Cultura
Cri.Ativos da Favela traz formação de jovens em audiovisual e inteligência artificial
A iniciativa que chega a Salvador é uma realização do Instituto HEINEKEN, Favela Filmes e CUFA

Salvador será palco da nova etapa do Cri.Ativos da Favela, programa que une criatividade, capacitação e tecnologia para promover oportunidades e perspectivas para jovens com potencial criativo. A trilha terá início em maio, com duração de quatro meses e possibilitará que jovens mergulhem no universo do audiovisual e da inteligência artificial, desenvolvendo novas habilidades e ampliando suas perspectivas de futuro.
A iniciativa é uma realização do Instituto HEINEKEN, Favela Filmes e Central Única das Favelas (CUFA), e já impactou 180 jovens em São Paulo e no Rio de Janeiro desde seu lançamento, em 2023. Agora, chega a Salvador com o propósito de ampliar o acesso de jovens ao mercado criativo, abrindo portas onde antes havia barreiras.
“Trazer o Cri.Ativos da Favela para Salvador é reconhecer o quanto o talento da juventude baiana já existe — o que muitas vezes falta é oportunidade, ferramentas e acesso. Em uma cidade que respira cultura e criatividade, nosso objetivo é contribuir para que mais jovens tenham perspectiva de futuro e novas possibilidades para acessar lugares que nem sempre estiveram abertos e ao alcance desses jovens de potencial criativo. Essa é uma ação que transforma trajetórias, fomenta inclusão e fortalece o talento e a vivacidade cultural da favela”, afirma Vânia Guil, gerente executiva do Instituto HEINEKEN.
O curso será realizado na sede da Favela Filmes em Lauro Freitas, Região Metropolitana de Salvador. A trilha formativa será dividida em diferentes módulos: inteligência artificial aplicada ao audiovisual; criação de roteiro; direção de fotografia; operação de câmera e Gaffer e maquinaria. Além disso, captação de áudio; trilha sonora; edição de vídeo, e desenvolvimento pessoal e social com conteúdo sobre autoconhecimento, consumo responsável, cidadania e empreendedorismo.
Os jovens terão acesso a equipamentos profissionais e ao laboratório de audiovisual, e contarão com acompanhamento psicossocial durante toda a jornada. Após a conclusão do curso, os jovens ainda poderão acessar os laboratórios do projeto, ampliando suas possibilidades de atuação por meio de trabalhos autorais, produção de portfólio e oportunidades como freelancers.
“Estamos perto de começar uma nova turma do Cri.Ativos da Favela, um projeto incrível que nasceu em 2023, em São Paulo com o propósito de transformar a vida desses jovens. Iniciar a nova turma de 2025 fora do eixo Rio de Janeiro e São Paulo é maravilhoso. Demonstra que nosso objetivo e propósito vêm sendo ampliados e que estamos proporcionando oportunidades para diversos jovens. A Bahia é um lugar que respira cultura e arte. Temos certeza de que vamos potencializar ainda mais os talentos do audiovisual por aqui”, diz Debora Freire, coordenadora Cri.Ativos da Favela.
O Cri.Ativos da Favela integra a estratégia do Instituto HEINEKEN de promover equilíbrio social por meio de iniciativas de transformação, capacitação e inclusão produtiva nos territórios onde atua. Na Bahia, essa presença vem se consolidando com ações como o programa Esse Verão é Meu, voltado à qualificação de vendedores ambulantes, e a expansão do Conexão Cidadã, que apoia o fortalecimento do trabalho de catadores de materiais recicláveis na região. O Instituto está dedicado ao aprofundamento da atuação nos territórios em que está presente — com foco na qualidade do impacto, no fortalecimento das redes locais e na geração de transformação real e duradoura.
“Trazer o Cri.Ativos da Favela para Salvador é de extrema importância para a CUFA Bahia. Temos grandes talentos que serão lapidados por um time de professores incríveis, sem contar a experiência prática que eles viverão nos próximos quatro meses. Acredito que esta será a primeira turma de muitas aqui em Salvador”, diz Marcio Lima, presidente da CUFA Bahia.
“As aulas foram muito impactantes para mim, ver que é possível foi o que mais me impressionou, pensar todo o conceito por trás de projetos tão grandes é o que me motiva hoje. Tivemos acesso a profissionais de calibre pesadíssimo”, diz Bernardo Moreira, de 26 anos, que participou da turma do Cri.Ativos de 2024.
As inscrições já estão abertas. Para participar, basta acessar o link: https://forms.gle/13fYi261cqsYz2hC8
O Cri.Ativos da Favela em Salvador tem patrocínio do Instituto HEINEKEN e do Governo do Estado da Bahia, através do Fazcultura, Secretaria de Cultura e Secretaria da Fazenda.
