Turismo
Bahia lidera como destino mais procurado por brasileiros no verão de 2025
O Ministério do Turismo estima que mais de nove milhões de visitantes vão circular pelo território baiano durante a alta estação

O fascínio que a Bahia desperta nos turistas já tinha sido apontada pelo compositor Dorival Caymmi, na música “Você já foi à Bahia”, em 1940. Desde a época, a visita ao estado só cresce, assumindo em 2025 a liderança nacional como destino brasileiro mais procurado no verão. A pesquisa realizada pelo Ministério do Turismo (Mtur) estima que mais de nove milhões de visitantes vão circular pelo território baiano durante a alta estação, injetando R$ 23,7 bilhões na economia. O número corresponde a 16% dos 59 milhões de brasileiros que farão viagens a lazer no Brasil.
O resultado é comemorado pela Secretaria do Turismo (Setur-BA). “Pela grande movimentação nos aeroportos, nas praças de pedágio, nos terminais rodoviários e nos portos, vamos bater recorde de chegada de visitantes ao nosso estado. A Bahia tem uma rica diversidade de atrativos turísticos por conta do seu patrimônio arquitetônico colonial, cultural, natural e histórico e nessa época do ano é ainda mais forte”, enfatizou o secretário da pasta, Maurício Bacelar.
Assim como diz um trecho da música de Caymmi: “A Bahia tem um jeito/ Que nenhuma terra tem…”, Ramon Souza, 24, turista de Belo Horizonte e professor de teatro, confirmou que a terra é mesmo fascinante. Ele se encantou tanto que está em Salvador desde outubro de 2024 e pretende ficar até fevereiro deste ano. “Aqui é o que todo mundo fala. Que a Bahia é maravilhosa, que tem o dendê, uma energia muito boa. Quando pisamos aqui, já sentimos que é um estado muito diferenciado”, destacou.
Opinião semelhante ao do amigo, também mineiro, André de Vizier, 22 anos, pela primeira vez em Salvador. “Felicidade define o meu sentimento. A programação da virada do ano no Farol da Barra, com Daniela Mercury, foi muito bacana”, disse ao se referir ao projeto Pôr do Som, apoiado pelo Governo do Estado. “Ainda vou visitar outras praias, o Pelourinho. Quero ser daqueles turistas que usam camiseta, boné, tudo mostrando o amor pela Bahia”, completou.
Ainda de acordo com a Setur-BA, o Governo do Estado preparou a Bahia para esse momento, através de estratégias turísticas baseada em dois pilares – inovação e sustentabilidade – que atuam em três eixos: a qualificação da mão-de-obra, projetos de infraestrutura e promoção do ‘Destino Bahia’.
“Qualificamos mais de nove mil trabalhadores e pequenos empreendedores. Realizamos obras de infraestrutura que facilitaram os acessos aos destinos, dando mais conforto e segurança aos visitantes das 13 zonas turísticas. Tudo isso aliado à captação de voos em âmbito regional, nacional e internacional”, enfatizou Bacelar.
Alta temporada de cruzeiros
A temporada de cruzeiros deve receber cerca de 300 mil visitantes até 23 de abril de 2025. Serão 82 atracações, nos portos de Salvador e Ilhéus, além de operações em Porto Seguro, Itacaré e Cairu. Este ano, a grande novidade são os novos destinos que incluem rotas por Morro de São Paulo, Itacaré, Trancoso e Abrolhos.
O advogado de 37 anos, Daniel Dias, de Belo Horizonte, chegou a Salvador através de um cruzeiro que partiu do Rio de Janeiro. “Vamos ficar até este sábado (4). A cidade é muito bem-organizada, tudo muito bonito. Estão de parabéns”, disse durante passeio com a família no Farol da Barra.
Malha aérea
Nos meses de janeiro e fevereiro de 2025, o aeroporto de Salvador, principal portão de entrada dos visitantes na Bahia, receberá mais de nove mil voos domésticos de todas as regiões do Brasil e 530 da América do Sul e da Europa. O estado detém mais de 40% do fluxo de turistas internacionais da região Nordeste.
Réveillon badalado
O movimento na Bahia segue intenso desde o réveillon, quando brasileiros e estrangeiros escolheram destinos do estado para comemorar a chegada de 2025 com a alegria do povo baiano. Porto Seguro, na Costa do Descobrimento, foi um dos mais procurados. Na Chapada Diamantina, Lençóis registrou ocupação hoteleira superior a 90%, taxa que deve se manter durante todo o verão.
