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Infraestrutura

Sondagem para construção da Ponte Salvador-Itaparica é finalizada  

A investigação do solo é a primeira do Brasil a chegar a 200 metros de profundidade para coletar material intacto

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Os resultados da sondagem geotécnica realizada na Baía de Todos-os-Santos (BTS) nos últimos 12 meses e concluída esta semana, para a
Foto: Matheus Landim/GOVBA

Os resultados da sondagem geotécnica realizada na Baía de Todos-os-Santos (BTS) nos últimos 12 meses e concluída esta semana, para a construção da Ponte Salvador-Ilha de Itaparica foram apresentados, nesta sexta-feira (4), pelo Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), e pela Concessionária Ponte Salvador-Ilha de Itaparica à comunidade acadêmica especializada. A investigação do solo é a primeira do Brasil a chegar a 200 metros de profundidade para coletar material intacto, permitindo definir com precisão as fundações da estrutura. Com a conclusão desta etapa, o próximo passo será a finalização do projeto de fundações da ponte pela Concessionária e a mobilização dos canteiros de obras. 

Iniciada em terra no município de Vera Cruz, a sondagem prosseguiu para as águas rasas, com até 10 metros de profundidade, e culminou nas águas profundas, no canal central, com 67 metros de lâmina d’água. No total, foram realizados 105 furos ao longo do traçado da ponte, com o material extraído em alguns pontos com profundidade de 200 metros. Inédita no país, a sondagem chegou ao equivalente a duas vezes e meia a altura do Elevador Lacerda para a coleta de amostras do solo em águas marinhas. As amostras foram analisadas em laboratório de tecnologia avançada instalado no canteiro de apoio. 

No sentido Ilha de Itaparica-Salvador, foram encontrados dois quilômetros de material mais jovem, com uma fina camada de solo sedimentar e, logo em seguida, um material rochoso de boa qualidade. Nos quilômetros seguintes há um comportamento diferente, com uma camada longa de material sedimentar e depois um material rochoso de baixa resistência intercalado com finas camadas de material resistente. Isso se deve à movimentação do mar e à idade geológica da BTS (66 milhões de anos no trecho próximo à Ilha de Itaparica e 241 milhões de anos no trecho próximo a Salvador). 

Segundo Claudio Villas Boas, CEO da Concessionária Ponte Salvador-Itaparica, para isso foram utilizados equipamentos que preservassem a qualidade das amostras do solo. “Usamos equipamentos que vieram da China, com tecnologias que a gente não tem no Brasil e que possibilitaram uma estabilidade maior no processo de coleta das amostras, sem alteração. Ou seja, garantindo sua qualidade morfológica para que as análises fossem a melhor possível. Com isso, garantimos segurança e um projeto de engenharia preciso para construir a melhor ponte para os baianos”, detalhou.  

Superintendente de planejamento e logística da Seinfra e coordenador do projeto da Ponte Salvador-Itaparica, Mateus Dias, explicou que através da sondagem foi possível obter um retrato detalhado das profundezas da Baía de Todos-os-Santos. A operação mobilizou uma estrutura com três balsas e uma plataforma de perfuração, além da utilização de um sistema avançado de compensação de ondas, importado da China, garantindo precisão nos resultados mesmo em condições climáticas adversas. O projeto também impulsionou a economia local, com a contratação de mais de 20 empresas baianas, geração de 300 empregos diretos e um investimento total de R$ 200 milhões. 

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“A ponte vai ter um impacto gigantesco para o desenvolvimento da Região Metropolitana de Salvador como um todo, do Recôncavo, do Baixo Sul. E isso na atividade do turismo, no comércio, no setor imobiliário, de logística, que também é um setor muito importante para o Estado”, destacou Mateus. 

Estiveram presentes no evento representantes de entidades acadêmicas como o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Bahia (CREA-BA), Universidade Federal da Bahia (UFBA), Clube de Engenharia e Sindicato da Indústria da Construção do Estado da Bahia (Sinduscon). 

Professora do departamento de geologia da UFBA, Ana Santana sinalizou a potência dos resultados apresentados para a ciência e para o trabalho realizado por pesquisadores e estudantes na geologia.  

