Turismo
Aeroporto Jorge Amado, em Ilhéus, é modernizado
Obra, entregue pelo Governo do Estado, garante mais conforto e comodidade para baianos e turistas

Uma das portas de entrada para a região sul da Bahia, o Aeroporto Jorge Amado, em Ilhéus, passou por obras de modernização e ampliação para melhor atender os milhares de baianos e turistas que circulam por ele todos os meses. Em cerimônia realizada nesta sexta-feira (5), o governador Jerônimo Rodrigues participou da reinauguração do equipamento, que agora tem capacidade para atender mais de 1,2 milhão de passageiros por ano, dobrando o valor antigo.
O projeto, que recebeu investimentos de mais de R$ 60 milhões, ajudou na criação de cerca de 150 empregos diretos. As melhorias abrangem a remodelação completa de todas as áreas do aeroporto, incorporando elementos que valorizam os aspectos naturais e culturais da região. Além disso, tanto o estacionamento de veículos quanto o pátio de aeronaves foram ampliados, priorizando operações mais eficientes.
O governador destacou a importância do equipamento para o desenvolvimento do município e de toda região. “Nós estamos investindo, além de infraestrutura como essa aqui, R$ 62 milhões investidos na organização do terminal, de um ambiente totalmente preventivo, reformamos tudo, para que a gente possa dizer a Ilhéus que nós estamos estruturando o município com equipamentos modernos”, afirmou Jerônimo.
Os usuários do aeroporto agora têm acesso a novas áreas, que serão abertas antes do início da alta temporada, proporcionando maior conforto e conveniência. “A modernização do aeroporto não só facilita a chegada de turistas, mas também valoriza a cultura local e oferece melhores condições de trabalho para todos que dependem do turismo na região,” afirmou a professora Ana Maia.
De acordo com o secretário do Turismo, Maurício Bacellar, as obras no aeroporto se alinham às ações do Governo do Estado para incentivar a atividade turística na região. “Essas melhorias são fundamentais para o desenvolvimento do turismo no sul da Bahia, aumentando nossa competitividade e atraindo mais visitantes,” destacou o secretário.
Turismo
Com a chegada das férias do mês de julho, o número de visitantes no Litoral Sul e na Costa do Descobrimento aumenta por conta das belezas naturais, principalmente as praias. A fim de atender essa demanda de turistas, os aeroportos Jorge Amado, em Ilhéus, de Comandatuba, em Una, e de Porto Seguro, terão oferta de voos extras entre os meses de junho, julho e agosto. Nesse período, a estimativa da movimentação total de passageiros somando os três aeroportos é de mais de 280 mil pessoas.
O Aeroporto Jorge Amado, em Ilhéus, terá um aumento de cerca de 17% na frequência de viagens entre junho e agosto, de acordo com a Concessionária Socicam. Serão oferecidos 96 voos nestes três meses, além dos 550 regulares. A expectativa é que 160 mil passageiros embarquem e desembarquem pelo aeroporto do Litoral Sul. As aeronaves partirão e chegarão de lugares como São Paulo e Campinas (SP), Belo Horizonte (MG) e Salvador (BA).
Turismo
Bahia supera todos os estados do Nordeste, juntos, na atração de turistas internacionais
O estado foi a porta de entrada de mais da metade dos visitantes estrangeiros que procuraram a região

Nos meses de janeiro e fevereiro de 2025, a Bahia recebeu mais de 50 mil turistas estrangeiros. O resultado é 61,6% superior ao registrado no mesmo período de 2024. O estado também voltou a crescer acima da média nacional (57%) e do índice do Nordeste (53,4%). A Bahia foi a porta de entrada de mais da metade dos visitantes internacionais que procuraram a região, o que colocou o estado na frente da soma de todos os outros destinos nordestinos, juntos.
Nos dois primeiros meses deste ano, somando apenas Ceará, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Alagoas, os estados receberam 49,3 mil estrangeiros, número inferior ao da Bahia, que registrou 50,4 mil. Destaque para fevereiro, quando os aeroportos baianos tiveram um incremento de 64% no número de viajantes internacionais. Somente no Carnaval, houve o crescimento de 16%, com o registro de visitantes de mais de 70 países, que vieram curtir os 40 anos do Axé Music.
Os dados divulgados pelo Ministério do Turismo e pela Polícia Federal foram comemorados pelo titular da Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA), Maurício Bacelar. “O Governo do Estado preparou a Bahia para alcançar esses resultados. Temos atraído os olhares do mundo, com a nossa participação nas principais feiras internacionais de turismo. Somamos a isso a conquista de novos voos da América do Sul e da Europa, que facilitam o acesso dos estrangeiros ao destino da diversidade. O turismo baiano foi globalizado, o que aumenta a nossa responsabilidade em dar continuidade ao forte trabalho de promoção, qualificação de trabalhadores, obras estruturantes e captação de voos, para atrair um número ainda maior de viajantes do exterior”.
Turismo
Temporada das Baleias será aberta no mês de junho, em Ilhéus
As jubarte migram, todos os anos, das águas frias da Antártida para as águas quentes do litoral brasileiro

