Educação
Estudantes da rede estadual se destacam em mostras científicas
Neste mês alusivo ao Dia do Estudante é importante ressaltar alguns destes protagonistas

Ao conquistar espaços e prêmios em feiras e mostras científicas, ou mesmo em olimpíadas do conhecimento, dentre outras atividades extracurriculares ao longo do ano letivo, os estudantes da rede estadual de ensino têm, cada vez mais, se destacado no cenário baiano, nacional e até internacional. Neste mês alusivo ao Dia do Estudante, celebrado no último 11 de agosto, é importante ressaltar alguns destes protagonistas. Kauã Peruna, de 13 anos, cursando o 8º ano no Colégio da Polícia Militar (CPM) de Ilhéus – Rômulo Galvão, por exemplo, foi aprovado em mais de oito programas internacionais, acumulando mais de R$ 25 mil em bolsas de estudos no exterior.
Além dessas aprovações, Kauã recebeu, recentemente, um prêmio da International Star Kids Awards o reconhecendo como uma das crianças mais talentosas do mundo na categoria “Educação” e selecionado para a semifinal da premiação “sócios-mirim” da Associação de Engenheiros do ITA, a AEITA. “Ser reconhecido entre as crianças mais talentosas do mundo pelo grandioso Star Kids Awards é uma honra imensurável e um sinal de que estou no caminho certo para alcançar meus objetivos. Estou muito feliz com esta conquista, que tem uma importância ímpar na minha jornada acadêmica e pessoal”, considera o aluno, que possui reconhecimento também do The National Astronomical Observatory of Japan (NAOJ) por ter classificado, este ano, mais de duas mil galáxias.
Os conceituados e competitivos summer programs (programa de verão), nos Estados Unidos e na Inglaterra, dos quais teve quase dez aprovações, têm uma importância na vida escolar de Kauã. Em um desses programas, em Boston (EUA), o estudante foi aceito para estudar pesquisas biomédica e cirúrgica, além de engenharia e tecnologia. “Eu me sinto extremamente orgulhoso e motivado a seguir em frente com ainda mais determinação e comprometimento. A premiação e as aprovações são um incentivo poderoso para continuar aprimorando e buscar novos desafios intelectuais”, diz em português afiado, destacando que seu plano futuro é estudar Neurociência, na University of Cambridge, na Inglarterra.
Os estudantes Isabel Oliveira, Maria Isabella Moura, Sarah Cruz, Adrielle Pietra Santana e Luan Santiago, do curso técnico em Análises Clínica, do Centro Territorial de Educação Profissional (CETEP) do Sisal II, em Araci, também protagonizam na rede estadual. Por meio do projeto “Produção de luvas a partir do bioplástico produzido através do Sisal (Agave sisalana)”, sob a orientação da professora Pachiele Cabral, o quinteto recebeu o prêmio de Júri Popular na nona edição do Programa de Sustentabilidade e Tecnologia Solves For Tomorrow Brasil (Respostas para o amanhã), realizado em novembro passado, em São Paulo, pela empresa Samsung, com o objetivo de estimular alunos do Ensino Médio de escolas públicas a identificar problemas reais e desenvolver soluções baseadas em ciência e tecnologia. “Solve for tomorrow” foi um dos momentos mais marcantes das nossas vidas e, com ele, percebemos o quanto a educação pode sim ir além dos muros escolares e demos muita visibilidade à nossa região e ao nosso colégio”, revela Isabel.
Com o mesmo projeto, a equipe fez sucesso, ainda, na 21ª edição da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE). “Este evento também foi um dos momentos mais especiais em nossas vidas, porque tivemos contato direto com uma universidade. Recebemos três prêmios, entre os quais o 2º lugar na categoria de Engenharia da Politécnica da Universidade de São Paulo (USP). Graças à premiação, recebemos uma bolsa de iniciação científica pelo CNPq e adquirimos muito conhecimento em diversas áreas”, conta. Além disso, ficaram estimulados a continuar as pesquisas. Tanto que, agora, estão em andamento dois novos projetos: um com a utilização da mesma matéria-prima (sisal) para a criação de larvicida, inseticida e repelente e o outro é a criação de um biocombustível a partir do fruto tamarindo.
