Turismo
Sky Airline amplia frequências de voos internacionais para a Bahia
Nesta sexta (11), a Setur-BA anunciou que a empresa aérea vai dobrar a frequência da linha entre Buenos Aires e Salvador

No dia 2 de abril, a Sky Airline inaugurou o primeiro voo direto da companhia aérea entre a Argentina e o Brasil, pela rota ligando Buenos Aires a Salvador, resultado do trabalho de captação de linhas para a Bahia, feito pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Turismo (Setur-BA). A nova rota começou com duas frequências semanais (quartas e domingos), tendo a expectativa de transportar 2,4 mil passageiros por mês. Os primeiros voos registraram ocupação de 85%, nos trechos de ida e volta.
Nesta sexta-feira (11), a Setur-BA anunciou que a Sky vai dobrar a frequência da linha entre as capitais da Argentina e da Bahia, a partir de dezembro, passando para quatro voos por semana (segundas, quartas, sextas e domingos). No mesmo mês, a companhia também inicia a ampliação da conectividade de Montevidéu (Uruguai) com Salvador, de duas para três linhas semanais (terças, quintas e sábados).
“Com essa decisão da Sky, ela terá voos diários para o aeroporto de Salvador, partindo de importantes polos emissores de turistas da América do Sul. O Governo do Estado comemora esse avanço na ampliação da malha aérea internacional da Bahia, que desenvolvemos em parceria com as empresas de aviação e a Rede Vinci. É um trabalho contínuo, que pode trazer boas notícias a qualquer momento”, declarou o titular da Setur-BA, Maurício Bacelar.
“Estamos muito felizes em consolidar a nossa presença na Bahia, nossa casa no Nordeste brasileiro, usando a única frota 100% Airbus Neo da região. O compromisso com os baianos segue firme, para darmos uma contribuição sustentável e robusta na conectividade aérea desse estado”, ressaltou o gerente de Estratégia e Alianças da Sky, Julio Solar.
Para o gerente de Marketing e Negócios do Salvador Bahia Airport (Rede Vinci), Marcus Campos, “esse investimento da Sky comprova a excelente relação entre a companhia aérea, a Setur-BA e a administração do aeroporto de Salvador, e mostra que a empresa acredita na Bahia, quando amplia o número de frequências”.
Turismo
Congresso de Direito movimenta o turismo na capital baiana
O encontro no Hotel Deville Prime, Salvador, tratou de temas como segurança jurídica, reforma tributária e inovação na gestão pública

O XVII Congresso Brasileiro de Direito do Estado foi aberto, nesta quarta-feira (21), no Hotel Deville Prime, Salvador, para três dias de debates em torno de temas como segurança jurídica, reforma tributária e inovação na gestão pública. Entre os palestrantes estão os ministros Luís Roberto Barroso, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), e Carmen Lúcia, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O evento, que atrai participantes de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Distrito Federal, tem patrocínio da Secretaria de Turismo da Bahia (Setur-BA), como estratégia para impulsionar o turismo de negócios, reduzindo os impactos da sazonalidade.
“O congresso é da área de direito, mas tem tudo a ver com turismo porque atrai pessoas de outros estados para conhecer o rico patrimônio cultural, histórico e natural da Bahia, contribuindo para movimentar os equipamentos turísticos”, declarou o titular do órgão, Maurício Bacelar, durante a abertura. No evento, a Setur-BA divulga os atrativos de Salvador e de cidades das 13 zonas turísticas, estimulando os participantes a viajarem pela Bahia. Uma tradicional baiana posa para fotos com os visitantes e distribui fitinhas do Senhor do Bonfim.
De janeiro deste ano até o momento atual, a Setur-BA já deu apoio a 12 grandes eventos em Salvador, entre congressos, seminários e encontros, que deram impulso à indústria do turismo baiano. Segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis – Seção Bahia (Abih-BA), em abril, mês considerado de baixa estação, a ocupação dos meios de hospedagem em Salvador atingiu o índice recorde de 64,5%, superando em 10% a marca do mesmo período em 2014.
“Temos aqui servidores públicos e professores de vários estados conhecendo a bela Bahia. A Setur-BA teve um papel fundamental nos dando um suporte, o que nos motivou a realizar o encontro”, afirmou o organizador, Paulo Modesto.
Congressistas e palestrantes aproveitam o tempo livre para visitar atrativos turísticos da cidade. “Adoro vir a Salvador, já perdi a conta de quantas vezes vim. A cidade é maravilhosa e o povo é muito acolhedor”, elogiou a professora aposentada e ex-procuradora do Estado de São Paulo, Maria Sylvia Zanella di Pietro, responsável pela palestra sobre Direito Administrativo da Inovação.
“Já conhecia Porto Seguro e Santa Cruz Cabrália, mas nunca tinha vindo a Salvador. À noite pretendo passear e conhecer lugares como o Centro Histórico”, pontuou Alessandro Bertinato, de São Paulo.
Turismo
Bahia divulga turismo de observação de aves, em São Paulo
O potencial do estado para esse segmento foi apresentado no Avistar Brasil 2025

