SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS

Segurança

SPM leva Unidade Móvel a municípios do Território de Itaparica

A iniciativa tem como objetivo identificar casos de violência contra a mulher e facilitar o acesso à rede de atendimento

Publicado

em

A Secretaria das Mulheres do Estado (SPM) inicia, nesta terça-feira (6), a 1ª Caravana Territorial Oxe, me respeite,
Foto: Ascom/SPM

A Secretaria das Mulheres do Estado (SPM) inicia, nesta terça-feira (6), a 1ª Caravana Territorial Oxe, me respeite, com a passagem da Unidade de Pronto Atendimento às Mulheres em situação de violência por cinco municípios do Território de Identidade de Itaparica. A iniciativa tem como objetivo identificar casos de violência contra a mulher e facilitar o acesso à rede de atendimento nos municípios de Macururé, Chorrochó, Abaré, Rodelas e Glória.  

Também serão realizadas rodas de diálogo, oferecendo atendimento e acolhimento social e psicológico, além de orientação jurídica. As atividades serão realizadas em articulação com as gestões municipais e contarão com a participação da equipe multiprofissional dos equipamentos locais.  

A secretária das Mulheres do Estado, Neusa Cadore, destacou a importância da parceria com os municípios. “Esta iniciativa só se torna possível e efetiva graças à colaboração fundamental com as prefeituras e as equipes locais. Acreditamos que, trabalhando juntos, podemos alcançar um número maior de mulheres que necessitam de apoio e fortalecer a rede de proteção em cada município do território de Itaparica. Levar a Unidade Móvel e a mensagem do Oxe, me respeite diretamente às comunidades é necessário para garantir que nenhuma mulher se sinta sozinha na luta contra a violência”, afirmou. 

Ainda no Território de Identidade de Itaparica, a Unidade Móvel passou no último final de semana por Paulo Afonso, como parte da programação do “Moto Paulo Afonso”, onde também foi ativada a campanha Oxe, me respeite. Ainda no município, nessa segunda-feira, a SPM realizou uma capacitação com a rede de atendimento local, coordenada pela assistente social Geane Soares, técnica da SPM.  

Confira o cronograma de atendimento: 
  • 06/05/2025: Macururé – Rua da Prefeitura, em frente à Prefeitura, das 9h às 17h. 
  • 07/05/2025: Chorrochó – Ao lado do Mercado Municipal e Secretaria de Agricultura – Centro, das 9h às 17h. 
  • 08/05/2025: Abaré – Em frente ao Ginásio Josino Soares da Silva, Av. Edésio Tolentino – Centro, das 9h às 12h. 
  • 08/05/2025: Rodelas – Rua José Soares de Moura, em frente ao CRAS – Caixa D’agua, das 14 às 17h. 
  • 09/05/2025: Glória – Pátio da Secretaria de Educação – Centro, das 9h às 17h. 

Segurança

Governo promove 28 oficiais da PMBA ao posto de tenente-coronel e reforça valorização da tropa

Promoções integram pacote de ações para fortalecer a segurança pública na Bahia e ampliam representatividade feminina nos postos de comando

Publicado

em

O governador Jerônimo Rodrigues recebeu, nesta quinta-feira (5), na Governadoria, em Salvador, 28 oficiais da Polícia Militar da Bahia (PMBA)
Foto: Joá Souza/GOVBA

O governador Jerônimo Rodrigues recebeu, nesta quinta-feira (5), na Governadoria, em Salvador, 28 oficiais da Polícia Militar da Bahia (PMBA) promovidos ao posto de tenente-coronel. A ascensão na carreira integra o conjunto de ações voltadas ao fortalecimento da segurança pública e à valorização profissional da tropa. A iniciativa faz parte do pacote de 130 promoções assinado pelo governador na terça-feira (3) e publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) de quarta-feira (4). Os oficiais serão designados para unidades na capital e no interior do estado.

Durante o encontro, o governador destacou a responsabilidade associada à nova função. “Vocês estão cada vez mais próximos do objetivo de quem escolhe a carreira policial e assumem mais uma missão de confiança, baseada na lealdade e no compromisso de construir uma Bahia mais segura e de paz”, afirmou.

O comandante-geral da PMBA, coronel Antônio Magalhães, ressaltou que a medida contribui para o desenvolvimento profissional dos militares. “A promoção reforça a valorização da tropa, garante avanço na carreira e amplia a motivação para a prestação de um serviço de segurança pública cada vez mais qualificado à população”, disse.

O secretário de Relações Institucionais, Adolpho Loyola, destacou os critérios adotados no processo. “Foi realizada uma seleção criteriosa, com análise curricular e da trajetória profissional dos oficiais. Pela competência e formação, eles honram o cargo que ocupam e contribuem para o fortalecimento da Polícia Militar”, pontuou.

Já o secretário da Segurança Pública, Marcelo Werner, enfatizou o papel estratégico da nova patente. “Nesta etapa, a responsabilidade se amplia. Como oficiais superiores, eles reforçam a liderança e o compromisso com a excelência na segurança pública”, afirmou.

ANÚNCIO
Ampliação da presença feminina

Entre os promovidos, 11 são mulheres, número que evidencia o avanço da participação feminina nos postos de comando da corporação.

