Educação
Alimentação escolar só poderá ter até 15% de ultraprocessados
O objetivo é oferecer alimentos mais saudáveis aos estudantes, priorizando os mais nutritivos e a produção local

O governo federal vai reduzir de 20% para 15% o limite de alimentos processados e ultraprocessados que poderão compor o cardápio das escolas públicas brasileiras em 2025, por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). O objetivo é oferecer alimentação mais saudável aos estudantes, priorizando alimentos mais nutritivos, produção local e maior diversidade de cultura alimentar das regiões do país.
A determinação consta em uma nova resolução do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), autarquia vinculada ao Ministério da Educação (MEC). Em 2026, o limite de ultraprocessados na merenda será reduzido ainda mais, para até 10%.
O programa atende 40 milhões de crianças e jovens em 150 mil escolas dos 5.570 municípios do Brasil. São 50 milhões de refeições diárias e cerca de 10 bilhões por ano, com custo anual de cerca de R$ 5,5 bilhões.
O anúncio foi feito durante a 6ª edição do Encontro Nacional do PNAE, em Brasília, na tarde desta terça-feira (4), que contou com as presenças do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do ministro da Educação, Camilo Santana, de outras autoridades, além de merendeiras, nutricionistas e integrantes da comunidade escolar de diversas regiões do país, como professores, gestores e os próprios estudantes. O evento não ocorria há 15 anos.
“Nossa dívida histórica com a educação é quase impagável em um século. Até o começo do século passado, ninguém se importava se criança tinha que ir pra escola. Aliás, não era obrigatório ir para escola. Menina não podia ir pra escola pra não aprender a escrever carta para o namorado. E menino não tinha que ir pra escola porque tinha que ir trabalhar, cortar cana, qualquer outra coisa”, afirmou Lula.
“E isso justifica, quando a gente investe na alimentação escolar, porque ninguém consegue estudar com barriga vazia. Uma criança que sai de casa sem tomar café, que não jantou uma janta de qualidade com as calorias e as proteínas necessárias à noite, o que ela vai aprender na escola? Quem nunca passou fome não sabe a capacidade de não aprender nada com fome. É duro. Paulo Freire dizia, quando a gente come, a gente fica inteligente”, acrescentou o presidente.
Qualidade da alimentação
“Nós sabemos os impactos desses alimentos [ultraprocessados] na alimentação dessas crianças, o problema da obesidade. Portanto, o PNAE vai garantir qualidade nessa alimentação”, destacou o ministro Camilo Santana, em discurso ao anunciar a medida.
O ministro também informou que o programa vai priorizar a compra da agricultura familiar com recorte para mulheres agricultoras. A lei já prevê que 30% dos alimentos comprados da alimentação escolar devem ser provenientes da agricultura familiar. “O PNAE já é um grande indutor e essa nova diretriz potencializa ainda mais esse impacto, garantindo que mulheres agricultoras tenham papel central na alimentação de nossas escolas”.
“Nós ficamos muito tempo na escola, e com o lanche que as merendeiras fazem, nos ajuda na concentração, na hora da atividade, da explicação do professor, no foco”, descreveu o estudante Miguel Moura, 13 anos, aluno do 8º ano do Centro de Ensino Fundamental 3 (CEF3), de Sobradinho, no Distrito Federal.
Saíram biscoitos industrializados, entraram canjica, cuscuz, maior oferta de frutas, feijão in natura, entre outros gêneros alimentícios, explica Jaqueline de Souza, nutricionista que participa do programa. “Melhorou muito a alimentação escolar no país”, afirmou, em um vídeo institucional divulgado pelo MEC.
“Muitas das vezes, a merenda escolar é a única refeição de qualidade do estudante naquele dia”, afirmou a presidente do FNDE, Fernanda Pacobahyba.
De acordo com o Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional 2023, do Ministério da Saúde, a cada sete crianças brasileiras, uma está com excesso de peso ou obesidade. Isso significa 14,2% das crianças com menos de cinco anos. A média global é de 5,6%. Entre os adolescentes, a taxa é ainda mais alta e atinge 33% do total.
