SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS

Segurança

Caravana Bahia Sem Fogo conclui etapa com resultado positivo

Publicado

em

A Caravana Bahia Sem Fogo, uma das principais iniciativas do Plano de Ações Preventivas aos incêndios florestais de 2024,

A Caravana Bahia Sem Fogo, uma das principais iniciativas do Plano de Ações Preventivas aos incêndios florestais de 2024, concluiu sua terceira etapa com um impacto significativo em 11 municípios do norte do estado. Com o objetivo de engajar as comunidades locais em áreas com altos índices de incêndios, a Caravana fortaleceu a governança e destacou a importância da prevenção e educação ambiental.

A terceira etapa começou em Sento Sé no dia 19 de julho e terminou em Jacobina no dia 2 de agosto. Durante esse período, a Caravana percorreu diversas cidades, incluindo Juazeiro, Casa Nova, Remanso, Pilão Arcado, Campo Alegre de Lourdes, Jaguarari, Senhor do Bonfim, Pindobaçu e Saúde. Um dos destaques dessa fase foi o Dia de Campo, realizado pela primeira vez na Unidade de Conservação Parque Estadual das 7 Passagens, marcando um encerramento inovador em uma área de preservação ambiental.

Durante essa jornada, a Caravana alcançou mais de 5 mil pessoas, promovendo a conscientização sobre a prevenção de incêndios. Foram capacitadas 12 brigadas voluntárias e visitadas 10 escolas municipais e estaduais, promovendo a educação ambiental de forma abrangente. Além disso, uma série de atividades educativas envolveu crianças e brigadistas, e diversos materiais informativos foram distribuídos, como fôlder, banners, folhetos, crachás, faixas e cartilhas educativas, ampliando significativamente o impacto da Caravana.

Coordenadora do Grupo de Trabalho do Programa Bahia Sem Fogo, Daniella Fernandes destacou a importância desta etapa para a missão de proteger o meio ambiente. “A terceira etapa da Caravana foi significativa, não só pelo número expressivo de pessoas sensibilizadas e brigadas capacitadas, mas também pelo envolvimento direto das comunidades e escolas”, explica.

Daniella Fernandes, coordenadora do Grupo de Trabalho do Programa Bahia Sem Fogo, destacou a importância dessa etapa para a proteção ambiental. “A terceira etapa foi notável não apenas pelo número de pessoas sensibilizadas e brigadas capacitadas, mas também pelo envolvimento direto das comunidades e escolas”, afirmou.

ANÚNCIO

Além das atividades nas escolas e com as brigadas voluntárias, a Caravana promoveu capacitações, rodas de conversa e ações com sindicatos rurais, associações de guias e agricultores. Essas iniciativas visaram educar crianças e jovens sobre os desafios ambientais da região e incentivá-los a adotar práticas sustentáveis.

Pablo Rebelo, coordenador de Programas e Projetos da Sema, enfatizou a importância da interação com as comunidades e estudantes. “As rodas de conversa e palestras revelaram os desafios e soluções no combate aos incêndios florestais. Educar uma nova geração é importante para enfrentar os desafios ambientais”, concluiu.

A Caravana Bahia Sem Fogo, programa do Governo da Bahia coordenado pela Secretaria do Meio Ambiente (Sema), visa promover a conscientização sobre a prevenção de incêndios florestais. Em colaboração com diversas pastas, órgãos estaduais e a sociedade civil, a Caravana busca envolver a população na importância da prevenção e proteção ambiental.

Bahia Sem Fogo

O Grupo de Trabalho (GT) do Bahia Sem Fogo, coordenado pela Sema, desempenha um papel fundamental na formulação e execução das estratégias de combate aos incêndios florestais no estado. Composto por instituições como o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), Secretarias de Segurança Pública, Saúde, Casa Civil, CBMBA, SUDEC e COPPA, o GT continua a desenvolver estratégias eficazes de prevenção, envolvendo as comunidades que são as primeiras a enfrentar os incêndios florestais.

ANÚNCIO

Segurança

FICCO Bahia, PM, PC e PF encontram líder de facção em casa de luxo em Jauá

Criminoso lidera a venda de entorpecentes no Centro de Salvador e tem envolvimento com homicídios de rivais

Publicado

em

Organizado (FICCO) Bahia, e das Polícias Militar, Civil e Federal, durante a Operação Faro Fino, que resultou na captura de
Fotos: Alberto Maraux

Casa de luxo com piscina, dois carros na garagem e 37 mil reais em espécie. Esse foi o cenário encontrado na manhã desta quinta-feira (13), por equipes da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO) Bahia, e das Polícias Militar, Civil e Federal, durante a Operação Faro Fino, que resultou na captura de um líder de facção. 

O criminoso, que comanda a venda de entorpecentes no Centro de Salvador e tem envolvimento com homicídios de rivais, foi encontrado em um imóvel na localidade de Jauá, município de Camaçari, Região Metropolitana de Salvador (RMS). 

Na casa, as equipes apreenderam dois veículos, R$ 37 mil em espécie, celulares, entre outros itens. Em endereços nos bairros da Saúde e da Federação, em Salvador, os policiais encontraram uma pistola, carregadores e quatro balanças. 

Participaram da Operação Faro Fino equipes da FICCO Bahia, PM (BPATAMO e RONDESP ATLÂNTICO, PC (COPJ) e PF (GPI). 

“Seguimos combatendo as facções com ações integradas de inteligência das Forças Estaduais e Federais. Não daremos trégua aos criminosos que tentam violentar a nossa população”, destacou o secretário da Segurança Pública, Marcelo Werner.

