Saúde
Unidade móvel leva tomografias a Feira de Santana e amplia acesso a exames especializados na região
Carreta do Programa Agora Tem Especialistas ficará 30 dias no município e deve zerar a fila de tomografias sem contraste, beneficiando moradores de 29 cidades
Moradores de Feira de Santana e de outros 28 municípios da região passam a contar com acesso facilitado à realização de exames de tomografia por meio da unidade móvel do Programa Agora Tem Especialistas. A ação, uma iniciativa do Ministério da Saúde com apoio da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), teve início nesta sexta-feira (20), com a presença da secretária estadual da Saúde, Roberta Santana, e da diretora de Cooperação Técnica e Inovação no SUS do Ministério da Saúde, Aline Costa.
A carreta, equipada com um moderno tomógrafo com capacidade para realizar até 70 exames por dia, permanecerá por 30 dias estacionada na Policlínica Regional de Saúde de Feira de Santana. A mobilização integra a política nacional de atenção humanizada e regionalizada, fortalecendo a atenção especializada e a implantação do Programa Agora Tem Especialistas, com o objetivo de garantir acesso mais ágil aos serviços de saúde especializados.
Uma das beneficiadas pela ação é Sara Cristina, que aguardava há seis meses pela realização do exame. “Essa é uma boa oportunidade para fazer a tomografia e dar prosseguimento ao meu tratamento”, afirmou a moradora de Feira de Santana.
No município, estão sendo atendidos pacientes da rede pública previamente agendados e encaminhados pelas secretarias municipais de saúde. Na unidade móvel, a equipe está preparada para receber a população com estrutura adequada e atendimento especializado.
A secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana, destacou que a iniciativa se soma aos investimentos já realizados nas policlínicas regionais. “É uma ação integrada para reforçar o atendimento. Com a carreta, conseguiremos atender uma demanda reprimida de cerca de 1.600 pessoas. Com essa iniciativa, vamos zerar a fila para realização de tomografia sem contraste”, afirmou, ressaltando a parceria com o Ministério da Saúde.
Além de Feira de Santana, outras três cidades baianas estão recebendo carretas do Programa Agora Tem Especialistas. Em Eunápolis, os atendimentos são voltados para a oftalmologia, enquanto em Serrinha e Ibotirama a assistência é direcionada à saúde da mulher. Todas as unidades contam com equipamentos, insumos e equipes multiprofissionais, atuando para reduzir a demanda reprimida por serviços especializados.
“O Programa Agora Tem Especialistas é voltado para o cuidado especializado, e nosso olhar está direcionado às regiões que mais precisam, levando mais acesso à população de acordo com suas principais demandas”, explicou Aline Costa, diretora de Cooperação Técnica e Inovação no SUS do Ministério da Saúde.
Saúde
Salvador conta com mais um hospital habilitado para a doação de órgãos
Hospital de Brotas passa a contar com equipe multiprofissional especializada no processo de doação de órgãos e tecidos para transplantes
O Hospital de Brotas, em Salvador, acaba de conquistar a habilitação de sua Equipe de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (e-DOT), ampliando sua participação na rede estadual de transplantes. A equipe é responsável por organizar e acompanhar todas as etapas do processo de doação de órgãos e tecidos de pacientes com diagnóstico de morte encefálica.
Primeiro hospital privado com atendimento exclusivo aos beneficiários do Planserv, que reúne mais de 500 mil usuários, a unidade é administrada pelo Instituto Nacional de Tecnologia e Saúde (INTS). Com a nova habilitação, o hospital fortalece sua contribuição para a rede de doação de órgãos da Bahia e amplia os serviços oferecidos aos servidores públicos estaduais e seus dependentes.
O coordenador da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital de Brotas e integrante da e-DOT, Dr. Leonardo Azevedo, destacou a relevância da iniciativa.
“Para mim, é uma imensa satisfação fazer parte da equipe de doação de órgãos e tecidos do hospital. Acredito que o transplante envolve um ato de generosidade e é fundamental que a gente incorpore, na cultura do nosso hospital, essa prática, para que ela se torne cada vez mais difundida no nosso Estado”, afirmou.
