SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS
Anúncios

Saúde

Vacinação de pacientes em hemodiálise continua nesta quarta (29)

Será realizada a aplicação da 3ª dose para pessoas com 60 anos ou mais que tomaram a 2ª dose até o dia 16 de abril

Publicado

em

A Prefeitura realiza a vacinação contra a Covid-19 para aplicação da 1ª, 2ª e 3ª doses nesta quarta-feira (29), das 8h às 16h. Para ter acesso aos imunizantes, todos os indivíduos deverão estar com o nome do site da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), no endereço www. saude. salvador. ba. gov. br .
Foto: Otávio dos Santos/Secom

A Prefeitura realiza a vacinação contra a Covid-19 para aplicação da 1ª, 2ª e 3ª doses nesta quarta-feira (29), das 8h às 16h. Para ter acesso aos imunizantes, todos os indivíduos deverão estar com o nome do site da Secretaria Municipal da Saúde (SMS).

Será realizada a aplicação da 3ª dose para pessoas com 60 anos ou mais que tomaram a 2ª dose até o dia 16 de abril de 2021, assim como os pacientes em hemodiálise que tomaram a 2ª dose até o dia 1º de setembro de 2021.

Haverá repescagem da primeira dose para os adolescentes com idades entre 12 e 17 anos sem comorbidades; para pessoas com 18 anos ou mais; para gestantes e puérperas com 12 anos ou mais, além dos jovens de 12 a 17 anos com comorbidades ou deficiência. Segue normal a aplicação da 2ª dose com os imunizantes Oxford, Pfizer e CoronaVac.

Quem completou o esquema vacinal em casa, através do serviço do Vacina Express, não precisa fazer nova solicitação, uma vez que a administração da terceira dose acontecerá automaticamente. As equipes volantes também seguirão visitando as Instituições de Longa Permanência de Idosos (ILPI) para imunizar esse público.

Para os indivíduos que tomaram a 1ª dose em outros municípios, a SMS continua com o fluxo de realizar a solicitação da 2ª dose através do cadastro na Ouvidoria da Saúde. A liberação da imunização dessas pessoas está sendo feito de forma gradativa.

ANÚNCIO
Anúncios

Aquelas que estão na mesma situação citada e que ainda não fizeram o cadastro na Ouvidoria devem fazê-lo através do site da ouvidoria, informando os seguintes dados: nome completo; CPF; data da 1ª dose e do aprazamento da 2ª dose; nome da vacina; local em que tomou a primeira dose e telefone de contato.

Após esta etapa, é necessário aguardar contato da SMS, que informará dia e local do fechamento do esquema vacinal. Aqueles que já fizeram o cadastro e ainda não receberam contato da Ouvidoria da Saúde devem aguardar a comunicação para o agendamento.

1ª DOSE – ADOLESCENTES SEM COMORBIDADES DE 12 A 17 ANOS – 8h às 16h

Os adolescentes deverão ser acompanhados pelos pais ou outro responsável de maior idade durante o ato da vacinação. Para comprovação da responsabilidade, o pai ou a mãe deve apresentar documento de identificação original com foto no momento da imunização. No caso de outro responsável maior de idade, além do documento de identificação com foto, será necessário apresentar ainda uma declaração de responsabilidade, que pode ser feita manualmente.

Drive-thrus: FBDC Brotas, Arena Fonte Nova (Nazaré) e Unijorge (Paralela).
Pontos fixos: USF Vista Alegre, USF Teotônio Vilela II (Fazenda Coutos II), USF Fernando Filgueiras (Cabula VI), USF Vale do Matatu, FBDC Brotas, USF João Roma Filho, USF Yolanda Pires e Clube dos Oficiais da Polícia Militar (Dendezeiros).

1ª DOSE – GESTANTES E PUÉRPERAS: 8h às 16h

Obedecendo nova recomendação do Ministério da Saúde, somente poderão buscar os pontos de imunização as grávidas e puérperas (até 45 dias pós-parto) que tiverem prescrição médica para receber a vacina.

