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Cidade

Salvamar registra mais de 120 resgates no início de 2022

Só nas três primeiras semanas do ano, foram 126 resgates de afogamentos e 15 crianças recuperadas

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A Coordenadoria de Salvamento Marítimo (Salvamar) registrou, nas três primeiras semanas do ano, 126 resgates de afogamentos. Nesse período,
Fotos: Bruno Concha/SecomPMS

A Coordenadoria de Salvamento Marítimo (Salvamar) registrou, nas três primeiras semanas do ano, 126 resgates de afogamentos. Nesse período, os salva-vidas também recuperaram 15 crianças perdidas nas regiões praianas e realizaram 600 ações de prevenção.

Prestando um serviço essencial para a cidade, os 240 agentes têm como missão proteger e orientar os banhistas e frequentadores das praias de Salvador. Os profissionais atuam em 35 postos, espalhados nos 28 quilômetros de orla, desde a Praia de Jardim de Alah até a Praia de Ipitanga.

Com uma estrutura composta por moto aquática, pranchões, pés-de-pato, máscaras de mergulho, respiradores, capacetes e botes, os salva-vidas também realizam medidas preventivas, educacionais, de orientação e de salvamento em ambientes aquáticos, evitando afogamentos e preservando a vida de quem estiver em perigo. O grupamento conta ainda com quatro postos móveis, atuando diariamente, além de servir de apoio para eventos do município. Os profissionais estão preparados para o pronto atendimento aos banhistas, ou para alertar sobre os riscos provocados por animais, como águas-vivas.

O coordenador da Salvamar, Alysson Carvalho, destacou o trabalho realizado pelos agentes de salvamento marítimo. “A nossa missão é salvar pessoas. Durante a ocorrência, é dever entrar no mar. Os salva-vidas são heróis da vida real”, defende.

Segundo Carvalho, as praias soteropolitanas são um dos principais atrativos turísticos da cidade e precisam estar preparadas para atender a alta demanda de banhistas, principalmente na alta estação. “A primeira coisa que o turista quer, na maioria das vezes, é conhecer Pelourinho e as praias da cidade. As águas termais e as belezas naturais da Baía de Todos-os-Santos colocam as praias de Salvador entre as mais desejadas do Nordeste. É preciso dar segurança, que possa garantir aos turistas e soteropolitanos o momento de lazer e diversão.”

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Rotina

Trabalhando há 13 anos no ramo, o salva-vidas Jader São Pedro fala com emoção sobre as experiências vividas nas praias da capital baiana. “São muitas histórias vividas, mas a do menino Davi, de 10 anos, marca minha vida profissional, porque traz um contexto social muito forte. Ele estava nadando contra a corrente marítima e entramos no mar, antes de iniciar o afogamento. Logo ele perdeu as forças e sumiu, mas ainda assim conseguimos resgatá-lo inconsciente. Quando ele voltou, contou que não tinha se alimentado durante o dia todo e que estava na praia ajudando a tia trabalhar. Então ele sentou conosco no posto e comeu todo nosso lanche”, relembra.

Renata Oliveira e Jader São Pedro

Jader destaca a rotina intensa de operação e treinos, mas diz que a satisfação do trabalho é compensatória. “É gratificante. Nós chegamos cedo na sede, realizamos atividades físicas, pegamos nosso material, carregamos as viaturas e seguimos para as praias. É uma rotina pesada, por mais que não tenha salvamento ativo no dia. Trabalhando apenas com a prevenção, o salitre e o mormaço, de oito a dez horas na praia, são desgastantes. No verão, o ritmo é ainda mais acelerado, mas vale muito a pena”, diz.

Orgulhoso, o salva-vidas conta que nunca perdeu uma vítima nas águas de Salvador. “Prevenindo, a gente salva várias vidas, o que não é contabilizado. Infelizmente, quando uma vítima é perdida, o peso é imenso, a gente sabe que por trás de cada vida que se foi existe a dor de uma família. Não é que eu seja um super-herói, sei que um dia pode acontecer (perder uma vítima), mas no que depender do meu trabalho e da minha dedicação, não vai acontecer”, afirmou São Pedro.

