Esporte
Esquadrão goleia o Fortaleza por 4 a 0 e encaminha permanência na Série A
Rodriguinho foi o grande destaque do jogo, em noite inspirada marcou três gols e se credencia a pedir música no “Fantástico”

Em uma partida segura, sem correr riscos, o Bahia goleou o Fortaleza por 4 a 0 na noite deste sábado (20), no Estádio Castelão, no Ceará, dando um passo decisivo para sua permanência na Série A. O técnico Dado Cavalcanti utilizou uma estratégia que deu total controle de jogo ao Tricolor, apesar do Leão do Pici ter tido 60% de posse de bola.
Durante toda a partida, o Bahia deu espaço para o adversário sair jogando, mantendo suas linhas baixas, com toda equipe fazendo a marcação no seu campo de defesa, enquanto o Fortaleza tocava a bola de um lado para o outro, sem encontrar espaços para chegar perto da área, buscando roubar a bola para sair em velocidade. Assim foi construído o triunfo Tricolor.
Aos 7 minutos do primeiro tempo, com o Fortaleza marcando sobre pressão, Gregore lançou para Gilberto no meio de campo, pressionado, fez o pivô, tocando pra trás para Ronaldo que, de primeira, acionou Nino Paraíba, livre de marcação, que avançou até a entrada da área e colocou a bola na cabeça de Rodriguinho, que só teve o trabalho de escolher o canto e “matar” o goleiro Felipe Alves.
Logo aos 11 minutos veio a resposta da equipe cearense, em cobrança de falta, a defesa Tricolor dormiu e o zagueiro Paulão chegou sozinho, de cara com Douglas, acertando o travessão.
No segundo tempo, Gabriel Novais entrou no lugar de Gilberto e a partida seguia no mesmo ritmo da primeira etapa, Fortaleza pressionando e o Bahia explorando os contra-ataques. E como, se fosse um replay do primeiro gol, aos 16 minutos e meio, Rossi fez o pivô, tocando para Ronaldo que novamente acionou Nino com toda direita livre para avançar e dar mais uma assistência para Rodriguinho sozinho, cabecear para o fundo das redes: 2 a 0 Bahia.
Dois minutos depois Rossi recebeu lançamento pela direita, invadiu a área, deu um corte seco no meio-campo Felipe e sofreu o pênalti, marcado pelo árbitro Luís Flávio de Oliveira. Rodriguinho bateu, o goleiro defendeu, mas, no rebote o atacante Tricolor, em noite inspirada, acertou um sem-pulo marcando seu terceiro gol no jogo, se credenciando a pedir música no “Fantástico”.
Aos 33 minutos, o mesmo Rodriguinho entrou na área e foi derrubado por Paulão. O atacante cedeu a cobrança para Rossi, que bateu sem chance para o goleiro e decretou a goleada por 4 a 0 do Esquadrão sobre o Fortaleza. O Bahia ainda teve chance de fazer o quinto, mas Thiago que entrou no lugar de Rossi, no final da partida, perdeu de cara com Felipe Alves.
Classificação
Com o triunfo, o Bahia chega aos 41 pontos e ocupa a 15ª posição, ficando à frente do Fortaleza que tem a mesma pontuação, por ter um triunfo a mais. Em relação à zona de rebaixamento, o Tricolor colocou 4 pontos de distância do Vasco, 17º colocado.
Hoje o Bahia estreia no Campeonato Baiano contra a Juazeirense, às 16h, na Arena Fonte Nova, com transmissão pela TVE. A atenção do torcedor tricolor vai estar dividida, porque no mesmo horário o Vasco enfrenta o Corinthians e um empate cruzmaltino e um empate do Goiás que recebe o Bragantino, às 20h30, no Estádio da Serrinha, carimba o visto de permanência do Esquadrão na Série A para a temporada 2021.
