Política
Santa Brígida recebeu pacote de obras neste sábado (5)
Os investimentos do Governo do Estado foram nas áreas de educação, segurança, saúde e desenvolvimento rural
Na manhã deste sábado (5), o governador Jerônimo Rodrigues visitou o município de Santa Brígida, no Sertão baiano, para uma série de entregas que fortalecem diferentes áreas essenciais para a melhoria da qualidade de vida da população. Entre as ações, estão a inauguração da primeira etapa das obras de ampliação com modernização do Colégio Estadual Madrinha Dodô, a nova sede da Delegacia Territorial e do Pelotão da Polícia Militar, nove passagens molhadas em comunidades rurais, além da entrega de equipamentos para a saúde e um ônibus escolar rural.
Durante a visita, o governador destacou o compromisso do Estado com o desenvolvimento regional e da população. “Essas entregas representam nosso esforço em garantir dignidade, oportunidades e mais segurança para o povo de Santa Brígida. Estamos olhando para todas as áreas, da educação à saúde, da infraestrutura à segurança, porque sabemos que o cuidado com as pessoas precisa ser completo”, enfatizou Jerônimo.
Durante a inauguração da nova unidade de ensino da rede pública estadual, o governador assinou ordem de serviço para a segunda etapa das obras, com aplicação de mais R$ 2 milhões de recursos, que abrange reforma civil e elétrica. A secretária da Educação do Estado, Rowenna Brito, ressaltou a importância da entrega para o fortalecimento da rede estadual no interior. “A nova estrutura oferece um ambiente mais acolhedor e estimulante para alunos e professores. Investir em educação é garantir que cada jovem tenha as ferramentas necessárias para construir seu futuro com dignidade e autonomia”, explicou.
Para o estudante Felipe Moisés, de 15 anos, a mudança já pode ser sentida no dia a dia. “A escola ficou mais bonita, com salas mais arejadas e laboratórios novos. A gente se sente mais motivado a vir estudar e aproveitar tudo o que a escola está oferecendo agora”, contou o jovem.
Outras Ações
Outro destaque da agenda foi a inauguração da nova Unidade Integrada da Polícia Civil e do Pelotão da Polícia Militar, com investimento superior a R$ 2,4 milhões, incluindo obra, mobiliário e equipamentos.
A saúde também foi contemplada com uma série de entregas: uma ambulância, um veículo para Tratamento Fora do Domicílio (TFD), sete kits para Unidades Básicas de Saúde, um kit odontológico e novos equipamentos para atendimento na rede pública. Foi autorizada também a construção de uma UPA na sede do município.
Nas comunidades Riacho 1 e 2, Bandeira, Barra, Engazeira 1 e 2, Espinheiro, Riacho Fundo e Salinas, foram inauguradas nove passagens molhadas, com investimento de mais de R$ 2 milhões. Além disso, foi autorizado convênio entre o município e o Governo do Estado para a construção do canteiro central da Avenida Rui Barbosa, em que serão investidos mais R$ 650 mil. O governador autorizou ainda a construção do estádio municipal de Santa Brígida.
Política
Bobô rebate oposição e defende gestão de Jerônimo em Senhor do Bonfim
Deputado afirma que manifestação pontual não reflete opinião da população e destaca investimentos do governo estadual
O deputado estadual Bobô (PCdoB) reagiu às declarações do parlamentar Luciano Ribeiro (União Brasil), que tentou associar uma pequena manifestação de opositores durante os festejos juninos a uma suposta insatisfação da população de Senhor do Bonfim com o governador Jerônimo Rodrigues. Para Bobô, a opinião de Ribeiro não representa o sentimento dos bonfinenses.
Natural de Senhor do Bonfim e com forte ligação com a cidade, o deputado afirmou que a população sabe reconhecer os investimentos realizados pelo Governo da Bahia. Segundo ele, Jerônimo tem ampliado ações nas áreas de saúde, educação e infraestrutura, mesmo diante de um cenário político em que o prefeito municipal não apoia o governador.
“Jerônimo tem feito muito por Bonfim na saúde, na educação e na infraestrutura. O povo bonfinense tem gratidão e recebeu com muita alegria o governador, que caiu no forró”, declarou Bobô, destacando a receptividade durante a programação junina.