A habilitação ocorreu em setembro deste ano, após um processo acompanhado pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), por meio da Coordenação do Sistema Estadual de Transplantes (COSET). O procedimento incluiu análise documental e capacitação dos profissionais que atuarão no processo de doação, em conformidade com as normas do Sistema Nacional de Transplantes.
A enfermeira e coordenadora de Educação Permanente da COSET/Sesab, Carolina Sodré, explicou que hospitais com perfil assistencial de alta complexidade e leitos de terapia intensiva são os mais indicados para a implantação da equipe, desde que atendam aos critérios técnicos exigidos.
O que é uma e-DOT?
A Equipe de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes é formada por profissionais de diferentes áreas e atua na organização e no acompanhamento de todas as fases do processo de doação dentro da unidade hospitalar.
Sua atuação começa na identificação de potenciais doadores e inclui:
- Notificação às centrais de transplantes;
- Acompanhamento do diagnóstico de morte encefálica;
- Apoio à manutenção clínica do potencial doador;
- Orientação e acolhimento dos familiares;
- Participação na entrevista para autorização da doação.
No Hospital de Brotas, a equipe é composta por médicos, enfermeiros, psicólogos e assistentes sociais que trabalham de forma integrada para assegurar acolhimento, segurança e respeito às famílias.
A enfermeira Gilca Cirne, integrante da e-DOT, destacou a importância da atuação da enfermagem.
“O enfermeiro pode participar de todas as etapas do processo de doação de órgãos e tecidos. Entre suas atribuições estão a identificação de potenciais doadores, a realização das notificações aos órgãos responsáveis pela regulação de transplantes, o acompanhamento do processo de diagnóstico de morte encefálica e o acolhimento à família”, explicou.
Segundo ela, o suporte emocional é uma dimensão essencial desse trabalho.
“O apoio emocional precisa respeitar o sofrimento do momento, as crenças, os valores e o tempo de cada família”, ressaltou.
Brasil bate recorde de transplantes
Em 2025, o Brasil registrou 31.745 transplantes de órgãos, córneas e tecidos, alcançando o maior número da história, segundo dados do Ministério da Saúde.
No mesmo período, foram contabilizados 4.335 doadores efetivos, de acordo com o Registro Brasileiro de Transplantes da Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO).
Entre os órgãos sólidos, o rim foi o mais transplantado, com 6.697 procedimentos realizados.
Apesar dos avanços, a recusa familiar ainda representa um dos principais desafios para a ampliação das doações. Dados da ABTO apontam que, em 2025, 45% das entrevistas familiares resultaram em negativa para a doação.
“Podemos assegurar que o Brasil tem o maior programa público de transplantes do mundo. É um programa ético, seguro e transparente, que realiza transplantes de coração, fígado, rim, medula, córnea, ossos e pele. Porém, para que haja transplante, precisa haver doação. Por isso, as unidades hospitalares devem estar habilitadas para oferecer às famílias a oportunidade de doar e salvar vidas”, afirmou Carolina Sodré.
Como manifestar a vontade de ser doador
No Brasil, a doação de órgãos e tecidos depende da autorização da família, mesmo quando a pessoa declara em vida o desejo de ser doadora. Por isso, conversar com familiares e deixar clara essa decisão é fundamental.
Uma das formas de registrar formalmente essa intenção é por meio da Autorização Eletrônica de Doação de Órgãos (AEDO), disponibilizada gratuitamente pelo Colégio Notarial do Brasil em parceria com o Sistema Nacional de Transplantes.
O registro pode ser realizado pela internet, utilizando os sistemas AEDO ou e-Notariado. No entanto, a manifestação eletrônica não substitui a autorização familiar exigida pela legislação brasileira.
Além disso, nem toda pessoa com diagnóstico de morte encefálica poderá se tornar doadora. A viabilidade da doação depende de avaliação médica criteriosa, que leva em consideração o histórico clínico, as condições dos órgãos e tecidos e possíveis contraindicações.
Um único doador pode beneficiar diversas pessoas e contribuir para salvar vidas, reforçando a importância da conscientização sobre a doação de órgãos e tecidos.