Premiação
Durante o encontro, o governo lançou o projeto Alimentação Nota 10, para capacitar merendeiras e nutricionistas do PNAE em segurança alimentar e nutricional. O investimento será de R$ 4,7 milhões, numa parceria entre FNDE, Itaipu Binacional, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais e Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Extensão, Pesquisa, Ensino Profissionalizante e Tecnológico.
“A abordagem busca criar um ambiente colaborativo para promover práticas alimentares saudáveis, sustentáveis e ecologicamente conscientes para mais de 4,5 mil nutricionistas”, informou o governo.
Aumento nos repasses
Em 2023, após assumir a presidência, o governo Lula concedeu reajuste de 39% no valor da merenda escolar para os ensinos médio e fundamental, etapas que representam mais de 70% dos alunos atendidos. Para a educação infantil e escolas indígenas ou quilombolas, o reajuste foi de 35%, enquanto para as demais etapas e modalidades, o percentual ficou em 28%. Até então, a alimentação escolar estava há cerca de seis anos sem reajuste.
Educação
Estado monitora ações na educação e planeja próximo trimestre
Os educadores avaliaram projetos em andamento nas escolas e a recepção dos estudantes ao ensino integral

Gestores dos 27 Núcleos Territoriais de Educação (NTE), diretores e superintendentes da Secretaria da Educação do Estado (SEC) estiveram com o governador Jerônimo Rodrigues, nesta segunda-feira (2), na sede da pasta, em Salvador, para planejamento pedagógico do próximo trimestre nos colégios da rede estadual. Os educadores avaliaram projetos em andamento nas escolas e a recepção dos estudantes ao ensino integral.
“Pelo menos três ou quatro vezes no ano, tenho encontrado os núcleos para poder monitorar, acompanhar mais de perto as nossas ações, os impactos na rede e os resultados. Hoje, aqui, ouvindo nossos territórios e as ações feitas, a gente observou o que precisa ser aperfeiçoado para garantir indicadores ainda melhores para a Bahia”, pontuou o governador Jerônimo Rodrigues.
Durante a reunião, os gestores apresentaram iniciativas e boas práticas das suas unidades escolares e discutiram a adoção de medidas para alcançar os indicadores desejados pela pasta até o final de 2025. Segundo a secretária da Educação, Rowenna Brito, “é preciso uma gestão forte, que acompanha de perto, que faz formação com os professores a partir das fragilidades dos estudantes, para a gente poder avançar ainda mais, qualificando o resultado, o que o estudante aprende de fato”, explicou a titular da pasta.
Para Mônica Carmo, do Núcleo Territorial Bacia do Rio Corrente, o planejamento junto à SEC é uma das estratégias que mais dá resultado. “O planejamento, o cuidado que o Estado tem tido com a educação, de sentar com a gente uma manhã inteira para avaliar cada pauta e para melhorar a aprendizagem dos estudantes, é o que faz a educação da Bahia se destacar a cada ano”.
Educação
Nova escola em tempo integral transforma ensino em Barra da Estiva
Unidade na região da Chapada Diamantina oferece teatro, biblioteca, laboratórios e agrega educação profissional e inclusão

Espaços que incentivam a ciência, a sustentabilidade, o esporte e a cultura agora fazem parte da rotina de mais de mil estudantes em Barra da Estiva, na Chapada Diamantina. Inaugurada oficialmente neste sábado (31), a nova sede do Colégio Estadual de Tempo Integral Professora Ana Lúcia Aguiar Viana oferece estrutura moderna com teatro, biblioteca, restaurante estudantil, quadra e campo society, e já inspira alunos a sonharem com o futuro profissional em áreas como biologia e biomedicina. O investimento do Governo do Estado na obra ultrapassa os R$ 27 milhões.
“A gente passou a ter vários incentivos de projetos. Um dos que vamos inscrever na Feira de Ciências esse ano, é de reciclagem de tecidos. Mas também temos um projeto de fabricação de papel com reuso, para redução de custos da escola com papelaria e do meio ambiente, com o descarte. Eu creio que a ciência é uma forma de tornar o futuro melhor”, contou a estudante Marcelly Dias, aluna do 3° ano, que tem pensado em biologia como carreira profissional quando terminar o ensino médio.
