SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS
Anúncios

Cultura

Cri.Ativos da Favela traz formação de jovens em audiovisual e inteligência artificial

A iniciativa que chega a Salvador é uma realização do Instituto HEINEKEN, Favela Filmes e CUFA

Publicado

em

Salvador será palco da nova etapa do Cri.Ativos da Favela, programa que une criatividade, capacitação e tecnologia
Foto: Divulgação

Salvador será palco da nova etapa do Cri.Ativos da Favela, programa que une criatividade, capacitação e tecnologia para promover oportunidades e perspectivas para jovens com potencial criativo. A trilha terá início em maio, com duração de quatro meses e possibilitará que jovens mergulhem no universo do audiovisual e da inteligência artificial, desenvolvendo novas habilidades e ampliando suas perspectivas de futuro.  

A iniciativa é uma realização do Instituto HEINEKEN, Favela Filmes e Central Única das Favelas (CUFA), e já impactou 180 jovens em São Paulo e no Rio de Janeiro desde seu lançamento, em 2023. Agora, chega a Salvador com o propósito de ampliar o acesso de jovens ao mercado criativo, abrindo portas onde antes havia barreiras.  

“Trazer o Cri.Ativos da Favela para Salvador é reconhecer o quanto o talento da juventude baiana já existe — o que muitas vezes falta é oportunidade, ferramentas e acesso. Em uma cidade que respira cultura e criatividade, nosso objetivo é contribuir para que mais jovens tenham perspectiva de futuro e novas possibilidades para acessar lugares que nem sempre estiveram abertos e ao alcance desses jovens de potencial criativo. Essa é uma ação que transforma trajetórias, fomenta inclusão e fortalece o talento e a vivacidade cultural da favela”, afirma Vânia Guil, gerente executiva do Instituto HEINEKEN.  

O curso será realizado na sede da Favela Filmes em Lauro Freitas, Região Metropolitana de Salvador. A trilha formativa será dividida em diferentes módulos: inteligência artificial aplicada ao audiovisual; criação de roteiro; direção de fotografia; operação de câmera e Gaffer e maquinaria. Além disso, captação de áudio; trilha sonora; edição de vídeo, e desenvolvimento pessoal e social com conteúdo sobre autoconhecimento, consumo responsável, cidadania e empreendedorismo.  

Os jovens terão acesso a equipamentos profissionais e ao laboratório de audiovisual, e contarão com acompanhamento psicossocial durante toda a jornada. Após a conclusão do curso, os jovens ainda poderão acessar os laboratórios do projeto, ampliando suas possibilidades de atuação por meio de trabalhos autorais, produção de portfólio e oportunidades como freelancers.  

ANÚNCIO
Anúncios

“Estamos perto de começar uma nova turma do Cri.Ativos da Favela, um projeto incrível que nasceu em 2023, em São Paulo com o propósito de transformar a vida desses jovens. Iniciar a nova turma de 2025 fora do eixo Rio de Janeiro e São Paulo é maravilhoso. Demonstra que nosso objetivo e propósito vêm sendo ampliados e que estamos proporcionando oportunidades para diversos jovens. A Bahia é um lugar que respira cultura e arte. Temos certeza de que vamos potencializar ainda mais os talentos do audiovisual por aqui”, diz Debora Freire, coordenadora Cri.Ativos da Favela.  

O Cri.Ativos da Favela integra a estratégia do Instituto HEINEKEN de promover equilíbrio social por meio de iniciativas de transformação, capacitação e inclusão produtiva nos territórios onde atua. Na Bahia, essa presença vem se consolidando com ações como o programa Esse Verão é Meu, voltado à qualificação de vendedores ambulantes, e a expansão do Conexão Cidadã, que apoia o fortalecimento do trabalho de catadores de materiais recicláveis na região. O Instituto está dedicado ao aprofundamento da atuação nos territórios em que está presente — com foco na qualidade do impacto, no fortalecimento das redes locais e na geração de transformação real e duradoura.  

“Trazer o Cri.Ativos da Favela para Salvador é de extrema importância para a CUFA Bahia. Temos grandes talentos que serão lapidados por um time de professores incríveis, sem contar a experiência prática que eles viverão nos próximos quatro meses. Acredito que esta será a primeira turma de muitas aqui em Salvador”, diz Marcio Lima, presidente da CUFA Bahia.  

“As aulas foram muito impactantes para mim, ver que é possível foi o que mais me impressionou, pensar todo o conceito por trás de projetos tão grandes é o que me motiva hoje. Tivemos acesso a profissionais de calibre pesadíssimo”, diz Bernardo Moreira, de 26 anos, que participou da turma do Cri.Ativos de 2024.  

