SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS

Segurança

SPM promove ações de prevenção e combate à violência contra as mulheres

A secretaria estará presente nas festas de largo e nos festejos de verão na Bahia

Publicado

em

A Secretaria das Mulheres do Estado (SPM) intensifica as ações de prevenção e enfrentamento à durante as festas de largo
Foto: Fernanda Souza

A Secretaria das Mulheres do Estado (SPM) intensifica as ações de prevenção e enfrentamento à violência contra as mulheres durante as festas de largo e os festejos de verão na Bahia. A secretaria estará presente em eventos tradicionais e populares da temporada, como ensaios de verão; as lavagens do Senhor do Bonfim e de Itapuã; a Festa de Iemanjá; o Pré-carnaval, incluindo Fuzuê, Furdunço e Pipoco; e no Carnaval oficial da capital e em cidades do interior.

A campanha “Oxe, Me Respeite!”, em sua terceira edição, lidera as iniciativas de sensibilização da secretaria, abordando temas como assédio, importunação sexual e violência doméstica. A secretária das Mulheres do Estado, Neusa Cadore, falou sobre o impacto esperado com a ação integrada com outras pastas do governo, como a Secretaria de Segurança Pública (SSP). “O nosso objetivo é sensibilizar cada vez mais a sociedade sobre os tipos de violência de gênero e a importância de denunciar abusos. As ações, que ocorrem de maneira integrada com diversas estruturas do Estado, reforçam a rede de proteção e o papel de cada um na construção de um ambiente seguro e respeitoso para as mulheres que participam dos festejos, seja como foliãs ou como trabalhadoras”, destacou.

Serviços oferecidos

As equipes técnicas e especializadas da SPM atuarão nos circuitos das festas, para atendimento e suporte às mulheres. Serão distribuídos materiais informativos, como ventarolas, adesivos e tatuagens temporárias com mensagens de conscientização é sensibilização. As abordagens educativas orientam sobre a Lei Maria da Penha e disponibilizam informações sobre canais de denúncia, como o Disque 180, e a Rede de Enfretamento à Violência contra as Mulheres.

Além disso, a depender do caso, será feito o atendimento especializado, com escuta qualificada, e encaminhamento para organismos da Rede de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres, como a Casa da Mulher Brasileira, que funciona 24 horas por dia. O equipamento tem a coordenação estadual da SPM e funciona em parceria com o Governo Federal e o município, oferecendo serviços integrados e humanizados, que incluem triagem, apoio psicossocial, brinquedoteca, alojamento de passagem e uma central de transportes.

Acompanhe a programação da SPM
  • 16/01 – Lavagem do Senhor do Bonfim
  • 19/01 – Baile Axé pra Você – Sarajane na Praça Tereza Batista
  • 21/01 – Lavagem de Itapuã
  • 02/02 – Festa de Iemanjá
  • 07/02 – Ensaios de Verão de Márcia Freire – Praça Pedro Arcanjo
  • 22/02 – Fuzuê
  • 23/02 – Furdunço
  • 25/02 – Pipoco com Léo Santana
  • 26/02 – Habeas Copos
  • 27/02 a 04/03 – Carnaval oficial
  • 05/03 – Arrastão da Quarta-feira de Cinzas

Segurança

Seis suspeitos morrem em confronto com policiais em Una

Integrantes de facção teriam atacado equipes das polícias Militar e Civil durante ação no bairro da Sucupira; líder do tráfico local estaria entre os suspeitos 

Publicado

em

uma facção criminosa no bairro da Sucupira, em Una, no sul da Bahia. Durante a ação, os suspeitos teriam reagido à abordagem e entrado em
Foto: Divulgação/SSP

Equipes das polícias Militar e Civil localizaram, na terça-feira (4), seis integrantes de uma facção criminosa no bairro da Sucupira, em Una, no sul da Bahia. Durante a ação, os suspeitos teriam reagido à abordagem e entrado em confronto com os agentes. 

De acordo com as forças de segurança, os militares realizavam patrulhamento ostensivo na região quando identificaram o grupo. Ao perceber a aproximação das guarnições, os suspeitos teriam efetuado disparos contra os policiais, dando início ao confronto. 

Após a troca de tiros, seis homens foram encontrados feridos. Eles chegaram a ser socorridos para uma unidade de saúde da região, mas não resistiram aos ferimentos. 

Segundo a polícia, entre os suspeitos estava um homem apontado como líder do tráfico de drogas na localidade. 

