Cultura
‘Verão Axé 40’ movimenta cultura e arte em Salvador
Iniciativa envolve, ainda, ações de segurança, saúde, direitos humanos, esporte e trabalho, no Pelourinho e na orla

Com o intuito de promover uma programação cultural diversificada para milhares de turistas que devem passar pela capital baiana neste verão, o Governo do Estado lançou, nesta sexta-feira (10), em Salvador, o projeto ‘Verão Axé 40’. O anúncio foi realizado pelo governador Jerônimo Rodrigues, no Centro de Operações e Inteligência da Segurança Pública (COI), localizado no Centro Administrativo da Bahia (CAB), com a presença de secretários estaduais e o trade turístico.
A iniciativa vai envolver ações assistenciais, de segurança, saúde, esporte, trabalho e direitos humanos, além de eventos que fortalecem a cultura, a arte e o turismo. “Iniciamos a programação do verão já no dia 1º de janeiro, com Daniela Mercury no projeto Pôr do Som. Vamos garantir mais atividades nesse período de férias com qualidade e popularizar a arte, a música. E nada melhor do que no verão, que tem a nossa cara. A Bahia já está cheia de turistas, então essa programação é para todos eles. Vamos ocupar a cidade como um todo, com uma programação muito rica, homenageando os 40 anos do Axé”, ressaltou Jerônimo Rodrigues.
Participaram do lançamento do ‘Verão Axé 40’, artistas como Sarajane, Tonho Matéria, Gerônimo Santana, Ana Mametto, Nelson Rufino, Matilde Charles, Márcia Short e Magary Lord. “O que o governador está promovendo é altamente democrático. Ele está fazendo com que esse movimento musical seja mais unido. Esse apoio vai estimular as mídias locais para que eles entendam o que nós somos. Se hoje a Bahia tem um peso, foi porque o Axé Music fez a sua parte”, comemorou o cantor e compositor Gerônimo Santana.
Ações previstas
Dentre as ações, que acontecerão ao longo do mês de janeiro, o ‘Amô pelo Pelô’, realizada pelo segundo ano consecutivo pela Secretaria do Turismo (Secult-Ba), vai integrar o projeto de verão e movimentar o coração do Centro Histórico de Salvador com uma programação plural e democrática, através de outras ações estruturantes.
Dentre as atividades estão: ‘Pelô Novos Sons’, que valoriza talentos emergentes e artistas de médio porte do cenário musical baiano; os ‘Aulões de Dança’ com ritmos variados, o ‘Baile Quintas Dancehall’, fortalecendo a cultura afro-caribenha; o ‘Pelô em Cena’, com peças de curta duração; ‘Samba e Desfiles Percussivos’ nas ruas e vielas Pelô; o ‘Especial Axé 40’, com shows de artistas consagrados do Axé Music e uma programação destinada ao público infantil, incluindo performances circenses, teatro, recreação, pintura facial, contação de histórias, entre outros.
Sued Nunes, Ronei Jorge, Gilmelândia e Ily são algumas das atrações já confirmadas que se apresentarão no Pelourinho. Além do Pelourinho, duas apresentações artísticas por dia vão acontecer em diferentes pontos da Orla de Salvador: Barra, Jardim dos Namorados, Boa Viagem e Itapuã.
“A Bahia acolhe. Somos o destino turístico mais procurado do Brasil e queremos que as pessoas não só nos visitem, mas se encantem com as nossas belezas naturais e com a acolhida da nossa gente, e tenham, por meio da cultura, uma chance de se apaixonar, de conhecer mais a Bahia, a nossa história de luta, de resistência, que com certeza, é o que fideliza as pessoas e fazem elas valorizarem tanto o nosso estado”, disse o titular da Secretaria de Cultura (Secult-Ba) Bruno Monteiro.