O deputado também criticou a postura do pré-candidato oposicionista ao governo, ACM Neto, que, segundo ele, preferiu se aproximar de setores mais privilegiados da cidade durante os festejos, enquanto o governador esteve junto da população.
Para Bobô, uma manifestação pontual de adversários políticos não pode ser apresentada como retrato da cidade. O parlamentar defendeu que a avaliação sobre a gestão estadual deve considerar as entregas e a relação construída com os moradores de Senhor do Bonfim e da região.
Política
Governo da Bahia investe R$ 45,5 milhões e amplia ações em Riacho de Santana
Entregas e autorizações abrangem educação, infraestrutura, saúde, segurança alimentar e desenvolvimento rural
Inaugurações e entregas nas áreas de educação, infraestrutura, agricultura, saúde e segurança alimentar marcaram a agenda do Governo do Estado neste sábado (20), em Riacho de Santana, no sudoeste baiano. Com investimentos superiores a R$ 45,5 milhões, o governador Jerônimo Rodrigues também autorizou novas obras, assinou ordens de serviço e entregou veículos, equipamentos e máquinas destinados ao fortalecimento dos serviços públicos e ao desenvolvimento da produção rural no município.
“Cada obra entregue aqui representa mais oportunidades para a população. Estamos investindo em educação, infraestrutura, abastecimento de água, saúde, segurança alimentar e desenvolvimento rural porque acreditamos que o crescimento dos municípios passa pela melhoria da qualidade de vida das pessoas”, afirmou o governador.
Com uma estrutura moderna e R$ 7 milhões em investimentos, o Colégio Estadual de Tempo Integral Sinésio Costa, que atende quase mil estudantes, passa a contar com salas de aula climatizadas, restaurante estudantil, teatro, quiosque de leitura, jardim, laboratório de informática e quadra coberta. A nova estrutura foi comemorada pela estudante Raiany Stefane de Jesus, 17 anos, do 3º ano do ensino médio. “Agora estudamos em um ambiente mais confortável. O auditório foi o espaço de que mais gostei porque podemos realizar apresentações, palestras e reuniões com os estudantes”, contou.
O assessor especial da Secretaria da Educação, Manoel Calazans, anunciou mais uma novidade: “Essa escola já é muito bem cuidada e bonita, mas, até 2028, vamos entregar uma nova Sinésio Costa, com 24 salas e toda a infraestrutura padrão das escolas de tempo integral do Estado. A elaboração do projeto já está em andamento”.
Ainda na área da educação, o governador autorizou a licitação para a construção de uma unidade Pró-Infância tipo “B”, no povoado de Laguna; cedeu um ônibus escolar para a Associação das Escolas das Comunidades e Famílias Agrícolas da Bahia (Aecofaba); e autorizou o repasse de recursos para Escolas Família Agrícola (EFA).
Mobilidade urbana e infraestrutura
“Essa rua aqui não era muito transitada devido ao número de buracos. Ninguém conseguia fazer uma caminhada porque era terra pura. Com essa pavimentação, ficou bem melhor ir para o trabalho, fazer atividade física e as crianças ainda podem brincar em segurança”, relatou a técnica de enfermagem Maria Rita Santos Rodrigues, 46 anos, durante a entrega da pavimentação da travessia urbana da BR-430, no âmbito do Programa Bahia em Movimento, da Secretaria de Infraestrutura da Bahia (Seinfra).
A intervenção contemplou três quilômetros de pavimentação, com investimento de R$ 2,5 milhões. Também foram entregues quatro quilômetros de pavimentação nas passagens urbanas dos povoados de Laguna e Santa Rita.
O secretário da Seinfra, Saulo Pontes, informou que o investimento total em infraestrutura no município já ultrapassa R$ 100 milhões. “Assinamos, ainda, ordens de serviço para a pavimentação dos acessos da BR-430 aos povoados de Santana e Santa Rita, obras que somam R$ 21,2 milhões. Há um ano, também entregamos a estrada de 36 quilômetros que liga Riacho de Santana a Matina”, destacou.