Com menos experiência, mas com muita vontade, a salva-vidas Renata Oliveira completa um ano de serviço em março próximo. Ela destaca a alegria de exercer a profissão. “É uma realização, por isso está sendo uma experiência incrível. Nado desde criança e sonhava em ganhar minha vida com algo relacionado à natação. Estar na Salvamar, nadando e salvando vidas, me realiza e me emociona. Acredito que é uma missão, algo que já estava predestinado. Como mulher, sou minoria, mas sei que exerço o meu papel profissional da forma correta. É um desafio diário, mas vale a pena”, garante.

Cidade

Baixa do Fiscal recebe obras de macrodrenagem para reduzir alagamentos

Intervenção conta com recursos do Novo PAC e vai beneficiar Rua Nilo Peçanha e o bairro do Uruguai 

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Toda vez que chove em Salvador, a comunidade da Baixa do Fiscal sofre com alagamentos, prejuízos e insegurança. Para enfrentar
Foto: Feijão Almeida/GOVBA

Toda vez que chove em Salvador, a comunidade da Baixa do Fiscal sofre com alagamentos, prejuízos e insegurança. Para enfrentar esse problema histórico e levar mais tranquilidade à população, o governador Jerônimo Rodrigues, acompanhado do ministro da Casa Civil, Rui Costa, autorizou nesta segunda-feira (21) o início das obras de macrodrenagem do Canal Nilo Peçanha, no âmbito do Novo PAC. Com investimento de cerca de R$ 55 milhões, a intervenção vai beneficiar diretamente áreas como a Rua Nilo Peçanha e o bairro do Uruguai, frequentemente afetados por enchentes. 

“Tem dia que a gente escuta a chuva batendo no telhado e já perde o sono. Não é só por medo da água entrar, é pela lembrança do que já se perdeu. Geladeira, cama, documento… Isso vai dando um cansaço. A gente quer viver com mais sossego”, conta a dona de casa Neli Souza, moradora da região há 18 anos. 

As obras vão abranger o trecho entre a Enseada dos Tainheiros, na região do Alagados III, até as proximidades da Feira do Curtume, na Calçada, passando pela travessia da Avenida Afrânio Peixoto. O objetivo é ampliar a capacidade de escoamento das águas pluviais, reduzir os pontos críticos de alagamento e melhorar a qualidade de vida dos moradores da Cidade Baixa. 

“O sofrimento dessa comunidade é antigo, a gente conhece as perdas que essas famílias enfrentam sempre que chove forte. Não podemos mais adiar soluções. Estamos autorizando essa obra para proteger vidas, preservar moradias e garantir dignidade. Essa é uma ação estruturante que se soma às demais intervenções urbanas em Salvador, olhando com atenção para quem mais precisa”, afirmou Jerônimo Rodrigues. 

O ministro Rui Costa também ressaltou a importância da iniciativa. “Hoje o dia está chovendo, mais do que nunca a gente vê a necessidade dessas encostas e obras também de macrodrenagem. Essas regiões sempre alagam, a comunidade sempre sofria, perdendo os seus objetos, correndo risco. Portanto, essas obras que já estão em andamento e outras que irão iniciar aqui na Nilo Peçanha vão garantir o fim dos alagamentos e a proteção das encostas e da vida das pessoas.” 

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Cidade

Obras do VLT avançam e Governo do Estado autoriza novas etapas 

O projeto segue em ritmo acelerado e entra em uma nova fase com o aditivo contratual do Lote 1, entre a Calçada e o Comércio

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As obras do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) seguem em ritmo acelerado e entram agora em uma nova fase. Nesta segunda-feira (21),
Foto: Feijão Almeida/GOVBA

As obras do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) seguem em ritmo acelerado e entram agora em uma nova fase. Nesta segunda-feira (21), o governador Jerônimo Rodrigues, acompanhado do ministro da Casa Civil, Rui Costa, assinou duas autorizações fundamentais para o avanço do projeto: o aditivo contratual do Lote 1, que compreende o trecho entre Calçada e Comércio, e o lançamento do edital de Sinalização e Telecomunicações dos Lotes 1, 2 e 3. 