Fortalecimento do turismo
A Setur-BA vai realizar, durante o mês de janeiro, oficinas de qualificação para o turismo para jovens e adultos das Unidades Habitacionais da Vila Nova Esperança/ Rocinha/Pelourinho, obras recém-inauguradas pelo Governo do Estado. O objetivo é ampliar as oportunidades de emprego, trabalho e renda para a comunidade local durante o verão, em bares, restaurantes e a rede hoteleira da região do Centro Histórico.
Também levará os receptivos com baianas e apresentações culturais baianas para os principiais portões de entrada da capital, como o aeroporto, rodoviária e terminal marítimo.
Foco nas mulheres
Durante a alta estação, a Secretaria de Política para as Mulheres (SPM) vai marcar presença por meio da campanha “Oxe, Me Respeite!” promovendo abordagens educativas sobre assédio, violência doméstica e importunação sexual, através da distribuição de materiais informativos e orientação sobre a Lei Maria da Penha e canais de denúncia, como o Disque 180.
Equipes especializadas vão oferecer atendimento e escuta qualificada, com encaminhamento a estruturas da Rede de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres, incluindo a Casa da Mulher Brasileira, que opera 24 horas e oferece suporte integrado e humanizado, como apoio psicossocial, triagem e alojamento de passagem. Também está incluída a campanha de sensibilização em Salvador “A valorização das vozes femininas na música baiana”, promovendo o empoderamento das mulheres baianas, durante os festejos no Pelourinho.
Saúde no verão
Ampliando o acesso aos serviços odontológicos, a Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab) levará ao Centro Histórico de Salvador, entre os dias 21 e 24 de janeiro de 2025, o Odontomóvel, uma carreta equipada com 10 cadeiras odontológicas, capaz de atender até 180 pessoas por dia. O serviço, que oferece atendimento odontológico gratuito, estará disponível durante os quatro dias de ações. O investimento é de meio milhão de reais.
A pasta ainda vai realizar plantões da saúde, distribuição de materiais educativos, ações de incentivo à doação de sangue, vacinação contra a COVID-19 e testagem rápida para HIV, sífilis e hepatites virais nos postos da Barra e Ondina.
“Nessa energia do calor, também vamos fazer campanhas de hidratação, de prevenção ao câncer de pele e contra a dengue, com foco na coletividade. Então, são muitas ações envolvidas nesse período. Brincar com alegria, mas sem deixar de cuidar da saúde”, alertou a secretária da saúde, Roberta Santana.
Direitos Humanos
Focado na proteção e defesa dos direitos de crianças, adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade e risco social, a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH), em parceria com o Projeto Axé, promoverá atividades semanais no Terreiro de Jesus, no Pelourinho, utilizando o Axé Buzu para ações pedagógicas voltadas a esse público.
As atividades incluirão aulas públicas de capoeira, dança, artes visuais, música, teatro e outras modalidades da arte-educação, que é a metodologia aplicada pelo Projeto na assistência regular aos jovens. O Plantão Integrado do órgão também estará disponível no local.
Trabalho, renda e esporte
Ações de apoio a catadores de resíduos sólidos, qualificação profissional, esporte e lazer realizadas pela Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) são parte do ‘Verão Axé 40’. No total, serão beneficiados 2,7 mil catadores que trabalharão na Festa de Iemanjá e no Carnaval de Salvador; o projeto Cidade Carnavalesca, uma parceria entre a Setre e a Secult-Ba, vai qualificar 600 jovens, entre 18 e 29 anos, que já atuam ou têm interesse em desenvolver atividades em blocos e agremiações de matriz africana.
Para o esporte, a Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb) vai atuar no Pelourinho, através do ‘Projeto Esporte por Toda a Parte II’. O programa vai fomentar a prática de esporte, com a inclusão de Pessoas com Deficiência (PCDs), de forma a difundir a cultura do esporte como via de promoção do convívio social pacífico em diversas modalidades: ginástica, vôlei, basquete, futsal e handebol; e a modalidade de luta de combate será jiu-jitsu. Trezentas pessoas vão participar do projeto.
