SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS

Cultura

Bienal do Livro Bahia 2024 começa nesta sexta (26)

A Prefeitura contará com três espaços dentro da Bienal: o Stand Casa das Histórias, o Espaço Infantil e o Café Literário

Publicado

em

A Bienal do Livro Bahia acontece a partir desta sexta-feira (26) até o próximo dia 1º de maio, no Centro de Convenções de Salvador (CCS),
Foto: Igor Santos/Secom PMS

A Bienal do Livro Bahia acontece a partir desta sexta-feira (26) até o próximo dia 1º de maio, no Centro de Convenções de Salvador (CCS), na Boca do Rio. A participação da Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Secult) e da Fundação Gregório de Mattos (FGM), se dará através de dinâmicas, ações socioculturais e educativas em três espaços dentro da Bienal: o Stand Casa das Histórias, o Espaço Infantil e o Café Literário.

O Stand Casa das Histórias terá apresentações de palestras, lançamentos de projetos e livros e encontro de linguagens literárias. Já o espaço Prefeitura da Cidade do Salvador apresenta histórias de raiz baseadas no livro Boca de Cena. Por fim, o Café Literário trará um papo animado com os profissionais de desenho e artistas que fazem as traduções dos textos e poesias, com seus desenhos, além de conversa com autores selecionados no Selo João Ubaldo – Ano IV.

A gerente de Biblioteca, Livros e Leitura da FGM, Jane Palma, afirma que o evento é fundamental para a cidade, pois o expoente literário da Bahia é grande no universo nacional. “Os grandes nomes da nossa literatura nasceram na Bahia, e a Prefeitura tem uma política pública de fomento da leitura importante, então esse evento fará com que haja um fomento da cadeia econômica e produtiva da literatura, ampliando o hábito da leitura em diversos gêneros. Nossa participação é importante para mostrar, através dos espaços, nossas ações”, declara.

Na ocasião, o público poderá conferir todas as ações e publicações lançadas pela FGM, como o selo João Ubaldo Ribeiro, o projeto Cauê Erê, voltado para crianças, a divulgação da Plataforma Digital Caminhos da Leitura e o Coreto Literário – projeto que, no Verão, percorre praças da cidade de Salvador.

Criatividade

Um dos destaques da programação acontece na segunda-feira (29), com uma roda de conversa, às 10h, com o tema “Identidade no corpo – abordagem da literatura negra nas criações de roupas e tecidos”, que discutirá as condições no cenário atual, propostas e ações desenvolvidas. A atração contará com a participação do diretor de criação da Katuka Africanidades, Renato Carneiro, da estilista Goya Lopes e do artista plástico Alberto Pita.

ANÚNCIO

Para Goya, a moda e literatura têm em comum a criação. “Hoje em dia, cada vez mais, enxergamos a moda como comportamento. E a literatura também é uma resposta ao comportamento. A moda e a literatura estão ligadas pela fantasia e por toda aquela imagem, aquela imaginação fértil dos criadores. São vários pontos que ligam as duas. Em particular, estar falando de narrativa, trazendo três criadores, é mostrar a importância que a estamparia e a criação têm. Cada um deles, Pita, Renato e Goya trazem para o Brasil uma nova linguagem afro-brasileira, de narrativa, por meio da estamparia. Um movimento muito especial, bem típico da nossa Bahia”, avalia.

No mesmo dia, às 14h, o destaque do Café Literário é a mesa ‘As Imagens das Letras’, mediada por Felipe Rêgo, gestor do SalCine. “O convite para participar do Café Literário é uma honra, pois é o reconhecimento de minha trajetória artística como construtor de narrativas visuais, para além dos trabalhos impressos, pois grande parte dos trabalhos que venho ilustrando nos últimos anos foram para o audiovisual. Mas há um outro aspecto fundamental que se soma a minha satisfação pessoal, que é a possibilidade de ter meu trabalho em diálogo com artistas que admiro, abrindo percepções para os mais jovens dos caminhos plurais possíveis a se seguir para quem assume o desenho como ferramenta de comunicação”, declara um dos palestrantes, o ilustrador Igor Souza.