“Estamos ampliando o VLT da Calçada até o Comércio, com mais seis estações, garantindo acesso facilitado a pontos como a Feira de São Joaquim, o Moinho, o Instituto do Cacau e o Porto, além de melhorar o deslocamento até o Bonfim e o Subúrbio. Também vamos licitar obras de iluminação, sinalização e instalação de câmeras ao longo do trajeto, integrando o sistema à segurança pública e à gestão de serviços da prefeitura”, afirmou o governador. 

O ministro Rui Costa destacou o impacto transformador da obra. “O VLT vai mudar a mobilidade da cidade, interligando os bairros da região portuária e dando dignidade ao povo que hoje enfrenta dificuldade para se deslocar. Vai ter um transporte público moderno, rápido, seguro e com preço acessível, permitindo que as pessoas se desloquem com conforto e mais qualidade de vida”, ressaltou. 

Nildeneia Ferreira, que trabalha como cuidadora de idosos, conta que a obra do VLT já está transformando a vida das famílias que vivem no entorno. Ela mesma, que morava em uma área em condições precárias, foi realocada para uma moradia temporária e atualmente está com o aluguel custeado pelo Governo do Estado. “A gente vivia numa situação muito difícil, era tudo muito ruim. Agora, mesmo ainda na fase da obra, já dá pra ver a diferença. Fui realocada com minha família e estamos morando com mais dignidade. A comunidade toda tá vendo essa mudança acontecer.” 

Novos investimentos e tecnologias 

A ampliação do contrato do Lote 1 envolve o trecho entre Calçada e Comércio, área estratégica por integrar o VLT a ônibus, metrô e transporte marítimo. O investimento de R$ 113 milhões será destinado principalmente a obras de drenagem entre a Calçada e o Terminal Turístico, passando pelo Ferry-Boat e o Hospital da Marinha. Já o novo edital trata da implantação dos sistemas de sinalização, telecomunicações e controle de trens nos três lotes do VLT. Com investimento previsto de R$ 446 milhões, os recursos virão do Orçamento Geral da União com contrapartida estadual. 

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Entre as tecnologias previstas estão Wi-Fi gratuito em 35 pontos, catracas com sistema de bilhetagem automática, fibra óptica exclusiva para integrar o VLT ao metrô, câmeras de vigilância com inteligência artificial e painéis digitais com informações em tempo real. Todo o sistema poderá ser operado remotamente, garantindo mais eficiência, segurança e conforto aos usuários. 

Estrutura 

O VLT de Salvador, coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur) e executado pela Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB), terá 36 quilômetros de trilhos, 34 paradas e previsão de atender cerca de 100 mil passageiros por dia, com investimento total estimado em R$ 5 bilhões. As obras estão divididas em três trechos simultâneos: o Trecho 1, da Ilha de São João à Estação Calçada (16,7 km), sob responsabilidade do Consórcio Expresso Mobilidade Salvador; o Trecho 2, de Paripe a Águas Claras (9,2 km), executado pelo Consórcio VLT Lote 2; e o Trecho 3, de Águas Claras a Piatã (10,5 km), com integração ao metrô no Bairro da Paz, a cargo do Consórcio Bahia Atlântico. 

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Cidade

Maior arte vertical de Salvador está no coração da cidade

O mega-mural está situado no Edifício Oxaefuru, na Rua São Raymundo, entre o Orixás Center e a Avenida Sete de Setembro

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A 4ª edição do Projeto Movimento Urbano de Arte Livre (Projeto MURAL) trouxe para o coração de Salvador a maior arte vertical já realizada na
Foto: Bruno Concha/Secom PMS

A 4ª edição do Projeto Movimento Urbano de Arte Livre (Projeto MURAL) trouxe para o coração de Salvador a maior arte vertical já realizada na cidade. O mega-mural produzido por Yacunã Tuxá está situado no Edifício Oxaefuru, na Rua São Raymundo, entre o Orixás Center e a Avenida Sete de Setembro. Com 52 metros de altura, a obra marca de forma imponente a paisagem da capital e reforça a presença dos povos originários no espaço urbano.

