Ícone do site Bahia Pra Você

SPM promove ações de prevenção e combate à violência contra as mulheres

A Secretaria das Mulheres do Estado (SPM) intensifica as ações de prevenção e enfrentamento à durante as festas de largo

A Secretaria das Mulheres do Estado (SPM) intensifica as ações de prevenção e enfrentamento à violência contra as mulheres durante as festas de largo e os festejos de verão na Bahia. A secretaria estará presente em eventos tradicionais e populares da temporada, como ensaios de verão; as lavagens do Senhor do Bonfim e de Itapuã; a Festa de Iemanjá; o Pré-carnaval, incluindo Fuzuê, Furdunço e Pipoco; e no Carnaval oficial da capital e em cidades do interior.

A campanha “Oxe, Me Respeite!”, em sua terceira edição, lidera as iniciativas de sensibilização da secretaria, abordando temas como assédio, importunação sexual e violência doméstica. A secretária das Mulheres do Estado, Neusa Cadore, falou sobre o impacto esperado com a ação integrada com outras pastas do governo, como a Secretaria de Segurança Pública (SSP). “O nosso objetivo é sensibilizar cada vez mais a sociedade sobre os tipos de violência de gênero e a importância de denunciar abusos. As ações, que ocorrem de maneira integrada com diversas estruturas do Estado, reforçam a rede de proteção e o papel de cada um na construção de um ambiente seguro e respeitoso para as mulheres que participam dos festejos, seja como foliãs ou como trabalhadoras”, destacou.

Serviços oferecidos

As equipes técnicas e especializadas da SPM atuarão nos circuitos das festas, para atendimento e suporte às mulheres. Serão distribuídos materiais informativos, como ventarolas, adesivos e tatuagens temporárias com mensagens de conscientização é sensibilização. As abordagens educativas orientam sobre a Lei Maria da Penha e disponibilizam informações sobre canais de denúncia, como o Disque 180, e a Rede de Enfretamento à Violência contra as Mulheres.

Além disso, a depender do caso, será feito o atendimento especializado, com escuta qualificada, e encaminhamento para organismos da Rede de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres, como a Casa da Mulher Brasileira, que funciona 24 horas por dia. O equipamento tem a coordenação estadual da SPM e funciona em parceria com o Governo Federal e o município, oferecendo serviços integrados e humanizados, que incluem triagem, apoio psicossocial, brinquedoteca, alojamento de passagem e uma central de transportes.

Acompanhe a programação da SPM
Sair da versão mobile