SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS

Social

SPM-BA no São João de Santo Antonio de Jesus e Irecê

As unidades móveis estão nas praças centrais dos municípios, onde ocorrem os festejos juninos

Publicado

em

As duas Unidades Móveis de Atendimento às Mulheres (ônibus lilás) da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Bahia (SPM-BA) estão nos
Foto: Divulgação

As duas Unidades Móveis de Atendimento às Mulheres (ônibus lilás) da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Bahia (SPM-BA) estão nos municípios de Santo Antonio de Jesus e Irecê, a partir desta quarta-feira (22) até domingo (26), para serviço de sensibilização e orientação na área jurídica, psicológica e social referente ao enfrentamento à violência contra as mulheres. As unidades estão localizadas nas praças centrais dos municípios, onde ocorrem os festejos juninos.

A iniciativa é da SPM-BA em parceria com as secretarias municipais de assistência social, Secretaria de Promoção da Igualdade Racial e Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Santo Antonio de Jesus e com o Centro de Referência no Atendimento à Mulher (CRAM) de Irecê.

O projeto das Unidades Móveis tem por objetivo levar orientação às mulheres do interior, especialmente nas zonas rurais, mas durante festejos populares a exemplo do São João e Carnaval, os ônibus costumam ser deslocados também para ações de sensibilização a fim de atingir um público ainda mais amplo.

As Unidades Móveis de Atendimento às Mulheres foram lançadas na Bahia em março de 2014, fruto de uma parceria entre Governo Federal e Governo da Bahia, por meio do programa ‘Mulher Viver sem Violência’, vigente na época.

Social

Prazo para atualização do CadÚnico é prorrogado até outubro

Com isso, as pessoas que ainda não realizaram a atualização do CadÚnico não terão seus benefícios suspensos até a nova data para revisão das informações

Publicado

em

O prazo para atualização do Cadastro Único (CadÚnico) foi estendido até outubro. A prorrogação do prazo, que venceria nesta sexta-feira (15), foi feita pelo Ministério da Cidadania em publicação no Diário Oficial da União nesta quinta-feira (14). Com isso, as pessoas que ainda não realizaram a atualização do cadastro não terão seus benefícios suspensos até a nova data para revisão das informações.
Foto: Jefferson Peixoto/Secom

O prazo para atualização do Cadastro Único (CadÚnico) foi estendido até outubro. A prorrogação do prazo, que venceria nesta sexta-feira (15), foi feita pelo Ministério da Cidadania em publicação no Diário Oficial da União nesta quinta-feira (14). Com isso, as pessoas que ainda não realizaram a atualização do CadÚnico não terão seus benefícios suspensos até a nova data para revisão das informações.

Assim, a Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre) reforça que os beneficiários dos programas sociais ganham mais tempo para atualizar as informações e, assim, podem evitar filas nos postos de atendimento. Contudo, a pasta salienta que as pessoas devem continuar buscando o agendamento para evitar o bloqueio dos benefícios em novembro, de acordo com o novo prazo dado pelo Ministério da Cidadania.

O agendamento pode ser feito através do Aplicativo Fala Salvador, pelo site horamarcada. salvador. ba. gov. br e a assistente virtual Jana, no número (71) 98392-3927.

De acordo com o secretário da Sempre, Daniel Ribeiro, a prorrogação do prazo já vinha sendo solicitada pela Prefeitura de Salvador junto ao Ministério da Cidadania. A medida visa garantir que as famílias em situação de pobreza e extrema pobreza da cidade não perdessem o acesso ao benefício temporariamente e fosse agravada sua condição de vulnerabilidade social.

 

Consulta

A Sempre informa que o prazo para atualização dos cadastros é individualizado, não sendo assim a mesma data para todos. O beneficiário pode ligar para o 0800 707 2003 para consultar o seu prazo de atualização. O cidadão pode verificar também a convocação para recadastramento no extrato emitido no momento do saque do benefício.

A pasta ressalta ainda que a população não deve deixar para efetuar a atualização dos dados no último momento, e que os atendimentos são realizados exclusivamente após agendamentos para oferecer um atendimento de forma organizada e confortável. O agendamento é automatizado, por meio de um sistema informatizado que disponibiliza data e horário de acordo com o local solicitado pelo beneficiário.

