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Infraestrutura

Sondagem para construção da Ponte Salvador-Itaparica é finalizada  

A investigação do solo é a primeira do Brasil a chegar a 200 metros de profundidade para coletar material intacto

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Os resultados da sondagem geotécnica realizada na Baía de Todos-os-Santos (BTS) nos últimos 12 meses e concluída esta semana, para a
Foto: Matheus Landim/GOVBA

Os resultados da sondagem geotécnica realizada na Baía de Todos-os-Santos (BTS) nos últimos 12 meses e concluída esta semana, para a construção da Ponte Salvador-Ilha de Itaparica foram apresentados, nesta sexta-feira (4), pelo Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), e pela Concessionária Ponte Salvador-Ilha de Itaparica à comunidade acadêmica especializada. A investigação do solo é a primeira do Brasil a chegar a 200 metros de profundidade para coletar material intacto, permitindo definir com precisão as fundações da estrutura. Com a conclusão desta etapa, o próximo passo será a finalização do projeto de fundações da ponte pela Concessionária e a mobilização dos canteiros de obras. 

Iniciada em terra no município de Vera Cruz, a sondagem prosseguiu para as águas rasas, com até 10 metros de profundidade, e culminou nas águas profundas, no canal central, com 67 metros de lâmina d’água. No total, foram realizados 105 furos ao longo do traçado da ponte, com o material extraído em alguns pontos com profundidade de 200 metros. Inédita no país, a sondagem chegou ao equivalente a duas vezes e meia a altura do Elevador Lacerda para a coleta de amostras do solo em águas marinhas. As amostras foram analisadas em laboratório de tecnologia avançada instalado no canteiro de apoio. 

No sentido Ilha de Itaparica-Salvador, foram encontrados dois quilômetros de material mais jovem, com uma fina camada de solo sedimentar e, logo em seguida, um material rochoso de boa qualidade. Nos quilômetros seguintes há um comportamento diferente, com uma camada longa de material sedimentar e depois um material rochoso de baixa resistência intercalado com finas camadas de material resistente. Isso se deve à movimentação do mar e à idade geológica da BTS (66 milhões de anos no trecho próximo à Ilha de Itaparica e 241 milhões de anos no trecho próximo a Salvador). 

Segundo Claudio Villas Boas, CEO da Concessionária Ponte Salvador-Itaparica, para isso foram utilizados equipamentos que preservassem a qualidade das amostras do solo. “Usamos equipamentos que vieram da China, com tecnologias que a gente não tem no Brasil e que possibilitaram uma estabilidade maior no processo de coleta das amostras, sem alteração. Ou seja, garantindo sua qualidade morfológica para que as análises fossem a melhor possível. Com isso, garantimos segurança e um projeto de engenharia preciso para construir a melhor ponte para os baianos”, detalhou.  

Superintendente de planejamento e logística da Seinfra e coordenador do projeto da Ponte Salvador-Itaparica, Mateus Dias, explicou que através da sondagem foi possível obter um retrato detalhado das profundezas da Baía de Todos-os-Santos. A operação mobilizou uma estrutura com três balsas e uma plataforma de perfuração, além da utilização de um sistema avançado de compensação de ondas, importado da China, garantindo precisão nos resultados mesmo em condições climáticas adversas. O projeto também impulsionou a economia local, com a contratação de mais de 20 empresas baianas, geração de 300 empregos diretos e um investimento total de R$ 200 milhões. 

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“A ponte vai ter um impacto gigantesco para o desenvolvimento da Região Metropolitana de Salvador como um todo, do Recôncavo, do Baixo Sul. E isso na atividade do turismo, no comércio, no setor imobiliário, de logística, que também é um setor muito importante para o Estado”, destacou Mateus. 

Estiveram presentes no evento representantes de entidades acadêmicas como o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Bahia (CREA-BA), Universidade Federal da Bahia (UFBA), Clube de Engenharia e Sindicato da Indústria da Construção do Estado da Bahia (Sinduscon). 

Professora do departamento de geologia da UFBA, Ana Santana sinalizou a potência dos resultados apresentados para a ciência e para o trabalho realizado por pesquisadores e estudantes na geologia.  

“Em termos técnicos, dos aspectos dos sedimentos, dos números, dos desafios, todos estão de parabéns. É uma geologia desafiadora e está sendo muito bem amparada com estudos e com tecnologia. Quanto ao projeto em si, é encurtamento de distâncias, tem muitos impactos positivos para a Bahia e, obviamente, impactos que deverão ser analisados e mitigados”, analisou.  

Sobre a ponte 

O Sistema Rodoviário Ponte Salvador-Itaparica será um novo vetor de distribuição de renda e vai impulsionar a economia de toda a Bahia, com geração de sete mil empregos. Serão contemplados 10 milhões de baianos em cerca de 250 municípios.  