Durante a agenda oficial do governador no município, Jerônimo Rodrigues visitou as instalações da escola e os projetos dos estudantes e comentou o potencial das novas estruturas para a educação dos jovens de Barra da Estiva.
“Eu era secretário da Educação quando estive aqui para a gente olhar o terreno, ver as negociações, e hoje eu volto como governador para inaugurar. Esse é um espaço para aprender, alcançar o segundo grau, estudar para entrar na universidade, mas também é para os estudantes terem lazer nas férias, alimentação de qualidade, usar esse teatro para exibir um filme, um espetáculo”, disse o chefe do Executivo sobre a proposta de escolas baianas quem têm teatro e espaços de lazer.
A nova unidade recebeu os estudantes dos colégios estaduais Nercy Antônio Duarte e Getúlio Vargas. Os antigos prédios foram cedidos para o Município. Ao todo, 1.082 alunos irão estudar os próximos anos do ensino integral, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Educação Profissional, na unidade de ensino inaugurada. Para os estudantes da formação profissional em Agricultura e Administração, a escola oferece estrutura para a capacitação em estufas e viveiros e sala de informática.
Segundo a secretária da Educação, Rowenna Brito, a nova escola vai ampliar a jornada e introduzir novas práticas pedagógicas no ciclo escolar dos estudantes regulares e do EJA. Além de dar apoio ao ensino de estudantes com deficiência, com o suporte de uma sala de Atendimento Especializado Educacional (AEE).
“Tudo para a gente dar mais dignidade para os nossos estudantes, mais qualidade na educação do estado da Bahia. E nessa unidade os nossos estudantes produzem ciência, têm muitos projetos. A gente sabe da importância desse equipamento para o desenvolvimento do município, do território, o impacto na vida dos estudantes e da população”, avaliou Rowenna.
Outras entregas
Além do colégio, Jerônimo inaugurou o novo Pelotão da Polícia Militar de Barra da Estiva, voltada ao reforço do policiamento ostensivo e à celeridade no atendimento às ocorrências. A medida é parte das ações da Secretaria da Segurança Pública (SSP) e teve aporte de R$ 1,5 milhão para obra física, mobiliários e equipamentos.
A programação contou, ainda, com a entrega da pavimentação asfáltica dos acessos à BA-142, como parte do programa “Bahia em Movimento”. Com um investimento de mais de R$ 2,9 milhões, a intervenção contempla uma extensão total de 3,8 quilômetros, contribuindo para a melhoria da mobilidade e da infraestrutura viária na região. A iniciativa reforça o compromisso do Governo do Estado com o desenvolvimento regional e o escoamento da produção local.
Educação
Conder realiza obras de construção, modernização e ampliação de 31 escolas em Salvador
A atuação na capital baiana integra a segunda etapa do Construir para Educar, que contará com um total de R$ 1,5 bilhão

O Governo do Estado, por meio da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), está promovendo a maior requalificação da rede estadual de ensino já realizada na capital baiana. Com um investimento superior a R$ 380 milhões, 31 unidades escolares em Salvador estão passando por obras de ampliação, modernização e reforma, incluindo a construção de uma nova escola no modelo de tempo integral. As intervenções fazem parte do programa “Construir para Educar”, que busca garantir melhores condições de infraestrutura, acessibilidade e ensino-aprendizagem para estudantes, professores e toda a comunidade escolar.
A atuação em Salvador integra a segunda etapa do Construir para Educar, que contará com um total de R$ 1,5 bilhão em investimentos em todo o estado. “Esses investimentos refletem o compromisso do governador Jerônimo Rodrigues com a valorização da educação pública e com a transformação do ambiente escolar em espaços mais acolhedores, seguros e preparados para os desafios de uma educação integral. Essas intervenções reforçam a política estadual de educação e caminham em sintonia com o objetivo de oferecer mais oportunidades e dignidade aos jovens baianos”, destaca o presidente da Conder, José Trindade.
A maioria das escolas contempladas possui entre 30 e 50 anos de existência e passará a contar com infraestrutura de alto padrão, adequada à educação em tempo integral. As obras incluem implantação de restaurante estudantil, teatros escolares, laboratórios, reforma e construção de novas quadras poliesportivas cobertas ou ginásios, além da climatização e modernização dos ambientes educacionais. O objetivo é transformar o ambiente educacional em um espaço completo e acolhedor, contribuindo para a permanência e o desempenho dos estudantes.