Continue Lendo

Social

Feira Cidadã acontece em Salvador nesta quinta (30)

Promovida pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), a previsão de atendimento é de seis mil pessoas

Publicado

em

Com a oferta de milhares de exames pré-operatórios e procedimentos médicos e odontológicos, a próxima edição da Feira Cidadã acontece nesta quinta-feira (30), a partir das 8 horas, no bairro Vila Canária (onde está situado o campo do Ypiranga), em Salvador. Promovida pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), a previsão de atendimento é de seis mil pessoas.
Foto: Joá Souza/GOVBA

Com a oferta de milhares de exames pré-operatórios e procedimentos médicos e odontológicos, a próxima edição da Feira Cidadã acontece nesta quinta-feira (30), a partir das 8 horas, no bairro Vila Canária (onde está situado o campo do Ypiranga), em Salvador. Promovida pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), a previsão de atendimento é de seis mil pessoas.

Serão ofertados cerca de duas mil consultas oftalmológicas, 600 procedimentos odontológicos e mais de dois mil exames, como ultrassonografia, eletrocardiograma e raio-X. Pacientes que apresentarem indicação de cirurgia oftalmológica serão encaminhados, no evento, para posterior realização do procedimento.

Na área de odontologia, serão oferecidos os seguintes serviços: exame radiológico, aplicação de flúor, limpeza, restauração, endodontia (tratamento de canal), periodontia (tratamento de gengiva) e cirurgias de baixa complexidade.

Serviços de Atendimento ao Cidadão (SAC), a exemplo de emissão da segunda via do RG e antecedentes criminais, serão ofertados no balcão de atendimento do Governo do Estado. A iniciativa acontece em parceria com outras Secretarias de Governo.

Para acesso aos atendimentos de saúde, os usuários deverão apresentar cartão do SUS, RG, comprovante de residência, comprovante de vacina contra o Covid-19 e requisição médica para realização de exames de ultrassonografia. Informações adicionais podem ser obtidas no site da Sesab.

Continue Lendo

Social

Governo do Estado entrega equipamentos para ambulantes

O Projeto Empreender atendeu a 75 trabalhadores de Salvador e 25 do município de Simões Filho

Publicado

em

O Governo do Estado, através da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), entregou equipamentos para 100 ambulantes que
Foto: Antonio Queirós/GOVBA

Nesta terça-feira (21), o Governo do Estado, através da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), entregou equipamentos para 100 ambulantes que concluíram o Projeto Empreender. A iniciativa atendeu 75 pessoas em situação de vulnerabilidade social e econômica dos bairros de Águas Claras, Fazenda Coutos e Plataforma, na capital baiana, e 25 do município de Simões Filho. Os ambulantes receberam carrinhos térmicos para facilitar o transporte e o armazenamento de alimentos, dentro das normas regulamentadoras de saúde, segurança e vigilância sanitária, além de fardamento composto por avental e camisa.

Os trabalhadores também receberam certificados de conclusão do curso de capacitação que abordou conteúdos nas áreas de direitos humanos, direito previdenciário, gênero e raça, trabalho decente, segurança no trabalho, línguas estrangeiras, matemática financeira e empreendedorismo. Ainda fizeram parte do projeto ações de monitoramento e assistência técnica especializada durante seis meses. A iniciativa recebeu um investimento de R$ 300 mil do Fundo Estadual de Combate e Erradicação à Pobreza (Funcep) para fortalecer a autonomia e contribuir na formalização dos microempreendedores individuais.

“Nós estamos vivendo um momento de retomada do comércio, principalmente agora com a chegada do período junino. E esse curso fortalece o comércio ambulante, uma classe extremamente precária e que foi muito atingida pela pandemia. Além do curso de qualificação, os profissionais atendidos terão acesso ao microcrédito do CrediBahia para desenvolverem seus empreendimentos. O trabalho informal é muito importante para a Bahia, sustenta muitas famílias, e precisa ser fortalecido”, afirmou o secretário da Setre, Davidson Magalhães.

Beilse Santana tinha uma venda de alimentos, mas teve que fechar o negócio por conta da pandemia. Desempregada, ela encontrou na iniciativa uma chance de recomeço. “Depois de perder meu empreendimento, minha expectativa de continuar trabalhando com comércio tinha acabado. Mas, depois do curso, eu me sinto preparada para voltar ao mercado de trabalho, porque aprendi muitas coisas que me dão segurança”.

Continue Lendo

Mais Lidas