Confira a programação completa dos espaços da Prefeitura na Bienal:
Stand Casa das Histórias de Salvador
  • Sexta-feira (26)
    11h – Apresentação do projeto Literama Infantil, primeiro Circuito de Contação de Histórias Negras da Bahia criado para estimular o interesse pela leitura e fomentar a literatura afro-brasileira infantojuvenil baiana.
  • Sábado (27)
    16h – II Encontro de Bibliotecas Comunitárias – projeto de integração das linguagens dos agentes literários dentro da Bahia.
  • Domingo (28)
    10h – Roda de conversa Letras Pretas, com apresentação dos trabalhos da literatura preta com as autoras Táina Santos de Sena e Carla Brito.
    Apresentação das ações e programação de 2024 do Programa de Combate ao Racismo Institucional (PCRI), com a participação da coordenadora do PCRI, Oilda Rejane, e das representantes dos comitês da FGM, Adjane Ribeiro e Viviane Ramos; e da Secretaria Municipal de Gestão (Semge), Rafaela Pondé.
  • Segunda-feira (29)
    10h – Roda de Conversa: Identidade no corpo – abordagem da literatura negra, nas criações de roupas, tecidos. As condições no cenário atual, propostas e ações desenvolvidas, com a participação de Renato Carneiro (Katuka Africanidades), Goya Lopes e Alberto Pita.
  • Terça-feira (30)
    9h às 11h – Produções de Editoras Independentes com professoras da Unifacs, Editora Usina de Textos – Paulinas e Futuca Cuca Editora Escritório de Histórias.
    19h – Imagem dos livros – Encontro dos ilustradores da Casa das Editoras Baianas para falar sobre a profissão, com participação de Aline Terranova, ilustradora que cedeu os direitos autorais para uso da imagem do Boca de Brasa, Gregório de Mattos.
  • Quarta-feira (1º)
    10h – Lançamento do Programa Turismo Inclusivo da Diretoria de Turismo (Ditur – Secult) e apresentação do guia turístico em braile.
Espaço Infantil
  • Sexta-feira (26)
    12h30 – Projeto Caminhos da Leitura apresenta Boca de Cena, com apresentação do grupo História de Raiz sobre o rico legado dos poetas baianos Gregório de Mattos e Castro Alves, além de personagens marcantes do teatro infantil local.
  • Sábado (27)
    12h – Contação de história com Denise Bela, com Poesia para Bebês, e lançamento do livro “Na Minha Creche eu sou assim” – escrito por um grupo de mulheres e que visa dar suporte aos profissionais que atuam no processo pedagógico da primeira infância e auxiliar famílias a lidarem com temas importantes nos primeiros seis anos de vida de suas crianças, trabalhando de forma lúdica, estimulando a leitura e a interação através dos poemas e prosas que contribuem para o próprio desenvolvimento.
  • Domingo (28)
    12h30 – Apresentação Musical do Grupo Corrupio baseada na coleção “Eu Vim da Bahia Mirim”, que traz, de forma lúdica, uma homenagem a personagens baianos: Carlinhos Brown, Frans Krajcberg, Mãe Menininha do Gantois, Maria Quitéria e Myriam Fraga.
  • Segunda-feira (29)
    16h30 – Mini Recital Maria Felipa, apresentado pelo grupo Bonde da Calu abordando a trajetória da heroína brasileira, a partir das contribuições para a Independência do Brasil e empoderamento feminino contadas através de poemas e canções de forma lúdica, criativa e transformadora.
  • Terça-feira (30)
    13h – Palhaço Tiziu faz apresentação com brincadeiras e histórias animadas, baseada no livro “As Aventuras e Travessuras no 2 de Julho”.
  • Quarta-feira (1°)
    12h – Biblioterapia com dinâmica de história e montagem de mosaico (colagem em papel ofício), alinhada com os temas transversais contemporâneos, com curadoria literária de Francineide Souza e Deborah Miranda.
Café Literário
  • Segunda-feira (29)
    14h – Mesa ‘As Imagens das Letras’, com mediação de Felipe Rêgo e participação de Igor Souza, Hugo Canuto e Eris Beatriz.
  • Terça-feira (30)
    14h – Roda de Conversa com autores selecionados no Selo João Ubaldo – Ano IV.