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O investimento vai fomentar o desenvolvimento econômico a partir da atração de novos empreendimentos em áreas como logística, indústria, comércio, serviços e mercado imobiliário. O novo sistema também impulsionará, de maneira sustentável, o turismo na Bahia e vai reduzir distâncias entre Salvador e zonas turísticas do estado, como o Sul e Baixo Sul, em mais de 100 km. 

Além da ponte com 12.4 km sobre o mar, a maior da América Latina, conforme análises apresentadas pela Concessionária, serão construídos novos acessos viários em Salvador e Vera Cruz. O empreendimento é fruto de uma Parceria Público-Privada (PPP) entre o Governo da Bahia e um consórcio chinês. 

Infraestrutura

Governo do Estado entrega obra de contenção e requalifica área no Bonfim

A iniciativa faz parte do conjunto de intervenções para prevenção de riscos e deslizamentos em áreas vulneráveis da capital baiana

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Essencial para proteger vidas e garantir a segurança de regiões com relevo acidentado ou histórico de fortes chuvas, a obra de contenção
Foto: Thuane Maria/GOVBA

Essencial para proteger vidas e garantir a segurança de regiões com relevo acidentado ou histórico de fortes chuvas, a obra de contenção de encostas entregue neste domingo (19), pelo governador Jerônimo Rodrigues, na Rua Novo Mirante, no bairro Bonfim, em Salvador, representa uma mudança significativa na vida de mais de mil moradores do local. A iniciativa, que contou com investimento total de R$ 3,8 milhões, faz parte do conjunto de intervenções para prevenção de riscos e deslizamentos em áreas vulneráveis da capital.

Executada com recursos do Governo Federal, a intervenção incluiu uma ampla requalificação urbanística no entorno, com a implantação de um novo campo de futebol society, a requalificação de escadarias, a criação de espaços de lazer e convivência e a construção de um mirante, que valoriza a paisagem e fortalece o sentimento de pertencimento dos moradores da região.

“Aqui antes era uma área de palafita, que se juntava ao esgoto da parte de cima do mirante. Realizamos um serviço de saneamento e esgotamento sanitário com a Embasa, a contenção das encostas e uma área de lazer para a comunidade. É um domingo de celebração da mudança de vida das pessoas que moram nessa região”, afirmou o governador Jerônimo Rodrigues durante a entrega da obra.

O ato também marcou a conclusão da escadaria que vai ligar a Avenida Boa Sorte à Avenida Constelação, além da urbanização das áreas livres das Ruas Novo Mirante e Mirante do Bonfim, com novas praças e equipamentos urbanos voltados ao lazer e bem-estar da comunidade, somando R$ 1,4 milhões em investimentos. O local já tinha recebido outras intervenções de infraestrutura, a exemplo da pista de borda ligando o Porto da Lenha à Pedra Furada.

“Sentia muito medo quando chegava o inverno, porque moro bem próxima a essa encosta. O medo de deslizamento, de desabamento, a gente não dormia. Agora, a comunidade se sente segura, podemos dormir tranquilos. Sem contar a obra de urbanização que foi feita onde dá o direito às crianças de ter um lazer sem precisar sair de dentro da sua própria comunidade. Vivemos hoje um sonho”, comemorou Maria Rosemeire Santos, moradora da Rua Mirante há mais de 40 anos.

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Trabalho contínuo

De acordo com a Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur), desde 2014, o Governo do Estado entregou 129 contenções de encostas em Salvador e 22 no interior da Bahia. Nos últimos dois anos, foram 31 na capital, somando R$ 55 milhões em investimentos e outras 17 intervenções em dez municípios — Cachoeira, Catu, Ibiraítinga, Itamari, Mutuípe, Teolândia, Ubaíra, Conceição do Almeida, Itabuna e Jaguaripe —, com R$ 53,5 milhões aplicados.

“Cada obra de contenção representa segurança e tranquilidade para centenas de famílias que vivem em áreas de risco. E aqui, o simbolismo é ainda maior, por estar em um local histórico, próximo à Colina Sagrada do Bonfim. Esse é um trabalho que une engenharia e compromisso social, com áreas de lazer e esportes, garantindo mais qualidade de vida”, destacou o presidente da Conder, José Trindade.

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Infraestrutura

Com Rui Costa, Jerônimo visita obras de duplicação da Estrada do Derba 

A inspeção fez parte da mesma agenda que incluiu a visita aos Lotes 1 e 2 do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), no Subúrbio Ferroviário

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ministro da Casa Civil, Rui Costa, visitaram nesta sexta-feira (17) as obras de duplicação da Estrada do Derba, em Salvador.
Foto: Thuane Maria/GOVBA

O governador Jerônimo Rodrigues e o ministro da Casa Civil, Rui Costa, visitaram nesta sexta-feira (17) as obras de duplicação da Estrada do Derba, em Salvador. A inspeção fez parte da mesma agenda que incluiu a visita aos Lotes 1 e 2 do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), no Subúrbio Ferroviário. As intervenções na via integram o conjunto de obras de mobilidade e infraestrutura que vêm sendo executadas pelo Governo do Estado na capital e na Região Metropolitana. 