ANÚNCIO
Continue Lendo

Segurança

Suspeito de tráfico é preso pela PM em Camaçari

O detido e todo o material apreendido foram direcionados à Polícia Civil, onde a ocorrência foi registrada

Publicado

em

Na manhã deste domingo (9), policiais militares da 59ª CIPM apreenderam drogas com um suspeito de tráfico na localidade
Foto: 59ª CIPM

Na manhã deste domingo (9), policiais militares da 59ª CIPM apreenderam drogas com um suspeito de tráfico na localidade conhecida como Corre Nu, em Camaçari.

Durante intensificação de patrulhamento na região, os militares surpreenderam um homem em movimentação suspeita que, ao avistar a aproximação policial, tentou fugir, mas foi alcançado, abordado e imediatamente preso.

Com ele, foram apreendidas 105 pedras de crack, 75 porções de maconha, 30 embalagens contendo cocaína, 16 frascos de LSD e uma balança de precisão.

O detido e todo o material apreendido foram direcionados à Polícia Civil, onde a ocorrência foi registrada.

Continue Lendo

Segurança

Manobras de desengasgo de policiais e bombeiros salvam vidas

Em caso de ocorrências e não saber como proceder, o Corpo de Bombeiros orienta entrar em contato através do 193

Publicado

em

Capacitados durante os cursos realizados pelas corporações, esses profissionais podem salvar vidas quando são acionados para atuar
Foto: Thuane Maria/GOVBA

O conhecimento prévio e a atuação rápida de profissionais das forças de segurança, como policiais e bombeiros, fazem a diferença em casos de engasgo, que necessitam da realização da manobra de Heimlich, uma técnica de desobstrução das vias aéreas. Capacitados durante os cursos realizados pelas corporações, esses profissionais podem salvar vidas quando são acionados para atuar nesses casos.

Na última sexta-feira (31), quando o pai de uma récem nascida passava pela orla de Salvador, em busca de socorro e avistou uma equipe da Polícia Civil que se deslocava em operação, o socorro imediato através da manobra de desengasgo salvou a vida da bebê Açucena Vitória. A menina, de um mês, conseguiu voltar a respirar e se estabilizou até ser encaminhada para atendimento médico. As técnicas são utilizadas em primeiros socorros tanto em bebês, crianças e adultos. O objetivo é retirar o objeto que está obstruindo as vias aéreas.

“Nós estávamos indo pra uma operação no Nordeste de Amaralina. E no percurso, eu percebi que havia uma moto ao lado, com um cidadão na garupa, segurando algo que parecia um neném enrolado numa manta, com um olhar desesperado, e eu era a terceira viatura do comboio. Encostei pra saber qual era a situação e ele disse que a filha dele estava morrendo e que estava engasgada, sufocada. A partir desse momento eu peguei a criança e realizamos as manobras que aprendi no curso de formação dos policiais na Academia de Polícia”, detalhou o delegado do Depom, Arthur Gallas.

De acordo com a soldado do Corpo de Bombeiros, Jéssica, são manobras simples que qualquer pessoa pode realizar. “Hoje a nossa instituição trabalha justamente com a parte de mídia, disseminando esse conhecimento, também junto com os projetos em que a gente atende a população passando instruções de primeiros socorros. Quando solicitado também a gente utiliza, faz uso de palestras, onde a gente ensina a sociedade levar informação de como fazer. A ideia é a gente quebrar o tabu de que precisa ter alguma formação”, completa a soldado.

Ainda de acordo com a soldado Jéssica, a corporação está preparada para atender os casos e constantemente passam por reciclagem. Em 2018, foi criada a Lei Lucas que homenageia o estudante Lucas Begalli Zamori, que morreu após engasgar-se durante um passeio escolar. A legislação nacional nº 13.722/2018, estabelece que todas as escolas públicas e privadas do Brasil devem oferecer treinamento em primeiros socorros para seus funcionários. O objetivo é preparar os profissionais para agir rapidamente em emergências, aumentando as chances de salvar vidas e prevenir acidentes graves. “A lei reage à importância desse primeiro atendimento, de quem está no local iniciar as manobras. Não só para a parte de professores, mas também de todos os colaboradores envolvidos, a importância de todos estarem capacitados para poder realizar a manobra”, pontua a soldado Jéssica.

ANÚNCIO

Em caso de ocorrências e não saber como proceder, o Corpo de Bombeiros orienta entrar em contato através do 193.

Aprenda como fazer as manobras:

Em bebês, deve-se: colocar o bebê de bruços sobre o antebraço. Segurar a cabeça e virá-la para baixo. Fazer cinco compressões firmes entre as escápulas do bebê. Virar o bebê de barriga para cima. Fazer cinco compressões sobre o esterno do bebê, na altura dos mamilos e tentar retirar o objeto da boca do bebê. Se o bebê continuar com dificuldades para respirar, repetir as compressões.

Em crianças e adultos, deve-se: se posicionar por trás e enlace a vítima com os braços ao redor do abdômen (se for uma criança, ajoelhe-se primeiro), caso ela esteja consciente. Uma das mãos permanece fechada sobre a chamada “boca do estômago” (região epigástrica). A outra mão comprime a primeira, ao mesmo tempo em que empurra a “boca do estômago” para dentro e para cima, como se quisesse levantar a vítima do chão. Faça movimentos de compressão para dentro e para cima (como uma letra “J”), até que a vítima elimine o corpo estranho.

Continue Lendo

Mais Lidas