SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS
Anúncios

Comunicação

Facebook parece ter sido programado para desinformação

Um memorando interno avisou que a plataforma havia permitido o crescimento do discurso de ódio e das fake news

Publicado

em

O Facebook admitiu que partes centrais de sua plataforma parecem programadas para espalhar desinformação e conteúdo divisivo, de acordo com
O documento acrescenta que as funções básicas do Facebook “não são neutras”. Foto: Pixabay

O Facebook admitiu que partes centrais de sua plataforma parecem programadas para espalhar desinformação e conteúdo divisivo, de acordo com uma nova onda de documentos internos que mostraram que a empresa de mídia social lutou para conter o discurso de ódio no mundo em desenvolvimento e relutou em censurar organizações de notícias americanas de direita.

Um memorando interno avisou que a “mecânica do produto central” do Facebook, ou seu funcionamento básico, havia permitido que o discurso de ódio e a desinformação crescessem na plataforma. O memorando acrescenta que as funções básicas do Facebook “não são neutras”.

“Também temos evidências convincentes de que nossa mecânica de produto principal, como vitalidade, recomendações e otimização para engajamento, são uma parte significativa do motivo pelo qual esses tipos de discurso florescem na plataforma”, disse o memorando de 2019.

Referindo-se à unidade de segurança do Facebook, o documento acrescentou: “Se a integridade assumir uma postura de mãos livres para esses problemas, seja por razões técnicas (precisão) ou filosóficas, o resultado líquido é que o Facebook, como um todo, estará ativamente (se não necessariamente conscientemente) promovendo esses tipos de atividades. A mecânica da nossa plataforma não é neutra”.

O documento foi divulgado pelo New York Times nesta segunda-feira (25) como parte de uma onda de histórias de um consórcio de empresas de notícias liderado pelos Estados Unidos. As histórias do NYT  foram baseadas em divulgações feitas à Securities and Exchange Commission – o órgão fiscalizador financeiro dos Estados Unidos – e fornecidas ao Congresso de forma redigida pelo ex- funcionário do Facebook que se tornou consultor jurídico da denunciante Frances Haugen.

ANÚNCIO
Anúncios

Os documentos também foram obtidos pelo Wall Street Journal, que desde o mês passado publicou uma série de denúncias sobre o Facebook.

Outros relatos divulgados referem-se à incapacidade do Facebook de lidar com o discurso de ódio e conteúdo prejudicial fora dos Estados Unidos. O incitamento ao ódio e à desinformação é substancialmente pior entre os usuários que não falam inglês, de acordo com vários relatórios dos parceiros do Facebook Papers.

Um exemplo dessa dificuldade foi o tempo que Facebook levou – quatro dias – para retirar do ar uma live do presidente Jair Bolsonaro em que ele leu uma fake news, associando vacina contra Covid-19 à Aids.

Comunicação

Campanha do Governo da Bahia recebe o Prêmio Colunistas Norte Nordeste

Produzida em parceria com a Agência Morya, a peça publicitária foi lançada em março de 2024

Publicado

em

Foto: Reprodução

O Governo da Bahia foi novamente premiado pela campanha publicitária que aborda a inclusão nas escolas. Nesta quinta-feira (13), um dos três produtos audiovisuais que integram a campanha recebeu o bronze do Prêmio Colunistas Norte Nordeste. Produzida em parceria com a Agência Morya, a peça publicitária foi lançada em março de 2024 nas plataformas digitais do governo estadual.

De acordo com o secretário interino de Comunicação, Luciano Suedde, esta nova premiação é mais um reconhecimento das iniciativas de combate ao preconceito realizadas pelo Governo do Estado, que estão sendo traduzidas com êxito na Comunicação. “Essa é uma das prioridades do governador Jerônimo Rodrigues e de seu governo. As políticas de inclusão e o cuidado com as pessoas com deficiência são fundamentais para que a gente consiga construir uma sociedade cada vez mais justa e igualitária”, declarou Suedde.

Sobre o filme premiado em 2025, o diretor de Criação da Morya, Guilherme Caccicco, explicou que a ideia era fugir de estereótipos e valorizar a narrativa da autonomia de pessoas com síndrome de down. “Foi um trabalho conjunto, que contou com o envolvimento e engajamento de toda a equipe, em um tema prioritário para o Governo do Estado e para toda a sociedade, que é a inclusão. Queríamos um filme que pegasse as pessoas pela emoção — inspirador e realista —, com personagens reais, mesmo”, compartilhou.

Em abril do ano passado, a mesma campanha já havia recebido Prata, na categoria Digital React; e Bronze, na categoria Filme, no prestigiado festival português Prémios Lusófonos da Criatividade. Para o diretor, um reconhecimento que indica que estão no caminho certo.

“Receber esses prêmios é uma grande honra, mostra que ideias com propósito fazem a diferença, têm espaço e impacto. Isso só é possível, porque trabalhamos com parceiros como o Governo do Estado da Bahia, que apostam na criatividade como ferramenta de transformação social.  Só reforça que estamos no caminho certo”, enfatizou.

ANÚNCIO
Anúncios

A peça publicitária conta com três filmes, de um minuto cada, com narrativas sobre crianças com down e o diálogo delas com a rede de acolhimento da educação estadual da Bahia.

