Em uma partida segura, sem correr riscos, o Bahia goleou o Fortaleza por 4 a 0 na noite deste sábado (20), no Estádio Castelão, no Ceará, dando um passo decisivo para sua permanência na Série A. O técnico Dado Cavalcanti utilizou uma estratégia que deu total controle de jogo ao Tricolor, apesar do Leão do Pici ter tido 60% de posse de bola.
Durante toda a partida, o Bahia deu espaço para o adversário sair jogando, mantendo suas linhas baixas, com toda equipe fazendo a marcação no seu campo de defesa, enquanto o Fortaleza tocava a bola de um lado para o outro, sem encontrar espaços para chegar perto da área, buscando roubar a bola para sair em velocidade. Assim foi construído o triunfo Tricolor.
Aos 7 minutos do primeiro tempo, com o Fortaleza marcando sobre pressão, Gregore lançou para Gilberto no meio de campo, pressionado, fez o pivô, tocando pra trás para Ronaldo que, de primeira, acionou Nino Paraíba, livre de marcação, que avançou até a entrada da área e colocou a bola na cabeça de Rodriguinho, que só teve o trabalho de escolher o canto e “matar” o goleiro Felipe Alves.
Logo aos 11 minutos veio a resposta da equipe cearense, em cobrança de falta, a defesa Tricolor dormiu e o zagueiro Paulão chegou sozinho, de cara com Douglas, acertando o travessão.
No segundo tempo, Gabriel Novais entrou no lugar de Gilberto e a partida seguia no mesmo ritmo da primeira etapa, Fortaleza pressionando e o Bahia explorando os contra-ataques. E como, se fosse um replay do primeiro gol, aos 16 minutos e meio, Rossi fez o pivô, tocando para Ronaldo que novamente acionou Nino com toda direita livre para avançar e dar mais uma assistência para Rodriguinho sozinho, cabecear para o fundo das redes: 2 a 0 Bahia.
Dois minutos depois Rossi recebeu lançamento pela direita, invadiu a área, deu um corte seco no meio-campo Felipe e sofreu o pênalti, marcado pelo árbitro Luís Flávio de Oliveira. Rodriguinho bateu, o goleiro defendeu, mas, no rebote o atacante Tricolor, em noite inspirada, acertou um sem-pulo marcando seu terceiro gol no jogo, se credenciando a pedir música no “Fantástico”.
Aos 33 minutos, o mesmo Rodriguinho entrou na área e foi derrubado por Paulão. O atacante cedeu a cobrança para Rossi, que bateu sem chance para o goleiro e decretou a goleada por 4 a 0 do Esquadrão sobre o Fortaleza. O Bahia ainda teve chance de fazer o quinto, mas Thiago que entrou no lugar de Rossi, no final da partida, perdeu de cara com Felipe Alves.
Classificação
Com o triunfo, o Bahia chega aos 41 pontos e ocupa a 15ª posição, ficando à frente do Fortaleza que tem a mesma pontuação, por ter um triunfo a mais. Em relação à zona de rebaixamento, o Tricolor colocou 4 pontos de distância do Vasco, 17º colocado.
Hoje o Bahia estreia no Campeonato Baiano contra a Juazeirense, às 16h, na Arena Fonte Nova, com transmissão pela TVE. A atenção do torcedor tricolor vai estar dividida, porque no mesmo horário o Vasco enfrenta o Corinthians e um empate cruzmaltino e um empate do Goiás que recebe o Bragantino, às 20h30, no Estádio da Serrinha, carimba o visto de permanência do Esquadrão na Série A para a temporada 2021.