Cultura
TVE Bahia já pode ser acessada em todo o Brasil
Agora, a emissora alcança todos os 417 municípios baianos e também abrange o território nacional, através do canal 222

A TVE Bahia acaba de dar um passo importante na democratização da informação e valorização da cultura regional. Em cerimônia realizada nesta terça-feira (17), no Cineteatro 2 de Julho, no bairro da Federação, em Salvador, o governador Jerônimo Rodrigues e o diretor-geral do Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (Irdeb), Flávio Gonçalves, anunciaram a ampliação do sinal digital da emissora pública da Bahia. Agora, a TVE Bahia alcança todos os 417 municípios baianos e também abrange o território nacional, através do canal 222.
“O presidente Lula disponibilizou antenas parabólicas para TV digital e a Bahia foi o estado que mais recebeu e instalou: mais de 1,8 milhão já estão instaladas. Essas antenas possibilitam o acesso à TVE. Então, nós estamos agora dizendo que a nossa emissora está universalizada, todo o estado recebe o sinal qualificado da TVE Bahia”, iniciou Jerônimo Rodrigues.
A novidade amplia o alcance da emissora, que agora pode ser assistida por mais de 7 milhões de pessoas na Bahia e 60 milhões no Brasil, que receberam as antenas entregues pelo governo federal. A TVE pode ser sintonizada em qualquer lugar do Brasil, com isso, os conteúdos produzidos na Bahia passam a integrar, de forma ainda mais acessível, o cotidiano de milhões de brasileiros.
“A TVE passa a ser um canal nacional, sendo exibido e levando o conteúdo da Bahia para o Brasil inteiro, então esse é um momento muito importante para a televisão pública do Brasil e da Bahia. Cada vez mais pessoas vão parar para assistir em função da qualidade da sua programação, da diversidade dos conteúdos que a TVE produz e oferece aqui na Bahia”, disse o diretor-geral da emissora pública, Flávio Gonçalves.
A expansão do sinal da TVE Bahia fortalece não apenas a comunicação pública, mas também a identidade cultural do povo baiano, como destacou a secretária da Educação, Rowenna Brito. “A TVE Bahia apresenta a informação mais real e verdadeira, toda a potência que tem o nosso estado. Agora podemos chegar com a história da Bahia, do nosso povo, em cada município, para as pessoas se reconhecerem e para o Brasil inteiro poder ver tudo que nós estamos construindo”, disse.
Programação
A programação da emissão pública baiana é composta por produções que resgatam tradições, promovem debates sobre temas sociais relevantes e oferecem conteúdos educativos, que complementam o aprendizado de estudantes e professores. Séries, documentários, transmissões esportivas e culturais fazem parte da grade da TVE Bahia, que se consolida como um importante instrumento de fortalecimento da educação e da cidadania.
Cultura
Bispos da Bahia e Sergipe celebram jubileu do mundo da política
A celebração acontece na Paróquia Ascensão do Senhor, nesta segunda (18), às 18h, e marcará um momento de oração e reflexão com políticos

O Regional Nordeste 3 da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), que abrange os estados da Bahia e Sergipe, convida todos os políticos, como prefeitos, senadores, deputados e vereadores, para um momento de oração no dia 18 de agosto, às 18h, na Paróquia Ascensão do Senhor, no Centro Administrativo da Bahia (CAB).
Os 26 Bispos dos dois estados farão a abertura da Assembleia Pastoral do Regional com a missa que celebra o Jubileu da Esperança, proclamado pelo Papa Francisco. É uma comemoração pelos 2025 anos do nascimento de Jesus Cristo. Um momento de fé e união entre a igreja e os políticos, que são responsáveis por representar os interesses de toda a população.
Serviço
- Missa Jubileu do mundo da política
- 18 de agosto, às 18h
- Paróquia Ascensão do Senhor, no CAB
- Contato (71) 99999-0098 Padre Manoel de Oliveira Filho
Agronegócio
Riachão das Neves celebra a 4ª edição do Dia do Algodão
O evento reuniu produtores, especialistas e autoridades para destacar os avanços da cotonicultura na Bahia