Sobre o Grupo HEINEKEN no Brasil
O Grupo HEINEKEN chegou ao Brasil em maio de 2010, após a aquisição da divisão de cerveja do Grupo FEMSA. Em 2017, fortaleceu sua presença no país com a aquisição da Brasil Kirin, consolidando-se como o segundo maior player do mercado brasileiro de cervejas. Hoje, a companhia emprega mais de 13 mil pessoas e opera 13 unidades produtivas – sendo 11 cervejarias e duas microcervejarias – além de construir sua 14ª cervejaria em Passos (MG).
Com sede em São Paulo, o portfólio da companhia inclui marcas como Heineken®, Amstel, Amstel Ultra, Eisenbahn, Eisenbahn Unfiltered, Sol, Baden Baden, Blue Moon, Lagunitas, Devassa, Tiger, Bavaria, Glacial, Kaiser, No Grau, Schin e Amstel Vibes. No segmento de não alcoólicos, estão presentes Heineken® 0.0, Sol Zero, CLASH’D, FYS, Itubaína, Viva Schin, Skinka e Água Schin.
O Grupo HEINEKEN no Brasil é subsidiário da HEINEKEN NV, maior cervejaria da Europa. Mais informações em www.heinekenbrasil.com.br e nos perfis da companhia no LinkedIn e Instagram.
Cultura
Rio de Contas vive a magia da Noite das Lanternas
O evento faz parte da festa em homenagem ao Santíssimo Sacramento, padroeiro do município da região da Chapada Diamantina

Com apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Turismo (Setur-BA), a cidade de Rio de Contas, na Chapada Diamantina, realizou mais uma edição da Noite das Lanternas, uma das mais antigas expressões do turismo religioso católico da Bahia. O evento, que faz parte da festa em homenagem ao Santíssimo Sacramento, padroeiro do município, teve a participação do governador Jerônimo Rodrigues, que acompanhou a emocionante procissão ao lado de moradores e visitantes.
“Essa é uma celebração muito forte para nós, uma caminhada, levando as luzes que iluminam os caminhos da gente pela paz, para que Rio de Contas possa ter um bom desempenho na geração de emprego, na educação da meninada, na juventude”, disse Jerônimo na saída do cortejo, que partiu da Igreja Matriz, passando pelas ruas do Centro Histórico em direção a Igreja de Nossa Senhora Santana.
Tradição
Com mais de 300 anos de história, a Noite das Lanternas mantém viva uma tradição única: na véspera do feriado de Corpus Christi, todas as luzes da cidade são apagadas e a população segue em procissão pelas ruas, iluminando o caminho apenas com lanternas. Ao fim da caminhada, a fé e a cultura se unem em uma missa seguida de um show musical nas sacadas dos casarões coloniais.
Dona Ezaide Santos nasceu em Rio de Contas e mora em São Paulo. Há 45 anos retorna à terra natal para a celebração. Um momento de muita emoção. “É a coisa mais linda. Acabei de falar pra minha amiga que pra mim não tem outra festa, tem que ser Corpus Christi. É linda! A emoção toma conta, principalmente quando canta o hino de Rio de Contas. A festa comove muito”.
De acordo com o secretário do Turismo, Maurício Bacelar, a festa religiosa é também uma grande vitrine para o turismo da região. “O governo apoia essa festa porque, além de valorizar essa nossa cultura, herança da colonização portuguesa, nós também incrementamos o fluxo turístico do estado. Esse trabalho que nós desenvolvemos nas 13 zonas turísticas da Bahia, colocou o estado na liderança do turismo nacional”, destacou o secretário.
São João 2025
Público prestigia shows da primeira noite no Parque de Exposições
Os festejos no local, seguem até segunda (23), com entrada gratuita e apresentação de mais de 50 artistas, nos seis dias de festa

A abertura do São João de Salvador na noite desta quarta-feira (18), no Parque de Exposições, na avenida Paralela, contou com grandes atrações musicais com apoio do Governo do Estado, por meio da Superintendência de Fomento ao Turismo (Sufotur). Os festejos juninos no local, seguem até segunda-feira (23), com entrada gratuita e apresentação de mais de 50 artistas de diferentes ritmos, nos seis dias de festa.
A banda baiana Seu Maxixe foi uma das primeiras atrações da noite, levando todo o seu romantismo e sofrência para o palco. “Abrimos o melhor e maior São João da Bahia com chave de ouro. Foi um show especial. São João é uma festa democrática, para todos. Quem quiser vir, venha, curtir e se divertir, está todo mundo em paz aqui. Trouxemos a característica do Seu Maxixe que são releituras de músicas que mexem com o coração da galera”, afirmou o vocalista Rafa.
Acompanhada pelo marido, a ajudante de cozinha, Maria Anisia, 37 anos, estava curtindo todas as músicas da banda baiana e aproveitando bastante a festa. “Está top, perfeito, cerveja gelada, sem chuva. Um som gostoso e especial. Agora vou esperar o cantor Leonardo”, disse.