Segurança alimentar
Em parceria com o município, o Governo do Estado, por meio do Programa Bahia Sem Fome, entregou a Cozinha Comunitária de Riacho de Santana, com investimento superior a R$ 500 mil. A unidade passará a distribuir 400 refeições prontas por dia, cinco vezes por semana, para pessoas em situação de vulnerabilidade social e insegurança alimentar.
“Já investimos em 505 cozinhas comunitárias em todo o estado, atendendo 101 mil pessoas diariamente. São R$ 140 milhões para combater a fome e promover a segurança alimentar”, enfatizou o coordenador-geral do programa, Tiago Pereira.
Desenvolvimento rural e saúde
Na área de desenvolvimento rural, foram inauguradas a requalificação da Unidade de Beneficiamento de Mandioca, na comunidade de Pau Branco, a 20 quilômetros da sede; e a Unidade de Beneficiamento de Mel, na comunidade do Espraiado. Também foi entregue um trator com implementos agrícolas para a Associação dos Pequenos Produtores Rurais de Alecrim e Adjacências, além de 200 caixas d’água com capacidade para 500 litros.
Foi celebrado, ainda, convênio para a execução da primeira e da segunda etapas da cobertura da feira livre da sede, além da autorização para licitação de passagens molhadas nas comunidades de Serra I e Barreiro da Grama.
Em parceria com o Governo Federal, foi autorizada a publicação de licitação para a construção de abatedouros e frigoríficos de aves em Riacho de Santana e Tremedal, com investimento estimado em R$ 10 milhões.
Na área da saúde, foram entregues ambulâncias, veículos administrativos, equipamentos para Unidades Básicas de Saúde (UBSs), além de mobiliário e aparelhos destinados ao Hospital Municipal e à Maternidade Amália Coutinho.
Também foram inaugurados sistemas simplificados de abastecimento de água nas localidades do Assentamento Brejo de São José e de Grama, beneficiando cerca de 600 moradores e ampliando o acesso à água de qualidade nas comunidades rurais.
Política
Matéria da revista Piauí expõe supostas relações entre Daniel Vorcaro e ACM Neto
Reportagem publicada em 18 de junho detalha encontros, repasses financeiros e bastidores envolvendo empresário investigado e figuras da política
Publicado no site da revista Piauí em 18 de junho, o texto “No idioma de Rasputin — Tradutores para prostitutas russas e outras extravagâncias das festas infinitas de Daniel Vorcaro, o homem acusado de enriquecer com o dinheiro finito dos aposentados” lançou novos holofotes sobre as relações entre o empresário Daniel Vorcaro e figuras conhecidas da política nacional.
A reportagem está disponível em: https://piaui.uol.com.br/web/daniel-vorcaro-festas-extravagancias-prostitutas-trancoso/
Entre os nomes mencionados está o do ex-prefeito de Salvador e vice-presidente nacional do União Brasil, ACM Neto. Segundo a Piauí, empresas ligadas ao político teriam recebido mais de R$ 5 milhões em consultorias e repasses atribuídos a Vorcaro.
A matéria também afirma que ACM Neto esteve entre os frequentadores da propriedade do empresário em Trancoso, no sul da Bahia, descrita pela revista como cenário de festas luxuosas, com voos particulares, hospedagens exclusivas, produtos importados e a presença de prostitutas russas, para as quais teriam sido contratados tradutores.
De acordo com a publicação, ACM Neto tentou inicialmente evitar que seu nome fosse incluído na reportagem. Posteriormente, em manifestação enviada à revista, confirmou que esteve na propriedade de Vorcaro.
O caso amplia o debate sobre as relações do empresário com integrantes da política e do empresariado, em meio às investigações que envolvem o Banco Master e seus negócios, conforme detalhado na reportagem da Piauí.
-
São João 2026há 2 diasPelourinho se transforma em grande arraiá e reafirma tradição junina em Salvador
-
São João 2026há 2 diasForró itinerante leva clima junino a pacientes e colaboradores de hospital
-
São João 2026há 2 diasCamaforró reúne mais de 200 mil pessoas e impulsiona turismo
-
Economiahá 1 diaBahia lidera geração de empregos por pequenos negócios no Nordeste em 2026