Saúde
Hemoba promove ação educativa sobre doença falciforme em Salvador
Atividades marcam o Dia Nacional de Luta pelos Direitos das Pessoas com Doença Falciforme
O Centro Estadual de Referência às Pessoas com Doença Falciforme Rilza Valentim (CERPDF/Hemoba) realizará, nesta terça-feira (27), em Salvador, uma ação educativa em alusão ao Dia Nacional de Luta pelos Direitos das Pessoas com Doença Falciforme. A iniciativa tem como objetivo ampliar o acesso à informação, conscientizar a população e fortalecer o cuidado integral às pessoas que convivem com a enfermidade.
A atividade será desenvolvida no formato de sala de espera, nos turnos da manhã e da tarde, com a participação de profissionais das áreas de Enfermagem, Psicologia, Nutrição e Serviço Social. As palestras terão duração entre 15 e 20 minutos e abordarão orientações relacionadas às respectivas áreas de atuação, contribuindo para o esclarecimento de dúvidas e para a promoção do autocuidado.
Pela manhã, a programação terá início às 8h30 com a equipe de Enfermagem, seguida pela Psicologia, às 8h50, e pela Nutrição, às 9h20. No período da tarde, as atividades começam às 14h, com Enfermagem, seguida da Psicologia, às 14h20, e do Serviço Social, às 14h40.
No Hemocentro Regional de Vitória da Conquista, também em alusão à data, foi realizada nesta segunda-feira (26) a roda de conversa “Diagnóstico e Tratamento da Doença Falciforme”. Com a ampliação do atendimento ambulatorial no estado, a unidade passou a oferecer assistência especializada aos pacientes com a enfermidade.
Atendimento especializado
O Centro de Referência conta com uma equipe multiprofissional formada por hematologistas, pediatras, clínicos gerais, ortopedistas, cardiologistas, oftalmologistas, neurologistas, hepatologistas, fisioterapeutas, assistentes sociais, psicólogos, nutricionistas, odontólogos, enfermeiros e farmacêuticos. Os profissionais realizam consultas, exames, dispensação de medicamentos e procedimentos especializados para pacientes da capital e do interior da Bahia.
Como parte das ações de fortalecimento da rede de atenção básica, o CERPDF também promove capacitações a distância para profissionais de saúde de municípios baianos. A iniciativa busca qualificar o atendimento às pessoas com doença falciforme e fortalecer o cuidado multiprofissional integrado e humanizado. Até o momento, foram realizadas capacitações voltadas para profissionais de 27 municípios, dois hospitais municipais e 22 unidades do sistema prisional da Bahia, totalizando 565 inscritos.
De janeiro a setembro de 2026, a Fundação Hemoba registrou 28.223 atendimentos ambulatoriais especializados voltados para pessoas com doença falciforme, de acordo com o último balanço consolidado. Em 2025, esse número chegou a 30.049 atendimentos.
Doença falciforme na Bahia
Segundo dados do Ministério da Saúde, a Bahia apresenta a maior incidência de doença falciforme do país, com cerca de 10 mil pessoas diagnosticadas. Em todo o Brasil, estima-se que aproximadamente 60 mil pessoas convivam com a enfermidade.
No estado, um a cada 650 nascidos vivos apresenta a doença, enquanto a média nacional é de um caso para cada mil nascimentos. Para fortalecer o conhecimento sobre o perfil dos pacientes e a rede de atendimento, a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), em parceria com a Fundação Hemoba, lançou em junho de 2024 o Censo das Pessoas com Doença Falciforme.
A doença falciforme é uma condição genética e hereditária caracterizada pela alteração na forma das hemácias, que se tornam rígidas e assumem formato semelhante ao de uma foice. Essa deformação dificulta o transporte adequado de oxigênio pelo organismo e pode comprometer o funcionamento de órgãos como cérebro, pulmões e rins. Entre as principais manifestações clínicas estão a anemia hemolítica crônica e as crises dolorosas recorrentes. Embora seja mais frequente entre pessoas negras, a doença também pode ocorrer em indivíduos de outros grupos étnicos.
Saúde
Saúde amplia rede no sudoeste baiano com investimentos em hospitais, UTIs e atendimento especializado
Obras em Vitória da Conquista e Itapetinga fortalecem a regionalização da saúde e ampliam o acesso a serviços de média e alta complexidade
A expansão da rede pública de saúde no sudoeste da Bahia avança com novos investimentos voltados ao fortalecimento da assistência especializada e à ampliação da capacidade de atendimento no interior do estado. Nesta sexta-feira (23), a secretária da Saúde da Bahia, Roberta Santana, vistoriou obras em Vitória da Conquista e Itapetinga, acompanhando intervenções realizadas em parceria entre os governos estadual e federal.