Ícone da música sertaneja nacional e com canções bem conhecidas pelo grande público, como “Temporal de Amor” e “Não aprendi a dizer adeus”, o cantor Leonardo é a atração mais esperada da noite também para a enfermeira Bárbara Souza, de 53 anos. “Estou ansiosa para cantar todas as músicas antigas dele. Vai ser demais!”, disse.
Nesta quarta-feira (18), se apresentam também as bandas: É o Tchan, Escandurras, Manu Bahtidão, Péricles e Leonardo, Matheus Fernandes, Priscila Sena e Iguinho e Lulinha.
Bahia Sem Fome
Combinando tradição e solidariedade, um ponto de coleta do Programa Bahia Sem Fome também foi montado na entrada do parque, para o público que deseja contribuir com alimentos não perecíveis.
Programação completa
19/06 (QUINTA-FEIRA)
- JOÃO GOMES
- SIMONE MENDES
- XAND AVIÃO
- THIAGO AQUINO
- MASTRUZ COM LEITE
- DANNIEL VIERIA
- BANDA LÁ FURIA
- FÁBIO CARNEIRO
- JUCIÊ
20/06 (SEXTA-FEIRA)
- BELL MARQUES
- DEL FELIZ
- TIERRY
- MURILO HUFF
- ISRAEL E RODOLFFO
- PSIRICO
- KART LOVE
- PEDRO LIBE
- PIRILAMPO
21/06 (SÁBADO)
- SOLANGE ALMEIDA
- NATANZINHO LIMA
- BELO
- TONY SALLES
- DAN VALENTE
- TIO MANÉ
- NUZIO MEDEIROS
- TAYNÁ AGAZZI
- FILOMENA BAGACEIRA
22/06 (DOMINGO)
- LÉO SANTANA
- GUSTAVO MIOTO
- TARCÍSIO DO ACORDEON
- PAPAZONI
- TAYRONE
- PAGODART
- TIMBALADA
- MIKAEL SANTOS
- MARQUINHOS NAVAIS
23/06 (SEGUNDA-FEIRA)
- DORGIVAL DANTAS
- ZÉ VAQUEIRO
- PABLO
- SILVANO SALLES
- PARANGOLÉ
- LARISSA MARQUES
- BERGUINHOS
- JÚ MÁRQUES
- KIKO CHICABANA
Agronegócio
Brasil se declara país livre da gripe aviária
De acordo com o Ministério da Agricultura, o país concluiu todas as ações sanitárias exigidas, recuperando novamente o status de livre da doença

O Brasil voltou a ser um país livre da influenza aviária, após ter cumprido os protocolos internacionais que preveem, entre outras medidas, o prazo de 28 dias sem novos registros em granjas comerciais.
O anúncio oficial de cumprimento do período de vazio sanitário foi dado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), em comunicado enviado nesta quarta-feira (18) à Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA).
“Com a notificação, o país se autodeclara livre da influenza aviária de alta patogenicidade (IAAP)”, informou o ministério.
O único caso confirmado em estabelecimento comercial ocorreu em uma granja no município gaúcho de Montenegro, no dia 16 de maio. A confirmação da doença foi feita no dia 22 de maio, após a conclusão da desinfecção da granja contaminada. Conforme previsto em protocolo, foi iniciado, ali, o período de vazio sanitário.
De acordo com o ministério, com o encerramento desse prazo sem novas ocorrências, “o Brasil concluiu todas as ações sanitárias exigidas, recuperando novamente o status de livre da doença”.
Notificações
“Não se comemora uma crise, mas é preciso reconhecer a robustez do nosso sistema sanitário, que respondeu com total transparência e eficiência. Seguimos todos os protocolos, contivemos o foco e agora avançamos com responsabilidade para uma retomada gradativa do comércio exterior, mostrando a força do serviço sanitário brasileiro”, declarou, por meio de nota, o ministro Carlos Fávaro.
Com o fim do período de vazio sanitário, teve início a etapa de notificação, pelo ministério, dos países que impuseram restrições temporárias às exportações brasileiras de produtos avícolas. A expectativa é de que as relações comerciais sejam restabelecidas o mais rápido possível.
Doença
A influenza aviária, comumente conhecida como gripe aviária, afeta principalmente aves, mas também foi detectada em mamíferos, incluindo bovinos.
A transmissão ocorre pelo contato com aves doentes e também por meio da água e de materiais contaminados.
A doença raramente afeta humanos, e a orientação é que as pessoas se mantenham informadas e adotem as medidas preventivas recomendadas.
-
Políticahá 3 dias
Governo do Estado autoriza obras de infraestrutura hídrica em Feira de Santana
-
São João 2025há 3 dias
Festejos juninos movimentam oito zonas turísticas da Bahia
-
Segurançahá 3 dias
Mais de 50 aves silvestres são resgatadas em ações da Coppa
-
Serviçoshá 2 dias
Vagas de emprego na Bahia para esta quarta-feira (18)