ANÚNCIO
Anúncios

Para ter acesso ao imunizante, todas as gestantes e puérperas devem ter idade igual ou superior a 12 anos, estar com os nomes no site da SMS e no ato da vacina apresentar documento oficial de identificação com foto, além de:
Gestantes: devem também apresentar, obrigatoriamente, cópia impressa da prescrição médica.
Puérperas: devem também apresentar, obrigatoriamente, cópia impressa da prescrição médica e Declaração de Nascidos Vivos (DNV) ou certidão de nascimento do bebê.
OBS: Está suspensa a vacinação para gestantes e puérperas com os imunizantes Oxford/Astrazeneca e Janssen.

As gestantes e puérperas menores de 18 anos deverão ser acompanhadas pelos pais ou outro responsável de maior idade durante o ato da vacinação. Para a comprovação da responsabilidade, o pai ou a mãe deve apresentar documento de identificação original com foto no momento da imunização. No caso de outro responsável maior de idade, além do documento de identificação com foto, será necessário apresentar ainda uma declaração de responsabilidade, que pode ser feita manualmente.

Drive-thrus: 5º Centro de Saúde (Barris), Atakadão Atakarejo (Fazenda Coutos) e FBDC Cabula.
Pontos fixos: 5º Centro de Saúde, USF Vila Matos (Rio Vermelho), Shopping da Bahia (LOJA NO 2º PISO – ENTRADA F0 – 9h às 16h), USF Beira Mangue, UBS Virgílio de Carvalho (Bonfim) e USF Cajazeiras V.

1ª DOSE – ADOLESCENTES DE 12 A 17 ANOS COM COMORBIDADES E/OU DEFICIÊNCIA PERMANENTE COM NOME CADASTRADO NO SITE DA SMS: 8h às 16h

Os adolescentes deverão ser acompanhados pelos pais ou outro responsável de maior idade durante o ato da vacinação. Para comprovação da responsabilidade, o pai ou a mãe deve apresentar documento de identificação original com foto no momento da vacinação. No caso de outro responsável maior de idade, além do documento de identificação com foto, será necessário apresentar ainda uma declaração de responsabilidade, que pode ser feita manualmente.

Drive-thrus: 5º Centro de Saúde (Barris), Atakadão Atakarejo (Fazenda Coutos) e FBDC Cabula.
Pontos fixos: 5º Centro de Saúde (Barris), USF Vila Matos (Rio Vermelho), Shopping da Bahia (LOJA NO 2º PISO – ENTRADA F0 – 9h às 16h), USF Beira Mangue, UBS Virgílio de Carvalho (Bonfim) e USF Cajazeiras V.

ANÚNCIO
Anúncios
1ª DOSE – REPESCAGEM DAS PESSOAS DE 18 ANOS OU MAIS: 8h às 16h

Drive-thru: Uninassau (Pituba).
Pontos fixos: UBS Pelourinho, USF Terreiro de Jesus, UBS Péricles Esteves (Barbalho), USF Alto de Coutos II, USF Itacaranha, USF Rio Sena, USF Alto de Coutos I, USF Cajazeiras XI, USF Fazenda Grande III, USF Boca da Mata, USF Itapuã, USF Vila Verde, USF Mussurunga, UBS Ministro Alckmin (Massaranduba), USF São José de Baixo, USF Joanes Leste, USF Ursula Catharino (Garcia), USF Menino Joel (Nordeste de Amaralina), USF Alto das Pombas, USF Estrada das Barreiras, USF Prof. Guilherme Rodrigues da Silva (Arenoso), USF Antonio Ribeiro Neiva (Arraial do Retiro), USF Cambonas, UBS Castelo Branco, USF Vila Nova de Pituaçu, USF São Marcos, USF San Martim I, USF Santa Mônica, UBS Péricles Laranjeiras, UBS Marechal Rondon, UBS Frei Benjamin (Valéria), UBS Major Cosme de Farias, UBS Mario Andrea (Sete Portas), USF Candeal Pequeno, UBS Cesar de Araújo (Boca do Rio), USF Zulmira Barros (Costa Azul) e USF Parque de Pituaçu.