Em Salvador, o bairro da Barra tem chamado a atenção dos turistas por suas belas paisagens e atrativos gastronômicos à beira-mar. Proprietário do restaurante Ancorador, no Porto da Barra, Jorge Mário Souza, estima que no verão de 2025, o faturamento aumente 70% neste período. “A movimentação está muito boa e intensa desde o dia 31 de dezembro. Muita gente de fora procurando comida baiana, como moqueca de frutos do mar, que é uma das nossas especialidades. Também temos pratos executivos com um preço bem acessível, que tem atraído os visitantes. Pensamento positivo para esse ano”, contou.
Turismo
Bahia é destaque como destino gay friendly na capital paulista
A Setur-BA participa da 9ª Conferência Internacional da Diversidade em São Paulo

A Secretaria de Turismo da Bahia (Setur-BA) participa da 9ª Conferência Internacional da Diversidade, que acontece no Espaço de Eventos São Luís, em São Paulo, até esta sexta-feira (12), em quatro dias de atividades, com organização da Câmara de Comércio e Turismo LGBT do Brasil. A pasta divulga a infraestrutura, os serviços e atrativos das 13 zonas turísticas baianas, que colocaram o estado em posição de destaque como destino gay friendly (acolhedor).
O evento reúne cerca de 400 participantes, incluindo representantes do trade turístico de todo o país, especialistas e delegações internacionais. Na programação, mesas-redondas, painéis e networking, visando fortalecer as conexões entre turismo, cultura, inclusão e desenvolvimento sustentável.
“O objetivo da conferência é gerar conexões. Queremos aproximar destinos, operadoras e agências nacionais e internacionais, para discutir como fomentar o turismo LGBT+ e atrair um número maior de visitantes do segmento para o Brasil. A Bahia tem um papel importante nesse processo, porque desde 2019 seguimos juntos nessa caminhada. Este ano, o evento será encerrado com uma press trip internacional pelo estado”, declarou o presidente da Câmara, Ricardo Gomes.
Para a presidente da Associação Brasileira das Agências de Viagens (Abav Nacional), Ana Carolina Medeiros, “os números comprovam o quanto a Bahia tem gerado em grandes investimentos e retornos, tanto para os baianos quanto para o Brasil, sendo um destino gay friendly de destaque”.
“Mostramos o quanto o governo baiano tem trabalhado para oferecer um atendimento cada vez mais qualificado ao turista desse segmento, pelo seu compromisso com a inclusão”, destacou a coordenadora do Turismo LGBTIQAPN+ da Setur-BA, Jeane dos Anjos.
A programação da conferência será encerrada na Bahia, com press trip internacional (viagem de imprensa), a partir deste sábado (13), que terá a participação de jornalistas da Alemanha, França, Espanha, Uruguai, México e Colômbia. Eles irão visitar pontos turísticos de Salvador e seu entorno, com experiências culturais e gastronômicas.
Mais promoção
Ainda em São Paulo, a Setur-BA participou, na última semana, da 27ª Feira de Turismo da Associação das Agências de Viagens de Ribeirão Preto e Região (Avirrp) e do Encontro da Operadora Schultz. No total, mais de 550 profissionais foram atualizados sobre o destino Bahia.
“Com essa promoção, as agências de viagens parceiras estão preparadas para vender ainda mais a Bahia, que já é o nosso campeão nacional de vendas, com preferência pelos resorts all inclusive”, relatou o gerente comercial da Schultz, Danilo Mezzalira.
No mesmo período, a Setur-BA marcou presença no 7º Fórum Clia Brasil, em Brasília, promovido pela Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos. O evento reuniu autoridades e empresários, que tiveram informações sobre as potencialidades da Bahia no turismo náutico.
Turismo
Encontro nacional de Enfermagem reúne 10 mil participantes em Salvador
A abertura do congresso ocorreu em clima de Carnaval e o encontro segue foi aberto, nesta segunda (8), em clima de Carnaval e segue

O 27º Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem (CBCENF), o maior encontro científico da área na América Latina, acontece no Centro de Convenções de Salvador, até esta quinta-feira (11), em quatro dias de programação. Ele reúne cerca de 10 mil congressistas de todo o Brasil e do exterior, que discutem avanços na saúde, além de 27 mil participantes on-line. O evento tem o apoio da Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA), como parte das ações para o incremento do turismo de negócios na capital baiana. A abertura, na segunda-feira (8), foi em clima de Carnaval.
