Pernambuco, que faz divisa com Juazeiro, no norte da Bahia. Serão três frequências semanais (segundas, quintas e sábados), usando a aeronave Boeing 737, com capacidade para 186 passageiros. A nova rota vai beneficiar o agronegócio e facilitar o acesso de visitantes à zona turística Vale do São Francisco, composta pelos municípios baianos de Juazeiro, Casa Nova, Sobradinho e Curaçá. A abertura da linha integra as ações do Governo da Bahia, por meio da Secretaria de Turismo (Setur-BA), para ampliar a malha aérea regional do estado, em parceria com empresas de aviação.
“Essa iniciativa da Gol é mais um avanço na malha aérea regional da Bahia, no esforço conjunto do Governo do Estado e a companhia, que tem sido uma grande parceira do turismo baiano. Ela abre a ligação entre Salvador e a zona turística Vale do São Francisco, qualificando os destinos da região, onde existe uma diversidade de atrativos naturais, históricos e culturais, além do enoturismo”, ressalta o titular da Setur-BA, Maurício Bacelar.
Em Salvador, a Gol lidera a oferta de voos para diversos destinos nacionais e internacionais, e Petrolina passa a ser a 20ª cidade atendida de forma direta, partindo do aeroporto da capital baiana. “Buscamos continuamente oportunidades para expandir a nossa malha. A nova rota atende a uma demanda de conectar dois importantes polos econômicos nordestinos (Petrolina e Juazeiro) a Salvador”, afirma o diretor executivo de Planejamento da Gol, Rafael Araújo.
Turismo
Premiações em beleza natural e hotelaria fortalecem turismo baiano
A Ponta de Nossa Senhora de Guadalupe, na Ilha dos Frades, foi escolhida a melhor praia de enclave do mundo, em 2025

A Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA) comemora mais uma premiação para o destino Bahia: a melhor praia de enclave (pequena área urbana) do mundo, em 2025. O título foi conquistado pela praia de Ponta de Nossa Senhora de Guadalupe, na Ilha dos Frades, na zona turística Baía de Todos-os-Santos, em avaliação feita pelo Centro Internacional de Formação e Certificação de Praias (CIF Playas). O levantamento envolveu 200 destinos litorâneos do planeta.
A escolha, feita por especialistas internacionais em oceanografia, geografia costeira e engenharia ambiental, levou em conta critérios como beleza natural, infraestrutura turística, segurança e gestão sustentável. A praia baiana, de águas cristalinas, com Mata Atlântica em seu entorno preservada, possui a certificação internacional Bandeira Azul, por sustentabilidade. A Ilha dos Frades é administrada pela Fundação Baía Viva.
O turismo baiano também é destaque nacional com Porto Seguro, na Costa do Descobrimento, que ficou na primeira posição no ranking de desempenho hoteleiro, no primeiro trimestre deste ano, registrando coeficiente de performance de 32,7%. A avaliação foi feita pela plataforma Omnibees, entre os 10 destinos brasileiros com os melhores resultados. Salvador ficou em nono lugar, com 16,6%. A pesquisa analisou quatro critérios: crescimento nas reservas, número de diárias ocupadas, diária média e volume bruto de vendas.
“ A premiação é resultado do turismo que o município vem desenvolvendo, como a capacitação de sete mil agentes de viagens, em 2023, e a expectativa de capacitar até 15 mil, em 2025. Não temos somente sol e praia, temos segmentos como ecoturismo, a rota das aldeias indígenas, náutica e observação de aves, entre outros. Todas essas experiências, aliadas a um trade turístico muito participativo e às parcerias com a Setur-BA, contribuem para atrair o turista de ticket médio maior”, explica o secretário de Turismo de Porto Seguro, Guto Jones.
Para o titular da Setur-BA, Maurício Bacelar, “as premiações para a Bahia qualificam ainda mais o destino e reforçam a sua posição de líder nacional na movimentação de visitantes e no crescimento da receita no setor, uma vitória dos baianos, com o esforço do Governo do Estado para garantir o incremento das atividades turísticas”.