Segurança
SPM leva Unidade Móvel a municípios do Território de Itaparica
A iniciativa tem como objetivo identificar casos de violência contra a mulher e facilitar o acesso à rede de atendimento
A Secretaria das Mulheres do Estado (SPM) inicia, nesta terça-feira (6), a 1ª Caravana Territorial Oxe, me respeite, com a passagem da Unidade de Pronto Atendimento às Mulheres em situação de violência por cinco municípios do Território de Identidade de Itaparica. A iniciativa tem como objetivo identificar casos de violência contra a mulher e facilitar o acesso à rede de atendimento nos municípios de Macururé, Chorrochó, Abaré, Rodelas e Glória.
Também serão realizadas rodas de diálogo, oferecendo atendimento e acolhimento social e psicológico, além de orientação jurídica. As atividades serão realizadas em articulação com as gestões municipais e contarão com a participação da equipe multiprofissional dos equipamentos locais.
A secretária das Mulheres do Estado, Neusa Cadore, destacou a importância da parceria com os municípios. “Esta iniciativa só se torna possível e efetiva graças à colaboração fundamental com as prefeituras e as equipes locais. Acreditamos que, trabalhando juntos, podemos alcançar um número maior de mulheres que necessitam de apoio e fortalecer a rede de proteção em cada município do território de Itaparica. Levar a Unidade Móvel e a mensagem do Oxe, me respeite diretamente às comunidades é necessário para garantir que nenhuma mulher se sinta sozinha na luta contra a violência”, afirmou.
Ainda no Território de Identidade de Itaparica, a Unidade Móvel passou no último final de semana por Paulo Afonso, como parte da programação do “Moto Paulo Afonso”, onde também foi ativada a campanha Oxe, me respeite. Ainda no município, nessa segunda-feira, a SPM realizou uma capacitação com a rede de atendimento local, coordenada pela assistente social Geane Soares, técnica da SPM.
Confira o cronograma de atendimento:
- 06/05/2025: Macururé – Rua da Prefeitura, em frente à Prefeitura, das 9h às 17h.
- 07/05/2025: Chorrochó – Ao lado do Mercado Municipal e Secretaria de Agricultura – Centro, das 9h às 17h.
- 08/05/2025: Abaré – Em frente ao Ginásio Josino Soares da Silva, Av. Edésio Tolentino – Centro, das 9h às 12h.
- 08/05/2025: Rodelas – Rua José Soares de Moura, em frente ao CRAS – Caixa D’agua, das 14 às 17h.
- 09/05/2025: Glória – Pátio da Secretaria de Educação – Centro, das 9h às 17h.
Segurança
Bahia registra maior queda de mortes violentas em 19 anos
Em 2025, homicídios, latrocínios e lesões dolosas seguidas de morte caíram 13,1%, consolidando quatro anos consecutivos de queda
Com o trabalho integrado e de inteligência das Forças Estaduais da Segurança Pública, a Bahia registrou, em 2025, a maior redução no número de homicídios, latrocínios e lesões dolosas seguidas de morte dos últimos 19 anos. Os dados foram apresentados na manhã desta terça-feira (20), no Centro de Operações e Inteligência (COI).
No ano passado, foram contabilizadas 3.884 ocorrências, 588 a menos que em 2024, o que representa uma redução de 13,1%, segundo dados da Polícia Civil. Em 2025, foi o quarto ano consecutivo com queda nas mortes violentas no estado.
Macrorregiões
Salvador registrou o menor número de mortes violentas dos últimos 25 anos, com redução de 22,9% em comparação com 2024. Ao todo, a Polícia Civil contabilizou 706 ocorrências nos 12 meses do ano passado.
Na Região Metropolitana de Salvador, a redução também alcançou dois dígitos, com 21,2% a menos de CVLIs, representando 390 crimes, 105 a menos que no ano anterior. No interior do estado, 2025 terminou com 2.788 mortes violentas, redução de 8,9%.
