Política
UPB inaugura sala da UCIB com homenagem ao conselheiro Inaldo Araújo
O espaço recebeu o nome do conselheiro do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE/BA), Inaldo Araújo

A União dos Municípios da Bahia (UPB) inaugurou, na manhã desta terça-feira (13.05), a nova sala de acolhimento da União das Controladorias Internas da Bahia (UCIB) em sua sede, localizada na 3ª avenida do Centro Administrativo da Bahia, em Salvador. O espaço, que visa oferecer suporte e apoio aos controladores internos que se deslocam à capital do estado, recebeu o nome do conselheiro do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE/BA), Inaldo Araújo, em reconhecimento à sua dedicação e relevantes serviços prestados ao controle interno em favor da gestão pública.
A solenidade contou com a presença do homenageado, de integrantes da UCIB e da UPB, como os respectivos presidentes, Maike Oliveira e Wilson Cardoso, da primeira-dama do Estado e presidente das Voluntárias Sociais da Bahia, Tatiana Veloso, da presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, deputada estadual Ivana Bastos, do secretário de Relações Institucionais da Bahia, Adolpho Loyola (representando o governador Jerônimo Rodrigues), além de gestores de diversos municípios baianos, a exemplo de Itaperoá, Livramento de Nossa Senhora e Mucugê.
O presidente da UPB, que também é prefeito do município de Andaraí, ressaltou a relevância da parceria entre as entidades para o fortalecimento do controle e da homenagem ao conselheiro Inaldo por ser um “defensor forte dos controles internos do estado da Bahia”.
“A ideia do conselheiro de ter um local para os controladores aqui na UPB fortalece a transparência, e assim a gente demonstra a importância do controle interno para o município. Lá no meu município eu estou tranquilo, porque eu tenho uma boa controladora que não deixa nada, que faz todas as observações, faz as auditorias nas compras e nas libras, o que faz com que, com essa presença do controle, a gente economizar e fazer mais para o nosso município”, disse Wilson Cardoso.
Já o presidente da UCIB destacou que a inauguração da sala é um momento ímpar para a promoção da governança e da melhoria da administração pública do estado ao aproximar os seus representantes dos órgãos de controle externo e dos gestores. “De forma que eles irão entender a importância de realizarem a auditoria, de fortalecer a transparência e a sua prestação de contas no âmbito dos municípios. Então essa nossa nova casa está num local estratégico, onde a gente realmente vai poder contribuir com a gestão municipalista e levar a melhoria para a população”, afirmou Maike Oliveira, que exaltou a representação do conselheiro do TCE/BA como símbolo de acolhimento da UCIB em todos os municípios baianos.
“O conselheiro Inaldo da Paixão é um dos maiores representantes do controle externo e também um dos grandes entusiastas do controle interno em âmbito nacional. Um cara que se dedica desde o início à nossa instituição e que não mede esforços para sempre estar apoiando os controladores. Enquanto Tribunal de Contas, ele é um grande parceiro no quesito pedagógico para os prefeitos e para os controladores, então com essa sala com o nome do Conselheiro Inaldo, que é uma inspiração para quem é servidor público, eu acredito que teremos uma movimentação muito grande de forma a reestruturar as controladorias no nosso estado todo para poder melhorar a gestão pública”, reconheceu.
O conselheiro Inaldo Araújo agradeceu o gesto da UPB e da UCIB e falou da felicidade e surpresa “ao ver a entrega do espaço da União dos Controladores Internos da Bahia, a nossa UCIB, que foi gentilmente nomeado com o meu nome. Acredito que essa simbólica homenagem se estende ao TCE/BA e reflete a exitosa parceria que mantemos com a UCIB há mais de dez anos. Parceria que já possibilitou a capacitação de mais de 15 mil servidores da gestão municipal baiana”.
Novos equipamentos
Durante o evento, a UPB também inaugurou o Espaço UPB Mulheres Municipalistas – Prefeita Rita Valentim, uma homenagem à gestora de São Francisco do Conde que faleceu em 2014 durante o exercício do seu mandato. O local será base para o fortalecimento da participação feminina na gestão municipal. Além disso, a UPB realizou a entrega de mais três gabinetes, um Sistema Multimídia para a sala de reuniões e um novo veículo, que serão utilizados para dar suporte às atividades dos gestores municipais baianos em Salvador.
Para o conselheiro do TCE/BA, o evento representou um marco na UPB na gestão do prefeito Wilson Cardoso, “de Andaraí, que já começou muito bem a caminhar por aqui. Em apenas 40 dias, entrega uma série de realizações. Fico a imaginar como será seu balanço aos 400 dias de gestão”, finalizou Inaldo Araújo.
Ainda participaram das inaugurações a secretária de Políticas para Mulheres, Neuza Cadore; a coordenadora da Bancada Baiana, deputada federal Lídice da Mata; a diretora das Mulheres Municipalistas, Prefeita de Ibicaraí, Monalisa Tavares; a diretora de Direitos Humanos, Cidadania e Igualdade Racial da UPB, prefeita de Cachoeira, Eliana Gonzaga; a vice-presidente administrativa da UPB e prefeita de Taperoá, Kitty Guimarães, e a promotora de Justiça e coordenadora do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Proteção à Moralidade Administrativa do Ministério Público da Bahia (CAOPAM), Rita Tourinho.