Na Bahia, a atividade atrai visitantes do mundo todo e pode ser feita em 12 das 13 zonas turísticas, onde centenas de espécies estão catalogadas, sendo oito nativas. O potencial do estado para esse segmento foi apresentado no Avistar Brasil 2025, que uniu feira e congresso técnico, em três dias de programação, no Jardim Botânico de São Paulo, com encerramento no domingo (18).
O Avistar Brasil é considerado o mais importante encontro de observação da natureza da América Latina, reunindo 10 mil visitantes. No evento, a Setur-BA contou com estande próprio, onde divulgou um roteiro especializado, recebeu parceiros que promovem a prática em território baiano e incentivou a participação nas rodadas de negócios com empresas de turismo internacionais, a fim de atrair mais turistas interessados no segmento.
“O turismo de experiência está em alta. Turistas visitam territórios naturais baianos para apreciar e registrar imagens dos pássaros em seu habitat. Além disso, aproveitam para conhecer a história, a cultura, a gastronomia e o povo da Bahia, tornando a viagem completa. Neste evento, além do nosso roteiro de birdwatching, divulgamos os atrativos e a infraestrutura turística do estado”, destacou a gerente de Mercado Nacional da Setur-BA, Tatiana Harfush.
O guia de observação de aves, Luiz Trinchão, que atua no município de São Desidério, nos Caminhos do Oeste, elogiou o roteiro. “Ele reúne informações sobre esta prática em cada zona turística e o visitante pode escolher uma região para ir em cada época do ano, o que é maravilhoso”, elogiou o baiano, que já catalogou 378 espécies.
O roteiro também foi tema de palestra da turismóloga e assessora técnica da Setur-BA, Aidê Argolo, em parceria com a observadora Ester Ramirez, proprietária do Lajedo dos Beija-flores. O empreendimento, localizado no município de Boa Nova, nos Caminhos do Sudoeste, é sede do encontro Ave Nova, que tem a terceira edição marcada para o período de 20 a 23 de novembro.
Também marcaram presença no evento parceiros da secretaria, como a Fundação Biodiversitas, que mantém a Estação Ecológica de Canudos, nos Caminhos do Sertão, e se dedica à preservação da arara-azul-de-lear, ave endêmica da caatinga baiana; a Reserva Florestal Toca do Tatu, localizada em Ibicoara, na Chapada Diamantina; a Aruá Observação de Vida Silvestre, da Praia do Forte (Costa dos Coqueiros); e representantes das aldeias indígenas Gurita e Pé do Monte, de Prado e Porto Seguro, nas costas das Baleias e do Descobrimento, respectivamente.
“A Bahia, na verdade, são Bahias, pois o estado tem muita diversidade a oferecer aos visitantes e, agora, também divulga a observação de aves, que nós amamos, como mais um potencial, mais uma experiência para o turista. Já estive nos Caminhos do Sertão, onde fiquei maravilhado com as araras-azuis-de-lear, e também fui à Chapada Diamantina e às costas do Cacau, Dendê e Descobrimento”, comemorou Thomas Kunze, que participou do evento e é proprietário do Sítio Piraquara, em São Paulo, voltado para o birdwhatching.
Turismo
Embratur lança plano de promoção internacional do Brasil
As ações de promoção devem destacar a diversidade, a identidade e a cultura, visando alavancar a entrada de turistas estrangeiros no país

O Plano de Marketing Turístico Internacional do Brasil, com as novas diretrizes para a promoção de todos os estados brasileiros no exterior, no período 2025-2027, foi apresentado pelo Ministério do Turismo e Embratur na abertura do Visit Brasil Summit. Realizado nesta segunda (19) e terça-feira (20), no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, em parceria com o Sebrae, o evento teve a participação da Secretaria de Turismo da Bahia (Setur-BA), estado líder do Nordeste na atração de estrangeiros.
“Em todas as próximas feiras internacionais que o Brasil participar, vamos seguir as diretrizes deste plano. Ele vai nos colocar em outro patamar de comunicação e de apresentação dos atrativos turísticos do país”, projetou o ministro Celso Sabino. As ações de promoção do Brasil devem destacar a diversidade, a identidade e a cultura, visando alavancar a entrada de turistas estrangeiros no país.
“Arrecadamos, só com turistas estrangeiros que entraram no Brasil em 2024, a receita recorde de US$ 7,3 bilhões, de forma limpa e gerando emprego e renda. Então, o turismo é decisivo para se pensar o futuro. Para isto, precisamos adotar um plano de marketing internacional que coloque o país organizado como um produto, um lugar de alegria, mais democrático, mais inclusivo, mais participativo”, explicou o presidente da Embratur, Marcelo Freixo.
Presente no evento, a chefe de Gabinete da Setur-BA, Giulliana Brito, destacou a relevância de questões relacionadas ao turismo brasileiro na pauta do encontro, a exemplo do plano de marketing. “Aguardávamos muito por esta ferramenta de planejamento e execução, que vai abranger todos os estados brasileiros. A Bahia, particularmente, já vem fazendo um grande trabalho de promoção das suas 13 zonas turísticas, que valoriza seu povo e os patrimônios natural, cultural e histórico”, pontuou.
Construído de forma colaborativa, incluindo consulta pública, o novo plano, ou Plano Brasis, é uma atualização do Aquarela, lançado em 2005 e vigente até 2020. Entre metas previstas estão a manutenção e diversificação da promoção brasileira em países da América do Sul, considerados mercados consolidados, e a intensificação da presença em países como Alemanha, Espanha, Portugal, França, Reino Unido e Estados Unidos.
A escritora Conceição Evaristo foi responsável pela palestra magna “O Futuro do Turismo é Ancestral”. Em dois dias de programação, o Visit Brasil Summit contou com painéis e palestras com temas como inovação, criatividade, inclusão, empreendedorismo e diversidade, dentre outros.
-
Culturahá 3 dias
Santuário Senhor dos Passos de Feira de Santana será restaurada
-
Agriculturahá 3 dias
Bahia avança na sustentabilidade agropecuária com capacitação do Plano ABC+
-
Papo de Quintahá 3 dias
Uma futura legião de improdutivos?
-
São João 2025há 2 dias
São João Sinfônico da OSBA traz Geraldo Azevedo na Concha