Durante a operação, foram apreendidos cinco revólveres, uma submetralhadora e uma arma de fabricação artesanal. Os policiais também encontraram porções de maconha, cocaína e crack, além de frascos de lança-perfume. 

ANÚNCIO

A ação integrada foi realizada por equipes da 71ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM) e da 7ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin), da Polícia Civil. 

Todo o material apreendido foi encaminhado para os procedimentos legais e a ocorrência foi registrada pelas autoridades competentes. 

Continue Lendo

Segurança

Bahia lança campanha Agosto Lilás com vagão exclusivo para mulheres no metrô de Salvador 

Ação marca o início da programação de enfrentamento à violência contra a mulher e oferece serviços de acolhimento e orientação às usuárias 

Publicado

em

O Governo da Bahia lançou, nesta segunda-feira (3), a campanha Agosto Lilás com a implantação de um vagão exclusivo para mulheres
Foto: Amanda Ercília/GOVBA

O Governo da Bahia lançou, nesta segunda-feira (3), a campanha Agosto Lilás com a implantação de um vagão exclusivo para mulheres no sistema metroviário de Salvador. A iniciativa foi apresentada na Estação Rodoviária e marca o início da programação do mês dedicado à conscientização e ao enfrentamento da violência contra a mulher. 

Batizado de Vagão das Mulheres, o espaço será reservado exclusivamente para passageiras nos horários de maior movimentação do metrô, com o objetivo de ampliar a segurança das usuárias e promover a conscientização sobre o combate à violência de gênero. 

A medida funcionará de segunda a sexta-feira, das 6h às 9h e das 17h às 20h, em parceria com a CCR Metrô Bahia. 

Além da implantação do vagão exclusivo, os usuários do sistema metroviário terão acesso a uma rede de serviços especializados voltados ao acolhimento e à orientação das mulheres. 

Entre os equipamentos disponíveis estão a Base Móvel Lilás, da Polícia Militar da Bahia; a Delegacia Móvel, da Polícia Civil; e a Unidade Móvel do Centro de Referência Nelson Mandela, vinculada à Secretaria de Promoção da Igualdade Racial e dos Povos e Comunidades Tradicionais (Sepromi). 

ANÚNCIO

Os serviços oferecerão orientação, acolhimento e atendimento especializado, reforçando as ações desenvolvidas durante o Agosto Lilás para sensibilizar a população sobre a prevenção e o enfrentamento da violência contra as mulheres. 

Continue Lendo

Segurança

Reconhecimento Facial da SSP alcança marca de 6 mil foragidos capturados na Bahia

Sistema identificou, em Ilhéus, homem com mandado de prisão por dívida de pensão alimentícia e atingiu número histórico de localizações desde 2019

Publicado

em

O Sistema de Reconhecimento Facial da Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) alcançou, na noite de quinta-feira (31),
Foto: Luísa Watanabe

O Sistema de Reconhecimento Facial da Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) alcançou, na noite de quinta-feira (31), a marca de 6 mil foragidos da Justiça capturados desde sua implantação, em 2019. A prisão que consolidou o número histórico ocorreu no município de Ilhéus, após a identificação de um homem procurado por dívida de pensão alimentícia.

As câmeras de videomonitoramento da SSP emitiram um alerta indicando a presença do suspeito, que possuía mandado de prisão em aberto. Após a confirmação da identidade, equipes policiais realizaram a abordagem e efetuaram a captura.

Utilizado diariamente em Salvador, na Região Metropolitana e em diversos municípios do interior do estado, o Sistema de Reconhecimento Facial tem se consolidado como uma importante ferramenta de apoio às ações de segurança pública.

A tecnologia também é empregada de forma itinerante durante grandes eventos e festas populares da Bahia, como Carnaval, São João e Réveillon, ampliando o monitoramento e o apoio às forças policiais em áreas de grande circulação de pessoas.

De acordo com a SSP, entre os 6 mil foragidos localizados desde a implantação do sistema, cerca de 70% eram procurados por crimes como homicídio, roubo, estupro, tráfico de drogas, furto e violência contra a mulher. Os outros 30% possuíam mandados de prisão relacionados ao não pagamento de pensão alimentícia.

ANÚNCIO

O resultado reforça a importância do uso da tecnologia no combate à criminalidade e no cumprimento de mandados judiciais em todo o estado.

Continue Lendo

Mais Lidas