Infraestrutura
Salvador passa a contar com um novo terminal portuário
O equipamento se destaca pela modernidade e sustentabilidade, com mais de 13 mil m² de Piso N Carbon

A Intermarítima, empresa operadora portuária de logística integrada, inaugura o mais novo Terminal Portuário em Salvador, o projeto que se destaca pela modernidade e sustentabilidade, conta com a instalação de mais de 13 mil m² de Piso N Carbon, desenvolvido pela empresa baiana de engenharia, Civil Pré-Fabricados. Além disso, os pilares das edificações também foram fabricados com concreto fotocatalítico. Esse tipo de material é uma alternativa sustentável ao concreto convencional, pois utiliza nanomateriais para remover gases de efeito estufa do ambiente.
O pavimento do Terminal Portuário Salvador (TPS) da Intermarítima é capaz de degradar gases poluentes e tóxicos gerados na combustão, como monóxido de carbono, gases à base de nitrogênio, compostos orgânicos voláteis e gases à base de enxofre. Com isso, a área de 13.500m² poderia neutralizar o equivalente a 2.330 mil carros por ano em uso urbano em Salvador.
Conforme Victor Passos, gerente industrial da Civil Pré-Fabricados, o piso N Carbon reduz consideravelmente a emissão de carbono em comparação com o concreto convencional, desde o seu processo de fabricação até a utilização, pois é produzido a partir de materiais reciclados e apresenta uma tecnologia inovadora.
“Além dos resultados positivos em relação à redução de gases poluentes, o N Carbon oferece diversas vantagens em comparação com o concreto convencional. Sua durabilidade e resistência são superiores, o que resulta em menor necessidade de manutenção ao longo do tempo. Sua instalação pré-fabricada também agiliza o processo construtivo, reduzindo custos e prazos”, destacou.
Outro aspecto relevante pontuado pelo gerente industrial da Civil em relação ao piso é a capacidade que ele possui de direcionar a água da chuva através da permeabilidade favorecida pelas suas juntas, contribuindo para a redução do escoamento superficial e prevenindo enchentes. “Enquanto o asfalto é uma pavimentação impermeável, o N Carbon apresenta a característica de permeabilidade. Essa diferença torna o N Carbon uma escolha ideal para projetos.
Infraestrutura
Governo do Estado autoriza licitações para obras Tramo IV e compra de trens do Metrô
Nova estação será construída no Campo Grande, ponto estratégico da capital baiana

A mobilidade urbana de Salvador avança com mais um passo rumo à integração e modernização do transporte público. Nesta segunda-feira (9), o governador Jerônimo Rodrigues, ao lado do ministro da Casa Civil, Rui Costa, autorizou a publicação dos editais de licitação para a implantação do Tramo IV da Linha 1 do Metrô, que vai ligar a Estação da Lapa à futura Estação Campo Grande, e a aquisição de 10 novos trens que reforçarão a operação do sistema.
O anúncio foi realizado durante evento, na Praça do Campo Grande, onde será construída a nova estação, considerada um ponto estratégico da cidade por sua proximidade com equipamentos culturais como o Teatro Castro Alves e com o tradicional circuito do Carnaval. A nova estação está projetada para atender cerca de 11,5 mil usuários por dia, o que reforça o impacto direto da obra na mobilidade do centro da cidade e na vida de milhares de pessoas que circulam por essa região.
Com 1,105 km de extensão em túnel, a obra do Tramo IV, que será viabilizada pelo Ministério das Cidades em conjunto com a Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur) por meio da Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB), está orçada em mais de R$ 1,518 bilhão, no âmbito do PAC Seleções. O edital será publicado nesta terça-feira (10), com a abertura das propostas prevista para o dia 18 de agosto. Além disso, o governador também autorizou o início do processo licitatório para a aquisição de 10 trens modernos, com capacidade para 1.250 passageiros cada, que serão incorporados à frota do Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas (SMSL). O investimento nessa etapa será de R$ 648,4 milhões, sendo R$ 616 milhões de recursos federais e R$ 32,4 milhões do governo estadual. O edital também será publicado no dia 10 de junho, com propostas a serem abertas no dia 1º de setembro.
Somados, os dois investimentos totalizam R$ 2,166 bilhões, sendo R$ 2,134 bilhões de recursos federais e R$ 32,4 milhões do Estado. Para o governador Jerônimo Rodrigues, os investimentos representam uma resposta direta às demandas da população e o compromisso com o transporte público de qualidade. “É uma alegria, neste momento, autorizar essa licitação para mais um trecho. Estamos ampliando o alcance do metrô, levando mais dignidade, conforto e rapidez para quem depende do transporte coletivo”. O governador ainda acrescentou, “e nossa expectativa é que até o final de novembro, no máximo dezembro, tenhamos a ordem de serviço pronta. Pela regra, a empresa precisa de tempo para ajustar o projeto executivo. E além do ganho de tempo, teremos benefícios com os equipamentos culturais e turísticos da região”, destacou.