Ilhéus, no sul da Bahia, recebe o “Bem-vindas Baleias”, 4ª edição do evento de Abertura da Temporada das Baleias, no dia 8 de junho, das 9h às 17h, que será sediado no Jardim Atlântico Beach Resort, parceiro desde a segunda edição, com seu compromisso com a educação ambiental e turismo sustentável. O evento é realizado pela Ecosul Turismo, em co-organização com o Projeto Baleias na Serra. “Ilhéus é um dos pontos onde melhor se observam as baleias-jubarte, pois devido à sua geografia excepcional, elas passam muito perto da costa, permitindo uma experiência inesquecível de avistamento”, conta Thomas Foucart, da Ecosul Turismo.
As jubarte migram, todos os anos, das águas frias da Antártida para as águas quentes do litoral brasileiro, onde acasalam, dão à luz e amamentam seus filhotes. “Será um dia para se divertir, aprender e aproveitar muito com a família e amigos. A temporada das baleias é muito simbólica para nós e iniciá-la com esse evento, justamente no Dia Mundial dos Oceanos, é ainda mais especial”, comenta Maria Isabel Gonçalves, coordenadora geral do Projeto Baleias na Serra, co-realizadora do “Bem-vindas Baleias”.
O dia 8 de junho será um dia voltado para a celebração dessa impressionante jornada das baleias, além de promover atividades de educação ambiental e o turismo responsável. Com entrada gratuita, o evento convida turistas e moradores para celebrar a chegada das baleias-jubarte à região sul do estado, e aprender sobre a biodiversidade marinha regional, contando com uma programação diversificada, que promete encantar o público e trazer uma experiência multissensorial única, mostrando o universo das baleias.
A Ecosul Turismo, que co-realiza o “Bem-vindas Baleias”, 4ª edição do evento de Abertura da Temporada das Baleias, é uma empresa de ecoturismo náutico especializada na observação de baleias, golfinhos, aves e pesca (https://www.instagram.com/ecosulturismo.ilheus.bahia/). O evento também é co-realizado pelo Projeto Baleias na Serra, projeto de pesquisa e conservação executado pelo Parque Científico e Tecnológico do Sul da Bahia – PCTSul e pelo Laboratório de Ecologia Aplicada à Conservação da Universidade Estadual de Santa Cruz – LAEC/UESC. (https://www.instagram.com/projetobaleiasnaserra/?hl=pt).
Turismo
Candomblé de rua Olojá – Senhor do Mercado incrementa o afroturismo
A iniciativa que chegou à sua quarta edição neste sábado (8), reuniu 15 mil pessoas na Feira de São Joaquim

Integrantes de quase 80 terreiros celebraram, neste sábado (8), o Olojá – Senhor do Mercado, candomblé de rua em homenagem a Exu, orixá que abre os caminhos, reunindo 15 mil pessoas na Feira de São Joaquim, na Cidade Baixa, em Salvador. Iniciativa da Associação Cultural e Social Olojá, o evento teve o apoio da Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA), como parte das ações do projeto Agô Bahia, voltado para valorização das religiões de matriz africana e incremento do afroturismo.
A quarta edição do Olojá trouxe o tema “Os Exus do Brasil “, iniciada com um cortejo pelas ruas da feira, seguido do xirê (roda de evocação dos orixás) e apresentações musicais. “O evento cresce, a cada ano, e fica mais bonito e acolhedor. Dessa vez, tivemos um forte apoio da Setur-BA, fazendo com que a gente entrasse para o calendário do turismo religioso do estado”, declarou a presidente da Associação Olojá, Anane Simões.
“Este ano está sendo especial, porque temos uma estrutura melhor para receber as pessoas. Exu foi demonizado por muito tempo, injustamente, e agora ganha essa grande festa”, reforçou o babalorixá Rychelmy Imbiriba, do Terreiro Casa do Mensageiro (Camaçari), que idealizou a manifestação.
O Olojá atraiu turistas estrangeiros, como Jasmine Schaumburg, funcionária da Universidade de Bielefeld, na Alemanha. “Já vim ao Brasil duas vezes, mas é a minha primeira vez na Bahia. Cheguei há três dias e estou adorando. Não me lembro de ter visto nada parecido com essa festa religiosa, no mundo”, relatou.
“É um prazer participar dessa homenagem ao Senhor do Mercado, em Salvador, com uma receptividade maravilhosa”, completou Isabel Cristina, liderança do Terreiro Filhos da Folha Kawizidi Junsara, de São Paulo.
O titular da Setur-BA, Maurício Bacelar, participou da celebração e destacou a amplitude do evento. “Quando vamos às ruas festejar publicamente um orixá, reforçamos a nossa fé nas religiões de matriz africana, mas, não deixa de ser, também, uma manifestação contra o preconceito e a discriminação racial. Criamos o projeto Agô Bahia para incentivar o afroturismo e contribuir no combate à intolerância religiosa”.