O secretário da Segurança Pública, Marcelo Werner, enfatizou que a queda nos índices criminais é resultado do trabalho constante das forças policiais. “Com reforço das ações ostensivas e seguindo a doutrina do Policiamento Orientado pela Inteligência, asfixiamos financeiramente as facções”, ressaltou.
Ele acrescentou que, além de descapitalizar as organizações criminosas, as forças de segurança ampliaram o número de prisões e apreensões de armas de fogo.
desFeminicídios
A Bahia registrou 103 feminicídios em 2025, de acordo com a Polícia Civil. O número é 6,3% menor que o contabilizado em 2024.
“Lançamos, no final do ano, o Baralho Lilás, ferramenta que expõe agressores procurados pela Justiça. Queremos fortalecer cada vez mais a rede de proteção, visando ampliar a redução da violência de gênero”, destacou Werner.
Segurança
Policial é afastado após uso excessivo de força contra mulher em Macaúbas
Imagens da abordagem, que viralizaram nas redes sociais, motivaram investigação e afastamento imediato do agente pela PM
O policial que protagonizou cenas de força desproporcional contra uma mulher em Macaúbas, no último sábado, foi afastado pela Polícia Militar. A situação teria ocorrido após um tumulto, e a atuação dos agentes foi uma tentativa de controlar a confusão.
As imagens da violência empregada na detenção da jovem, que viralizaram na internet, estão sob análise da corporação. A evidente falta de conformidade com protocolos operacionais e a legislação motivou o afastamento imediato.
A PM ressalta que seus integrantes atuam orientados por normas técnicas, princípios da legalidade, proporcionalidade e respeito aos direitos e garantias fundamentais, sendo a apuração o instrumento adequado para esclarecer os fatos.
A Polícia Militar da Bahia reafirma seu compromisso com a legalidade, a transparência institucional, a ética profissional e a permanente proteção da sociedade.
Segurança
Bahia investe em tecnologia para agilizar exames de DNA em crimes sexuais
Nova plataforma automatizada amplia capacidade pericial e reforça combate à violência sexual no estado
A Polícia Técnica da Bahia (DPT) passou a contar com uma plataforma automatizada para processamento de amostras de DNA em casos de crimes sexuais, aumentando a produtividade e fortalecendo as investigações. A iniciativa integra os investimentos do Governo do Estado na modernização da Segurança Pública, com foco na proteção das vítimas e na elucidação de crimes.
O equipamento automatiza uma das etapas mais complexas do exame genético, antes realizada manualmente, e foi adquirido pela Secretaria da Segurança Pública (SSP-BA) por R$ 2,7 milhões. Fabricado na Europa, o sistema é utilizado por apenas seis estados brasileiros e pela Polícia Federal, colocando a Bahia entre as unidades com tecnologia de ponta em genética forense.
Segundo Luís Rogério, coordenador de Genética Forense, a plataforma representa um avanço expressivo:
“O equipamento aumenta a produtividade, a padronização e a segurança dos exames de DNA, especialmente nos casos de crimes sexuais”, destacou.
O diretor-geral do DPT, Osvaldo Silva, reforçou o impacto direto na produção da prova pericial, enquanto o secretário da Segurança Pública, Marcelo Werner, afirmou que a modernização garante respostas mais rápidas e qualificadas à sociedade.
A instalação ocorre nesta semana, seguida de treinamento especializado para peritas criminais. A meta é zerar, até fevereiro de 2026, o passivo de amostras pendentes de exames de DNA em crimes sexuais.
-
Serviçoshá 2 diasSimm oferece 502 vagas para esta segunda-feira (19)
-
Serviçoshá 2 diasVagas de emprego na Bahia para esta segunda-feira (19)
-
Economiahá 2 diasAvicultura baiana cresce 16,3% em 2025 e projeta expansão com retomada das exportações
-
Serviçoshá 1 diaVagas de emprego na Bahia para esta terça-feira (20)