Clássicos da Sétima Arte

Encontro de Novos Prefeitos e Prefeitas acontece em Brasília

O evento reúne gestores municipais eleitos para o mandato 2025-2028 e contou com a participação do governador Jerônimo Rodrigues

Publicado

em

O governador Jerônimo Rodrigues participou, nesta terça-feira (11), da abertura do Encontro de Novos Prefeitos e Prefeitas,
Foto: Henrique Raynal | CC

O governador Jerônimo Rodrigues participou, nesta terça-feira (11), da abertura do Encontro de Novos Prefeitos e Prefeitas, em Brasília. Promovido pelo Governo Federal, o evento reúne gestores municipais eleitos para o mandato 2025-2028, com uma programação voltada à capacitação e ao fortalecimento da governança municipal.

Antes da cerimônia de abertura, Jerônimo destacou a importância da parceria entre União, estados e municípios para o desenvolvimento das cidades e a implementação de políticas públicas. “A Bahia está aqui, reunida desde ontem, com a união dos prefeitos, a UPB [União dos Municípios da Bahia] se articulando, para avaliarmos o que podemos aproveitar de melhor nos programas do Governo Federal para o nosso estado”, afirmou o governador.

Apoio a todos

Em discurso no encontro, o presidente Lula reforçou que divergências políticas ou ideológicas não interferirão na relação entre o Governo Federal e os municípios. O presidente garantiu que nenhum gestor será prejudicado por não ter votado nele ou por não apoiar sua administração.

“Não haverá, em hipótese alguma, um banco, como o Banco do Brasil, a Caixa Econômica Federal, o BRB, o Basa ou o BNDES, deixar de atender aos interesses de um governador ou de uma cidade por questões ideológicas”, declarou ele.

Participação baiana

A presença expressiva de prefeitos baianos no evento reforçou o compromisso do Estado com o fortalecimento da gestão municipal. O encontro oferece mais de 170 atividades simultâneas, abordando temas como segurança pública, enfrentamento das mudanças climáticas, transição energética, saúde, educação e desenvolvimento regional. Além disso, os gestores municipais recebem orientações técnicas sobre financiamento, acesso a recursos federais e modelos inovadores de administração pública.

ANÚNCIO

O Encontro de Novos Prefeitos e Prefeitas segue até quinta-feira (13), promovendo debates e capacitações para garantir que os novos gestores municipais iniciem seus mandatos com planejamento estratégico e alinhamento às políticas públicas federais.

Continue Lendo

Cultura

Capoeira e gestão do Carnaval estão na pauta do Projeto Samba Vivo

O Shopping Piedade realiza duas rodas de conversas importantíssimas culturalmente nesta terça (11) e na quinta (13)

Publicado

em

culturalmente esta semana: a primeira, na terça-feira (11) sobre a importância da capoeira, manifestação cultural afro-
Foto: Fernando Vivas/GOVBA

Se aproximando do carnaval, o projeto Samba Vivo, do Shopping Piedade, realiza duas rodas de conversas importantíssimas culturalmente esta semana: a primeira, na terça-feira (11) sobre a importância da capoeira, manifestação cultural afro-brasileira, que mistura dança, esporte, música e cultura popular, reconhecida como patrimônio cultural imaterial da humanidade. Com o tema “Bloco da Capoeira no carnaval de Salvador”, a roda terá como convidados mestre Balão e mestre Tonho Matéria.

Já na quinta-feira (13), será a vez de discutir a gestão no carnaval de Salvador e fazer uma reflexão sobre o modelo de carnaval na cidade, circuitos de desfiles concomitantes, trios, blocos e camarotes. Para o bate-papo serão convidados, o Presidente do Bloco Vem Sambar, Jairo da Mata; o Coordenador Geral do Bloco Proibido Proibir, Luiz Cláudio; a Diretora do Bloco Pagode Total, Ariane Barreto e o Diretor do Bloco Alerta Prime, Diego Lopes.