Assistência e Desenvolvimento Social
Haverá também a implantação de mais uma unidade do Programa Corra pro Abraço, com o novo equipamento vinculado à Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (Seades), no Pelourinho. Com investimento de R$ 3,4 milhões, serão realizadas ações de acolhimento e cuidado a pessoas em situação de rua, buscando oferecer suporte psicoemocional, serviços de saúde e apoio para reintegração social.
A Seades também participará do ‘Verão Axé 40’ com a campanha “Proteja Bahia”, voltada ao enfrentamento à violação de direitos de crianças e adolescentes, principalmente a abusos sexuais, violências e exploração do trabalho infantil. Na oportunidade, os mascotes “Lulu Alerta” e “Ursinho Atento” distribuirão materiais de sensibilização, engajando os diversos setores da sociedade em iniciativas de vigilância e proteção social.
Demais ações
Outras secretarias também estarão envolvidas no projeto, como a Secretaria da Segurança Pública (SSP), com atuação da força policial e câmeras de reconhecimento facial em todos os pontos de ações do projeto. A Secretaria de Promoção da Igualdade Racial e dos Povos e Comunidades Tradicionais (Sepromi), particpará através de atendimento preventivo, orientações e acolhimento de denúncias, distribuição de material educativo de combate ao racismo e à intolerância religiosa.
Já a Secretaria da Educação (SEC), fará mobilização para matrícula e busca ativa, sessão de cinema no Glauber Rocha e o programa Férias nas Escolas. A Secretaria de Infraestrutura Hídrica (SIHS)/ Embasa, entrará com a distribuição de água tratada. A Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur) e a Coordenação de Políticas para as Juventudes (Cojuve farão operações especiais no metrô e oficinas voltadas para a juventude, respectivamente.
Agricultura
Comunidade de Juazeiro comercializa mais de 100 mil ovos por mês
Esse avanço foi impulsionado pela implantação da Unidade Classificadora de Ovos

A comunidade tradicional de fundo de pasto Cacimba do Silva, localizada no município de Juazeiro, tem se destacado na produção e comercialização de ovos caipiras, alcançando a marca de mais de 100 mil ovos vendidos por mês. Esse avanço foi impulsionado pela implantação da Unidade Classificadora de Ovos, fruto de um investimento do Governo do Estado, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).
A unidade, entregue pelo Governo do Estado neste mês de julho, beneficia diretamente 113 famílias agricultoras da região. O empreendimento tem fortalecido a avicultura local, agregando valor à produção e promovendo geração de renda.
“Hoje, nós não vendemos apenas ovos, vendemos uma marca: a Caipira do Silva. Só conseguimos alcançar esse patamar graças ao apoio recebido. Estamos com o entreposto funcionando e as vendas crescendo a cada dia”, destacou Márcio Irivan Passos, presidente da Cooperativa dos Empreendedores Rurais de Cacimba do Silva e Região (Coopercar).
Diariamente, cerca de 3.600 ovos passam pela unidade classificadora, o equivalente a 300 dúzias por dia. A comercialização é realizada tanto na comunidade quanto em localidades vizinhas, além da sede dos municípios de Juazeiro e Curaçá. A cooperativa conta com o Selo de Inspeção Municipal (SIM), o que tem ampliado o alcance e a confiança no produto.
“Esse entreposto melhorou muito nossa rotina e ainda vai melhorar mais. Estamos conquistando novos mercados e fortalecendo a cooperativa com organização e qualidade”, completou Márcio.
Além da infraestrutura, a CAR também investe no fortalecimento da base produtiva e no assessoramento técnico continuado, garantindo suporte às famílias em manejo, alimentação e sanidade das aves.