Ciência na Escola
Os projetos da rede estadual levados à FEBRACE foram desenvolvidos no âmbito do Programa Ciência na Escola, que é desenvolvido pela SEC para estimular a iniciação científica em sala de aula. A premiação da edição deste ano da feira, ocorrida em março deste ano, no Centro de Inovação da Universidade de São Paulo (Inova USP), teve 225 projetos finalistas e contemplou outros estudantes da rede pública do Estado. Foram eles: Bruna Ferreira, Bruno Ferreira e Ana Cláudia Santos, do Colégio Estadual Norberto Fernandes, em Caculé, que com o projeto “Empoderamento feminino dos artesanatos feitos com a palha do licuri na comunidade quilombola Vargem do Sal” ganharam o Prêmio Museu Paulista de Inclusão Social. “Adquirimos conhecimentos e muita experiência. Com esta premiação, alcançamos o nosso objetivo de dar visibilidade e valorizar as mulheres quilombolas”, contou Bruna.
Educação
SEC marca presença no Fórum Nacional de Educação
O evento, promovido pela Undime, reúne cerca de 2.500 participantes de todo o país

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) participa do 20º Fórum Nacional Ordinário dos Dirigentes Municipais de Educação, que teve início neste domingo (27) e prossegue até quarta-feira (30), no Centro de Convenções de Salvador. O evento, promovido pela União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), reúne cerca de 2.500 participantes de todo o país, entre gestores, especialistas e representantes de instituições públicas e privadas, para discutir políticas voltadas ao fortalecimento da educação básica nos municípios.
Durante o encontro, a SEC estará presente com um estande de atendimento técnico, com cinco balcões voltados à orientação sobre convênios com os municípios, incluindo execução, prestação de contas e critérios de repasse de recursos para o transporte escolar. Também serão oferecidos esclarecimentos sobre o Sistema de Avaliação Baiano de Educação (SABE) e ações do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, além de programas voltados à alfabetização de jovens e adultos.
O assessor especial da SEC, Manoel Calazans, participou da abertura do evento, representando o governador Jerônimo Rodrigues e a secretária da Educação do Estado, Rowenna Brito. “A Bahia se orgulha de sediar um evento que fortalece o regime de colaboração entre estados e municípios. O Plano Nacional de Educação precisa dessa articulação para avançar. Estamos preparados para dialogar, apresentar projetos e ouvir os gestores. Essa troca é fundamental para melhorar a educação pública no país”, ressaltou.
A participação da secretaria tem como foco intensificar o regime de colaboração, promovendo o alinhamento entre as redes estadual e municipais na oferta de uma educação pública com mais equidade, qualidade e inclusão. A atuação conjunta inclui apoio técnico, investimentos em infraestrutura, oferta de formação continuada e adesão a políticas públicas federais.
Espaço estratégico
O presidente da Undime Nacional, Alessio Costa Lima, destacou o apoio do Governo da Bahia ao evento e a oportunidade de debater os temas estruturantes e relevantes para a elaboração do Plano Nacional de Educação. Já Anderson Passos, presidente da instituição na Bahia, destacou o fórum como símbolo da força da colaboração entre União, estados e municípios. “Este fórum simboliza a força da Bahia, que se destaca como exemplo dessa articulação, e sediar o evento reforça nosso compromisso com a educação. Essa parceria já é realidade no território baiano e inspira o país inteiro”, destacou o presidente da Undime Bahia.
O fórum também será espaço para apresentar estratégias e experiências exitosas desenvolvidas na Bahia, com destaque para programas como o Universidade para Todos, o Índice de Melhoria da Educação (IMED) e as formações promovidas pela Universidade.
Ciência
Edital oferece 400 bolsas para coordenadores de Clubes de Ciências
A iniciativa vai selecionar até 400 docentes da rede estadual para coordenar projetos científicos com estudantes da educação básica

Professores da rede estadual de ensino podem se inscrever para o Edital de Concessão de Bolsas a Coordenadores de Clubes de Ciências, no âmbito do programa Bahia Faz Ciência na Escola. O benefício é uma ação da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb), vinculada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti). A iniciativa vai selecionar até 400 docentes para coordenar projetos científicos com estudantes da educação básica. As inscrições seguem abertas até o dia 8 de agosto, no site da fundação: www.fapesb.ba.gov.br.
As bolsas são voltadas a professores responsáveis por criar e desenvolver Clubes de Ciências nas escolas dos 27 territórios de identidade da Bahia. Com duração de até 24 meses, a proposta busca fortalecer o ensino de ciências, incentivar o protagonismo estudantil e aproximar os alunos da cultura científica. “Queremos que os estudantes enxerguem a ciência como parte do seu cotidiano e como uma possibilidade real de futuro, inclusive com impacto direto no território onde vivem”, explica chefe de gabinete da Secti, Marcius Gomes.