Entre as intervenções, destaca-se a construção do novo Colégio Estadual Professora Maria Bernadete Brandão, no bairro do Cabula. Um investimento de R$ 21,4 milhões. A unidade contará com 12 salas de aulas climatizadas, laboratórios, biblioteca, restaurante estudantil, vestiário e quadra poliesportiva coberta. Vale destacar também a requalificação completa do Centro Estadual de Educação Profissional Carlos Sant Anna, no Nordeste de Amaralina, com teatro, campo de futebol society, pista de salto, quadra de vôlei, quadra poliesportiva coberta, área de convivência e academia ao ar livre. Já o Colégio Estadual Pedro Paulo Marques e Marques, em São Cristóvão, ganhará um novo bloco de aulas com 24 salas climatizadas e quadra poliesportiva coberta.
As obras estão distribuídas por diversas regiões da cidade, beneficiando bairros como Cabula, Cajazeiras, Fazenda Grande, Federação, Garcia, Itapuã, Lapinha, Liberdade, Mussurunga, Nordeste de Amaralina, Ondina, Paripe, Pernambués, Pituba, Rio Vermelho, San Martins, São Cristóvão, Valéria, entre outros.
Construir para Educar
Na segunda etapa do programa, além de Salvador, o interior do estado será contemplado com R$ 658 milhões em obras e R$ 700 milhões em convênios com prefeituras. Na primeira etapa, foram 79 obras em 44 municípios de 17 Territórios de Identidade, totalizando R$ 1,3 bilhão em investimentos. Com as duas fases, o Construir para Educar soma cerca de R$ 2,8 bilhões para construção, reforma e modernização da infraestrutura educacional em toda a Bahia.
Dentre outras iniciativas, entre 2019 e 2025, o Governo da Bahia já investiu R$ 13,7 bilhões na educação estadual, sendo R$ 8 bilhões em obras e R$ 5 bilhões em programas de apoio a estudantes, como o Programa Estadual de Transporte Escolar (Pete), Bolsa Presença, Mais Estudo, Dignidade Menstrual, Mais Futuro, entre outras ações de assistência estudantil.
Confira a lista das escolas contempladas abaixo
- C.E. Aliomar Baleeiro (Pernambués)
- C.E. Almirante Barroso + C.E. Edson Tenório (Paripe)
- C.E. Carneiro Ribeiro – Classe II (Pero Vaz)
- C.E. de Praia Grande
- C.E. Dinah Gonçalves (Valéria)
- C.E. Duque de Caxias (Liberdade)
- C.E. Edgard Santos (Garcia)
- C.E. Eduardo Bahiana (Fazenda Grande III)
- C.E. Edvaldo Brandão Correia (Cajazeiras IV)
- C.E. Evaristo da Veiga (Ondina)
- C.E. Gen. Dionísio Cerqueira (Santa Cruz)
- C.E. Gov. Roberto Santos (Cabula)
- C.E. Heitor Vila Lobos (Cabula VI)
- C.E. Helena Magalhães (Tancredo Neves)
- C.E. José Augusto Tourinho Dantas (São Cristóvão)
- C.E. Manoel Devoto (Rio Vermelho)
- C.E. Mario Costa Neto (Federação)
- C.E. Nelson Mandela (Periperi)
- C.E. Pedro Calmon (Armação)
- C.E. Prof. Carlos Sant Anna e CEEP (Nordeste de Amaralina)
- C.E. Prof. Nelson Barros (Cajazeiras X)
- C.E. Prof. Nogueira Passos (Pituba)
- C.E. Prof. Pedro Paulo Marques e Marques (São Cristóvão)
- C.E. Professora Maria Bernadete Brandão (Cabula)
- C.E. Raphael Serravalle (Pituba)
- C.E. Rotary (Itapuã)
- C.E.E.P. Luiz Navarro de Brito (Lapinha)
- C.E. Luís Eduardo Magalhães (San Martins)
- C.E.P. Newton Sucupira (Mussurunga)
- C.E.T.I. Barros Barreto (Paripe)
- C.P.M. Dona Leonor Calmon (Cajazeiras)