“O acompanhamento técnico tem sido essencial para melhorar a produtividade e a qualidade dos ovos. O entreposto agrega valor ao produto e contribui diretamente para o aumento da renda das famílias”, explicou José Carlos Neri, técnico em desenvolvimento social da CAR.
A experiência da comunidade de Cacimba do Silva é um exemplo de como investimentos estruturantes, aliados à assistência técnica, promovem o desenvolvimento rural sustentável e valorizam a agricultura familiar baiana.
Agricultura
Agricultura familiar baiana recebe mais de 14 mil máquinas e equipamentos
Ação representa avanço na mecanização rural e inaugura nova fase com uso de telemetria em tratores

Com uma das maiores entregas já realizadas em um único evento, o Governo do Estado da Bahia, em parceria com o Governo Federal, distribuiu mais de 14 mil máquinas e equipamentos agrícolas a agricultores e agricultoras familiares de todas as regiões do estado, durante o lançamento do Plano Safra Bahia 2025/2026, nesta quarta-feira (23), em Salvador. Ação representa avanço na mecanização rural e inaugura nova fase com uso de telemetria em tratores.
A ação é coordenada pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), com recursos do Governo do Estado e de emendas parlamentares, estaduais e federais.
Um dos destaques da iniciativa é a introdução de tratores equipados com telemetria, tecnologia que permite o monitoramento remoto do desempenho e da operação dos equipamentos, com envio de alertas de manutenção e diagnósticos à distância por até cinco anos. A tecnologia permitirá gestão mais eficiente dos recursos, evitando desperdícios e ampliando a vida útil dos equipamentos. A Bahia é o primeiro estado do Nordeste a adotar esse nível de controle e inovação na mecanização rural.
“Não se trata apenas de entregar máquinas. Estamos viabilizando o acesso à mecanização para quem antes não tinha oportunidade. E agora, com a telemetria, temos uma ferramenta estratégica que nos permite acompanhar a operação, o consumo de combustível, a manutenção e a localização dos equipamentos. É um salto em tecnologia e eficiência que fortalece a agricultura familiar da Bahia”, afirma Jeandro Ribeiro, diretor-presidente da CAR.
Foram entregues 127 tratores com implementos agrícolas (com telemetria), 13 tanques-pipa, 35 máquinas forrageiras, 8 retroescavadeiras, 4 motoniveladoras, 22 veículos utilitários, 8.774 caixas d’água de 1.000 litros, 4.681 caixas d’água de 500 litros e 1.040 barracas de feira.
Benefícios concretos para quem vive no campo
O investimento tem impacto direto na vida de milhares de famílias agricultoras. Em Retirolândia, Aline Cunha, da Associação Comunitária de Desenvolvimento de Jiboia, celebrou a conquista. “Nossa comunidade sofre com a estiagem, mas tem força na agricultura familiar. Esse equipamento chega como esperança para plantar feijão, milho e tantas outras culturas”.
Tássia Natali Nascimento, da Associação Agrícola de Lagoa 33 e Adjacências, em Ourolândia, reforçou: É um benefício imenso para o nosso povo do Sertão. Esse equipamento vai ajudar muito a nossa comunidade.”
Na comunidade de Pedra Bonita, em São Domingos, Lucineide Teixeira destacou que a chegada de uma forrageira e uma roçadeira vai além da infraestrutura. “Nossos agricultores produzem leite, inclusive de cabra. Esses equipamentos vêm para somar com o trator que já temos. Vai facilitar a vida no campo e melhorar a renda das famílias.”
Novo edital de ATER e protagonismo da agricultura familiar
O Plano Safra Bahia 2025/2026 inclui ainda um novo edital de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) voltado para agroindústrias familiares. Serão mais de R$ 100 milhões em investimentos, beneficiando 16 mil famílias envolvidas em 320 agroindústrias já estruturadas pela CAR.
