Segurança
Segurança Pública empregará mais de 350 policiais no BA x VI
Sistema de Reconhecimento Facial, especializadas da PM e uma Delegacia da PC estarão no entorno e dentro do estádio
Cerca de 350 policiais serão empregados pela Secretaria da Segurança Pública no clássico entre Bahia x Vitória, que será realizado neste sábado (1), às 16h, na Arena Fonte Nova. A rivalidade que movimenta o futebol nordestino chegará à marca de 500 jogos disputados, em partida válida pela sexta rodada do Campeonato Baiano 2025.
A operação será iniciada ás 11h, com a escolta das equipes, como contou o tenente-coronel PM Francisco Menezes, comandante do Batalhão Especializado de Policiamento de Eventos (BEPE).
“O estádio e o entorno serão monitorados por inteiro. O trabalho integrado com a Polícia Civil será fundamental. As ações de inteligência nortearão as equipes no terreno”, finalizou o oficial.
No BA x VI 500, a SSP utilizará também o Sistema de Reconhecimento Facial, monitorando as aglomerações e buscando capturar foragidos da Justiça.
Segurança
Governo promove 28 oficiais da PMBA ao posto de tenente-coronel e reforça valorização da tropa
Promoções integram pacote de ações para fortalecer a segurança pública na Bahia e ampliam representatividade feminina nos postos de comando
O governador Jerônimo Rodrigues recebeu, nesta quinta-feira (5), na Governadoria, em Salvador, 28 oficiais da Polícia Militar da Bahia (PMBA) promovidos ao posto de tenente-coronel. A ascensão na carreira integra o conjunto de ações voltadas ao fortalecimento da segurança pública e à valorização profissional da tropa. A iniciativa faz parte do pacote de 130 promoções assinado pelo governador na terça-feira (3) e publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) de quarta-feira (4). Os oficiais serão designados para unidades na capital e no interior do estado.
Durante o encontro, o governador destacou a responsabilidade associada à nova função. “Vocês estão cada vez mais próximos do objetivo de quem escolhe a carreira policial e assumem mais uma missão de confiança, baseada na lealdade e no compromisso de construir uma Bahia mais segura e de paz”, afirmou.
O comandante-geral da PMBA, coronel Antônio Magalhães, ressaltou que a medida contribui para o desenvolvimento profissional dos militares. “A promoção reforça a valorização da tropa, garante avanço na carreira e amplia a motivação para a prestação de um serviço de segurança pública cada vez mais qualificado à população”, disse.
O secretário de Relações Institucionais, Adolpho Loyola, destacou os critérios adotados no processo. “Foi realizada uma seleção criteriosa, com análise curricular e da trajetória profissional dos oficiais. Pela competência e formação, eles honram o cargo que ocupam e contribuem para o fortalecimento da Polícia Militar”, pontuou.
Já o secretário da Segurança Pública, Marcelo Werner, enfatizou o papel estratégico da nova patente. “Nesta etapa, a responsabilidade se amplia. Como oficiais superiores, eles reforçam a liderança e o compromisso com a excelência na segurança pública”, afirmou.
Ampliação da presença feminina
Entre os promovidos, 11 são mulheres, número que evidencia o avanço da participação feminina nos postos de comando da corporação.
A tenente-coronel Cleia Oliveira Carvalho de Santana destacou o significado da conquista. “A promoção de mulheres a cargos mais altos reforça o reconhecimento à atuação das policiais, que desempenham suas funções com dedicação, disciplina e compromisso com a sociedade”, afirmou.
A secretária de Políticas para as Mulheres, Neusa Cadore, ressaltou a importância do avanço na representatividade. “O reconhecimento da competência e da dedicação das mulheres fortalece a construção de uma segurança pública mais diversa e comprometida com o cuidado com as pessoas”, disse.
Segurança
Promoção de Ivana Teixeira marca avanço histórico para mulheres na PM baiana
Oficial do Quadro de Saúde torna-se a primeira mulher a alcançar o posto de coronel na corporação, coroando 32 anos de trajetória dedicada à Polícia Militar da Bahia
A promoção da tenente‑coronel PM Ivana Teixeira Andrade, integrante do Quadro de Oficiais de Saúde (QOS), ao posto de coronel — o mais alto da Polícia Militar da Bahia (PMBA) — representa um marco histórico na bicentenária corporação. O ato simboliza um avanço significativo para a representatividade feminina nas forças de segurança do estado.