As inscrições já estão abertas. Para participar, basta acessar o link: https://forms.gle/13fYi261cqsYz2hC8   

ANÚNCIO
Anúncios

O Cri.Ativos da Favela em Salvador tem patrocínio do Instituto HEINEKEN e do Governo do Estado da Bahia, através do Fazcultura, Secretaria de Cultura e Secretaria da Fazenda.  

Sobre o Grupo HEINEKEN no Brasil     

O Grupo HEINEKEN chegou ao Brasil em maio de 2010, após a aquisição da divisão de cerveja do Grupo FEMSA. Em 2017, fortaleceu sua presença no país com a aquisição da Brasil Kirin, consolidando-se como o segundo maior player do mercado brasileiro de cervejas. Hoje, a companhia emprega mais de 13 mil pessoas e opera 13 unidades produtivas – sendo 11 cervejarias e duas microcervejarias – além de construir sua 14ª cervejaria em Passos (MG).  

Com sede em São Paulo, o portfólio da companhia inclui marcas como Heineken®, Amstel, Amstel Ultra, Eisenbahn, Eisenbahn Unfiltered, Sol, Baden Baden, Blue Moon, Lagunitas, Devassa, Tiger, Bavaria, Glacial, Kaiser, No Grau, Schin e Amstel Vibes. No segmento de não alcoólicos, estão presentes Heineken® 0.0, Sol Zero, CLASH’D, FYS, Itubaína, Viva Schin, Skinka e Água Schin.  

O Grupo HEINEKEN no Brasil é subsidiário da HEINEKEN NV, maior cervejaria da Europa. Mais informações em www.heinekenbrasil.com.br e nos perfis da companhia no LinkedIn e Instagram. 

ANÚNCIO
Anúncios

2 de Julho

Lula e Jerônimo participam das celebrações da Independência da Bahia

O presidente se junta à caminhada na altura do Convento da Soledade, após a passagem dos carros da Cabocla e do Caboclo

Publicado

em

um dos mais importantes atos de afirmação da soberania brasileira. A cerimônia contará com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva
Foto: Mateus Pereira/GOVBA

Nesta quarta-feira (2 de Julho), o governador Jerônimo Rodrigues participa das comemorações pelos 202 anos da Independência da Bahia, data histórica marcada por um dos mais importantes atos de afirmação da soberania brasileira. A cerimônia contará com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que participa pelo quarto ano consecutivo.

A programação será iniciada às 8h, com o tradicional hasteamento das bandeiras, seguido da deposição de flores no monumento ao General Labatut. Em seguida, será realizada a entrega simbólica dos carros emblemáticos da Cabocla e do Caboclo, além do pronunciamento do presidente do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia (IGHB), professor Joaci Góes. O presidente Lula se junta à caminhada na altura do Convento da Soledade, após a passagem dos carros da Cabocla e do Caboclo pelo local, e o governador Jerônimo acompanha o cortejo cívico até o Pelourinho.

Continue Lendo

Agricultura

Thiago Guedes é o novo diretor geral da CEPLAC 

O engenheiro agrônomo assume a liderança da principal instituição de pesquisa, desenvolvimento e inovação da cacauicultura brasileira 

Publicado

em

O Governo Federal confirmou a nomeação de Thiago Guedes, ex-Chefe de Gabinete da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação,
Foto: Divulgação

O Governo Federal confirmou a nomeação de Thiago Guedes, ex-Chefe de Gabinete da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura da Bahia e figura de compromisso na formulação de políticas públicas para a agropecuária sustentável, como novo Diretor Geral da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira – CEPLAC, órgão da estrutura do Ministério da Agricultura e Pecuária – MAPA. A nomeação, publicada no Diário Oficial desta segunda-feira (30), foi recebida com entusiasmo por produtores, lideranças políticas e movimentos da agropecuária da Bahia, Pará e Espírito Santo, os três maiores estados produtores de cacau do país. 

Natural de Itabuna, sul da Bahia, com raízes familiares na cacauicultura e formação em Engenharia Agronômica pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Thiago Guedes construiu uma sólida carreira com foco em sistemas agroflorestais, agroecologia e sustentabilidade na produção de cacau, tendo atuado em projetos também no Espírito Santo e no Pará.  