A ação integra o maior Plano Safra da história do Brasil, lançado recentemente pelo Governo Federal, que destina R$ 89 bilhões à agricultura familiar. A Bahia será contemplada com R$ 4 bilhões, com linhas de crédito diferenciadas para mulheres, jovens e povos tradicionais.
Com quase 600 mil estabelecimentos da agricultura familiar e mais de 2 milhões de pessoas diretamente envolvidas, a Bahia lidera o cenário nacional e reforça sua vocação rural com foco em inovação, sustentabilidade e inclusão produtiva.
“Com a parceria Bahia-Brasil, teremos R$ 4 bilhões para fortalecer a produção de alimentos saudáveis, ampliar o crédito e garantir condições especiais para mulheres, jovens e assentados. É uma agenda de valorização do rural e da vida”, finaliza Jeandro Ribeiro.
Agricultura
SDR impulsiona agricultura familiar com entregas no Sertão do São Francisco
O Governo do Estado conduziu ações estruturantes para fortalecer a produção, ampliar a renda no campo e impulsionar o desenvolvimento regional

Com um pacote robusto de entregas e novos investimentos, a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) reforça o compromisso com quem vive da agricultura familiar no Sertão do São Francisco. Em evento realizado em Juazeiro, na última sexta-feira (18), o Governo do Estado conduziu ações estruturantes para fortalecer a produção, ampliar a renda no campo e impulsionar o desenvolvimento regional.
A agenda, que contou com a presença do governador Jerônimo Rodrigues e do secretário da SDR, Osni Cardoso, teve a entrega de nove tratores com implementos agrícolas destinados a oito municípios da região: Juazeiro, Canudos, Curaçá, Campo Alegre de Lourdes, Pilão Arcado, Remanso, Senhor do Bonfim e Sobradinho. Além disso, foram entregues 200 novas barracas para feiras livres, essenciais para dinamizar a comercialização de alimentos saudáveis e fortalecer os circuitos locais de abastecimento.
Para Macieira de Oliveira Silva, feirante, receber novas barracas representa um avanço importante para quem vive da agricultura familiar. “Essas barracas são de grande importância. Antes, a gente precisava dividir uma mesa com outros colegas para expor nossos produtos. Agora, cada um tem o seu espaço, com mais dignidade, para mostrar o que produz na sua comunidade. É um privilégio ser contemplada com esse apoio, que contribui muito no nosso dia a dia”, afirmou.
Entre os destaques, concretizou-se a entrega do novo entreposto de ovos da comunidade de Cacimba do Silva, em Juazeiro, que beneficiará diretamente 113 famílias agricultoras. Também foi inaugurada a nova Agroindústria de Frutas da comunidade de Itamotinga, reformada através do Projeto Pró-Semiárido, impactando positivamente 40 produtores e produtoras locais.
A ocasião também foi marcada pela autorização da construção do novo Mercado do Peixe, na sede de Juazeiro, que atenderá cerca de 200 feirantes, e do Mercado Municipal no distrito de Maniçoba, que vai beneficiar outras 100 famílias agricultoras.
“A cada entrega, reafirmamos nosso compromisso com a agricultura familiar como eixo estruturante do desenvolvimento no campo. Essas ações não apenas movimentam a economia rural, mas levam mais dignidade a quem garante alimento na mesa dos baianos e baianas diariamente”, afirmou o secretário Osni Cardoso.
As ações foram realizadas por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), vinculada à SDR, e fazem parte de políticas públicas voltadas para o fortalecimento da produção, da comercialização e da infraestrutura rural na Bahia.
-
Serviçoshá 3 dias
Vagas de emprego na Bahia para esta quinta-feira (24)
-
Políticahá 3 dias
Plano Safra Bahia 2025/2026 reafirma protagonismo da agricultura familiar
-
Educaçãohá 3 dias
Enem tem mais de 4,8 milhões de candidatos inscritos
-
Políticahá 3 dias
Ponte sobre o Rio Jequitinhonha terá R$104,7 milhões para obras emergenciais