2ª DOSE OXFORD – 8h às 16h

As pessoas que estão com a data de reforço contra a Covid-19 da Oxford programada para até o dia 25 de outubro já podem procurar os pontos de vacinação para receber a vacina.

Drive-thrus: Vila Militar (Dendezeiros), Shopping Bela Vista e Faculdade Universo (Avenida ACM).
Pontos fixos: USF Colinas de Periperi, USF Plataforma, UBS Ramiro de Azevedo, USF Curralinho, USF Pirajá, UBS Nelson Piauhy Dourado e USF San Martim III.

2ª DOSE CORONAVAC – 8h às 16h

Amanhã todas as pessoas que estão com a data de reforço contra a Covid-19 da CoronaVac programada para até o dia 30 de setembro já podem procurar os pontos de vacinação para receber a vacina.

Drive-thru: Uninassau (Pituba)
Pontos fixos: UBS Pelourinho, USF Terreiro de Jesus, UBS Péricles Esteves (Barbalho), USF Alto de Coutos II, USF Itacaranha, USF Rio Sena, USF Alto de Coutos I, USF Cajazeiras XI, USF Fazenda Grande III, USF Boca da Mata, USF Itapuã, USF Vila Verde, USF Mussurunga, UBS Ministro Alckmin (Massaranduba), USF São José de Baixo, USF Joanes Leste, USF Ursula Catharino (Garcia), USF Menino Joel (Nordeste de Amaralina), USF Alto das Pombas, USF Estrada das Barreiras, USF Professor Guilherme Rodrigues da Silva (Arenoso), USF Antonio Ribeiro Neiva (Arraial do Retiro), USF Cambonas, UBS Castelo Branco, USF Vila Nova de Pituaçu, USF São Marcos, USF San Martim I, USF Santa Mônica, UBS Péricles Laranjeiras, UBS Marechal Rondon, UBS Frei Benjamin (Valéria), UBS Major Cosme de Farias, UBS Mario Andrea (Sete Portas), USF Candeal Pequeno, UBS Cesar de Araújo (Boca do Rio), USF Zulmira Barros (Costa Azul) e USF Parque de Pituaçu.

ANÚNCIO
Anúncios
2ª DOSE PFIZER – 8h às 16h

As pessoas que estão com a data de reforço contra a Covid-19 da Pfizer programada para até o dia 25 de outubro já podem procurar os pontos de imunização para receber a vacina.

Drive-thrus: Universidade Católica de Salvador (Pituaçu) e Universidade Federal da Bahia – Campus Ondina.
Pontos fixos: Universidade Católica de Salvador (Pituaçu), USF Eduardo Mamede (Mussurunga), USF Sérgio Arouca (Paripe), USF Tubarão, USF Cajazeiras X, USF Federação, USF Santa Luzia, USF Imbuí e CSU Pernambués.

3ª DOSE: PESSOAS COM 60 ANOS OU MAIS – 8h às 16h

A aplicação da terceira dose será administrada em idosos com 60 anos ou mais que tomaram a segunda dose até o dia 16 de abril de 2021. Para este público, assim como os indivíduos acamados ou com dificuldade de locomoção, podem ter acesso ao serviço Vacina Express, através do site vacinaexpress. saude. salvador. ba. gov. br .

Drive-thrus: 5º Centro de Saúde (Barris), Atakadão Atakarejo (Fazenda Coutos) e FBDC Cabula.
Pontos fixos: 5º Centro de Saúde (Barris), USF Vila Matos (Rio Vermelho), Shopping da Bahia (LOJA NO 2º PISO – ENTRADA F0 – 9h às 16h), USF Beira Mangue, UBS Virgílio de Carvalho (Bonfim) e USF Cajazeiras V.

3ª DOSE: PACIENTES EM HEMODIÁLISE – 8h às 16h

Podem se dirigir a qualquer um dos pontos aqueles que receberam a 2ª dose até o dia 1º de setembro de 2021.