Política
Itamari ganha unidade integrada de segurança pública
O governador também autorizou a construção da nova sede de escola em tempo integral e a ampliação do Hospital São Lucas

O governador Jerônimo Rodrigues autorizou, neste sábado (14), a construção de mais uma escola estadual em tempo integral, desta vez no município de Itamari. Também foi entregue para a cidade uma unidade integrada de segurança pública, com delegacia da Polícia Civil e pelotão da Polícia Militar, e autorizada a ampliação do Hospital São Lucas.
Além disso, Jerônimo autorizou obras de abastecimento de água, pavimentação urbana, construção de praça e conclusão do ginásio de esportes. No mesmo dia, foram entregues ainda uma ambulância, um ônibus escolar e um veículo para Tratamento Fora do Domicílio (TFD).
O governador afirmou que os investimentos fazem parte do esforço para garantir dignidade e desenvolvimento aos municípios do interior, com ações que mudam a vida da população: “Nosso trabalho é esse: chegar aonde antes não se chegava, escutar as comunidades e transformar a realidade com ações concretas. Cada investimento feito aqui tem um propósito claro — melhorar a vida de quem vive nesse município.”
Nova sede
A nova sede do Colégio João Galvão Sobrinho contará com dez salas de aula, biblioteca, dois laboratórios, pátio coberto, restaurante estudantil, teatro, quadra poliesportiva coberta e campo de futebol society com pista de atletismo. A secretária da educação do Estado, Rowenna Brito, destacou a importância do investimento: “Estamos garantindo em Itamari um espaço de formação cidadã, com qualidade, dignidade e todas as condições para os estudantes sonharem e realizarem seus projetos de vida.”
A chefe de gabinete da Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (SIHS), Camila Medrado, detalhou os avanços previstos com as obras de abastecimento no município. Segundo ela, a capacidade de produção de água em Itamari, hoje em 40 mil litros por hora, será mais do que dobrada, chegando a 83 mil litros por hora após a ampliação do sistema. “Itamari vai deixar de sofrer com problema de água, acabar com a intermitência”, afirmou. Ela destacou ainda a autorização para a licitação das obras de reforma e ampliação do sistema na localidade de Alto do Cai N’Água, com a implantação de dois reservatórios de 20 mil litros.
Ainda no município, Jerônimo fez o plantio simbólico de uma muda de Pau-Brasil em frente ao estádio municipal, em homenagem ao Mês do Meio Ambiente.
Política
Estado anuncia novos investimentos em Senhor do Bonfim
Na ocasião foram entregues duas ambulâncias e um veículo para o programa Transporte Fora do Domicílio (TFD)

O governador Jerônimo Rodrigues se reuniu, na manhã desta quarta-feira (11), com o prefeito de Senhor do Bonfim, Laércio Júnior, no Centro de Operações e Inteligência (COI), no CAB, em Salvador. Durante o encontro foram tratados os projetos e investimentos do Governo do Estado para o município, com destaque para áreas de infraestrutura, saúde, saneamento básico, lazer, educação e cultura. Na ocasião foram entregues duas ambulâncias e um veículo para o programa Transporte Fora do Domicílio (TFD).
O governador reforçou o compromisso de manter o diálogo aberto com os gestores municipais. “Estamos empenhados em construir soluções conjuntas que atendam às necessidades reais da população bonfinense. Vou sentar com a minha equipe para que a gente possa dar as respostas às demandas apresentadas e, se necessário for, captar recursos para solucionar os pedidos”, pontuou o governador Jerônimo Rodrigues, destacando a oportunidade de honrar o título de cidadão bonfinense.
O município de Senhor do Bonfim, considerado a capital baiana do forró, foi contemplado com investimentos da ordem de R$227 milhões, realizados pelo Governo do Estado, entre 2023 e 2025. Durante a reunião, o prefeito apresentou demandas prioritárias como as construções de um novo hospital, do aterro sanitário do Piemonte Norte, do canal da Malária, de avenidas de acesso ao novo hospital e ao novo Centro Administrativo, além de serviços de pavimentação de algumas ruas da cidade e a reforma do Centro Social Urbano (CSU).
“Fico muito satisfeito com a receptividade do governador e de toda a sua equipe. Saímos daqui com a confiança renovada de que teremos importantes avanços nas pautas que apresentamos. Todas elas essenciais para melhorar a vida do nosso povo,” pontuou o prefeito Laércio.
Estiveram presentes à reunião, o vice-prefeito de Senhor do Bonfim, Elizeu Rios, o presidente da Câmara Municipal, Ary Urbano, a primeira-dama e secretária de Assistência Social do município, Taciane Ribeiro, representantes da Prefeitura e do Governo do Estado, incluindo as secretárias da Educação, Rowenna Brito; da Saúde, Roberta Santana; de Promoção da Igualdade Racial, Ângela Guimarães; dos secretários da Cultura, Bruno Monteiro; de Turismo, Mauricio Bacelar; e ainda, do subsecretário da Segurança Pública, Marcel Oliveira.