A distribuição contempla diferentes modalidades de ensino: 160 bolsas para escolas de tempo integral, 120 para unidades com educação profissional e tecnológica e outras 120 para escolas com ensino fundamental (2º ciclo) e/ou médio em tempo parcial. Ao menos 70% das vagas serão destinadas a professoras. A ação conta com investimento de R$ 8 milhões. A proposta também prevê a implantação da Trilha da Inovação, metodologia adaptada do Parque Tecnológico da Bahia que será levada para dentro das escolas. A trilha envolve etapas como cultura de patente, incubação de ideias e aceleração de projetos, com apoio de parceiros como Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e Serviço Social da Indústria (Sesi).
Uma mudança importante neste edital é que os professores que já acompanham seus estudantes em projetos científicos poderão acumular bolsas. Isso significa que eles podem receber a bolsa da Fapesb para coordenar o Clube de Ciência, mesmo se já recebem bolsas de outros programas federais. Essa medida amplia as oportunidades e incentiva ainda mais o envolvimento dos docentes na formação científica dos estudantes.
Experiências que transformam
Na prática, as bolsas viabilizam projetos que despertam a curiosidade e o pensamento científico entre os jovens. No Colégio Central, em Salvador, por exemplo, funciona um desses clubes, onde estudantes se envolvem em diversas atividades. Guilherme Fraga, do 2º ano do ensino médio, desenvolve um projeto sobre saúde mental e os efeitos do uso do celular nas habilidades neurocognitivas. O trabalho, que integra a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), já foi apresentado em outros estados e países. “É uma extensão da nossa escola, um espaço de convivência, aprendizado em diferentes áreas e acolhimento. Aqui se pratica ciência e se compartilha conhecimento por todo o estado e o país”, resume o estudante.
O espaço também mudou a rotina de Ana Beatriz de Paula, do 2º ano. O projeto dela está relacionado à anemia falciforme, que tem alta incidência na Bahia devido à população ser predominantemente negra. A futura médica considera que o local é um facilitador do conhecimento. “A gente cria muitos projetos e desenvolve muitas áreas de conhecimento, não só científico, como matemática, física, biologia, mas de um modo geral mesmo. É um espaço de oportunidade para os estudantes. A gente entende a ciência não só de um olhar chato, mas sim de uma forma divertida, legal de se estudar e de se fazer”, comentou.
A professora Fernanda Brito, que coordena o Clube de Ciências do Colégio Central, ressalta que a iniciativa oportuniza que os estudantes aprofundem o conhecimento em áreas específicas que eles gostariam de estudar. “Os Clubes de Ciência conseguem reunir alunos que têm interesse em fazer a diferença, trabalhar com temas que têm interesse, aprofundar o estudo que eles têm na sala regular. Eles vêm para o contraturno da escola para poder ampliar o conhecimento naquilo que desejam trabalhar”, disse.
Ela conta que, atualmente, quase 50 discentes, nos dois turnos, participam da ação. Para Fernanda, o edital representa uma conquista importante para o fortalecimento do papel docente nas práticas de pesquisa. “Essa é uma iniciativa pioneira na Bahia. Não tivemos nenhuma política tão abrangente, que pudesse colaborar com o professor. Nós precisamos aderir, porque é um passo importante para que outras políticas públicas ocorram. Não podemos deixar passar essa oportunidade”, convocou.
Educação
Enem tem mais de 4,8 milhões de candidatos inscritos
Segundo o Ministério da Educação, o número representa um aumento de 11,22% em relação ao ano passado e de 38% em relação a 2022

Um total de 4.811.338 candidatos confirmaram a inscrição para fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) neste ano. Segundo o Ministério da Educação, o número representa um aumento de 11,22% em relação ao ano passado e de 38% em relação a 2022.
Do total de inscritos, 3.049.710 são isentos e 1.761.628, pagantes. Entre os candidatos confirmados, 1.390.815 tiveram a inscrição pré-preenchida pelo pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), uma novidade na edição deste ano.
O estado de São Paulo foi o que registrou o maior número de inscritos no Enem 2025 (751.648). Em seguida, estão Minas Gerais (464.994) e Bahia (428.019).
O Enem será aplicado nos dias 9 e 16 de novembro nas 27 unidades da Federação. Nas cidades de Belém, Ananindeua e Marituba (PA), as provas serão nos dias 30 de novembro e 7 de dezembro, por causa da realização da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), em Belém.
Enem
O Enem é a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Programa Universidade para Todos (Prouni) e do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
Instituições de ensino públicas e privadas também utilizam o Enem para selecionar estudantes, como critério único ou complementar aos processos seletivos. Os resultados individuais do Enem podem ainda ser aproveitados nos processos seletivos de instituições portuguesas que possuem convênio com o Inep para aceitar as notas do exame.
Fonte: Agência Brasil
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