O MURAL é realizado pela Prefeitura de Salvador, por meio da Fundação Gregório de Mattos (FGM), e foi contemplado pela Lei de Incentivo Municipal Viva Cultura com o objetivo de democratizar o acesso à arte, revitalizar espaços urbanos e valorizar artistas visuais locais e nacionais. Para o presidente da FGM, Fernando Guerreiro, apoiar iniciativas como o Projeto Mural, que unem arte, memória e representatividade, é reafirmar o compromisso da fundação com a valorização cultural e a democratização do acesso à arte.

“Ver uma mulher indígena como Yacunã Tuxá ocupar com sua criação a maior empena artística de Salvador é reafirmar nosso compromisso com a valorização das culturas originárias e com a arte pública como instrumento de transformação social e pertencimento. Essa obra entra para a história da cidade, não apenas pela sua dimensão, mas pela potência simbólica que carrega”, destacou.

Empena é o nome dado à lateral cega de um prédio, uma parede sem janelas, geralmente alta, reta e visível à longa distância. Para a empena artística, Yacunã Tuxá disse ter trazido elementos que constroem visualmente a ideia de força, afeto e continuidade. “Ao centro, a mulher indígena com brincos de olhos de Guaraná tem a cabeça coberta por folhas e no peito um grafismo do meu Povo Tuxá que grafa a nossa presença nas ilhas do Rio São Francisco. Esse mesmo grafismo aparece duplicado ao fundo de toda obra”, explica a indígena.

“A mulher mãe com a criança de colo constrói a ideia de afeto e continuidade. A casa que carrega na cabeça é para simbolizar algo simples para nós: quando migramos, caminhamos, nos movemos – levamos a nossa casa conosco. Para nós indígenas, a aldeia viva não sai de nós. Salvador teve em sua fundação o nosso sangue e suor, mas hoje essa cidade abarca a nossa presença real e viva, transformadora. Esse mural é a demarcação da nossa presença, dos nossos saberes, jeito de ser comer e beber, da nossa música, da nossa força e cura, da nossa arte e intelectualidade. ‘Somos sementes’ dessa terra”, complementa.

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Megamurais

Com o “Somos Sementes”, o projeto MURAL já conta com 21 empenas, a maioria no Comércio. A 4ª edição contempla quatro empenas, duas delas já realizadas: a obra “Somos Sementes” e outra em homenagem à biodiversidade da Amazônia Azul, assinado por Calangoss, nome artístico de Éder Muniz, concluída em fevereiro, próximo ao Doca 1, no Comércio. Outros dois megamurais serão pintados, um em homenagem a Juarez Paraíso, artista baiano com grande importância para a história do muralismo na Bahia, e outro em homenagem aos 80 anos de Raul Seixas

“Realizar um projeto de arte pública com a maior empena artística de Salvador no coração da cidade, próximo à icônica Avenida Sete de Setembro, é um marco histórico e cultural. Mais do que uma intervenção urbana, esse projeto reforça nosso compromisso com a democratização do acesso à arte, tornando-a parte da vida cotidiana da população, sendo também um símbolo de representatividade e valorização das populações originárias nos grandes centros urbanos. Essa obra não será apenas um marco visual, mas um chamado ao diálogo entre passado, presente e futuro, reafirmando Salvador como uma cidade plural”, ressalta a idealizadora e curadora do projeto, Vanessa Vieira.

Chamamento

A 4ª edição do Projeto MURAL está selecionando candidatos interessados em criar um mural temático na fachada de um prédio da cidade. Os interessados podem se inscrever até o próximo domingo (13), Dia Mundial do Rock, através do formulário disponível no site www.projetomural.art.br/. O MURAL é realizado através da Produtora Trevo Produções, com apoio da Fundação Gregório de Mattos (FGM), Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult) e Secretaria Municipal da Fazenda (Sefaz).

Acesse a galeria de fotos: https://comunicacao.salvador.ba.gov.br/4a-edicao-projeto-movimento-urbano-de-arte-livre-projeto-mural/ .

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