Em Vitória da Conquista, a agenda incluiu as obras de ampliação do Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC), que têm como primeira etapa a implantação do Super Centro de Anatomia Patológica, atualmente em fase final de estruturação. Já em Itapetinga, a secretária acompanhou o andamento das obras do novo Hospital Regional e da Policlínica Regional de Saúde, equipamentos que devem ampliar a oferta de serviços especializados e reduzir a necessidade de deslocamento dos pacientes para outros municípios.
“O trabalho em parceria com o Governo Federal tem possibilitado a ampliação da assistência especializada. Seguimos firmes regionalizando a média e alta complexidade. Todo este investimento garante a assistência mais perto para a população. Além de Vitória da Conquista e Itapetinga, estamos ampliando também o Hospital Geral de Guanambi”, destacou Roberta Santana.
Centro de diagnóstico especializado
No HGVC, o Super Centro de Anatomia Patológica representa um avanço na oferta de diagnósticos especializados, especialmente para pacientes em investigação de doenças como o câncer.
A iniciativa é desenvolvida pelo A.C. Camargo Câncer Center, no âmbito do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS), em parceria com a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) e o Ministério da Saúde. O investimento previsto para a implantação do laboratório é de R$ 5,6 milhões.
A unidade contará com serviço de telepatologia, permitindo que amostras coletadas em diversos municípios sejam processadas, digitalizadas e enviadas para análise especializada, garantindo maior agilidade e precisão na emissão dos laudos.
A expectativa é que o centro processe cerca de 14,9 mil amostras por ano, atendendo pacientes das macrorregiões de saúde Sudoeste e Sul, incluindo municípios como Vitória da Conquista, Brumado, Guanambi, Itapetinga, Jequié, Ilhéus e Itabuna.
Ampliação do Hospital Geral de Vitória da Conquista
Durante a visita, a secretária também acompanhou as obras de expansão do HGVC, que contam com investimento de R$ 81 milhões.
O projeto prevê:
- Implantação de 40 novos leitos de UTI;
- Construção de uma nova emergência;
- Ampliação do ambulatório com 14 consultórios;
- Sala de pequenos procedimentos;
- Sala de coleta;
- Expansão do centro cirúrgico com 11 novas salas, incluindo uma destinada à hemodinâmica.
As obras integram a estratégia estadual de fortalecimento da assistência de média e alta complexidade no interior da Bahia.
Hospital Regional de Itapetinga
Em Itapetinga, a secretária vistoriou as obras do novo Hospital Regional, que terá 130 leitos, incluindo 14 leitos de UTI adulto e neonatal.
A unidade será referência para 12 municípios da região e oferecerá atendimentos nas áreas clínica, cirúrgica, obstétrica e pediátrica, além de serviços de urgência, internações, procedimentos eletivos e consultas ambulatoriais.
O investimento na obra é de aproximadamente R$ 120 milhões, com previsão de entrega em agosto de 2027.
Policlínica Regional ampliará atendimento especializado
No mesmo complexo onde está sendo construído o Hospital Regional, avança também a implantação da Policlínica Regional de Saúde de Itapetinga, financiada por meio do Novo PAC.
Com investimento de R$ 30 milhões, a unidade contará com:
- 25 consultórios;
- 4 salas de ultrassonografia;
- Capacidade para cerca de 9,7 mil atendimentos mensais.
A nova estrutura deverá ampliar o acesso a consultas e exames especializados, reduzindo filas e fortalecendo a regionalização da assistência à saúde na região.
-
Culturahá 2 diasNovembro Negro 2026 terá homenagem a Antônio Pitanga e ações em toda a Bahia
-
Infraestruturahá 2 diasNúmero de municípios em emergência sobe para 13 após chuvas na Bahia
-
Economiahá 2 diasMissão à China abre novas oportunidades para a construção civil baiana
-
Cidadehá 2 diasParques urbanos são opção de lazer em Salvador no feriado de Finados