Sob o sol forte do Oeste baiano, a Fazenda Santana, em Riachão das Neves, foi palco neste sábado (16) da 4ª edição do Dia do Algodão, evento que reuniu produtores, especialistas e autoridades para celebrar os avanços da cotonicultura na Bahia. O governador Jerônimo Rodrigues participou da programação, promovida pela Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), e percorreu áreas de colheita e estruturas de beneficiamento da pluma, destacando o papel estratégico do setor na economia estadual.
Jerônimo destacou o impacto social e econômico da cotonicultura baiana. “O universo do algodão é fascinante, mas, acima de tudo, representa geração de empregos, renda e cuidado com o meio ambiente. Temos capacidade para atender o mercado interno e exportar, e o nosso desafio é ampliar essa produção para que a Bahia alcance a liderança nacional em quantidade e qualidade”, afirmou.
Na noite de sexta-feira (15), em Luís Eduardo Magalhães, durante o evento comemorativo pelos 25 anos da Abapa, Jerônimo se reuniu com lideranças do setor produtivo e autoridades locais para discutir políticas de incentivo e investimentos em infraestrutura, logística e tecnologia voltadas ao fortalecimento da cotonicultura no estado.
Economia
A produção de algodão é uma das principais forças do agronegócio baiano, especialmente nas regiões Oeste e Sudoeste, onde se concentram as lavouras. O setor movimenta cadeias industriais e logísticas, gera milhares de empregos diretos e indiretos e contribui significativamente para a balança comercial do estado, com exportações reconhecidas pela qualidade da pluma no mercado internacional. Esse desempenho mantém a Bahia como a segunda maior produtora de algodão do país, com potencial de alcançar a liderança nos próximos anos.
Agronegócio
Abapa comemora 25 anos de fortalecimento da cotonicultura no estado
A produção de algodão tem papel estratégico para a economia baiana, especialmente nas regiões Oeste e Sudoeste

O governador Jerônimo Rodrigues participou do evento comemorativo pelos 25 anos da Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), nesta sexta-feira (15), em Luís Eduardo Magalhães, no Oeste baiano. Fundada em 2000, a entidade se consolidou como referência na representatividade e no fortalecimento da cotonicultura no estado, atuando em toda a cadeia produtiva, desde a pesquisa científica até a comercialização da fibra, e contribuindo para o cumprimento da legislação ambiental e trabalhista no setor.
A produção de algodão tem papel estratégico para a economia baiana, especialmente nas regiões Oeste e Sudoeste, onde se concentram as lavouras. O setor gera milhares de empregos diretos e indiretos, movimenta cadeias logísticas e industriais e contribui para a balança comercial do estado com exportações de alta qualidade. O reconhecimento da pluma baiana no mercado internacional reforça a competitividade e a sustentabilidade da cotonicultura no cenário global.
Durante a celebração, foram destacadas as conquistas da Abapa ao longo de sua trajetória e a sua contribuição para o fortalecimento do agronegócio baiano. Atualmente, a Bahia é a segunda maior produtora nacional de algodão, com produção estimada em 1,78 milhão de toneladas em 2025, podendo chegar a 1,95 milhão de toneladas, segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), em uma área cultivada de até 408 mil hectares.
“O algodão baiano é um exemplo de organização, produtividade e compromisso com a qualidade. Nosso governo tem trabalhado para criar condições que permitam que o setor continue crescendo, gerando empregos e fortalecendo a economia do estado”, destacou o governador.
A presidente da Abapa, Alessandra Zanotto, ressaltou a importância da sintonia entre o poder público e os produtores rurais. “O diálogo aberto e a boa relação com o governo são essenciais para que possamos avançar em políticas públicas, infraestrutura e ações de fomento, garantindo que a cotonicultura baiana continue se destacando no cenário nacional e internacional”, afirmou.
-
Agronegóciohá 1 dia
Abapa comemora 25 anos de fortalecimento da cotonicultura no estado
-
Serviçoshá 2 dias
Simm oferece 145 vagas para esta sexta-feira (15)
-
Turismohá 2 dias
Evento turístico reúne na Bahia 600 agentes de viagens
-
Culturahá 2 dias
Na Chapada Diamantina, 8ª edição da Fligê acontece até domingo (17)