“Em termos técnicos, dos aspectos dos sedimentos, dos números, dos desafios, todos estão de parabéns. É uma geologia desafiadora e está sendo muito bem amparada com estudos e com tecnologia. Quanto ao projeto em si, é encurtamento de distâncias, tem muitos impactos positivos para a Bahia e, obviamente, impactos que deverão ser analisados e mitigados”, analisou.  

Sobre a ponte 

O Sistema Rodoviário Ponte Salvador-Itaparica será um novo vetor de distribuição de renda e vai impulsionar a economia de toda a Bahia, com geração de sete mil empregos. Serão contemplados 10 milhões de baianos em cerca de 250 municípios.  

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O investimento vai fomentar o desenvolvimento econômico a partir da atração de novos empreendimentos em áreas como logística, indústria, comércio, serviços e mercado imobiliário. O novo sistema também impulsionará, de maneira sustentável, o turismo na Bahia e vai reduzir distâncias entre Salvador e zonas turísticas do estado, como o Sul e Baixo Sul, em mais de 100 km. 

Além da ponte com 12.4 km sobre o mar, a maior da América Latina, conforme análises apresentadas pela Concessionária, serão construídos novos acessos viários em Salvador e Vera Cruz. O empreendimento é fruto de uma Parceria Público-Privada (PPP) entre o Governo da Bahia e um consórcio chinês. 

Infraestrutura

Obras estruturantes vão ampliar saneamento em Vitória da Conquista

Essas entregas permitirão que o município se mantenha como uma das cidades mais bem saneadas do Norte-Nordeste

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Com investimento de R$ 98 milhões em mais duas obras estruturantes, a Embasa iniciou a segunda etapa complementar para ampliar
Foto: Divulgação/Embasa

Com investimento de R$ 98 milhões em mais duas obras estruturantes, a Embasa iniciou a segunda etapa complementar para ampliar a capacidade de distribuição de água tratada em Vitória da Conquista e ampliar o Sistema de Esgotamento Sanitário. As obras estão sendo implantadas com recursos oriundos do Orçamento Geral da União (OGU) e próprios da Embasa, e têm previsão de serem concluídas no primeiro semestre de 2027. Essas entregas permitirão que Vitória da Conquista se mantenha como uma das cidades mais bem saneadas do Norte-Nordeste.  

O engenheiro fiscal destas obras, Jackson Rangel, explica que “os empreendimentos vão suprir demandas decorrentes do crescimento do município e garantir mais água com qualidade e quantidade no sistema integrado”. Em termos de esgotamento sanitário, será ampliada a cobertura deste serviço na cidade, contemplando a região de Simão e Campinhos. 

Conforme Ranking do Saneamento 2025, Vitória da Conquista é considerado um dos municípios mais bem saneados do país, e o primeiro nas regiões Norte e Nordeste. Segundo o relatório, na sede urbana, o serviço de abastecimento de água chega a 99,37% e o atendimento com esgotamento sanitário alcança 92,61%.  

Água 

Com investimentos aproximados de R$ 79 milhões, a obra compreende a instalação de uma nova adutora de água tratada com 13 quilômetros de extensão e 700 milímetros de dimensão, que se integrará às adutoras existentes de 700 e 500 milímetros. A obra também prevê a construção de duas novas estações de bombeamento de água bruta e tratada e ampliação da capacidade de adução de 03 estações elevatórias de água bruta, com a implantação de novos equipamentos eletromecânicos para aumentar a capacidade de transporte de água até a estação de tratamento, e posteriormente até os reservatórios do sistema distribuidor, no alto do bairro Candeias.   

Esgotamento 

Para beneficiar cerca de nove mil moradores do bairro Campinhos e da localidade de Simão, a Embasa está investindo R$ 19 milhões na ampliação do sistema de esgotamento sanitário. Serão instalados 18 quilômetros de rede coletora, 5,6 quilômetros de linhas de recalque, 5,7 quilômetros de ramais prediais (tubulação onde é feita a ligação da rede interna do imóvel à rede pública) para atender cerca de mil imóveis, e construídas três novas estações elevatórias de esgoto. 