Continue Lendo

Comunicação

Presidente da Abracom participa de evento sobre IA na comunicação

O 4º Abará About finaliza a série de encontros sobre Inteligência Artificial realizados durante o ano

Publicado

em

bairro Costa Azul, em Salvador, o encontro reunirá profissionais renomados para debater os usos práticos e as tendências da IA
Publicitária Yasmin Cardim e o presidente da Abracom, Fábio Santos. Foto: Divulgação

A próxima edição do “Abará About”, evento organizado pela Associação Baiana do Mercado Publicitário (ABMP), que, nesta edição, contará com a co-realização da ABRACOM-Bahia, promete trazer discussões relevantes sobre o impacto da Inteligência Artificial na Comunicação e no Jornalismo. Marcado para esta quinta-feira (31), a partir das 17h, no HUB Lighthouse, no bairro Costa Azul, em Salvador, o encontro reunirá profissionais renomados para debater os usos práticos e as tendências da IA nestes setores. O 4º Abará About finaliza a série de encontros sobre Inteligência Artificial realizados durante o ano. 

“Nestes encontros, temos demonstrado como as tecnologias de IA potencializam o trabalho dos profissionais de comunicação e como é fundamental desenvolver habilidades para manejar estas ferramentas”, afirma Lucas Reis, presidente da ABMP, e responsável pela mediação da roda de conversa. 

O evento, que é totalmente gratuito e aberto ao público, contará com a presença de Fábio Santos, presidente da Abracom e CEO da CDN, que pela primeira vez desembarca na Bahia à frente da entidade e Yasmin Cardim, publicitária e coordenadora do Portal Umbu. A abertura da roda de conversa ficará a cargo de Monique Melo, jornalista, CEO da Texto e Cia e diretora regional da Abracom Bahia. Os interessados em participar deste momento de aprendizado e troca de experiências podem garantir suas vagas através da plataforma Sympla, pelo site https://www.sympla.com.br/evento/ia-na-comunicacao-e-jornalismo-usos-praticos-e-tendencias/2696717 . 

“É de suma importância debatermos os desafios e as melhores práticas e resultados da IA na comunicação corporativa. Não podemos ficar de fora desta nova realidade. Será um encontro que vai proporcionar muito conhecimento, inovação, conexão e networking”, declara Monique Melo. 

O presidente da Abracom, Fábio Santos, apresentará aos presentes, insights sobre o uso da IA na assessoria de comunicação. Segundo Fábio, a inteligência artificial generativa entrou em nossas vidas para ficar. “Todos os profissionais minimamente antenados já estão experimentando usos para a IA. Mas ainda estamos longe de vivenciar toda a transformação que essa tecnologia vai gerar nos modos como trabalhamos. Essa transformação está em construção e logo se tornará realidade. Quem não se preparar para esse momento corre o risco de ficar fora do jogo”, declara. 

ANÚNCIO
Anúncios

Para a publicitária e especialista em Comunicação Estratégica e Gestão de Marcas, Yasmin Cardim, que levará orientações sobre o uso da IA no jornalismo, a ferramenta não significa a substituição de jornalistas, mas sim a potencialização de suas habilidades. “O uso da inteligência artificial traz inovações valiosíssimas para o jornalismo ao mesmo tempo que gera muitas controvérsias, especialmente no que diz respeito à ética. O uso da IA é um tema que exige uma reflexão de muita cautela e cuidado, e é justamente essa discussão que abordaremos nesta edição do Abará About”, comenta. 

Com a realização deste evento, a ABMP e a ABRACOM-Bahia reafirmam seu compromisso em promover o desenvolvimento e a atualização dos profissionais baianos, contribuindo para o fortalecimento do mercado publicitário e de comunicação no estado. O evento será uma oportunidade única para profissionais e estudantes da área de comunicação ampliarem seus conhecimentos sobre as aplicações práticas da IA e as tendências que moldarão o futuro do setor. 

Continue Lendo

Comunicação

Morre Cid Moreira, aos 97 anos

Ele estava internado no Hospital Santa Teresa, em Petrópolis, tratando de uma pneumonia

Publicado

em

Morreu nesta quinta-feira (3) o jornalista, locutor e apresentador Cid Moreira, um dos rostos mais icônicos da televisão brasileira,
Foto: Reprodução

Morreu nesta quinta-feira (3) o jornalista, locutor e apresentador Cid Moreira, um dos rostos mais icônicos da televisão brasileira, aos 97 anos. 

Ele estava internado no Hospital Santa Teresa, em Petrópolis, na Região Serrana do RJ, tratando de uma pneumonia. Cid morreu por volta das 8h, de insuficiência renal crônica. 

O jornalista, locutor e apresentador, Cid Moreira, morreu nesta quinta-feira (3), aos 97 anos. Cid morreu por volta das 8h, de insuficiência renal crônica. Ele estava tratando uma pneumonia no Hospital Santa Teresa, em Petrópolis, no Rio de Janeiro. 

Natural de Taubaté (SP), Cid Moreira nasceu em 29 de setembro de 1927 e começou sua carreira na rádio Difusora de Taubaté, como contador aos quinze anos. Como sua voz era muito bonita e grave, foi convidado para ser locutor. 

Cid foi o primeiro apresentador do Jornal Nacional, função que ocupou entre 1969 e 1996, sendo um recordista como um âncora que mais tempo esteve à frente de um mesmo telejornal. A estreia do Jornal Nacional em 1.º de setembro de 1969 foi com o locutor Hilton Gomes. A última edição de Cid Moreira como âncora do Jornal Nacional ocorreu em 29 de março de 1996, ao lado de Sérgio Chapelin. 

ANÚNCIO
Anúncios

Moreira vivia com sua terceira esposa, Fátima Sampaio, e deixou os filhos, Roger e Rodrigo. 

Continue Lendo

Mais Lidas