A duplicação vai ampliar a capacidade de tráfego e reduzir o tempo de deslocamento entre a Cidade Baixa, o Subúrbio e o entorno de Águas Claras. Jerônimo destacou que o projeto tem caráter estratégico e vai impulsionar o transporte urbano e de cargas, beneficiando não apenas Salvador, mas também o interior baiano. “Além do benefício do VLT, nós vamos entregar a Salvador e à Bahia um trecho muito importante, que é a Estrada do Derba. A expectativa é que até junho de 2026 a gente possa fazer a entrega completa”, afirmou. 

O escoamento da produção agrícola e industrial também será beneficiado com a duplicação. Jerônimo lembrou que a via é utilizada por caminhoneiros que transportam grãos e outras cargas do Oeste baiano até o Porto de Salvador.  “Eles me agradeceram pela estrada do Derba, porque trafegam até o Porto e sabem o quanto é fundamental ter uma via segura, sem buracos e sem engarrafamentos”, disse o governador. 

Avanço das obras 

Os trabalhos de terraplenagem avançam e devem ser concluídos até o fim deste ano, abrindo caminho para o início das etapas de pavimentação, meio-fio, iluminação e instalação da via permanente do VLT.  O diretor-presidente da Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB), Eracy Lafuente, informou que a duplicação será entregue junto com a passagem inferior que ligará a região ao Hospital do Subúrbio. “Estamos trabalhando para finalizar essa etapa, garantindo a integração total com o VLT. São cerca de quatro quilômetros de intervenções e um investimento que já soma mais de R$ 1,2 bilhão”, destacou. 

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Infraestrutura

Chegada dos trilhos do VLT para o Trecho Paripe-Águas Claras marca avanço das obras

O desembarque, iniciado nesta segunda (29), prevê a chegada de 27,5 mil metros de trilhos até novembro

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metros de trilhos que serão utilizados no Trecho 2 do sistema, que ligará Paripe a Águas Claras. O desembarque, iniciado nesta segunda-feira (
Foto: Matheus Landim/GOVBA

As obras do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) de Salvador e Região Metropolitana avançaram mais uma etapa com o início do descarregamento dos primeiros três mil metros de trilhos que serão utilizados no Trecho 2 do sistema, que ligará Paripe a Águas Claras. O desembarque, iniciado nesta segunda-feira (29), prevê a chegada de 27,5 mil metros de trilhos até novembro, o que corresponde a 67% do total de material necessário para esse trecho.

Nesta primeira fase, estão programados três desembarques pelo Porto de Salvador, com descarga diária de duas carretas. Cada veículo transporta 42 barras de 12 metros, somando 504 metros de trilhos. No total, 55 carretas devem abastecer o canteiro de obras. Os primeiros trilhos recebidos serão instalados entre a rotatória do Hospital do Subúrbio e Águas Claras, no fim do Trecho 2.

Segundo o engenheiro civil responsável, Renato Ribeiro dos Santos, a chegada do material é decisiva para o cumprimento do cronograma. “A previsão é iniciar a instalação da via permanente com esses trilhos a partir de novembro. Os acessórios e placas de fixação já chegaram, o que garante as próximas etapas da obra.”

Quem trabalha na operação também celebra o ritmo acelerado. Perivaldo Amaral, 33 anos, ajudante responsável pelo desembarque dos trilhos, destaca o sentimento de participação: “O trabalho está excelente e a obra segue a todo vapor. É um orgulho fazer parte desse sonho”.

Evolução do VLT

Com um investimento de R$ 5,4 bilhões, o VLT de Salvador e RMS avança em ritmo acelerado. Com a extensão até o Comércio, o sistema terá 40 quilômetros de trilhos e 42 paradas.

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Em apenas 15 meses de início das obras, os serviços realizados nos Trechos 1, 2 e 3 já mostram avanços físicos significativos, superando os padrões médios de obras ferroviárias no Brasil. No Trecho 1, que liga a Calçada à Ilha de São João, a obra já apresenta 33,79% de avanço físico.

No Trecho 2, que liga Paripe a Águas Claras, a obra apresenta avanço físico de 19,99%. A drenagem e proteção de taludes acompanham o ritmo da terraplanagem, avançando também nas intervenções para a duplicação da BA-528 e a implantação do VLT. Já no Trecho 3, que liga Águas Claras ao bairro de Piatã, as obras civis registram 2,11% de avanço físico, com conclusão prevista para 2028.

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