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Infraestrutura

Rui Costa autoriza obras do Novo PAC e acompanha intervenções na Cidade Baixa

Investimentos somam R$ 143,7 milhões e prometem eliminar pontos críticos de alagamento, beneficiando milhares de famílias em Salvador

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O ministro da Casa Civil, Rui Costa, cumpriu agenda em Salvador nesta quinta-feira (6) para vistoriar as obras de micro e macrodrenagem
Foto: Gilberto Júnior/Conder

O ministro da Casa Civil, Rui Costa, cumpriu agenda em Salvador nesta quinta-feira (6) para vistoriar as obras de micro e macrodrenagem das bacias do Bonfim, Boa Viagem e Massaranduba, na Cidade Baixa, e autorizar o início das intervenções no Canal Dom Avelar e Castelo Branco, projeto selecionado pelo Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC).

As obras são executadas pela Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder) e integram um conjunto de investimentos em infraestrutura urbana viabilizado pela parceria Bahia-Brasil.

Cidade Baixa: obras avançam 69%

A visita começou no bairro do Uruguai, onde estão em andamento as obras de drenagem que somam R$ 101 milhões em investimentos federais e beneficiam cerca de 190 mil pessoas em bairros como Massaranduba, Roma, Mares, Boa Viagem, Caminho de Areia, Vila Ruy Barbosa e Jardim Cruzeiro.
O projeto, com conclusão prevista para 2026, abrange 33 ruas e inclui implantação de sistemas de drenagem, limpeza e recuperação de canais, pavimentação, ciclovias, parque linear e pista de corrida.

Novo PAC: ordem de serviço assinada

Na sequência, Rui Costa seguiu para Castelo Branco, onde assinou a ordem de serviço para a obra de macrodrenagem do Canal Dom Avelar e Castelo Branco, com investimento de R$ 42,7 milhões em recursos federais. A intervenção prevê a construção de um canal de concreto armado com 1,2 km de extensão, beneficiando moradores de Dom Avelar, Castelo Branco, Porto Seco Pirajá e entorno da Avenida 29 de Março. O prazo de execução é de 20 meses.

“Damos hoje mais um passo importante na parceria Bahia-Brasil, com o início de uma obra fundamental de macrodrenagem. O presidente Lula e o governador Jerônimo Rodrigues estão investindo cerca de R$ 2 bilhões em ações de prevenção de alagamentos em Salvador e no interior”, afirmou Rui Costa.

Compromisso com qualidade de vida

Para o presidente da Conder, José Trindade, as obras representam a superação de um problema histórico.

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“São projetos que interferem na rotina das pessoas, mas os benefícios vão melhorar a qualidade de vida, impactando na economia, mobilidade e acessibilidade”, destacou.

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Infraestrutura

Bahia lança licitação para contenção de encostas em seis municípios

As intervenções serão realizadas em Ilhéus, Camamu, Ubaitaba, Camacan, Medeiros Neto e Itamaraju

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publicou uma nova licitação para elaboração de projetos executivos e execução de obras de contenção de encostas em seis
Obra de contencao de encosta realizada pela Conder em Conceicao do Almeida. Foto: Ascom/Conder 

O Governo do Estado da Bahia, por meio da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), publicou uma nova licitação para elaboração de projetos executivos e execução de obras de contenção de encostas em seis municípios baianos: Ilhéus, Camamu, Ubaitaba, Camacan, Medeiros Neto e Itamaraju. O edital e seus anexos estão disponíveis no site da Conder (www.conder.ba.gov.br) a partir de hoje (30).  

As obras integram o Novo PAC, no eixo Gestão de Riscos e Desastres, e serão contratadas no regime semi-integrado, contemplando desde a elaboração dos projetos até a execução completa dos serviços de engenharia. Com recursos previstos de R$ 23,5 milhões, as novas contenções representam mais um avanço da parceria Bahia–Brasil em favor da segurança e da qualidade de vida da população que vive em áreas de vulnerabilidade geotécnica. O prazo de execução varia entre 14 e 17 meses.  

As intervenções previstas abrangem soluções técnicas de estabilização e drenagem, e devem empregar tecnologias sustentáveis para minimizar impactos no entorno das comunidades. Essa nova etapa se soma às diversas obras já em execução no estado, reafirmando o compromisso do Governo da Bahia com a redução de riscos e a prevenção de desastres naturais. 

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