Esta é 11ª edição do projeto Samba Vivo que já está na quinta semana.

Com edições anuais e gratuitas realizadas no piso L4 do Shopping Piedade, empreendimento certificado com o Selo da Diversidade Étnico-Racial, o projeto Samba Vivo começou este ano no dia 13/01 e vai até o dia 28/02.

Continue Lendo

Carnaval 2025

Setur-BA apoia iniciativas voltadas para inclusão, cultura e esporte

O Me Deixa à Vontade irá desfilar no sábado de Carnaval, no circuito Osmar (Campo Grande), com 2,3 mil associados

Publicado

em

estimular o segmento, a Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA) patrocina o bloco Me Deixe à Vontade, mantido há 31 anos
Foto: Tatiana Azeviche/Ascom Setur

O Carnaval da Bahia é símbolo da diversidade e tem atraído cada vez mais pessoas com deficiência (PcD), que vêm de outros estados para curtir a festa em Salvador. Para estimular o segmento, a Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA) patrocina o bloco Me Deixe à Vontade, mantido há 31 anos pela Associação Baiana dos Deficientes Físicos (Abadef). No último sábado (8), aconteceu o Baile da Inclusão, na sede da instituição, no Campo Grande, quando a cadeirante Eliete Teófilo foi eleita rainha do bloco. A primeira-dama do Estado, Tatiana Velloso, recebeu o título de madrinha da agremiação carnavalesca; e a chefe de gabinete da Setur-BA, Giulliana Brito, foi nomeada embaixadora da Acessibilidade.

O Me Deixa à Vontade irá desfilar no sábado de Carnaval, no circuito Osmar (Campo Grande), com 2,3 mil associados. “Recebemos pessoas com deficiência de todo o país para brincar em nosso bloco, mostrando que o turismo acessível está cada vez mais em alta. Agradecemos o apoio do Governo do Estado, para proporcionar boas experiências a esse público especial”, disse a presidente da Abadef, Silvanete Brandão.

“É gratificante para a Setur-BA manter essa parceria com a Abadef, na construção de avanços em políticas de inclusão, que refletem na qualificação dos serviços turísticos”, completou Giulliana Brito.

Ainda no sábado, a seletiva do Concurso da Rainha e Princesas do Carnaval de Salvador movimentou o Mercado do Rio Vermelho, mais conhecido como Ceasinha. Das 28 candidatas na disputa, 12 foram classificadas para a grande final, que será no dia 18 de fevereiro, no Fiesta Hotel. O evento tem o apoio da pasta estadual de turismo.

No domingo (9), a Península de Itapagipe sediou o GayMar, a primeira Parada Náutica LGBTQIAPN+ do Brasil, promovida pelo Instituto Por Elas, com o incentivo da Setur-BA. A programação incluiu passeio de barco da Ribeira até a Ponta de Humaitá, apresentações de DJs e iniciativas de sustentabilidade e economia criativa.

ANÚNCIO

“Estendi minha estadia em Salvador para participar da parada náutica e gostei muito. É minha primeira vez no Brasil e estou amando a Bahia”, relatou a turista espanhola Rosa Lopez, que visitou, também, Praia do Forte e Guarajuba, na Costa dos Coqueiros.

Cultura, esporte e religião

No último fim de semana, na capital, a Setur-BA apoiou o 5º Festival Cultural da Paz, no Pelourinho; a Badboycup de Jiujitsu, no Ginásio de Cajazeiras; e a chegada do Rally dos Mares, na Marina da Penha, a maior competição de moto aquática do país.

No interior, a secretaria incentivou a Festa de Nossa Senhora dos Navegantes de Maragogipinho (Aratuípe); o Encontro de Cavaleiros (Camaçari); a Festa de Nossa Senhora de Lourdes (Ubaitaba); e o lançamento da edição 2025 da encenação da Paixão de Cristo (Esplanada).

Continue Lendo

Mais Lidas