ANÚNCIO
Anúncios

Drive-thrus: 5º Centro de Saúde (Barris), Atakadão Atakarejo (Fazenda Coutos) e FBDC Cabula.
Pontos fixos: 5º Centro de Saúde (Barris), USF Vila Matos (Rio Vermelho), Shopping da Bahia (LOJA NO 2º PISO – ENTRADA F0 – 9h às 16h), USF Beira Mangue, UBS Virgílio de Carvalho (Bonfim) e USF Cajazeiras V.

Saúde

Policlínica de Narandiba recebe Hemóvel para doação de sangue

A Hemoba também convida trabalhadores, pacientes e a comunidade a realizarem o cadastro como possíveis doadores de medula óssea

Publicado

em

Nos dias 24 e 25 de julho (quinta e sexta-feira), a Policlínica de Narandiba, unidade da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab)
Foto: Mallu Silva/Ascom FESF-SUS 

Nos dias 24 e 25 de julho (quinta e sexta-feira), a Policlínica de Narandiba, unidade da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) gerida pela Fundação Estatal Saúde da Família (FESF-SUS), será ponto de encontro para um gesto que salva vidas. O Hemóvel da Fundação Hemoba estaciona na unidade para mais uma edição da campanha “FESF na Veia”, convidando trabalhadores, pacientes e a comunidade a doarem sangue e realizarem o cadastro como possíveis doadores de medula óssea. 

A ação acontece em um momento delicado: de acordo com a Hemoba, os estoques de sangue estão baixos para seis tipos sanguíneos, devido ao aumento das solicitações hospitalares e à redução no número de doadores. 

“Na última edição, realizada em fevereiro, tivemos uma mobilização emocionante. O Hemóvel passou pelas Policlínicas de Narandiba e Escada e conseguimos reunir 208 voluntários, além de cadastrar 17 possíveis doadores de medula óssea, ajudando a salvar inúmeras vidas. Temos certeza de que, desta vez, não será diferente”, afirma Lizandra Amim, diretora-geral da FESF-SUS. 

Aline Dórea, coordenadora de coleta da Hemoba, reforça a importância do ato. “Uma única doação pode salvar até quatro vidas. Todos os dias recebemos solicitações de transfusão para pacientes de todas as idades e com diferentes necessidades. Quem pode doar, ajuda diretamente quem precisa. Nos dias 24 e 25, o ônibus da Hemoba estará na Policlínica de Narandiba, e esta é uma excelente oportunidade para moradores e trabalhadores da região fazerem sua contribuição e, quem sabe, se tornarem doadores frequentes”, destaca. 

Quem pode doar 

ANÚNCIO
Anúncios

Podem doar pessoas entre 16 e 69 anos (menores de 18 anos precisam de autorização dos responsáveis), que pesem mais de 50 kg, estejam em boas condições de saúde e apresentem documento oficial com foto. No dia da doação, é importante não estar em jejum; evitar bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores; não fumar por pelo menos 2 horas antes da doação; ter dormido, no mínimo, 6 horas na noite anterior. 

Serviço 
  • O quê: Hemóvel na Policlínica de Narandiba 
  • Quando: 24 e 25 de julho (quinta e sexta-feira) 
  • Horário: 8h às 17h 
Continue Lendo

Saúde

Lacen/BA reforça rede laboratorial com equipamentos para diagnóstico Covid e tuberculose

A aquisição do sistema GeneXpert foi viabilizada com investimento de R$ 869 mil, por meio de recursos do Novo PAC

Publicado

em

garantir respostas mais ágeis aos eventos de saúde pública, o Laboratório Central de Saúde Pública Professor Gonçalo Moniz (Lacen/BA)
Foto: Saúde GovBA

Com o objetivo de fortalecer a vigilância em saúde e garantir respostas mais ágeis aos eventos de saúde pública, o Laboratório Central de Saúde Pública Professor Gonçalo Moniz (Lacen/BA) ampliou a capacidade diagnóstica da Rede Estadual de Saúde Pública (RELSP) com a aquisição de cinco equipamentos de teste molecular rápido (TRM).