Política
SEI comemora 30 anos com seminário, lançamentos e debates sobre o futuro da Bahia
O encontro acontece até esta quarta (11), em Salvador, para celebrar as três décadas de serviço da Superintendência

O seminário “SEI 30 anos: história, inovação e futuro do planejamento” acontecem até esta quarta-feira (11), no Fiesta Convention Center, em Salvador, para celebrar as três décadas de serviço da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI). A programação da atividade inclui também a formalização de novas parcerias e apresentação da nova Política de Governança de Dados, da Política de Inovação e do Plano de Integridade.
“Vamos apresentar as nossas conquistas, as nossas entregas, as parcerias que são realizadas relacionadas ao monitoramento e avaliação das políticas públicas junto com as secretarias. Então os trabalhos serão apresentados hoje, as entregas serão aqui dispostas, disponibilizadas ao público. É um momento de extrema alegria”, iniciou o diretor da SEI, José Acácio Ferreira. Entre as funções principais da autarquia, que é vinculada à Secretaria do Planejamento, está fornecer informações estatísticas, sociais, geográficas e cartográficas para o planejamento e formulação de políticas públicas na Bahia.
O seminário, aberto nesta terça-feira (10), reúne especialistas, autoridades e o público interessado em discutir o papel do planejamento para o desenvolvimento do estado. “A SEI é um órgão de referência regional e nacional, que produz informações, dados, estudos e pesquisas extremamente qualificadas para subsidiar o planejamento e a avaliação de políticas públicas. Nós precisamos da SEI, para que a gente consiga, com dados fidedignos, fazer projeções e análises, e a SEI, a partir do seu corpo técnico extremamente qualificado, ela nos fornece essas informações”, destacou o secretário de Planejamento, Cláudio Peixoto.
Para a dentista e residente em Vigilância em Saúde, Camila Guerra, os dados disponibilizados pelo órgão são fundamentais para o desenvolvimento de suas atividades. “O planejamento é essencial no nosso trabalho. Sem ele, a gente não consegue executar as instruções, organizar, lidar com questões financeiras. E cada vez mais eu vejo a importância dentro do trabalho da gente, da Vigilância em Saúde. Um planejamento bem-organizado, estruturado, intersetorial e intrasetorial, para que tudo funcione bem”, disse ela.
“Pesquisa é o que move todo o país. Independente de onde você esteja, qualquer nação sempre começou a se desenvolver pela pesquisa, não tem pra onde correr. É importante a gente começar olhando por quem já passou, pelo que a gente vai fazer no futuro, para a gente ter uma ideia do que esperar para o futuro da profissão, enquanto economista, enquanto estudante”, reforçou Victor Paglerane, aluno do curso de Economia da Universidade Federal da Bahia (Ufba).
Na ocasião foram assinadas novas parcerias e firmados compromisso para a inovação da SEI. Foram pactuados termos de cooperação técnica com o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-BA), com a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), com a Superintendência de Defesa Civil do Estado (Sudec).
A SEI firmou parcerias com a Ufba; para o desenvolvimento de estudos e compartilhamento de dados que subsidiem a tomada de decisões estratégicas, e com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa); para o desenvolvimento de sistema com inteligência artificial voltado à simulação de políticas públicas para a agricultura.
As celebrações contemplam também os lançamentos da plataforma SEI Municípios e do estudo “Catadores de materiais recicláveis na Bahia”, idealizado pela professora Tatiana Velloso, primeira-dama do Estado e presidenta das Voluntárias Sociais da Bahia, com foco na inclusão e reconhecimento desses trabalhadores.
Durante a programação do evento, a SEI foi anunciada como vencedora do edital da Incubadora de Soluções para o Jornalismo Negro, Periférico e Independente, projeto nacional articulado com a Secretaria de Comunicação da Presidência da República (Secom-PR), Ministério da Igualdade Racial, que conta com investimento de R$ 15 milhões.
Rodas de conversa sobre o futuro
Serão realizadas três mesas temáticas para discutir os rumos do planejamento público. No primeiro dia do evento, o público participou do debate sobre ‘As instituições de pesquisa e o planejamento governamental’. Na quarta-feira (11), ‘Inovações tecnológicas e institucionais e seus impactos nas políticas públicas’ e ‘Desenvolvimento regional: questões centrais e desafios para o planejamento’ serão temas de debates do evento, que é gratuito e aberto ao público. Para se inscrever, basta acessar o site oficial: sei30anos.sei.ba.gov.br.
-
São João 2025há 2 dias
Shopping Piedade funciona em horário especial no mês de junho
-
Agronegóciohá 3 dias
Seagri fortalece agenda com setores produtivos da soja e do algodão
-
Serviçoshá 2 dias
Vagas de emprego na Bahia para esta sexta-feira (13)
-
Cidadehá 2 dias
Salvamar alerta para riscos com avanço de frente fria em Salvador