A tenente-coronel Cleia Oliveira Carvalho de Santana destacou o significado da conquista. “A promoção de mulheres a cargos mais altos reforça o reconhecimento à atuação das policiais, que desempenham suas funções com dedicação, disciplina e compromisso com a sociedade”, afirmou.

A secretária de Políticas para as Mulheres, Neusa Cadore, ressaltou a importância do avanço na representatividade. “O reconhecimento da competência e da dedicação das mulheres fortalece a construção de uma segurança pública mais diversa e comprometida com o cuidado com as pessoas”, disse.

Continue Lendo

Segurança

Promoção de Ivana Teixeira marca avanço histórico para mulheres na PM baiana 

Oficial do Quadro de Saúde torna-se a primeira mulher a alcançar o posto de coronel na corporação, coroando 32 anos de trajetória dedicada à Polícia Militar da Bahia

Publicado

em

A promoção da tenente‑coronel PM Ivana Teixeira Andrade, integrante do Quadro de Oficiais de Saúde (QOS), ao posto de coronel —
Foto: Matheus Landim/GOVBA

A promoção da tenente‑coronel PM Ivana Teixeira Andrade, integrante do Quadro de Oficiais de Saúde (QOS), ao posto de coronel — o mais alto da Polícia Militar da Bahia (PMBA) — representa um marco histórico na bicentenária corporação. O ato simboliza um avanço significativo para a representatividade feminina nas forças de segurança do estado. 

Graduada em Odontologia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e formada no Curso de Comando e Estado-Maior (CCEM), requisito indispensável para o novo posto, a coronel Ivana acumula 32 anos de carreira, unindo a precisão da área de saúde à estratégia militar. 

Ao longo de sua trajetória, a oficial, de 56 anos, recebeu diversas honrarias, entre elas a Medalha Marechal Argolo, a Medalha Três Marias e as medalhas por 10, 20 e 30 anos de serviços prestados. Ela recorda ter ingressado na corporação aos 24 anos, recém-formada, quando ainda pouco conhecia sobre a rotina militar. A disciplina, entretanto, acelerou sua adaptação e contribuiu para uma carreira sólida, que começou no atendimento clínico e evoluiu até a gestão da Odontoclínica da PMBA. 

“Eu me sinto honrada de estar aqui neste lugar, ocupando esse espaço, e espero, em breve, que muitas mulheres estejam aqui”, afirmou, emocionada, a coronel e dentista. 

As promoções foram anunciadas pelo governador Jerônimo Rodrigues e publicadas no Diário Oficial do Estado (DOE) de 4 de fevereiro. Elas integram um conjunto de 130 ascensões funcionais que recompõem o quadro de oficiais e reforçam o compromisso da gestão estadual com o fortalecimento da tropa. O posto de tenente‑coronel, o segundo mais alto da PM, também teve destaque nesta rodada, com 11 mulheres alcançando a patente. 

ANÚNCIO

“Nós, mulheres, temos uma vida muito cheia de atividades, porque somos esposas, mães, filhas, e, quando voltamos para casa, precisamos lidar com toda essa situação. Aí está a grande dificuldade da mulher — e também a força”, completou a coronel Ivana Andrade. 

Continue Lendo

Segurança

Festa de Iemanjá 2026 terá 1.152 policiais, peritos e bombeiros 

A Operação contará também com Reconhecimento Facial, drones, embarcações, aeronave, POE e ativação do CICC

Publicado

em

A Secretaria da Segurança Pública empregará na Festa de Iemanjá 2026, que acontece na próxima segunda-feira (2), no bairro do Rio Vermelho,
Foto: Divulgação

A Secretaria da Segurança Pública empregará na Festa de Iemanjá 2026, que acontece na próxima segunda-feira (2), no bairro do Rio Vermelho, 1.152 policiais, peritos e bombeiros para garantir a tranquilidade para fiéis, moradores, comerciantes e turistas. 

A Polícia Militar será responsável pelo policiamento ostensivo, preservação da ordem pública e controle do grande fluxo de pessoas. A Polícia Civil atuará no registro de ocorrências, pronto emprego de equipes veladas e ações de inteligência. 

O Corpo de Bombeiros Militar realizará ações de prevenção e resposta a emergências, atendimento pré-hospitalar, combate a incêndios e busca e salvamento terrestre e aquático, com apoio de drones e embarcações. 

O Departamento de Polícia Técnica contará com uma Unidade Móvel de Perícia, adotando a estratégia da Polícia Científica de Proximidade para reduzir o tempo de resposta, garantir a preservação de vestígios e apoiar a gestão pericial em um evento de grande público. 

Tecnologia 

O esquema de Iemanjá 2026 contará também com câmeras de monitoramento, com Reconhecimento Facial, Plataforma de Observação Elevada (POE), drones, embarcações e aeronave, ampliando a capacidade de vigilância e agilizando o tempo de resposta das equipes em campo. 

ANÚNCIO
CICC ativado 

O Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) será ativado durante todo o evento, reunindo 20 órgãos estaduais e municipais. A integração permitirá monitoramento em tempo real e tomada rápida de decisões durante a Festa de Iemanjá 2026. 

Continue Lendo

Mais Lidas