Nos últimos anos, acumulou experiências na implantação de políticas estruturantes, como o Plano de Agricultura de Baixo Carbono da Bahia (Plano ABC+ Bahia), atuou na Câmara Setorial Nacional do Cacau e Sistemas Agroflorestais e na Câmara Setorial do Cacau do Estado da Bahia. No âmbito nacional, foi secretário geral da Sociedade Brasileira de Sistemas Agroflorestais, coordenador da Comissão Nacional de Produção Orgânica e contribuiu na construção do Plano Inova Cacau 2030, garantindo um lastro técnico, bom trânsito político e diálogo com o setor, para a agenda da inovação agroambiental do cacau. 

“Thiago representa uma geração de profissionais comprometidos com a valorização do cacau brasileiro, aliando ciência, competitividade do setor, articulação e conservação produtiva. Sua nomeação reforça o papel estratégico da CEPLAC na transição sustentável da agricultura brasileira”, destacou o superintendente da Bahiater da Secretaria de Desenvolvimento Rural do Estado da Bahia, Lanns Almeida, com quem Guedes tem boa parceria. 

Guedes também coordenou programas voltados à certificação socioambiental de cacau, qualidade de amêndoas de cacau, recuperação de áreas degradadas, agricultura familiar e agregação de valor por meio da verticalização do setor cacaueiro com a produção de chocolate de origem e Indicação Geográfica. Foi autor e organizador de publicações técnicas e científicas, incluindo o Guia de Manejo do Agroecossistema Cacau Cabruca e o Plano ABC+ Bahia. 

ANÚNCIO
Anúncios

Sua chegada à CEPLAC ocorre num momento decisivo: a instituição passa por debates sobre sua reestruturação e retomada do protagonismo nacional diante de novos desafios globais, como o European Union Deforestation-Free Regulation (EUDR), que impacta diretamente as exportações de cacau. 

A expectativa é que, sob sua gestão, a CEPLAC fortaleça a integração entre ciência, mercado e produtores – resgatando seu papel histórico como indutora do desenvolvimento da cacauicultura na Amazônia, na Mata Atlântica e mais recente no Cerrado. Líderes do setor já sinalizam apoio à nova direção, vislumbrando avanços em temas como rastreabilidade, bioeconomia, pesquisa aplicada, aumento da produtividade no cacau, transferência de tecnologia pela extensão, atenção à defesa agropecuária, mercado de carbono, sistema agroflorestal e valorização da Cabruca. 

Continue Lendo

Cultura

Ação especial marca o lançamento da novela ‘Êta Mundo Melhor!’

Atividades realizadas pela Rede Bahia acontecerão no Shopping Piedade, na próxima segunda (30)

Publicado

em

vai conferir as ações realizadas pela Rede Bahia por conta do lançamento da próxima novela das seis da TV Globo, "Êta Mundo Melhor!". 
Foto: Divulgação Imprensa Globo

O público que ama novela tem um compromisso nesta segunda (30), a partir das 17h, no Shopping Piedade. Quem passar pelo local, vai conferir as ações realizadas pela Rede Bahia por conta do lançamento da próxima novela das seis da TV Globo, “Êta Mundo Melhor!”.

O evento gratuito vai transformar o espaço em um verdadeiro cenário de novela, com direito a exibição do primeiro capítulo; show ao vivo da cantora Kelly Fonteli, que trará em seu repertório músicas-tema da novela, além de grandes sucessos; ambiente instagramável inspirado no universo da trama; e, claro, muita pipoca para acompanhar.

‘Êta Mundo Melhor!’ tem como fio condutor a saga de Candinho (Sergio Guizé), que vive na capital paulista, na mansão da mãe, Anastácia (Eliane Giardini, em ‘Êta Mundo Bom’), a quem procurou durante toda a novela anterior. Apesar da riqueza que o cerca, ele enfrentará uma nova busca, em torno da qual a trama vai girar: a procura pelo filho perdido, Junior/Samir (Davi Malizia).

A novela é criada e escrita por Walcyr Carrasco e Mauro Wilson, com colaboração de Letícia Mey, Cleissa Regina Martins, Bruno Segadilha e Rodrigo Salomão. A direção artística é de Amora Mautner, direção geral de João Paulo Jabur e direção de Mayara Aguiar, Nathalia Ribas e Alexandre Macedo. A produção é de Betina Paulon e Isabel Ribeiro, a produção executiva de Lucas Zardo e a direção de gênero de José Luiz Villamarim.

Serviço
  • O que: Ação de lançamento de Êta Mundo Melhor!
  • Data: 30 de junho (segunda-feira)
  • Horário: a partir das 17h
  • Local: Shopping Piedade, Salvador
  • Entrada gratuita
Continue Lendo

Mais Lidas