A aquisição do sistema GeneXpert, na última semana, foi viabilizada com investimento de R$ 869 mil, por meio de recursos do novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do Governo Federal, que tem como foco a renovação do parque tecnológico dos laboratórios centrais de saúde pública do país.

“Com a instalação destes equipamentos na RELSP, exames como teste molecular rápido para diagnóstico laboratorial da COVID-19 e tuberculose serão descentralizados, oportunizando respostas rápidas da vigilância laboratorial, bem como as intervenções médicas com tempestividade”, avalia a coordenadora dos Laboratórios de Vigilância Epidemiológica do Lacen/BA, Felicidade Mota Pereira.

Na Bahia, os novos equipamentos serão instalados nos laboratórios municipais de referência regional de Brumado, Ibotirama, Guanambi e Paulo Afonso, além da unidade central do Lacen, em Salvador.

“A chegada desses novos equipamentos representa um avanço importante na nossa capacidade de resposta, principalmente em regiões mais distantes da capital. Estamos garantindo que os baianos tenham acesso a diagnósticos precisos e rápidos, independentemente de onde vivam, o que reforça o nosso compromisso com a regionalização da saúde”, destaca a secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana.

ANÚNCIO
Anúncios
Continue Lendo

Saúde

Avós ativos desafiam estereótipos e priorizam longevidade

Novo perfil de idosos inclui cuidados preventivos e busca por qualidade de vida para envelhecer com autonomia

Publicado

em

No mês em que se comemora o Dia dos Avós, celebrado em 26 de julho, um movimento silencioso ganha cada vez mais força no Brasil:

No mês em que se comemora o Dia dos Avós, celebrado em 26 de julho, um movimento silencioso ganha cada vez mais força no Brasil: o dos avós que não se limitam à cadeira de balanço. Eles estão nas academias, nos grupos de dança, em viagens, nas universidades e, também, nos consultórios médicos, em busca de longevidade com qualidade de vida.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o país conta hoje com mais de 36 milhões de pessoas com 60 anos ou mais — e a projeção é de que esse número dobre nas próximas três décadas. Paralelamente, cresce o interesse dessa parcela da população por hábitos saudáveis e pela prevenção de doenças.

“O envelhecimento ativo deixou de ser uma tendência para se tornar uma necessidade. Os avós de hoje desejam manter sua autonomia, não apenas para cuidar dos netos, mas para continuar vivendo plenamente”, afirma o geriatra Rafael Marques Calazans, médico da Rede Mater Dei.

Os pilares desse novo envelhecer envolvem alimentação balanceada, estímulo cognitivo, prática regular de exercícios físicos adaptados e cuidado constante com a saúde mental. “Atividades como dança, musculação leve e caminhadas são altamente recomendadas, sempre com acompanhamento médico. Também é essencial manter o cérebro ativo com leituras, jogos e convívio social”, orienta Calazans.

O especialista reforça, porém, que não basta adotar práticas pontuais. “O acompanhamento médico regular, com foco na prevenção, é indispensável. Doenças como diabetes, hipertensão e osteoporose precisam ser monitoradas de perto para que o envelhecimento seja, de fato, saudável”, alerta.

ANÚNCIO
Anúncios

Esse novo perfil de avós também movimenta a economia. Segundo levantamento do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), idosos já representam cerca de 20% dos consumidores em setores como turismo, lazer, cultura e bem-estar. Agências de viagens especializadas, academias com treinos específicos e cursos de tecnologia para a terceira idade ganham cada vez mais adeptos, ampliando o conceito de envelhecimento ativo.

Além do impacto econômico, há uma mudança cultural em curso. “Os idosos de hoje não querem apenas viver mais, querem viver com propósito. Muitos retomam projetos antigos, fazem trabalho voluntário ou voltam a estudar. Isso contribui não apenas para a saúde física e mental, mas também para um envelhecimento com sentido e pertencimento social”, conclui o geriatra do Hospital Mater Dei Salvador, Rafael Marques Calazans.

Continue Lendo

Mais Lidas