Esporte
Governador autoriza reforma do Estádio Adauto Moraes, em Juazeiro
O anúncio foi feito durante a partida entre Juazeirense e Sergipe, pela Série D do Campeonato Brasileiro

O governador Jerônimo Rodrigues autorizou, neste domingo (20), a Secretaria Estadual do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (SETRE) a firmar convênio com o Município de Juazeiro para a reforma e ampliação do Estádio Adauto Moraes, em Juazeiro. O anúncio foi feito durante a partida entre Juazeirense e Sergipe, pela penúltima rodada da primeira fase da Série D do Campeonato Brasileiro, no Adautão, como é conhecido o equipamento esportivo.
O jogo terminou empatado em 0x0, resultado que garantiu ao Juazeirense a classificação antecipada para a segunda fase da competição nacional. Acompanhando a partida das arquibancadas, Jerônimo destacou o papel do esporte como instrumento de inclusão e desenvolvimento regional.
“Vamos continuar torcendo para que o Juazeirense traga esse troféu para nós. O empate aqui deu a condição de passar para a próxima fase. E agora encerramos a agenda em Juazeiro, com um ato de grande importância, fundamental, para a garantia do esporte e cultura, com o time bem colocado no Campeonato Brasileiro na série D. Quero parabenizar aqui ao Juazeirense, ao Cancão de Fogo, pelo desempenho no campeonato.”
A presença do governador no estádio reforça o apoio do Governo do Estado ao futebol do interior e à valorização da infraestrutura esportiva baiana. A visita de Jerônimo ao município de Juazeiro teve início na última quarta-feira (16), com uma série de agendas institucionais voltadas ao desenvolvimento da região, inclusive com a participação do presidente Lula.
“Encerramos hoje aqui uma jornada de 5 dias, morando aqui em Juazeiro, despachando aqui, trouxe meu governo, meus secretários, trouxemos até o presidente Lula e ministros. Fizemos viagens aqui na região, atendemos os prefeitos no gabinete da prefeitura, nos reunimos com secretários e gestores da região, fizemos entregas importantes na área de segurança pública, combate a incêndios, saúde e infraestrutura”, comentou Jerônimo.
Agenda em Juazeiro
Entre quarta-feira (16) e este domingo (21), o governador Jerônimo Rodrigues cumpriu uma intensa agenda em Juazeiro, no Norte da Bahia, marcada por investimentos em segurança, saúde, infraestrutura e habitação. Na quarta-feira (16), inaugurou a nova sede do Comando de Policiamento da Região Norte, lançou a Operação Florestal Bahia 2025/2026 e assinou o decreto que cria o programa Bahia Sem Fogo, além de entregar viaturas para reforço policial e autorizar a construção da sede da CIPE/Caatinga. No dia seguinte, reuniu-se com prefeitos e secretários municipais para tratar de melhorias na Policlínica Regional e anunciou a entrega de micro-ônibus para o transporte de pacientes, pelo programa Tratamento Fora do Domicílio, que já garantiu mais de 312 mil atendimentos na região desde 2019.
Já na sexta-feira (18), Jerônimo acompanhou o presidente Lula no lançamento do novo PAC Seleções, garantindo recursos federais para ampliar o número de exames e consultas especializados, inclusive em horários noturnos e aos sábados. Durante a visita, também assinou ordem de serviço para a construção de 250 moradias do programa Minha Casa, Minha Vida e entregou investimentos em abastecimento de água, saúde e infraestrutura urbana, incluindo novas UBSs, UPA, serviço de hemodinâmica e iluminação pública. Além disso, o governador participou de um encontro histórico com representantes do setor produtivo local, discutindo estratégias de desenvolvimento que, somadas, já representam quase R$ 340 milhões aplicados pelo Governo do Estado, somente em Juazeiro, desde 2023.
Esporte
Campeonato Baiano de Tênis de Mesa movimenta a Cidade Baixa
Competição que conta com apoio do Governo do Estado, acontece neste sábado (19), a partir das 8h, na Arena P2

A 3ª etapa do Campeonato Baiano de Tênis de Mesa acontece neste sábado, 19, na Arena P2, no Bonfim, Cidade Baixa de Salvador a partir das 8h. O torneio vale pontos para o ranking estadual da Federação de Tênis de Mesa da Bahia (FTMBA) e conta com o apoio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre).