“A Bahia recebe estudantes, profissionais, pesquisadores e autoridades de todo o mundo. As nossas belezas naturais e riquezas culturais criam o cenário ideal para um congresso maravilhoso”, ressaltou o presidente do Conselho Regional de Enfermagem da Bahia (Coren-BA), Davi Apóstolo.
“Estou surpreso com a força e o espírito da enfermagem, em Salvador. É uma união que serve de lição para o nosso país. Estamos mostrando uma cultura de convivência que inspira o Brasil”, destacou o presidente do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), Manoel Neri.
Nas horas vagas, a maioria dos congressistas faz turismo pela cidade. “É a minha terceira vez em Salvador. Sempre que estou aqui, aproveito a culinária, as praias e o Pelourinho, que eu adoro”, relatou a fiscal do Coren de São Paulo, Elris Fornitane.
“O povo baiano é extremamente acolhedor e carinhoso, que preparou para nós um dos maiores congressos. Acho que ficará marcado na história”, completou a presidente do Coren de Santa Catarina, Maristela Azevedo.
Em agosto, a Bahia conquistou o Prêmio Live 2025, conhecido como Megafone de Ouro, na categoria Melhor Destino para Eventos do Brasil. A escolha foi pela combinação de atrativos turísticos com infraestrutura de alto padrão, que o estado oferece para sediar encontros corporativos.
Turismo
Setur-BA finaliza projeto Avança Turismo na Chapada Diamantina
A iniciativa da Setur-BA visa desenvolver as potencialidades das 13 zonas turísticas baianas

O município de Mucugê, que integra o Circuito do Diamante, na zona turística Chapada Diamantina, foi contemplado com um conjunto de ações do projeto Avança Turismo Bahia, neste mês. A iniciativa da Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA), que visa desenvolver as potencialidades das 13 zonas turísticas baianas, alcançou, também, os municípios de Andaraí, Barra da Estiva, Boninal, Bonito, Ibicoara, Iramaia, Iraquara, Itaetê, Lençóis, Marcionílio Souza, Palmeiras, Seabra, Ituaçu e Wagner.
A equipe da Setur-BA fez visitas técnicas a pontos turísticos e o levantamento da oferta e avaliação da qualidade dos meios de hospedagem, com incentivo à regularização no Cadastur (registro nacional de serviços). As atividades foram concluídas com um seminário na Câmara Municipal de Mucugê, que reuniu gestores públicos e empresários das cidades envolvidas. Eles discutiram temas como desenvolvimento sustentável e qualificação dos serviços oferecidos aos visitantes.
“Para nós, foi muito importante ter a equipe da Setur-BA em nossa região. Debater sobre desenvolvimento sustentável foi pertinente e estratégico, pois ele conecta a gestão do turismo a três dimensões fundamentais: econômica, social e ambiental”, ressaltou a secretária de Turismo de Mucugê, Fabiana Profeta.
“O turismo transforma lugares em oportunidades. Nós, gestores, promovemos possibilidades para as pessoas. Agradeço ao Governo do Estado pelo seminário”, completou a secretária de Turismo, Esporte e Lazer de Ituaçu, Brena Rocha.
“Aqui no Circuito do Diamante, finalizamos o Avança Turismo na Chapada Diamantina. Anteriormente, fizemos os outros três circuitos: Chapada Norte, Circuito do Ouro e Chapada Velha. A próxima etapa do projeto será na Costa do Descobrimento”, explicou o diretor de Regulação e Certificação de Serviços Turísticos da Setur-BA, Divaldo Borges.
Entre os atrativos de Mucugê, estão roteiros ecológicos, o Cemitério Bizantino e o Museu Vivo do Garimpo, além do enoturismo, que oferece a experiência imersiva na vinícola Uvva, do parreiral à produção de vinhos de qualidade, com vista para a Serra do Sincorá.
-
Serviçoshá 3 dias
Vagas de emprego na Bahia para esta quinta-feira (11)
-
Turismohá 3 dias
Encontro nacional de Enfermagem reúne 10 mil participantes em Salvador
-
Infraestruturahá 3 dias
Obra do VLT do Subúrbio garante participação popular e geração de oportunidades
-
Serviçoshá 2 dias
Vagas de emprego na Bahia para esta sexta-feira (12)