O ministro Rui Costa reforçou a importância da parceria entre os governos federal e estadual: “O PAC está fazendo acontecer. Essas obras são estruturantes, transformadoras e voltadas para melhorar a vida das pessoas. Logo que o presidente Lula assumiu, ele pediu que a gente investisse fortemente em mobilidade urbana, independente de quem fosse o governador do estado. Portanto, são investimentos em todas as capitais brasileiras como Minas Gerais, Belo Horizonte, Fortaleza, Maceió, Natal, Recife, Porto Alegre, São Paulo e até na capital do Distrito Federal”.
Já o diretor da CTB, Eracy Lafuente, pontuou que: “essa expansão gerará um conforto de quem está na Linha 1 e Linha 2 para chegar nessa região da cidade, onde nós temos museus, carnaval, parte histórica da cidade. Então, nós estamos levando para uma área turística o metrô e endereçando para eventuais expansões para a parte mais sul da cidade. É algo de enorme envergadura, que traz conforto, agilidade, modernidade e revitalização de território na cidade de Salvador”. Ainda de acordo com Eracy, o metrô terá câmeras, sinalização, Wi-Fi gratuito — tanto na nova estação quanto embarcado.
O evento contou também com a participação de movimentos sociais, vereadores e deputados, além do vice-governador, Geraldo Júnior, da secretária de Desenvolvimento Urbano, Jusmari Oliveira, e dos secretários de Comunicação, Marcos Di Flora, da Cultura, Bruno Monteiro; do Trabalho e Renda (Setre), Augusto Vasconcelos, e da Casa Civil, Afonso Florence.
Sobre o Metrô
O Metrô Bahia é uma obra do Governo do Estado, operado pelo Grupo CCR, uma das maiores companhias de concessões em infraestrutura da América Latina. A concessionária é responsável pela construção, manutenção e operação do Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas (SMSL), por um período de 30 anos, através de uma Parceria Público-Privada (PPP). O Metrô Bahia é o sistema metroviário que mais cresceu na América Latina nos últimos anos, gerando cerca de oito mil empregos no auge das obras. Com R$ 5,9 bilhões, duas linhas, 42 km de extensão, 20 estações, 40 trens e oito terminais de ônibus integrados, é um dos maiores do país.
Operação
No sétimo maior sistema metroviário do Brasil, a CCR Metrô Bahia opera com uma infraestrutura robusta e eficiente, que inclui 38 km de linha metroviária distribuídos em duas linhas. A Linha 1, com 10 estações, liga Águas Claras à Lapa em 23 minutos, enquanto a Linha 2 possui 12 estações e conecta o Acesso Norte ao Aeroporto em 28 minutos. O sistema conta com 22 estações e nove terminais de ônibus integrados, sendo a Lapa uma exceção operada por outra empresa.
São mais de 400 mil clientes por dia útil e a segurança é prioridade, com mais de duas mil câmeras de monitoramento e mais de 500 agentes de atendimento e segurança. Desde sua inauguração, o metrô da Bahia já realizou mais de 2,3 milhões de viagens, percorreu cerca de 32 milhões de quilômetros e transportou mais de 730 milhões de passageiros. Com cerca de 1.390 colaboradores diretos e mais de 2.500 indiretos.
Infraestrutura
Bahia amplia liderança em energia limpa com novo complexo eólico

A Bahia deu mais um passo rumo ao protagonismo nacional na produção de energia limpa com a inauguração, neste sábado (7), do Complexo Eólico Pedra Pintada. Localizado entre os municípios de Umburanas e Ourolândia, o empreendimento da Enel Green Power Brasil, braço de energia renovável da Enel, reforça a matriz sustentável do estado e marca mais uma importante conquista no setor. O evento de inauguração contou com a presença do governador Jerônimo Rodrigues, de executivos e representantes da empresa e do senador Jaques Wagner.
O chefe do executivo baiano destacou a importância do parque eólico para construir um ambiente favorável para a transição energética. “Um parque como este, que vem se instalar aqui em Ourolândia, o investimento é de médio prazo. Outra importância da gente poder estar aqui em Pedra Pintada é a nossa alegria de ver a geração de empregos. A Bahia está se destacando como um forte potencial energético das energias renováveis, energia eólica, energia solar e biomassa”, indicou o governador.
“Isto é parte do nosso grande parque de geração que temos no Brasil, mas grande parte distribuída na Bahia. A Bahia, em particular, representa um dos lugares com os melhores recursos, solar e, sobretudo, eólico. Por isso, as condições para desenvolver crescimento, emprego e renda, são ótimas. O suporte por parte do Governo do Estado sempre foi muito positivo para incentivar esse tipo de empreendimento dando visibilidade sobre as áreas com maior recurso eólico”, explicou Antonio Scala, CEO da Enel Brasil. Este é o 11º parque da Enel na Bahia, sendo nove eólicos e dois solares.