Cerca de 80 atletas vão disputar 19 categorias ao todo. A programação inicia com as disputas das competições por idade das 8h às 12h e segue com as competições por nível técnico das 12h às 20h. O presidente da FTMBA, Caio Souza, conta que a importância é enorme tanto para os praticantes da capital quanto para o interior, com nove cidades ao todo.
“Estamos retomando esse trabalho, agora, de trazer esse público de volta ao cenário estadual. Isso é muito importante, porque, na verdade, é o evento no qual vamos reunir todos os atletas do estado, de todas as idades, todas as faixas etárias e níveis. O mais novo tem dez anos e o mais velho 74. Isso aí demonstra que todos podem praticar a modalidade. A principal categoria é a primeira divisão, que é a de maior nível técnico e a que premiamos o campeão baiano geral ao final do ano”, comenta Caio.
A modalidade retorna também ao grupo das contempladas após alguns anos de reorganização da Federação. “Estamos muito felizes em mais uma modalidade fazer parte do Sistema Estadual do Esporte e estar apta a receber nossa política pública, que contempla diversas modalidades olímpicas e não olímpicas na Bahia. É o maior apoio do país desde a infraestrutura esportiva e a iniciação esporte até a realização de grandes eventos e o suporte ao alto rendimento”, comenta Vicente Neto, diretor-geral da Sudesb.
O presidente da FTMBA corrobora com a fala e agradecer ao apoio da autarquia estadual. “Nossa, a Sudesb tem importância imensa com esse apoio. Sem ele, a nossa situação fica bem difícil e bem complicada para realizar eventos como este, que podem proporcionar uma maior ênfase e qualidade ao Campeonato Baiano de Tênis”, finaliza.
Dentre os principais nomes em disputa, estão Gabriela Santiago e Iuki Alves, mesa-tenistas baianos apoiados pelo programa FazAtleta, do Governo do Estado, por meio da Sudesb, e com histórico de títulos nacionais.
Esporte
Castro Alves recebe o Campeonato Baiano de Ciclismo de Estrada
Disputas de resistência e contrarrelógio acontecem neste final de semana com o apoio do Governo do Estado e da Prefeitura de Castro Alves

A etapa única do Campeonato Baiano de Ciclismo de Estrada/Contrarrelógio (CRI) acontecerá neste sábado, 19, e domingo, 20, na cidade de Castro Alves, no interior da Bahia. O município receberá mais uma vez a etapa única da disputa baiana com os principais atletas da modalidade no Estado buscando a pontuação para a temporada de 2025.
O evento tem início no sábado (19), com as competições de CRI tem largada as 8h. Os atletas largam de forma individual para uma disputa de 10 km, em que vence o melhor tempo da prova. No domingo (20), acontece a prova de resistência, com um percurso de 115 km, onde os atletas disputaram o título entre as cidades de Castro Alves, Elisio Medrado e Paraguaçu.
“Mais do que reunir a elite do esporte Baiano, o campeonato tem como um de seus objetivos principais ampliar a visibilidade da modalidade, promover a inclusão e incentivar a prática esportiva em diferentes locais da Bahia”, comenta o presidente da Federação Baiana de Ciclismo (FBC), Oscar Schimidt.
A FBC organiza a prova com o apoio do Governo do Estado da Bahia, através da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb) e da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), mais a Prefeitura de Castro Alves. Ao todo, serão 16 provas (elite feminino, elite masculino, junior, juvenil, master A1, master A2, master B1, master B2, master C1, master C2, master D1, master D2, master feminino, PNE, sub-23 e sub30).
-
Políticahá 3 dias
Estado entrega novas estruturas de educação, segurança e infraestrutura em Cristópolis
-
Políticahá 2 dias
Governo do Estado investe R$ 2,8 milhões em Cristópolis para fortalecer rede pública de saúde
-
Segurançahá 2 dias
Ação da Polícia Militar gera renda e oportunidades para a comunidade do Bairro da Paz
-
Serviçoshá 9 horas
Embasa flagra irregularidade em pousada de Senhor do Bonfim