Graduada em Odontologia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e formada no Curso de Comando e Estado-Maior (CCEM), requisito indispensável para o novo posto, a coronel Ivana acumula 32 anos de carreira, unindo a precisão da área de saúde à estratégia militar.
Ao longo de sua trajetória, a oficial, de 56 anos, recebeu diversas honrarias, entre elas a Medalha Marechal Argolo, a Medalha Três Marias e as medalhas por 10, 20 e 30 anos de serviços prestados. Ela recorda ter ingressado na corporação aos 24 anos, recém-formada, quando ainda pouco conhecia sobre a rotina militar. A disciplina, entretanto, acelerou sua adaptação e contribuiu para uma carreira sólida, que começou no atendimento clínico e evoluiu até a gestão da Odontoclínica da PMBA.
“Eu me sinto honrada de estar aqui neste lugar, ocupando esse espaço, e espero, em breve, que muitas mulheres estejam aqui”, afirmou, emocionada, a coronel e dentista.
As promoções foram anunciadas pelo governador Jerônimo Rodrigues e publicadas no Diário Oficial do Estado (DOE) de 4 de fevereiro. Elas integram um conjunto de 130 ascensões funcionais que recompõem o quadro de oficiais e reforçam o compromisso da gestão estadual com o fortalecimento da tropa. O posto de tenente‑coronel, o segundo mais alto da PM, também teve destaque nesta rodada, com 11 mulheres alcançando a patente.
“Nós, mulheres, temos uma vida muito cheia de atividades, porque somos esposas, mães, filhas, e, quando voltamos para casa, precisamos lidar com toda essa situação. Aí está a grande dificuldade da mulher — e também a força”, completou a coronel Ivana Andrade.
Segurança
Festa de Iemanjá 2026 terá 1.152 policiais, peritos e bombeiros
A Operação contará também com Reconhecimento Facial, drones, embarcações, aeronave, POE e ativação do CICC
A Secretaria da Segurança Pública empregará na Festa de Iemanjá 2026, que acontece na próxima segunda-feira (2), no bairro do Rio Vermelho, 1.152 policiais, peritos e bombeiros para garantir a tranquilidade para fiéis, moradores, comerciantes e turistas.
A Polícia Militar será responsável pelo policiamento ostensivo, preservação da ordem pública e controle do grande fluxo de pessoas. A Polícia Civil atuará no registro de ocorrências, pronto emprego de equipes veladas e ações de inteligência.
O Corpo de Bombeiros Militar realizará ações de prevenção e resposta a emergências, atendimento pré-hospitalar, combate a incêndios e busca e salvamento terrestre e aquático, com apoio de drones e embarcações.
O Departamento de Polícia Técnica contará com uma Unidade Móvel de Perícia, adotando a estratégia da Polícia Científica de Proximidade para reduzir o tempo de resposta, garantir a preservação de vestígios e apoiar a gestão pericial em um evento de grande público.
Tecnologia
O esquema de Iemanjá 2026 contará também com câmeras de monitoramento, com Reconhecimento Facial, Plataforma de Observação Elevada (POE), drones, embarcações e aeronave, ampliando a capacidade de vigilância e agilizando o tempo de resposta das equipes em campo.
CICC ativado
O Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) será ativado durante todo o evento, reunindo 20 órgãos estaduais e municipais. A integração permitirá monitoramento em tempo real e tomada rápida de decisões durante a Festa de Iemanjá 2026.
-
Serviçoshá 3 diasVagas de emprego na Bahia para esta quarta-feira (4)
-
Serviçoshá 2 diasVagas de emprego na Bahia para esta quinta-feira (5)
-
Serviçoshá 3 diasSimm oferece 479 vagas de emprego e estágio nesta quarta-feira (4)
-
Políticahá 3 diasGoverno e Prefeitura de Senhor do Bonfim avançam em projetos para fortalecer serviços públicos