Com capacidade instalada de 194 MW, o complexo é composto por 43 aerogeradores e tem potencial para produzir, anualmente, 894 GWh de energia, volume suficiente para abastecer aproximadamente 435 mil residências. O projeto, que recebeu um investimento de R$ 1,8 bilhão, também tem impacto significativo na redução de emissões de gases de efeito estufa, evitando a emissão de 374 mil toneladas de CO₂ por ano.
Durante as obras, mais de dois mil empregos foram gerados, sendo 51% das vagas ocupadas por trabalhadores locais, o que impulsionou diretamente a economia da região.
“A cada momento, o governador Jerônimo Rodrigues vem atualizando e fortalecendo a política de atração de empreendimentos com base em programas e incentivos. Recentemente, foi lançado o Proteiner, que é o programa de transição energética do Estado. A Bahia é pioneira neste programa. Nós acreditamos que o ecossistema existente no território baiano, traz a atenção dos investidores”, disse o secretário de Desenvolvimento Econômico, Angelo Almeida.
Com a entrada em operação do Complexo Eólico Pedra Pintada, a Bahia reafirma sua liderança na geração de energia eólica no Brasil e reforça seu papel estratégico na transição energética, se alinhando as metas globais de sustentabilidade e à criação de um futuro mais verde para todos.
Atualmente, a Bahia tem 227 parques eólicos em operação, com 5,9 GW de potência instalada, que investiram R$ 23 bilhões e geraram mais de 89 mil empregos na fase de construção em toda cadeia produtiva.
Infraestrutura
Ponte sobre Rio Jequitinhonha será reaberta para veículos leves
Governo da Bahia, Ministério dos Transportes e DNIT estudam ações liberação do tráfego a partir do dia 20 de junho

O acesso à ponte sobre o Rio Jequitinhonha, localizada no km 661 da BR-101/BA, no município baiano de Itapebi, será reaberto para o tráfego de veículos leves, no próximo dia 20 de junho, por determinação do Ministério dos Transportes. A decisão foi anunciada durante reunião entre o governador Jerônimo Rodrigues, o ministro dos Transportes, Renan Filho e o senador Jaques Wagner, além de representantes do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). Realizado nesta quinta-feira (5), no Centro de Operações e Inteligência (COI), em Salvador, o encontro discutiu ainda as ações emergenciais para a reativação do equipamento e a construção de uma nova estrutura viária.
O governador destacou a importância de priorizar a liberação controlada, considerando os resultados de estudo minucioso realizado pelos órgãos competentes. “A nossa expectativa é garantir segurança para a população que vai usar a ponte e o desvio, principalmente no período junino que se aproxima, para que utilizem um trecho mais curto e com qualidade. Então será uma parceria importante entre o Governo Federal e o estadual”, afirmou o chefe do Executivo baiano.
Após vistorias e análises técnicas, o DNIT anunciou que a ponte passará por serviços imediatos de alívio de carga, como a retirada de parte do asfalto e a limpeza do sistema de drenagem. Com isso, a travessia será liberada no próximo dia 20 de junho, para veículos leves e emergenciais, em sistema de Pare e Siga, com monitoramento por um período de 15 dias, como explicou o ministro dos Transportes, Renan Filho.
“Estão incluídos nessa liberação ainda no mês de junho, transportes de passageiros, como vans ou microônibus. Já a dos veículos mais pesados será realizada de forma gradativa, chegando até 29 toneladas. Por enquanto, estes vão continuar utilizando o desvio ou rotas alternativas, que é uma minoria, e só voltarão para a ponte quando a nova estiver construída. Todas as medidas tomadas serão feitas com segurança completa e decisão técnica”, garantiu o ministro.
O início das obras para construção de uma nova ponte duplicada, ao lado da atual, com cerca de 510 metros de extensão está previsto para julho. A estrutura existente será preservada. As obras da nova travessia começarão tão logo seja declarada a situação de emergência e contratada a empresa responsável pelos projetos e execução da obra, com prazo estimado de 10 a 12 meses para conclusão.
Sobre a interdição emergencial
A ponte foi totalmente interditada pelo DNIT, no último dia 5 de maio, para a realização de obras de inspeção e ensaios técnicos para avaliação estrutural, impossibilitando o tráfego de qualquer tipo de veículo.
A Polícia Militar foi acionada e está no local diariamente, garantindo a segurança dos usuários da rodovia e orientando sobre rotas alternativas.
Rotas alternativas
Para ambos os sentidos da BR-101: Siga pela BA-275 até Santa Maria Eterna, acesse a BA-658, depois a BA-982, em seguida a BA-274 e retorne à BR-101 no km 646.
Sentido Espírito Santo → Salvador: No km 920 da BR-101 acesse a BR-418 no distrito de Posto da Mata, em Nova Viçosa, no Extremo Sul, e siga até a BR-116, em Teófilo Otoni (MG).
Sentido Itabuna → Espírito Santo: No km 506 da BR-101, em Itabuna, no Sul, acesse a BR-415 e siga até a BR-116, em Vitória da Conquista, no Sudoeste.
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